Favorita, Sérvia passa sufoco com 'novinhas' da Rússia

A favorita Sérvia passou seu primeiro sufoco neste Campeonato Europeu. O jogo óbvio da atual campeã ficou pesado contra a seleção B da Rússia, que fez uma grande partida. Modificada, a Sérvia levou a melhor por 3 sets a 2.

Kadochkina pega Boskovic no bloqueio; Sérvia passou sufoco contra Rússia B (Foto: CEV)


(Já há algum tempo) Não há muito segredo no jogo sérvio e foi sobrecarregando Boskovic que elas venceram os dois sets iniciais. Mas quando a Rússia conseguiu marcar a oposta, o jogo tornou-se bem complicado para elas e sobrou até para Ognjenovic que foi parar no banco (aparentemente não muito feliz).

A Rússia reagiu no crescimento de suas meninas: a fenômeno Fedorovtseva, de 17 anos, e na boa entrada de Kadochkina, 18 anos, que acabou deslocando Smirnova para a saída. As duas ponteiras marcaram 19 e 17 respectivamente e só não superaram a atuação de Boskovic, hoje modesta (para ela) com 27.

O clássico foi abastecido por erros, principalmente na recepção. A Sérvia cometeu 20 erros de passe, enquanto a Rússia teve 19. A seleção sérvia teve aproveitamento de 30% e a russa 37% - números bem baixos.

Sérvia e Rússia tiveram desempenho muito fraco na recepção (Foto: CEV)


A vitória só confirmou o primeiro lugar sérvio no Grupo A e deu chances à Bélgica de sair como segunda colocada. A França venceu o Azerbaijão por 3x1 e se classificou eliminando a Bósnia. Amanhã acontecem os dois últimos jogos do Grupo A entre Bélgica e França, Rússia e Bósnia e só valem para confirmar lugar.

No fraco Grupo C, a Itália venceu com facilidade o duelo de invictas contra a Croácia por 3 sets a 0, sem sustos. Egonu foi o destaque com 24 pontos, sem surpresas. Seu último jogo será contra a frágil Suíça, lanterna do grupo - já dá para cravar que ela é líder, né?

Sem surpresas, Itália impôs sua superioridade diante da Croácia (Foto: CEV)


Duro mesmo foi o jogo em que a Bielorrússia venceu a Hungria, 3 sets a 2. A boa ponteira húngara Szakmary saiu como maior pontuadora, 27 pontos, apesar da derrota. O resultado não classificou ninguém e pôs a Hungria em risco. Na última rodada, quatro times do Grupo C disputarão duas vagas.

Como esses grupos estão indefinidos, ainda não é possível definir quais serão os confrontos das oitavas.

Greta Szakmaray chora após derrota no tie-break; Hungria precisa torcer por vitórias de Itália e Bielorrússia nesta quinta (Foto: CEV)


Comentários

  1. Imagino a Rússia chegando forte em Paris 2024. Além da renovação, possivelmente ainda terá o reforço de Parubets no passe.

    Já a Sérvia vejo caindo bastante se continuar Boskodependente.

    Pra esse Europeu se tivesse que apostar em uma seleção, pelo que vimos na Olimpíada, ainda apostaria na Sérvia. Entretanto, tbm pelo que vimos na Olimpíada melhor não fazer apostas e sinceramente gostaria que outra seleção surpreendesse.

    Bulgária, quem sabe? Alemanha? Bélgica? Já desisti de ter esperança com a Holanda que a cada campeonato decepciona mais. Sigo gostando de algumas jogadoras individualmente, mas não é nem sombra a seleção que já foi com Sloetjes.

