EUA, Canadá e Porto Rico se embolam em continental; Rep. Dominicana é única invicta

Começou na última quinta-feira (26), em Guadalajara, México, a disputa do Campeonato da Norceca, torneio continental que abrange as seleções da América do Norte, América Central e ilhas do Caribe. 

Neste ano, 7 equipes se inscreveram e foram divididas em dois grupos: Estados Unidos, Porto Rico e Canadá no Grupo A; República Dominicana, México, Trinidad e Tobago e Costa Rica no Grupo B. 

Atual campeã, RDOM é a única seleção invicta do continental (Foto: Norceca)


Grupo A: 1 vitória e 1 derrota para todos!

O Grupo A contou com 2º, 3º e 4º colocados da última edição e mostrou equilíbrio. Na abertura, Porto Rico surpreendeu os EUA, vencendo por 3 sets a 2. Uma curiosidade é que a oposta de Porto Rico, Brittany Abercrombie, estreou por sua seleção vencendo sua ex-seleção (e foi uma das maiores pontuadoras com 17 pontos).

Abercrombie nasceu nos Estados Unidos, mas sua mãe é porto-riquenha. A oposta pediu a naturalização em 2019 e em maio deste ano foi autorizada pela FIVB. A jogadora já havia atuado pela seleção americana em 2018. 

Ex-jogadora dos EUA, Brittany Abercrombie estreou com a camisa de Porto Rico, pós-naturalização (Foto: Norceca)


No segundo dia, os EUA devolveram a frustração ao derrotar o Canadá por 3 sets a 2, com 14 pontos de Bajema. A ponteira já havia marcado 17 contra os EUA e voltou a se destacar contra o Canadá. Pela segunda vez, a oposta Cuttino acabou no banco.

Apesar da derrota, a oposta Van Ryk foi a maior pontuadora com 21 e o Canadá não conta com a ponteira Alexa Gray, que já se apresentou ao Busto Arsizio.

Estados Unidos de Jenna Gray devolveram placar da estreia em jogo contra o Canadá (Foto: Norceca)


Se tudo parecia perdido para o lanterna Canadá na sexta, no sábado ele se tornou o líder do Grupo A ao bater Porto Rico por 3 sets a 1. A ponteira Howe comandou a vitória e a virada de mesa com 19 pontos.

Com isso, o Canadá somou 4 pontos (1 EUA + 3 PRC), os Estados Unidos somaram 3 pontos (1 PRC + 2 CAN) e Porto Rico somou 2 pontos (2 EUA + 0 CAN). Com o primeiro lugar, o Canadá avançou diretamente às semifinais.

Canadá teve a vitória mais fácil do grupo sobre Porto Rico e avançou diretamente às semifinais (Foto: Norceca)


Grupo B: tudo dentro do esperado

Apesar de desfalcada, a República Dominicana é a atual campeã e favorita do torneio. E terminou a fase classificatória invicta, derrubando Costa Rica e Trinidad e Tobago por 3 sets a 0. Seu maior desafio foi frente às donas da casa, o México.

O México começou vencendo o jogo, mas acabou superado por 3 sets a 1. A oposta dominicana Gonzalez foi o destaque com 23 pontos, seguida da também oposta Rangel com 20. Assim como o Canadá, a RDOM avançou às semifinais.

República Dominicana virou placar adverso contra o México (Foto: Norceca)


O México também venceu os demais adversários, terminando em segundo no Grupo B. Elas enfrentam Porto Rico na semifinal. 

A última vaga saiu do confronto em que a Costa Rica bateu Trinidad por 3 sets a 0, eliminando as rivais. A Costa Rica enfrenta os EUA na semifinal deste domingo.

Bloqueio trinitário tenta parar ataque de Sayles, maior pontuadora da Costa Rica com 14 (Foto: Norceca)

Comentários

  1. Cuttino tá bancando no time B dos EUA? 😱 ela tá jogando tão mal assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas oq esperar de uma mediana dessas? Parece a Karakurt, joga 8 ou 80, some quando precisa.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)