O Viva Vôlei da Suelle

O eleitor brasileiro que me desculpe, mas ontem ele votou errado de novo. Com todo respeito à búlgara, o troféu Viva Vôlei dado à melhor em quadra deveria ter sido de Suelle Oliveira. Por quê? Porque Bauru fez ontem, na minha opinião, seu melhor jogo da temporada e muito disso por culpa dela.

Suelle foi a jogadora que mais pontuou no ataque e com a maior eficiência no jogo (Foto: Sesi Bauru)


Desde a temporada passada já venho apontando aqui no blog qual é o óbvio problema de Bauru: o passe. E precisou que Tifanny sofresse uma lesão para que o grupo de Rubinho funcionasse da melhor forma possível. Tudo bem que o Rio vive uma fase péssima, o que não tira o mérito das paulistas.

E olha que o Rio começou bem, fez um primeiro set ótimo e até achei que decolaria. Fabíola começou jogando como em sua melhor fase, acelerando com o meio, puxando pipes rápidas e ludibriando o alto bloqueio de Bauru. Mas foi só o desempenho de Ana Cristina cair e o Rio voltou ao ostracismo.

Não dá para culpar Aninha por nada, tudo o que vier de seus 16 anos é para se agradecer. Aliás, que potencial tem essa menina, é cedo para dizermos que temos um fenômeno? Por isso não dá para jogar a culpa nela, o Rio vem aliando um passe fraco a atacantes de extrema que não resolvem. Gabiru ontem deixou a quadra com um ponto, Amanda fez três quando entrou, percentuais de 20 e 27% respectivamente.

Extremas do Rio jogaram mal no ataque (Foto: reprodução/Sesc Flamengo)


Voltemos a Bauru, onde Dani Lins fez uma ótima distribuição ontem. É só olharmos as pontuações das atacantes para confirmarmos isso: 19, 16, 16 e 12. Quem destoa é alguém de quem sou fã pela história e pela humildade: Mara. Foram apenas 6 pontos nos quatro sets, acho que Fernanda Ísis seria melhor opção para titular.

E que eficiência de Adenízia, é o tipo de jogo que Dani gosta de fazer, forçando com as meios. Foram 12 pontos de ataque de Ade, mais do que Ana Cristina marcou no fundamento pelo Rio. A presença de Adenízia efetiva no ataque desafoga a distribuição e torna Rahimova só essencial e não constante.

Dani Lins teve ótima noite na distribuição (Foto: Marcelo Ferrazoli/SESI-SP)


Mas por que Adenízia pôde ser tão utilizada nesse jogo? Porque o passe funcionou muito bem. Parece tão óbvio que me pergunto como Anderson e Rubinho nunca perceberam isso. Suelle e Rabadzhieva compõem uma linha de passe extremamente profissional, que permite mais velocidade no jogo pelo meio. É tudo o que Bauru precisa para crescer, velocidade! 

Rahimova é uma ótima oposta, mas o bloqueio brasileiro não é como o japonês que vai sempre permitir 30 pontos de uma só jogadora. Quando deixamos de valorizar a preparação do jogo? Além disso, Suelle foi ontem a atacante mais eficiente do jogo com 16 pontos e 43% de aproveitamento. Rahimova também fez 16 no fundamento e teve 42% de aproveitamento.

Suelle recebeu 37 bolas e Dani e virou 16, Rahimova recebeu 38 e virou 16, Rahimova recebeu 32  e virou 12. Raba, que você me perdoe, mas esse Viva Vôlei era da Suelle.

DEVOLVE, RABA! Suelle fez sua melhor partida na temporada e comandou ataque de Bauru (Foto: Marcelo Ferrazoli/SESI-SP)


Comentários

  1. Macris será a levantadora titular da seleção em Tóquio e, na minha opinião, Roberta sua reserva. A última tá jogando melhor que Dani. Fabíola, de quem eu gosto muito, infelizmente teve uma queda de rendimento. O elenco de um time tbm reflete bastante no desempenho de uma levantadora. Roberta, por exemplo, estava péssima na última temporada com a equipe super mal montada do Oz. Hoje isso acontece com Fabíola.