    Esse deveria ser o campeonato de redenção da Itália pós a decepcionante Olimpíada e acredito que pode ser, por outro lado, desejo mais um fracasso para o Mazzanti depois de ter colocado a culpa nas jogadoras e desconsiderar sua incompetência na hora de montar o time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo as jogadoras tem sua parcela de culpa sim, está faltando seriedade na seleção italiana. Nas olimpíadas o jogo contra contra China parecia uma "pelada de fim de semana", as chinesas vencendo e as italianas rindo em quadra, nunca vi isso em qualquer outro esporte.
      Outra coisa, ficar pelejando com Malinov e Orro é terrível, e a recepção com Syla e Pietrini é fim de campeonato.

      Excluir
    2. Então Antônio, não podemos esquecer que elas entraram em quadra já sabendo da situação de eliminação da China. Outra coisa é que eu acredito mais que o comportamento das jogadoras jovens reflete o que é cobrado nos treinamentos e pela comissão técnica, especialmente pelo técnico. Mazzanti não sabe conduzir a Itália, convoca mal, treina mal, usou da pior estratégia por ignorar a VNL em casa e não dá pra culpar Malinov e Orro ou Pietrini e Sylla pq a convocação delas passa pela escolha do técnico. Se elas não estão no melhor momento, ele tem material humano pra fazer outras escolhas. Além de não saber extrair o melhor de suas jogadoras visto que nenhuma delas rendeu na seleção o que rendem na melhor liga do mundo.

      Quando um homem culpa mulheres jovens pelo seu fracasso e não reconhece seus erros eu não consigo responsabilizá-las por nada.

      Excluir
  2. não consigo entender como o técnico da sérvia consegue manter lazovic no banco e colocar de titular duas ponteiras mais fracas

    ResponderExcluir
  3. Gustavo, obrigado por nos manter informados sobre o europeu. Estou amando acompanhar! Quero ficar bem ligado neste novo ciclo olímpico desde já!

    ResponderExcluir
  4. As Russas devem ficar "fortes" neste ciclo olímpico!! Em Tóquio, mostraram que Não estão mortas; muitos bradavam que elas iriam perder até da Argentina....a chegada dessas "novinhas" em conjunto com as veteranas, irão fazer vários (as) calarem a boca!!!

    ResponderExcluir
  5. Segunda, dia 30, o Fox Sport do Brasil, vai exibir 2 jogos da Euro: vamos acompanhar a apresentação das novinhas russas. Elas irão duelar contra o país irmão: Bielorrússia. Na Rússia, a torcida queria a convocação de alguns nomes experientes, no entanto, o tecnico não fez a inscrições a tempo. As jovens estão tendo oportunidades e com isso abrem disputas por vagas para o Mundial 2022. Com o bom desempenho em Tokyo; com a ascensão da Arina e a possível vinda da jovem Akimova; com a Rússia sendo sede do Mundial masculino em 2022; elogios de ex jogadoras; clubs eufóricos com a safra; a seleção russa volta ao top das favoritas no Mundial. E, parece que Busato vai permanecer, apesar dele mostrar mais encantamento diante das jogadoras do que profissionalismo de tecnico. De olho em Yulia Brovkina; Arina Fedorovtseva; Smirnova; Kapustina;Polina Matveeva; agora são elas, mas tem as veteranas que não irão sair e tem outras na fila.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Lindo o duelo mais esperado do grupo: Servia x Rússia. O público vibrou! Mais de 10 mil pessoas foram ver a magistral Boskovic x Fedorovtseva na Stark Arena. O pai e a mãe da jovem comandaram a torcida, com gritos e a bandeira da Rússia. Vejam as fotos e o jogaço!! Foi a primeira vez, na seleção adulta, que a Fedorovtseva enfrentou o grande público no ginásio e se saiu muito bem. Karpol, o maior tecnico russo, deve estar eufórico vendo os jogos em casa. Nossa! Parece a Artamonova quando começou ou a magricela Gamova no inicio da carreira. Essa menina já é uma estrela. Kosheleva foi a primeira a perceber e por isso desistiu de Tokyo. A meta é chegar as semifinais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)