Análise: mesmo sem Wilhite, Kiraly faz sua melhor convocação à frente dos EUA

Em sua segunda Olimpíada, Karch Kiraly parece ter aprendido com os erros. Parece estranho elogiar as escolhas de um treinador, mas quem viu o americano montar os elencos de 2016 e 2018 sabe bem do que estou falando. 

Em 2016, em um devaneio inexplicável, o técnico decidiu levar 3 ponteiras e 3 levantadoras para a Rio: Glass, Lloyd e Thompson. Nunca fez sentido e o final disso vocês já sabem. No Mundial de 2018, o erro foi na saída: depois de Annie Drews atropelar o Brasil em amistosos, Karch selecionou Kelly Murphy e Karsta Lowe, duas opostas que não atuaram na temporada de clubes daquele ano.  

Se já esperávamos uma lista tradicional, que poderia envolver nomes como Dixon e Carlini, nos surpreendemos.  A lista atual de Kiraly tem 11 opções completamente compreensíveis e uma questionável. Só uma jogadora poderá sacar a carta de "injustiçada": Sarah Wilhite Parsons.

Estados Unidos comemoram medalha de ouro na VNL 2021 (Foto: FIVB)


Explicando cada posição

É fácil compreender o jogo de Kiraly, ainda que ele tenha feito alguns malabarismos na VNL. Começando pelas levantadoras, é inegável que Hancock e Poulter, ambas semifinalistas da Champions, vêm de temporada melhor do que Carlini. Essa posição me parecia fechada mesmo antes da VNL.

No meio, a coerência de Kiraly me surpreendeu: Akinradewo é lendária, não se despreza uma central assim - até porque essa é uma das piores posições dos EUA na atualidade. Washington fez uma ótima temporada e é a mais versátil dentre todas. Não sobra dúvidas de Ogbogu merecia a última vaga dentre as restantes.

Chegamos à líbero onde nossa análise fica mais interessante: quem poderia imaginar que Wong "roubaria" a vaga de Courtney? Eu nem esperava pela sua convocação. Wong já havia falhado antes, mas me surpreendeu pela excelente VNL que fez, do início ao fim. Ganhou a vaga na bola, Courtney jogou mal.

Na saída também chegamos com aquela lição aprendida, Drews é absoluta e com certeza titular. Kiraly quis mesmo rodar Thompson, aquele que poderia ser cortada depois de uma desinteligente ideia de jogar como ponteira em ano excepcionalmente olímpico. No entanto, Thompson tende a ser melhor nas bolas altas pela saída e Kiraly sabe que precisará dessa posição. Escolhas justificáveis.

A cereja do bolo estadunidense é a ponta. Larson é intocável e fez uma temporada fraca em 19/20, mas se recuperou bem desde a Liga Americana. É a melhor passadora do time. Robinson é completa e sua titularidade não me assustaria, além de ser a virtual segunda líbero. Fechamos o trio com Bartsch, a melhor atacante das ponteiras. Percebem que aqui Kiraly tem três opções de alto nível podendo alterar completamente seu jogo? É isso!

A exceção

É com o coração partido de fã que aponto que Hill é uma exceção nessa lista. Considerando a grande temporada que fez na Turquia e a VNL muito melhor, Wilhite deveria pegar a última vaga. Mas sejamos sinceros, o voleibol também é político.

Wilhite foi destaque de jogo contra o Brasil ao marcar 25 pontos (Foto: FIVB)


Hill foi a MVP do único grande título dos EUA e deu o sangue à essa seleção por anos. Será sua última competição. O corte de Wilhite não foi um absurdo, mas tecnicamente falando ela está muito à frente de sua companheira de posição. Hill até chegou a ser testada como líbero e era melhor nem ter ido àquele jogo, foi a protagonista do naufrágio americano frente à China. E não nos iludamos: os EUA podem bem mais do que fizeram naquele jogo.

