Karakurt brilha e Turquia elimina a Polônia; Holanda põe fim a surpresas da Suécia

Começaram hoje as quartas de final do Campeonato Europeu e um clássico colocou fim ao sonho de mais uma anfitriã: a Turquia eliminou a Polônia. Com rara facilidade, as turcas venceram por 3 sets a 0 (25-18, 25-14 e 25-23) e garantiram sua vaga na semifinal.

A Turquia já segue sendo uma pedra no caminho polonês e a seleção de Nawrocki constantemente tropeça na rival. Desfalcada e com opções questionáveis, a Turquia é fatal para a Polônia. Quem orquestrou a vitória foi a oposta Karakurt, dona de 20 pontos nos três sets e 60% de aproveitamento.

Turquia garantiu sua vaga entre as 4 melhores da Europa ao bater a Polônia (Foto: CEV)



Além disso, a recepção turca foi quase impecável e permitiu que Ozbay fizesse uma distribuição homogênea. Mas no terceiro set, com as boas entradas de Grajber e Nowicka, a Polônia conseguiu se impor. Restou a Ozbay fazer seu jogo básico: bola para a oposta e Karakurt correspondeu com 9 pontos na parcial.

A Polônia assistiu a uma boa apresentação de Stysiak, ao contrário dos últimos jogos. Mas suas ponteiras tiveram atuação muito ruim, tanto no ataque quanto no passe. A recepção polonesa cometeu 10 erros diretos hoje, Czyrnianska teve 36% de aproveitamento e marcou 3 pontos, Gorecka teve 35% e pontuou 1 vez. 

Com ponteiras mal no ataque e no passe, Stysiak não resolveu problemas poloneses (Foto: CEV)



E aí fica aquela pergunta: se o ataque das ponteiras de passe razoável não funciona e sua oposta está bem, por que não usar a exímia passadora? Grajber só entrou efetivamente no terceiro set e até as centrais entraram no jogo. Mas era tarde demais, foi o adeus da Polônia.

Na outra partida, a Holanda aprendeu com os erros das búlgaras e bateu a Suécia sem sustos por 3 sets a 0 (27-25, 25-16 e 25-19). A Suécia começou pressionando e até saiu na frente no placar. No primeiro set, Haak fez 9 pontos, chamando a Holanda para o jogo.

Isabelle Haak pressionou início de jogo contra a Holanda (Foto: CEV)



Mas quando as laranjas chegaram de vez, acabou para as suecas. O mérito de Bongaerts foi ter entendido que com Buijs bem marcada, ela precisava variar seu jogo. E deu certo, com Daalderop assumindo os 'pepinos' ao marcar 16. 

A ponteira só não superou a estrela Haak que fez 18. Curiosamente a Suécia acompanhou o desempenho de Haak: o melhor set da oposta foi o melhor set da seleção e quando ela foi muito mal no segundo, o time foi muito mal também. Prova explícita de como a Suécia não conseguiu repetir a independência da oposta que apresentou contra a Bulgária.

Holanda reagiu bem à pressão sueca e garantiu sua vaga na fase final do torneio (Foto: CEV)



Com isso, o G5 Europeu confirma duas vagas na semifinal. A Turquia aguarda o vencedor de Sérvia x França, enquanto a Holanda enfrentará o vencedor do super clássico Itália x Rússia.

Comentários

  1. Tá difícil encontrar uma seleção que tenho bom passe na Europa em

    ResponderExcluir
  2. Por isso que o nosso Zé Panela não abre mão das baixinhas, pois são elas que fazem o time engrenar. Esses jogos europeus são de sangrar os olhos, um amontoado de gigantes com passes medonhos. Mesmo não sendo fã de Gabi, é inegável o seu talento nato. Gabi já deixou de ser promessa diferente da sua BF Nating.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)