Itália e Rússia encontram resistência, mas confirmam vagas e clássico nas quartas do Europeu

Depois de dois dias de surpresas no Campeonato Europeu, Itália e Rússia hoje fizeram sua obrigação. Apesar de perderem sets, as duas seleções garantiram-se nas quartas, confirmando o primeiro clássico eliminatório do G5 no Europeu.

A Bélgica que enfrentou a Itália hoje veio desfalcada de suas duas principais jogadoras. A oposta Grobelna se recupera de uma lesão abdominal e nem jogou na seleção em 2021. A Bélgica, que não tem oposta reserva, vinha improvisando na posição. 

Depois de perder Herbots também com uma lesão no abdômen, a oposta improvisada Guilliam obrigatoriamente foi para a ponta e a central Van Avermaet deixou a titularidade no meio para virar oposta de ofício, como já vinha fazendo em alguns jogos.

Com pouco material humano, esse calvário belga não resistiu à força italiana, mas ainda conseguiu tirar um set delas. Mazzanti até arriscou a dupla Sylla e Pietrini, o terror de qualquer levantadora. No final foi Egonu o destaque com 27 pontos, vitória de 3 sets a 1 da Itália, eliminando as belgas.

Paola Egonu ataca contra duplo belga; Itália perdeu set para uma Bélgica fragilizada (Foto: CEV)


Com um adversário bem mais simplório, a Rússia não teve problemas para garantir sua vaga. O time de  Busato bateu a Bielorrússia também por 3 sets a 1, garantindo sua classificação. Com muito menos facilidade porque as bielorrussas resistiram.

Aliás, boa parte dessas jogadoras é conhecida das russas, a oposta Klimets, por exemplo, jogava no Moscow e sua substituta, Garelik, renovou com o Lenningradka. Foi a entrada de Garelik efetivamente no terceiro set que deu um susto na Rússia.

Busato precisou mudar o time para ganhar o jogo, trouxe Kadochkina para a saída no lugar de Lazareva (eu nunca entendi os motivos para ela estar nessa seleção, com todo respeito), Kapustina para a outra ponta (e sua entrada foi decisiva para a vitória) e uma troca de centrais que não fez nenhuma diferença.

Longe de fazer um grande jogo, pelo contrário, mas a Rússia B passou e segue viva. Fedorovtseva foi o destaque do jogo com 20 pontos.

Kapustina (no ataque) saiu do banco para ser decisiva na vitória da Rússia (Foto: CEV)


Quartas definidas!

Amanhã já acontecem dois confrontos das quartas de final: Holanda e Suécia e depois o clássico entre Turquia e Polônia. Na quarta outro clássico abre o dia, Itália e Rússia prometem um grande jogo e depois a Sérvia pega a surpreendente França.

O vencedor de Sérvia x França pega o vencedor de Turquia x Polônia. Sendo assim, o vencedor de Holanda x Suécia pega o vencedor de Itália x Rússia. Os dois jogos acontecerão na sexta, dia 3.

Comentários