Ebata oficializa aposentadoria: "não estou jogando como gostaria"

O Japão sofreu mais um golpe em seu possível elenco de selecionáveis. Na última semana, ao fim da V-Cup, a ponteira Yukiko Ebata anunciou sua aposentadoria das quadras aos 31 anos.

Ebata foi convocada para a seleção pela primeira vez em 2010e já em 2012 bateu seu recorde histórico: 33 pontos contra a China nas quartas de final da Olimpíada de Londres. Ebata também compôs o elenco do Japão que ganhou a primeira medalha olímpica desde 1984.

A carreira profissional da ponteira começou no Hitachi Rivale em 2008 e por lá Ebata jogou até 2014. Nesse ano, a japonesa teve sua única experiência internacional a carreira, ao defender o francês RC Cannes. 

Yukiko Ebata ataca contra duplo chinês nas quartas de Londres; ponteira fez 33 na classificação japonesa (Foto: FIVB)


Desde 2015, Ebata defendia o PFU BlueCats. "Logo que cheguei ao clube me machuquei e na minha última temporada me machuquei de novo e não pude jogar. Então, eu senti que causei muitos problemas, mas o tempo que passei com minhas amigas é um tesouro precioso", disse a jogadora.

Então, Ebata acredita que chegou a hora de se despedir. "Não tenho conseguido jogar tão bem quanto gostaria nos últimos anos, mas meu amor pelo vôlei não mudou em nada. Gostaria de expressar minha gratidão aos amigos com quem passei tanto tempo, à equipe que me orientou, os treinadores que estiveram comigo ao longo do meu tempo com a PFU e as pessoas que me apoiaram nos bastidores e, claro, os fãs que me apoiam de qualquer maneira", completou.

Hoje, 29, em evento promovido pelo PFU Blue Cats, Yukiko Ebata oficializou seu adeus às quadras.

Cerimônia nesta segunda, 29, marcou oficialmente a aposentadoria de Yukiko Ebata (Foto: PFU Blue Cats)


Comentários

  1. Gosto muito dela. Foi justamente após a chegada dela na seleção e a formação da dupla Saori-Ebata (com Shinnabe jogando como falsa oposta) que o Japão cresceu e começou a dar trabalho para os grandes. Quem é fã de voleibol, certamente vai se lembrar da semifinal do Mundial de 2010,que ficou conhecida como "A batalha de Tóquio". Japão fez 2 X 0, com direito a 35 X 33 no 2 set. A seleção brasileira cresce no 3 set com entrada da Sassá no lugar da Jaque, Fabíola passa a jogar com a Fabiana pelo meio. Ficou marcado na minha mente a Fabiana atacando várias bolas gritando e chamando o jogo no final do 3 set. Também tenho a lembrança da Natália atacando bolas muito por cima do bloqueio no tie-break. Aliás, é uma pena que as cirurgias tenham reduzido aquele potencial de ataque da Natália. Ela foi um "monstro" naquele Mundial!

    ResponderExcluir
  2. poxa, que pena. Ela foi fundamental naquele jogo épico de quartas de final na Londres 2012 em que o Japao eliminou a China por 3x2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim essa foi uma das melhores partidas de voleibol do volei feminino nos jogos olímpicos (das que eu vi, claro)

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)