A crônica do competente e do fracassado (por opção própria)

Em 26 de março de 2020, quando o Praia Clube começava a anunciar suas renovações, eu fiz uma comparação entre a metodologia de mercado do time e do turco Eczacibasi. Hoje, curiosamente, vou falar de derrotas de ambos para os seus arquirrivais. 

Espero francamente que o conceito de "fracassado" não incomode aos torcedores do Praia, não é a minha intenção, mas se puder incomodar ao time, será bem-vindo. 

Nas últimas três temporadas o Praia Clube tem se mostrado um dos maiores times do Brasil, mas nunca se solidificou como o maior e perdeu várias finais em que era favorito. Tem projeto, elenco e investimento para isso, como um dia teve o Rio de Janeiro. Então, o que falta?

(Foto:  William Lucas/Inovafoto/CBV)


Em comparação ao time do Minas, o Praia é superior. Aliás, o time de Uberlândia tem o maior investimento em elenco do país e nem se compara ao do Minas, que tem, por exemplo, um banco bem mais modesto. 

Quanto às estrangeiras, o time também é superior, o Praia trouxe duas titulares da República Dominicana e uma da Holanda, enquanto o Minas trouxe a quarta oposta dos EUA e uma ponteira experiente vinda de um ano sabático após uma segunda lesão grave em duas temporadas consecutivas. O que falta ao Praia então?

Competência

E isso sobra no Minas. Um time muito mais modesto, articulado pela genialidade de Macris. E olha que nessa final ela não fez uma grande apresentação, seus erros forçando com Thaísa foram fundamentais para a derrota do Minas no segundo set. 

Nem foi um dos melhores jogos do Minas, aliás, foi um jogo muito emocionante e bem jogado, mas com vários problemas técnicos. Do lado do Minas, as ponteiras não funcionaram. Megan Hodge só foi aparecer de verdade no quarto set, Pri Daroit jogou mal.

 (Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


É aí que elogio o italiano Nicola Negro, mesmo em um jogo sem pontuar, Hodge fez o que não é comum a ela: passou bem quando foi solicitada. Pri Daroit e sua substituta Kasiely não se destacaram, mas não foram mal. Kasy entrou atacando na ponta dos dedos, largando... e o Praia assistindo. 

Cuttino é uma oposta muito boa, mas pouco experiente e é sua irregularidade que a prejudica. Quando a mantém, joga muito, foi assim em Casalmaggiore, vem sendo assim no Minas. Jogou muito, na semifinal e na final. 

Baixa competência

O Praia jogou muito bem, fez um jogo bonito, mas sem oposta. Brayelin Martinez foi mal mais uma vez, longe de repetir as grandes atuações da temporada passada. Brayelin parece incomodada, insatisfeita e está levando isso para quadra, onde vem sofrendo inclusive na entrada (sua posição de origem).

Um time com desempenho fraco é comandado por um líder fraco. Quem sou eu para criticar Paulo Coco, mas suas decisões estão difíceis de se entender. A principal delas é: por que Claudinha é intocável? Me parte o coração critica-la, a levantadora praiana é uma das atletas que mais admiro no voleibol nacional, mas ela faz mais uma temporada muito aquém.

(Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


Na final da Copa, Claudinha chamou Carol em uma china em um ponto decisivo, com Fernanda Garay e Monique na rede e Thaísa no bloqueio. Resultado? Carol bloqueada, set perdido. O jogo de Claudinha é cantado, previsível e por vezes até tecnicamente limitado.  

Não entendo porque Paulo Coco não vê em Rosane uma oportunidade. A levantadora participou da reação do Praia em três sets diferentes e foi decisiva no tie-break. Rosane deixou a quadra no 5º set com 12 a 11 para o Praia. Na entrada de Claudinha, foram três bolas consecutivas para Buijs, que não virou nas três vezes e permitiu o contra-ataque de Hodge. Vocês já sabem o resultado.

Monique ficou apagada o jogo inteiro, por mais de cinco sets ela e Claudinha não acertaram sua bola. A oposta, que volta de problemas físicos, ficou boa parte do jogo sem receber bolas e em um ataque decisivo, Claudinha decide acioná-la - bola para fora. Não dá para ficar com uma oposta que não pontua em quadra! Coloca Michelle, Mari, tire Buijs do passe e efetive as centrais, oposta sem passar e sem efetividade no ataque é peso morto para o time.

O Praia assiste passivo a seu declínio, muito mais a comissão técnica do que seu elenco propriamente dito. E que nenhum adjetivo anterior ouse a ser direcionado a Fernanda Garay: que atuação monstruosa! 29 pontos, chamando a responsabilidade, batendo pipe depois de recepcionar, como se isso não fosse extremamente desgastante. Garay é hoje a melhor ponteira da Superliga e me arrisco a dizer que a melhor do Brasil.

(Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


Nada cravado

O Praia pode ser campeão dessa Superliga? E como pode, tem elenco e investimento para isso. O Minas pode cair em uma semifinal? Pode, já é surpreendente que ele lidere. Mas, até aqui, considerando investimentos e elencos, o Minas é muito mais competente do que seu arquirrival, tira muito mais de suas atletas do que o Praia.

Insistindo em sua lógica que já lhe rendeu diversas pratas, o Praia escolhe ser fracassado. É um eterno sentimento de que algo está faltando e a única coisa que realmente falta é frieza e competência para vencer. 

(Foto: William Lucas/Inovafoto/CBV)


Comentários

  1. O que aconteceu com a Liara? Ela não tinha ido pro Praia?

    ResponderExcluir
  2. Perfeita sua análise Gustavo!!! Além da Garay, gostei das atualizações da Carol e Anne!!! Com o investimento que tem, o Praia poderia ter escolhido algumas peças melhores. A verdade é que o Praia se acomodou depois que ganhou aquela Superliga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sempre acho que vcs vão odiar haha.

      E concordo com vc, falhei em não elogiar Carol e Buijs. Os maiores erros do Praia foram na preparação de jogo, as definidoras foram bem escolhidas.

      Confesso que eu não teria apostado na Martinez pra saída da primeira vez, mas ela veio muito bem e justificou a renovação. A Jineiry nunca me encantou, temos algumas centrais melhores do que ela por aqui.

      Excluir
  3. Eu ainda acho q se tivesse outro treinador mais competente o time não perderia tantas finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo discordar, mas temos poucas opções no Brasil. O Minas está fazendo muito mais com muito menos e não temos como não creditar Negro.

      Excluir
  4. Achei muito dura a matéria, Gustavo. O jogo foi decidido nos detalhes e qualquer um dos times poderia ter ganhado. Mas concordo que a Claudinha não vem jogando bem. Espero que o clube contrate uma boa levantadora pra próxima temporada (preferencialmente estrangeira, pq as boas levantadoras brasileiras não querem ir pro Praia).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo, Felipe, mas infelizmente o Praia virou um especialista em perder finais.

      O jogo foi ótimo, mas o Minas foi campeão com duas ponteiras que mal atacaram, com a Macris jogando mal e o Praia passou 5 sets sem uma oposta atuar bem.

      Se não fosse a Garay, não iria tão longe e não dá para ficar tão dependente de uma ponteira passadora enquanto a oposta e a central da 2 não atacam.

      Excluir
  5. Apesar de não ter jogado mal, a Claudinha faltou em precisão em alguns momentos e nos momentos decisivos errou na distribuição. Mas pior foram as opostas. A Brayelin estava incomodada de não conseguir derrubar bolas, apesar de mais magra parece aue continua um pouco lenta e sem potência no ataque. Talvez a bola dela seja um pouco mais alta mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Se Tóquio fosse hoje...
    Titulares: Macris, Thaísa, Carol, Tandara, Fe Garay, Gabi e Camila Brait.
    Reservas: Dani Lins, Carol Gattaz, Lorrayna, Natália e Karina.
    Dani Lins defende e bloqueia bem e está evoluindo na temporada. Carol Gattaz tem uma china muito boa para a rede de dois, sendo que a Mayany não tem atacado bem e de boas bloqueadoras já tem Thaísa e Carol. A Adenízia também não está rendendo o suficiente. Eu testaria a Lorrayna e a Karina na Liga das Nações, porque a Lorene não está rendendo muito essa temporada e sem muita variedade nos golpes e a Jaqueline não está 100%. Ainda mais tendo a Natália que é experiente e pode entrar de oposta se for preciso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmas convocadas, só ressalvando que a Fê Garay e Gabi são para a mesma posição pois tem a mesma característica. Uma iria para o banco e entraria Natália. Talvez a Tainara também na equipe, fazendo a mesma função da Natália,
      uma atacante de força coberta pela libero no passe. Adenizia não chamaria. É fato q já participou de muitas convocações, sempre na reserva, mesmo rodando as titulares, sinal q não evoluiu

      Excluir
  7. Gattaz é a única central brasileira atualmente que sabe fazer bem rede de dois. O ruim é que ela bloqueia pouco, mas já deu uma leve melhorada no fundamento desde o começo da temporada. ZRG deve chamá-la para a Liga das Nações pra ver como ela se sai depois de 8 anos longe da seleção.