Assim, Hill é a única exceção de uma lista quase perfeita. Entretanto, a escolha, que me parece errônea com certeza terá bem menos peso do que as citadas anteriormente. 

Aonde podem chegar os EUA?

A seleção americana é favorita a uma medalha, seja qual for. É um time ainda com vários defeitos técnicos, mas bem entrosado em sua maioria. Kiraly usou nesta VNL uma tática que Lang Ping usou na China em 2016, rodou todo o seu time. Não é por acaso, ele quer usar todas essas peças. 

Sabemos do favoritismo da China, mas essa seleção sempre merece nossa atenção. Sua linha defensiva extremamente forte pode incomodar qualquer adversário.

Comentários

  1. Fico impressionado como eles conseguem lançar tantas jogadoras de alto nível, toda hora surge um nome novo. Independente de quem esteja jogando, conseguem manter um padrão e o nível técnico das “titulares” é praticamente o mesmo das “reservas”, nenhuma outra seleção do mundo é assim. O time não tem nenhuma estrela e a força é de fato o conjunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho nas universidades é excelente e cada vez mais ampliado. Como prejuízo elas têm o fato de nunca lançarem fenômenos jovens.

      Excluir
    2. Agradeça ao belo trabalho das Universidades e da Campeonato Universitário NCAA.

      Excluir
  2. A seleção de 2016 era muito melhor que essa de Tokyo. O trio Foluke/Glass/Adams eram bola de segurança e tinham a ótima libero Banwarth, chicleteiras junto com as amarelas eram favoritissimas ao ouro, mas a falta de Foluke e o fator casa atrapalharam a terceira final seguida entre as duas seleções das Américas.

    Sobre Hill como libero no jogo contra a China, era óbvio que o paneleiro chicleteiro quis preservar a Wong que poderia se abater em um jogo tão difícil como esse, sinto que a libero chicleteira não aguentará a pressão de uma Olímpiada, sem contar que enfrentará a Itália que tem sacadoras fortes e efetivas. Na minha opinião, mas uma vez o ouro chicleteiro não virá. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os EUA perdem no meio, ganham nas pontas com o poder ofensivo de Bartsch. Mas concordo quando vc diz que a seleção de 2016 era melhor do que a de 2021 e penso o mesmo do Brasil. Nesse sentido, o banco pode fazer a diferença.

      Uma pena que a China de hoje é bem melhor do que a já campeã hahaha.

      Eu não desejo a ninguém o confronto decisivo contra a Itália por motivos de Egonu. Mas os EUA tb sacam bem e a linha italiana é bem mais frágil.

      Excluir
    2. Wong e Courtney já foram humilhadas pela China na Copa do Mundo.

      Wong Tokyo 2020 will be the new Davis London 2012.

      Por falar em Hill, eu não entendi ela entrar para dar aquelas saques ridículos na semi e ter voltado para os EUA antes da final. Irá para Tóquio apenas pelo retirement card.

      Excluir
    3. O melhor time americano foi o de 2012, na época estavam bem acima de todas. O de 2016 tbm era muito bom. Agora esse time está inferior aos últimos mesmo, mas como o destino é irônico, capaz delas ganharem agora kkkkk.

      Excluir
  3. Muito bom texto. Concordo em tudo. Agora se formos tentar encontrar um ponto fraco dos EUA diria que seria a falta de experiência em competições internacionais de algumas peças principais como Poulter e Washington. Concorda? Se não me engano estão no segundo ano profissional pós faculdade. Chiaka e Thompson tbm tem pouco tempo em clubes.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto dessa seleção do EUA, mas vejo muita fragilidade é a mesma situação da seleção Brasileira. A não ser que o Brasil ganhe da Sérvia, tô achando que vai ser Brasil x EUA nas quartas em Tokyo, será que teremos mais um jogo histórico de 3x2?