    Adê não pode ser descartada na corrida pela Olimpíada. Os cortes de centrais serão os mais difíceis, pois a única na posição que se destaca muito em relação às outras é Thaísa.

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo do Gustavo. O problema do Bauru não é só o passe. Embora Tiffany seja titular, é bastante comum ser substituída durante as partidas por Vanessa ou Suelle, ou a líbero reserva, e mesmo assim o time não engrena. Fora o fato de ter uma boa líbero titular que também ajuda bastante.
    O principal problema do Bauru chama-se Dani Lins. Levantamentos imprecisos e escolhas erradas. Joga pouco com o meio e erra muito nos levantamentos para as extremidades, especialmente para a saída.
    Um outro problema do time também é na defesa/cobertura. Rahimova não ajuda nada nesse aspecto, Tiffany também ajuda pouco, as centrais também. Fora que Rahimova, mesmo alta, não bloqueia nada. Basicamente ela só tem dois fundamentos: ataque e saque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a parte da Rahimova. Zero bloqueio, cobertura e defesa e muitos erros em passes de contra-ataque. Mesmo assim, ela é peça fundamental pra Bauru, ainda mais com Rabadzhieva e Suelle como ponteiras.

      Aliás, esse é mais um problema num time com Rahimova e Tiffany: as duas dão pouco volume de jogo. Mais um motivo pra Tiffany continuar no banco.

      Excluir
  3. O Sesc/Flamengo joga com um esquema diferenciado: duas opostas, um cone e nenhuma ponteira em quadra. Aí fica difícil.

    ResponderExcluir
  4. Povo critica a pastora, mas queria ver as outras levantadoras com limitadíssimo elenco do SESC, como alguém consegue fazer milagre com Gabiru (for God sake), Jucy em fim de carreira, Ana totalmente verde, Amanda que após algumas boas temporadas voltou ao seu normal e Lorenne que não encaixa em times maiores. Dificilmente Fabiola irá pra Tokyo, mas das quatro selecionaveis está longe de ser a pior.

    Um adendo, é óbvio que Zé Panela levará uma experiente e como é explicita a predileção por Dani Lins, só nos resta rezar pra que o fiasco de 2018 não se repita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me desculpe mas aí já é problema da contratação ou planejamento de uma equipe .ne.O TREINADOR CONTINUA O MESMO?TITULOS NAO IMORTALIZA CAPACIDADE TEMPORAL...NE.UM ABRACITO

      Excluir
  5. Concordo com o Gustavo. Acho que Bauru encontrou a formação ideal. O time ficou muito mais consistente e todo mundo jogou bem (exceto Mara, que vem fazendo péssima temporada). Tiffany é um atraso e não pode compor a equipe titular. Dá muito prejuízo no passe e some a partir do 20o ponto.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a dupla ideal para Tokyo é Macris e Dani Lins..... Macris joga loucamente, faz a diferença, parece o Ricardinho, mas, em alguns momentos, perde a precisão. Dani Lins é o oposto, com muita qualidade técnica e menor nível tático. Acho que a Dani é a reserva ideal para quando a precisão dos levantamentos da Macris oscilar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o porquê de não tocer pela ida das outras levantadoras? Fabíola e Roberta são irregulares. Fabíola fez boas temporadas antes, mas caiu e persiste com o eterno defeito técnico com as bolas de meio. Já Roberta brilha nos demais fundamentos, mas no quesito levantamento não acho que tenha atingido o nível esperado neste ciclo.

      Excluir
  7. Eu votei na Suelle e defendo essa formação desde que a Dobriana foi anunciada, tanto que me foi dado um banho de água fria quando ela se lesionou logo que a Búlgara chegou. Felizmente ela mostrou já estar apta e afim de jogo.

