A briga no topo: considerações sobre as estreias de Brasil, Sérvia, Itália e EUA

Vamos de algumas considerações sobre os jogos de domingo?

O Brasil foi bem para o começo

Eu achei a estreia do Brasil regular, não vou mentir. Foi um resultado bom, 3 a 0 como esperado, um primeiro set praticamente perfeito, mas o time sofreu vários momentos de instabilidade contra um rival bem mais frágil. Mas soube sair bem usando o banco e isso pode fazer diferença no decorrer da competição.

Tandara jogou abaixo, mas não comprometeu o jogo brasileiro e as entradas de Rosamaria e Roberta fizeram muita diferença. Roberta tem um padrão de jogo muito diferente de Macris, usa mais o fundo, não é tão ousada, preza pela eficiência. Os amistosos contra a Itália com certeza ajudaram na efetivação das duas.

Entradas de Rosamaria e Roberta ajudaram na vitória brasileira (Foto: FIVB)


Também achei ótimo que Fernanda Garay seja mantida como titular, mas confesso que me preocupo com alguns momentos de instabilidade dela na recepção. O Brasil também sofreu para marcar Kim, a bola mais óbvia da Coreia. A ponteira virou 12 dos 19 levantamentos recebidos. 

Para o azar de Lavarini, suas duas levantadoras são bem fracas, jogaram muito mal e nem tiveram Kim como bola de segurança. Vai entender!

Uma Sérvia ainda mais dependente de Boskovic

A Sérvia do final de semana não me impressionou. Todo mundo sabe o quanto elas são dependentes de Boskovic, mas eu nunca vi serem tanto. Das 82 bolas levantadas por Ognjenovic, 43 foram para sua oposta. Com todo respeito à experiente levantadora, assim fica fácil.

Meu sentimento é de que o time sérvio continua forte, mas aquele que joga em torno de Boskovic está mais fraco do que o normal: a ponta tem menos poder ofensivo, o meio de rede está mais fraco. Se não estivéssemos falando de um fenômeno ofensivo mundial em sua saída de rede, eu não apostaria muito nessa seleção.

Boskovic fez 24 pontos de ataque, enquanto a segunda maior pontuadora do time fez 5 (Foto: FIVB)


Nos três sets contra a Dominicana, as ponteiras fizeram 10 pontos de ataque e as centrais 3, enquanto Boskovic fez 24. Acredito que Terzic está poupando Mihajlovic, que recentemente voltou de lesão, para o jogo contra o Brasil.

A Itália que segue errando muito

Sendo bem franco com vocês, me senti mais incomodado com o jogo ruim da Rússia do que com um jogo bom da Itália. Como a Rússia se tornou um time feio, fraco, sem ritmo, uma seleção de terceira ou quarta categoria mundial. Seu último suspiro foi no qualificatório olímpico e ficou por lá.

Tudo que a Itália precisou fazer foi jogar decentemente, expondo sua óbvia e já alertada falta de ritmo de jogo. A azurra cometeu 21 erros contra uma seleção que só fez 14 no terceiro set. Em uma atuação fraca pra ela, Egonu marcou 18 e saiu com mais de 50% de aproveitamento - e sim, esse é o fraco para o padrão Egonu. Gostei da atuação de Bosetti e principalmente de Pietrini, mas convenhamos que o saque russo nem incomodou essa segunda.

Itália fez uma boa estreia, mas deu sorte de encontrar uma Rússia totalmente fragilizada (Foto: FIVB)


Os Estados Unidos também foram bem

Os Estados Unidos fizeram um jogo bom, mas com certeza sofreram mais do que esperavam com as argentinas. Me deixa intrigado as escolhas de Thompson e Poulter como titulares, mas a oposta fez um ótimo jogo (já a levantadora nem tanto).

Também não vi o volume de jogo dos EUA funcionando como eu esperava, talvez seja demérito da estreia. A seleção de Kiraly não mostrou nada de espetacular, mas provou estar realizando um trabalho bem feito. Hoje vai ter o maior desafio do ano até aqui: uma China favorita e mordida. 

Estados Unidos também cumpriram bem seu papel na estreia (Foto: FIVB)


Problema à vista para o Japão

O Japão só cumpriu sua obrigação, o Quênia é uma seleção bem limitada. A lesão de Koga e sua provável ausência hoje - ninguém sabe o resultado real da ponteira, a Federação não oficializou seu estado - prejudicam ainda mais o Japão nessa ideia torpe de levar 4 centrais e 1 oposta adaptada. O Japão tem problemas agora!

Sarina Koga se machucou na partida contra o Quênia e não deve jogar contra a Sérvia (Foto: FIVB)


Tivemos um ótimo primeiro dia, já com surpresas e atropelos, problemas, seleções pequenas incomodando no meio dos sets. Que venha o segundo!