    Sérvia x Turquia
    Brasil x EUA
    Japão x Itália
    China x Rep. Dominicana

    Quem ficar em 1º e 2º no grupo da morte praticamente garante vaga na semi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na olimpiada o unico confronto garantido é o primeiro x quarto. Há um sorteio entre segundos e terceiros pra decidir oa confrontos.

      Excluir
    2. Nossa não sabia disso, eu sempre pensei que o segundo de um grupo pegava o terceiro do outro.

      Excluir
    3. João,já ouvi sobre esse tal "sorteio" mas ele nunca aconteceu hehehe.Os confrontos são 1x4 e 2x3. Em Londres o segundo colocado do grupo A Itália pegou a Coreia do Sul terceiro lugar no grupo B, e o Japão (3A) pegou a China (2B). Na Rio a Rússia (2A)pegou a Sérvia (3B),e a Coreia (3A) pegou a Holanda (2B), então esse sorteio é mito, no masculino foi a mesma coisa.

      Excluir
    4. Anônimo, na Rio 2016 todo mundo achava que a Holanda ia passar em quarto e na real passou em segundo. Itália pode muito bem perder pra Turquia na estreia, tendo em vista que não jogaram a VNL e estão sem ritmo de jogo. Se fosse tão previsível assim nem precisava ter os jogos né. Favoritos perdem, zebras acontecem, Olímpiada é momento, é dia.

      Excluir
    5. Segundo a FIVB, o sorteio aconteceu, mas você deve saber melhor né? http://rio2016.fivb.com/en/volleyball/news/womens-quarterfinals-confirmed?id=64342

      Excluir
    6. Grande sorteio hehehe, pra no final ser o cruzamento 2Ax3B e 3Ax2B. No masculino foi a mesma coisa. Então esse "sorteio" não faz diferença nenhuma. Olhei aqui na história dos torneios olímpicos, e no Handebol e Basquete é 2Ax3B e 3Ax2B, no dia que o 2A pegar o 2B aí eu boto fé nesse tal "sorteio".

      Excluir
    7. Anônimo, acabei de ver o histórico de cruzamento da quartas de final olímpica de volei, basquete e handebol feminino e masculino. Todos os cruzamentos foram o tradicional, esse sorteio aí é zuera deles, né possível hahaaha. Eles devem sortear o segundo colocado pra pegar o terceiro né, pq é 50% de chances de pegar um ou outro, e literalmente TODOS os cruzamentos são iguais.

      Excluir
    8. Em 2008, foi 2º contra 2º (Estados Unidos x Itália) e 3º contra 3º (Rússia x China):

      https://en.wikipedia.org/wiki/Volleyball_at_the_2008_Summer_Olympics_%E2%80%93_Women%27s_tournament

      Excluir
  5. Voleibol jamais será valorizado nessa latrina de país, o jogo da final da VNL masculina entre Brasil vs Polônia não chegou aos 8 pontos de audiência na Grobo, por isso que o vôlei na TV aberta jamais será consolidado.

    Pra piorar vi um bando de répteis "bostejando" no insta da FIVB com insultos ao Wallace por ele ser o brasileiro escolhido pela entidade para representar a igualdade de gêneros. CRL, é impossível aguentar tanta gente imbecil em um único país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior foi essa escória pedir Douglas por ser gay no lugar do Wallace sendo que a campanha é sobre igualdade de gênero e não de orientação sexual.

      Excluir
  6. A seleção americana é a mais homogênea de todas, ótimas peças em todas as posições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conjunto americano, de fato, é o mais completo e homogêneo! A China também vem com um time mais fortalecido e amadurecido em comparação à Rio 2016. Tem tudo para ser a final olímpica. E no último jogo da primeira fase da VNL, claramente que o Kiraly ali escondeu o jogo...seleção americana joga muito mais do que apresentou! China que não abra os "olhos"...

