Brasil x Rússia: clássico de rivalidade que fica mais perigoso com crescimento das europeias

Clássico com rivalidade: é o que promete o encontro de Brasil e Rússia na manhã desta quarta-feira em Tóquio. As duas seleções têm encontros épicos e históricos na história olímpica: Atenas em 2004 quando a Rússia virou contra o Brasil e foi à final, Londres em 2012 quando o Brasil vai da pré-eliminação ao ouro. Gigantes históricas, só uma sairá viva deste confronto de quartas de final.

O Brasil é favorito e eu até poderia dizer isso com tranquilidade. A Rússia vem de um ciclo sofrido e mal elaborado, trocou de técnico quatro vezes, perdeu jogadoras por lesão e desistência, chegou a Tóquio com várias peças inexperientes ou em má fase. Lá na VNL o Brasil passou por elas por 3 a 0, com direito a um 25 a 11.

Tandara ataca contra bloqueio de Fedorovtseva em partida da VNL (Foto: FIVB) 



Assim, vocês podem me dizer: "então está fácil, essa Rússia é frágil, vai ser um 3 a 0"! Porém, há duas considerações importantes. A primeira é que no confronto contra o Brasil na VNL, a Rússia usou quase todo o seu time reserva e nomes como Startseva, Fetisova, Goncharova e Malova nem foram relacionadas para aquela partida. Sempre me perguntei por que Sergio Busato fez aquilo, "entregando" o jogo - hoje faz sentido. O Brasil, titular na VNL, ainda não enfrentou essa Rússia de 2021 e provavelmente o técnico premeditava esse confronto nas quartas de final, imaginando que as chances russas eram de ficar em 4º.

O segundo ponto a ser considerado é a campanha olímpica até aqui. A Rússia que estreou contra a Itália é semelhante à da VNL, perdida, muitos erros, passadoras fracas. Na terceira partida, a Rússia cruzou e soterrou a China, batendo as ainda atuais campeãs por 3 sets a 2. Dali, a Rússia renasceu e passou o trator por cima dos Estados Unidos por 3 sets a 0.

A Rússia chegou na última rodada com chances reais de terminar em primeiro e só não ficou em terceiro pela diferença de sets (set average). Fez extremamente bem ao time russo o grupo da morte, a Rússia criou uma casca e se reinventou durante a competição. Esse estilo de jogo é completamente perigoso, elas vêm com três extremas muito perigosas e eu até diria que a mais importante delas é Voronkova

Rússia fez um grande jogo contra a Turquia, mas acabou superada no tie-break (Foto: FIVB)



Talvez pareça irônico, mas Voronkova vem aliando bom passe a eficiência no ataque, tão grande ou semelhante a de Goncharova e Fedorovtseva. O fator mais surpeendente da Rússia é seu bom fundo de quadra, comandado pela excelente líbero Malova.

Aonde o Brasil leva vantagem? Na velocidade, mas precisa sacar bem. As gigantes estão atuando bem na defesa e no passe, mas a gente sabe que sofrem nesses fundamentos. Provável titular, Roberta precisará de suas centrais para bater de frente com a Rússia. No jogo pelo meio, elas perdem. 

Único invicto da Olimpíada, Brasil pega primeiro grande adversário do Grupo B (Foto: FIVB)



O Brasil também precisará se atentar ao saque forçado da Rússia, elas têm 2 entre as 10 melhores sacadoras da competição. Fedorovtseva é a melhor delas e se elas sofrem no passe, também vão tentar fazer sofrer. 

Repito que considero o Brasil favorito nessa partida, mas acredito que esse será um adversário ainda maior do que a Sérvia foi. Sim, nós temos um grande clássico pela frente!

Comentários

  1. Gustavo, o jogo não será de manhã? 9h30?

    ResponderExcluir
  2. Está tudo mundo achando que o Brasil vai ganhar fácil da Rússia, eu espero que vença, mas que não vai ser fácil isso não acredito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito mais Tandarão pra cima dessas dopadas!
      Se vai ser fácil ou difícil , pra mim não importa.
      O que importa é ver a Tandara partindo pra cima das dopadas!

      Excluir
    2. Também leio com certo receio alguns comentários sugerindo uma grande facilidade. Não acho que será fácil. Mas a nossa seleção tem condições e fundamentos, sim!! Como disse o colega, fácil ou não, vamos, Brasil!!

      Excluir
  3. Na terceira partida, a China cruzou e soterrou a China, batendo as ainda atuais campeãs por 3 sets a 2.

    ResponderExcluir
  4. Voronkova tá dopadíssima nessas olimpíadas, varrendo o fundo de quadra e derrubando tudo.

    ResponderExcluir
  5. Gente, me perdoem pelos errinhos no texto ("madrugada de quarta" e "china soterrou china"). Eu fiz ele no trabalho e toda hora era interrompido =x

    Obrigado por avisarem! s2

    ResponderExcluir
  6. Minhas colegas Russas vão vir com tudo nessas quartas... Afrontando muito e dando na bola...Goncha e Voronkova vão gritar de mais....
    Kkkkkkkkk
    Davai Rússia kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Hoje nossas meninas vão acabar com as Brazucas, a Deusa Goncharova vai se vingar de Londres hahaha
    E amanhã vou comer a a bola e afrontar muito os Brazucas, comandados pela escrota da Bruneca e seus machos horríveis
    Davai Rússia

    ResponderExcluir
  8. "Davai tomar no cy :)"

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    AMO!!

    Davai tomar TOCO!

    ResponderExcluir
  9. Gente, cadê o fandom barulhento da Whossia??! Tô sentindo falta da Goncharova de Taubaté, da Solokova do Paraguai e da Gamova de Araki e mais ainda da "Gata Koroleva" (kkkkkk)...tem também a Kadelinha do Volkov. Cadê vocês, monashhhh???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)