Estatísticas

Itália 3 x 0 Rússia (25-23, 25-19, 25-14)

EUA 3 x 0 Argentina (25–20, 25–19, 25–20)

Sérvia 3 x 0 R. Dominicana (25–18, 25–12, 25–20)

Turquia 3 x 0 China (25-21, 25-14, 25-14)

Japão 3 x 0 Quênia (25-15, 25-11, 25-23)

Brasil 3 x 0 Coreia (25–10, 25–22, 25–19)

Comentários

  1. 3x0 reinou no placar! Apesar de todas as teorias em relação à derrota da China, pra mim, elas realmente fizeram um jogo ruim, como pode acontecer com qualquer um, mas ainda assim, são favoritas ao ouro.

    ResponderExcluir
  2. Talvez no proximo ciclo do Japao elas aposta na ponteira melissa valdez como oposta ela tem dupla nacionalidade cuba e Japao mas ela narceu no Japao e foi formada na univesidade de volei no japao e agora vai fazer sua 1 temporada na liga japonesa e uma grande promessa

    ResponderExcluir
  3. Melissa valdez video the young rising volleyball star off japan

    ResponderExcluir
  4. Outro video da melissa valdez. La nueva melissa vargas de cuba merisa valdez. Na pagina voleibol dominicana tv

    ResponderExcluir
  5. Dados da carreira de melissa valdez no site volleybox um site muito bom que tem dados de jogadores no masculino e no feminino no profissinal e na base

    ResponderExcluir
  6. Japão não passa da primeira fase...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para cravar ainda quem fica de fora entre Japão, Coreia do Sul e RDOM. Se a Koga realmente não puder mais jogar, a seleção japonesa fica bem enfraquecida já que Ishii tá em fim de carreira e Nakada levou aleatoriamente 4 centrais para 'ajudar'.

      Excluir
  7. Pessoal vai ter transmissão na televisão EUA x China?
    Pessoal transmite Itália x Rússia, mas não transmite EUA x China? Pode isso Arnaldo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm to no aguardo desse jogo e nada. Alguém com link?

      Excluir
    2. https://www.twitch.tv/TempoTecnicoTV4

      esse link no facebook tá transmitindo tudo...

      Excluir
  8. O confronto USA x China não terá o peso que muitos aguardam não. A PING vai continuar implementando o seu orquestrado plano - ela tem opções e no duelo de hoje todos irão ficar surpresos novamente!! Mas isso faz parte do jogo! Segundo uma fonte, há duas ou três possibilidades que poderá ser perceptível já hoje. Vamos ao enigma: vejam que......, mas seria necessário que a seleção Y obtenha uma derrota, porque é impossível a eliminação de mesma seleção Y. Mas PING poderá ser mais tolerante ou ser implacável!! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pera aí... ela não seria capaz... Vc tá querendo dizer que a Lang Ping tá querendo forçar dois grandes confrontos já nas quartas? Tipo Sérvia x Itália e Brasil x Turquia ou EUA? Não, ela não seria capaz... a seleção Y seria a Itália?

      Excluir
  9. China 0 sets ganhos até aqui, Thompson não teve pena.

    ResponderExcluir
  10. Minhas colegas Russas venceram as Argentinas; 3 x 0....tinha monas daqui que falaram que as Argentinas iriam vencer minhas Russas....
    Tomaram toco atrás de toco....Koroleva fechou a rede... Voronkova virou vários balões.... adoroooooooo e gritou muito kkkkkk Deusa Goncha só no carão kkkkk e a menina Fedorotseva será a grande jogadora russa para Paris....se for bem trabalhada chegará a me superar....
    Davai Russiaaaaa kkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. China perdeu de novo por 3x0, mas foi um jogo mais disputado, mas a Lang precisa ajustar a defesa do time, que tá horrorosa, do contrário poderiam ter ganho algum set... Zhu claramente com problema no punho, mas hoje até que pontuou bem, 18 pontos.... próximos jogos são Rússia e Kenia, acredito que Zhu será poupada para estar melhor contra a Itália...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Próximos jogos da China serão contra Rússia, Itália e Argentina* em sequência.

      Excluir
  12. No Masculino ainda cravo Brasil como Campeão Olímpico invicto!! Mas os Iranianos e os Russos estão me surpreendendo....Adoro o Volkov....joga com garra e afronta muito, igual eu afronto kkkkkkk
    E mesmo quando perde... não deita pra ninguém....Vou dizer que Volkov seja meu irmão kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei a ver o volei nestas Olimpíadas. Cadê aquele jogador russo altão que bateu recordes de pontos numa final? Os jogos estão ótimos entre os homens.

      Excluir
  13. E as Chinesas???? Tombadas de novo kkkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)