      Excluir
  7. Bem diferente do que foi no Mundial 2018 e Copa do Mundo de 2019, o plantel americano vem muito melhor, com uma líbero de origem e opostas mais efetivas! Ponteiras exímias passadoras e uam de força. Se tiver cabeça, não é menos favorita do que China, Itália e Sérvia, não!

    ResponderExcluir
  8. A China atropelou as chicleteiras nessa VNL com Zhu se poupando, era visível que ela nem se esforçava para passar em cima do bloque da decadente Akinradewo e da mediana Washington, Gong que era o ponto fraco da China agora é outra jogadora, extremamente técnica. A meu ver apenas Zhang e Li são o ponto fraco pois ambas sofrem no passe, mas compensam no ataque. É mole? Se jogar o voleibol que sabe e souber aproveitar o privilégio físico que tem, China não vai nem suar a camisa nessa Olímpiada. Vai ser tipo o Brasil de 2008.

    Kiraly escondeu o jogo no último jogo contra elas nessa VNL, mas se tivesse colocado a seleção principal o atropelo seria o mesmo, Bartsch é de lua, tanto que nessa final contra o Brasil, jogou por esse e por mais outro jogo e ainda contou com a ajuda do saque juvenil das brasileiras para não tomar nem um ace e nem quinar bolas.

    China na fase de classificação e Brasil masculino na fase final dessa VNL foram duas seleções que encantaram e meteram medo em seus adversários. In my opinion.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo, Akinradewo, Tapp e depois Washington. Hehehe

      Excluir
  9. Como opinião e argumento são coisas diferentes... rsrsrs...
    Zhu, Egonu, Boskovic são jogadoras excepcionais.... podem, sozinhas, definirem um jogo (acredito que ninguém dúvida disto)...
    Contudo, os jogos olímpicos é uma competição diferente... envolvem diferentes fatores...
    Avaliando os elencos, os EUA parecem ser uma equipe de conjunto mais homogêneo... tendo a Itália, a Sérvia e a China também suas equipes titulares bem fortes...
    Neste cenário, considero o Brasil com maiores dificuldades em montar a equipe superior as já listadas... já que ZRG, cada vez mais, consegue armar o time de modo facilmente marcável... entretanto, nossa seleção sempre foi forte no conjunto... na habilidade e versatilidade de nossas jogadoras... assim, parece que só nos resta torcer para que o brio delas se mostre nas Olimpíadas....
    Não vejo uma seleção como "bicho-papão"... o Brasil tem chance de medalha, penso que sim!!!
    Com todo respeito ao Sr ZRG, aos seus serviços prestados e 3 ouros olímpicos, infelizmente ele ainda continua dirigindo nossa seleção.... sinceramente, só espero que não seja ladeira a baixo...
    VAMOS LÁ, BRASIL!!! NÓS AINDA ACREDITAMOS !!!

    ResponderExcluir
  10. Zhu >>>>>>> abismo >>>>>> Bartsch
    Zhang ou Li no mínimo no mesmo nível de Drews ou Thompson
    Gong no mínimo no mesmo nível de Larson (em fim de carreira) ou Robinson toqueira
    Yuan e Yan >>>>>>>>> Foluke (em fim de carreira) e Washington (mediana)
    Ding >>>>> Poulter
    Libero chinesa >>>>> Wong

    Boatos que as chicleteiras tem o melhor conjunto. BEEERRROOOO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jogo coletivo das americanas é melhor que o das chinesas, com certeza!

      Excluir
  11. i cant believe that hill goes to tokyo when kirally has parson. usa needs big attacker against a teams like china or italy. the other thing that i cant believe is that kirally choose to invite in vnl plummer over madison rishel. madison had an amazing year in thy. now she had improve herself in the desense receive and in the attack! she proved that she can play in high level and also can kill a lot of balls. she has the package. plummer is a young player without expirience and she tries to understand which position is for her. as an outside she can not receive and make a good defence and as an opposite her attack from position 2 and specially 1 is not so good. is not a player for usa national team

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)