Clássicos e disputa por liderança esquentam fase de grupos do Europeu

As seleções europeias mal tiveram tempo de se recuperarem de Tóquio e desde a última quarta-feira (18) vêm disputando o melhor continental do mundo: o Campeonato Europeu. Neste ano são novamente 24 seleções participantes: 4 anfitriãs, as 8 melhores classificadas de 2019 e 12 seleções que jogaram classificatórios.

Sendo bem sincero, o nível do grupo de 8 + 4 é bem melhor do que o do outro de 12, salvando raras exceções como a Rep. Tcheca que está nos 12 e o decadente Azerbaijão que foi um dos 8 melhores de 2019.

Até 2017 eram 16 seleções e com 8 vagas a mais, a CEV acabou promovendo um certo desequilíbrio. Nenhuma crítica, no entanto, quanto mais times jogando, melhor. Se começou morno, a partir de agora o Europeu vai esquentar e esse clima já começou hoje.

Bélgica derruba a Rússia no grupo da favorita

Confronto de duas máquinas de pontuação hoje com a Bélgica levando a melhor sobre a Rússia por 3 sets a 2. A Bélgica segue jogando sem oposta, já que Grobelna ainda se recupera de lesão. Quem improvisa na posição é a ponteira Guilliams, às vezes substituída pela central Van Avermaet (que foi decisiva no tie jogando no meio).

Mas todo mundo sabe que quem comanda o ataque lá é a excelente Herbots, de apenas 21 anos. A ponteira marcou incríveis 32 pontos, 29 só de ataque. Não tem nem vergonha na distribuição, todo mundo sabe que a maioria das bolas é para ela.

Britt Herbots ataca contra triplo russo; belga marcou 32 em cinco sets (Foto: CEV)


Não muito diferente da desfalcada Rússia, que deixou vários nomes da Olimpíada em casa: Goncharova, Malova, Zaryazhko, Fetisova e Voronkova ficaram de fora. Sorte da Rússia que Fedorovtseva assumiu a responsabilidade e hoje marcou 28 vezes.

Diferente de Herbots, poupada pela oposta improvisada, a ponteira russa participa ativamente da recepção e mesmo assim saiu com 55% de aproveitamento de ataque, sem ser bloqueada efetivamente pelas belgas.

Com 28 pontos, Arina Fedorovtseva teve mais de 50% de aproveitamento no ataque (Foto: CEV) 


Rússia e Bélgica nem são as favoritas de seu grupo, já que jogam no Grupo A em Belgrado, casa da poderosa Sérvia. As medalhistas de bronze já passaram pela Bósnia, pela França e pela Bélgica sem perder sets. A próxima vítima é o Azerbaijão, que, ao contrário, ainda não venceu nenhum set. 

Única classificada do Grupo A até aqui, a Sérvia fecha sua fase de grupos contra a Rússia na quarta (25).

Grupo B: sem grandes seleções, mas o mais equilibrado

Se considerarmos o G5 Europeu como as melhores seleções do ranking da FIVB com Turquia, Sérvia, Rússia, Holanda e Itália, o Grupo B não tem nenhuma delas e deveria ser o mais fraco, não é? Errado, eu diria que esse é o grupo da morte, inclusive.

Sua anfitriã é a invicta Polônia e suas convidadas são Alemanha, Bulgária, República Tcheca, Espanha e Grécia. Até as seleções menores são promissoras! O B já tem três classificadas e provavelmente a Alemanha capturará a última vaga, deixando Espanha e Grécia de fora.

Neste grupo vale destacar a vitória da Polônia sobre a Alemanha por 3x1 com 30 pontos de Stysiak. Jogão também foi o encontro de Alemanha e Bulgária, vencido pelas alemãs por 3x2 e com muita variação na distribuição. Bulgária e Polônia fecham o grupo na quarta e a Alemanha joga contra Espanha e Grécia.

Polônia de Magdalena Stysiak é a líder invicta do grupo mais embolado do Europeu (Foto: CEV)


Itália com início tranquilo

Dificilmente alguém derrubará a Itália nesse início de Europeu, o que é bom para elas, que vêm sendo massacradas pela sua torcida depois do fracasso olímpico. Com um grupo bem melhor, a Itália tem adversários bem mais frágeis como Eslováquia, Hungria, Bielorrússia e Suíça.

O grupo da azurra é tão fácil que elas conseguiram perder um set para a lanterna Eslováquia hoje. Seu maior desafio será a Croácia de Santarelli, onde teremos um duelo de marido e mulher contra a líbero De Gennaro. A Croácia tem campanha melhor, não perdeu set, mas dificilmente resistirá à Itália. Esse grupo é o mais fraco.

Itália não deve encontrar muita resistência no Grupo C; Croácia será seu maior desafio (Foto: CEV)


Clássico nesta terça!

Duas seleções farão o Europeu ferver de vez nesta terça-feira, no primeiro clássico entre duas seleções  do G5: Turquia x Holanda. As duas têm campanhas idênticas, embora a Turquia tenha um jogo a mais. As duas estão invictas e as duas também perderam um set no campeonato para a mesma seleção, a anfitriã e lanterna Romênia.

Turquia faz clássico contra a Holanda por briga óbvia pela liderança do Grupo D (Foto: CEV)


As duas já estão classificadas, mas o Grupo D cruza com o B, o grupo da morte. Esse primeiro lugar é importante. Na rabiola do clássico, Ucrânia, Suécia, Finlândia e Romênia buscam uma vaga, com uma leve vantagem ucraniana e sueca.

A partir do próximo sábado começam as oitavas de final em mata-mata. Vale ficar de olho principalmente nos encontros dos grupos D e B, que hoje renderiam um Turquia x Alemanha, por exemplo. Sim, o Europeu deve esquentar ainda mais!

Comentários

  1. Finalmente uma grande competição com a presença do publico. A participação das torcidas é muito importante. No Brasil, Os Canais Disney (ESPN e Fox) transmitem o Campeonato Europeu feminino e masculino de vôlei. Tem links estrangeiros espalhados pela web para todos os jogos. Nos últimos 4 títulos, a Servia ganhou os 2 últimos e anteriormente, foram as russas com 2 conquistas seguidas. Poucas seleções conseguiram ganhar o titulo europeu.

    ResponderExcluir
  2. Seleção holandesa é só 'ladeira abaixo, dói nos olhos.

    ResponderExcluir
  3. A levantadora da Croácia, Klara Peric, é linda vai perder na bola mas já foi campeã na beleza :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)