    Quanto à Tiffany, desde que Bauru resolveu trazer uma oposta estrangeira (Diouf) eu insisto que a mesma deveria ser o coringa do banco para entrar quando o time empacasse e precisasse rodar bola (seja na ponta ou saída) já que ela tem dificuldades técnicas no fundo de quadra. Aposto inclusive no crescimento da Polina nessa reta final se tivesse uma viradora de bola no encalço dela para dias de irregularidade.

    Eu não sei vocês, mas eu vejo com muita nitidez o incômodo da azeri atacando as bolas da Lins, que se esforça muito para acertar as bolas de sua oposta, entretanto são estilos de jogo completamente diferentes...com Fabíola, Poliana certamente iria voar baixo!

    Agora falando de Tokyo, vou colocar abaixo quem eu acredito que irá para a competição e entre parênteses as possíveis possibilidades de troca nas respetivas posições.

    Macris / Dani Lins (Roberta)

    Tandara / Ana Cristina (Rosamaria)

    Gabi / Natália / Garay / Jaqueline (Ana Cristina)

    Thaísa / Gattaz / Mayane (Adê)

    Brait (Nyeme) sabemos que quem vai é a primeira e que a segunda assumirá a posição em breve na amarelinha.

    Considerações:
    Pelo que vem sendo apresentado até agora, Ana Cristina tem tudo para ir e ser a “aposta” do Zé dentre as garotas da nova geração, por isso nomes como Mayane e Nyeme foram citados por mim, com a ressalva que Mayane tem reais chances de ir pela quantidade de vagas da posição em relação à líbero, muito embora bola todas joguem para estar lá...O que eu acredito que possa talvez pesar para a vaga de central seja o entrosamento da atual temporada, e nesse caso Lins poderia puxar Adê. Entretanto, eu prefiro Mayane.
    Ana Cristina pode ir como ponteira no lugar da Jaque ou simplesmente ir como quinta ponteira, “ocupando” assim a vaga de oposta (não seria novidade uma lista assim visto que o Zé já fez isso em Pequim, e em Atenas foi com 3 ponteiras e 3 opostas). Se for como quarta ponteira, puxa Rosamaria na minha opinião e não Lorenne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu texto, só discordo de alguns pontos.
      Quando disse sobre Dani/Fabiola se a Poliana Jogasse com Fabiola ela voaria baixo. Na verdade se a Poliana jogasse com Fabiola para Poliana seria o céu.
      No Brasil hj não existe uma levantadora selecionável que saiba Jogar com bolas altas exceto Fabiola, se vc olhar o histórico jogadora de bolas altas como a Hooker,Olesia,kosheleva,mamadova e diouf jogaram muito bem com a Fabiola. Acho que a dani não poderia ir pra tokio pois acho o jogo dela parecido com a macris, muita velocidade porém a dani com muito menos precisão.
      Acho que a dupla ideal e pela temporada que estão fazendo seria Macris e Roberta já que olimpiada é momento. Se fosse a última temporada seria Macris/Fabiola pela fase que as duas se encontravam mas esse elenco do sesc na temporada prejudicou muito a Fabiola.

      E sobre as centrais: Adenizia gosto muito dela, Da o sangue em quadra...
      Porém não esta fazendo uma temporada Boa, faz uns jogos bons e outros ruins. A briga pelo meio acho que deveria estar entre a Carol do Praia e Mayane. Levaria a gattaz porque ela É hj com certeza a melhor China/Tempo atrás do Brasil. Tem a deficiência do Bloqueio mas é uma jogadora muito experiente e aguentaria a pressão. A Carol do Praia é uma atacante razoável e consegue fazer rede de 2, bloqueia muito e tem um saque bom, Já mayane incrível bloqueadora, porém atacante é so regular e não faz bem China e nunca vi ela atacando um tempo atrás. Mas esta jogando muito e merece ser testada. No mais seu texto está de quem entende muito...

      Excluir
    2. Anônimo, eu acho que vc concorda em gênero, número e grau com minha afirmação sobre o jogo da Polina com a Fabíola. Talvez n tenha entendido o significado da expressão “voar baixo”...

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)