Depois de dois dias de surpresas no Campeonato Europeu, Itália e Rússia hoje fizeram sua obrigação. Apesar de perderem sets, as duas seleções garantiram-se nas quartas, confirmando o primeiro clássico eliminatório do G5 no Europeu.
A Bélgica que enfrentou a Itália hoje veio desfalcada de suas duas principais jogadoras. A oposta Grobelna se recupera de uma lesão abdominal e nem jogou na seleção em 2021. A Bélgica, que não tem oposta reserva, vinha improvisando na posição.
Depois de perder Herbots também com uma lesão no abdômen, a oposta improvisada Guilliam obrigatoriamente foi para a ponta e a central Van Avermaet deixou a titularidade no meio para virar oposta de ofício, como já vinha fazendo em alguns jogos.
Com pouco material humano, esse calvário belga não resistiu à força italiana, mas ainda conseguiu tirar um set delas. Mazzanti até arriscou a dupla Sylla e Pietrini, o terror de qualquer levantadora. No final foi Egonu o destaque com 27 pontos, vitória de 3 sets a 1 da Itália, eliminando as belgas.
![]() |
Paola Egonu ataca contra duplo belga; Itália perdeu set para uma Bélgica fragilizada (Foto: CEV) |
Com um adversário bem mais simplório, a Rússia não teve problemas para garantir sua vaga. O time de Busato bateu a Bielorrússia também por 3 sets a 1, garantindo sua classificação. Com muito menos facilidade porque as bielorrussas resistiram.
Aliás, boa parte dessas jogadoras é conhecida das russas, a oposta Klimets, por exemplo, jogava no Moscow e sua substituta, Garelik, renovou com o Lenningradka. Foi a entrada de Garelik efetivamente no terceiro set que deu um susto na Rússia.
Busato precisou mudar o time para ganhar o jogo, trouxe Kadochkina para a saída no lugar de Lazareva (eu nunca entendi os motivos para ela estar nessa seleção, com todo respeito), Kapustina para a outra ponta (e sua entrada foi decisiva para a vitória) e uma troca de centrais que não fez nenhuma diferença.
Longe de fazer um grande jogo, pelo contrário, mas a Rússia B passou e segue viva. Fedorovtseva foi o destaque do jogo com 20 pontos.
![]() |
Kapustina (no ataque) saiu do banco para ser decisiva na vitória da Rússia (Foto: CEV) |
Quartas definidas!
Amanhã já acontecem dois confrontos das quartas de final: Holanda e Suécia e depois o clássico entre Turquia e Polônia. Na quarta outro clássico abre o dia, Itália e Rússia prometem um grande jogo e depois a Sérvia pega a surpreendente França.
O vencedor de Sérvia x França pega o vencedor de Turquia x Polônia. Sendo assim, o vencedor de Holanda x Suécia pega o vencedor de Itália x Rússia. Os dois jogos acontecerão na sexta, dia 3.
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)