    ResponderExcluir
  8. O uniforme preto com dourado do Vakif é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Sobre Gabi discordo: Hoje a luta seria Garay e Natalia. Vamos olhar a bola e esquecer as '' características '' pelas quais balizamos nossas análises. Hoje Gabi é, inclusive, mais atacante que a Natalia. Ela está numa fase que faz maravilhosamente bem as duas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Apesar de ser fã incondicional da Garay, para mim a Gabi é a titular absoluta da posição. Para a Tandara passar por bloqueios mais altos vai ser preciso um passe muito bom e Brait, Gabi e Garay podem garantir isso. Mesmo em termos de ataque, atualmente a Natália está atrás, Gabi e Garay muito mais inteligentes. Por isso, hoje para mim a Natália começaria no banco.
      (eu que escrevi o comentário das convocadas)

      Excluir
  10. Gustavo, querido, adoro seu blog, sua comparação foi ótima. As dominicanas decepcionaram muito pelo Praia, que pena, mas Garay está de encher os olhos, que jogadora poderosa, que domina todos os fundamentos. Hoje a briga dela não é por vaga na seleção, pra mim ela é titular. Gabi e Natália são ótimas e destaques em suas respectivas ligas, ligas que na minha humilde opinião, são piores do que a nossa. Quanto Thaísa, outro monstro. Gosto muito da Gattaz, nunca foi unanimidade, mas acho muito bonito o esforço que a mesma vem fazendo para evoluir no bloqueio, prestes a completar 40 anos, é inspirador. Quanto a seu ataque, não precisamos falar. Nesse jogo estão as 3 centrais que merecem Tóquio. Uma grande vantagem que vejo no Minas em detrimento dos demais times é que havendo passe a equipe precisa somente de mais uma atacante bem além das centrais, pois as duas centrais são muito competentes no ataque.

    ResponderExcluir
  11. Apesar dos vários comentários relevantes, particularmente acho que o problema do Praia é a pressão excessiva da torcida sobre as jogadoras. Muitos falarão, isto é normal em qualquer clube, mas no caso do Praia é diferente. Uberlândia é bem menor que BH, tem uma torcida fanática e a pressão sobre as jogadoras é praticamente "corpo a corpo". BH, por ser maior, esta pressão é dissipada em outras atividades e atrações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo que o problema seja a pressão. Não tem nenhuma juvenil jogando e não existe pressão da torcida se a arquibancada está vazia, e as jogadoras estão acostumadas a lidar com isso. A questão do praia é que ele não consegue neutralizar os pontos fortes do Minas e nas finais sempre tem alguém do time num dia ruim e comprometendo a equipe. Neste dia foi a jogadora de que se espera que faça a diferença, mas por alguma razão Martinez não está confortável como oposta.

      E neste caso concordo com o Gustavo que o problema maior é o treinador. Se as duas opostas não estavam jogando, coloca a Buijs de oposta e coloca a Michelle pra passar, faz alguma coisa diferente, não adianta insistir no que não está dando certo. De qualquer forma foi um jogaço, fiquei feliz pelo alto nível, mas principalmente pelo título do Minas da minha Macris s2.

      Excluir
  12. Não acho o Minas tão inferior assim, pois têm: um ótima líbero; melhor dupla de centrais de uma equipe brasileira atualmente e se duvidar do mundo; melhor levantadora brasileira; Pri Daroit não dá prejuízo; Cuttino é uma oposta de grande potencial e foi uma aposta que deu certo; Megan foi outra aposta também, que se recuperasse iria incomodar, jogadora alta e técnica e Minas a recuperou. Grandes times italianos sempre apostaram nela e não era à toa...

    ResponderExcluir
  13. Eu tô sentindo que o tombo do Minas no final da temporada será grande kkk.

    ResponderExcluir
  14. Kkkk mas quem vai dar esse tombo???? Osasco??? Sesi??? Flamengo???Praia??? Chiquititas???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer um desses. Playoffs é outro campeonato e tudo pode acontecer. Vejo muitos leiteiros comemorando o título da SL muito antes da hora.

      Excluir
  15. Com o elenco que possuem, tanto SESI quanto Praia têm time para passar pelas leiteiras, Osasco pode bater de frente e nunca se pode menosprezar um time que tem Bernardo como treinador. Praia sem oposta, perdeu nos detalhes e se Tiffany tiver mais responsabilidade, a vida das leiteiras de salto alto pode se complicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, todos esses times jogando o que podem, tem condições de bater de frente com o Minas, mas tombar eu não acredito. Gostaria desse tal equilíbrio, mas só vejo com o Praia.

      Excluir
    2. Perfeito, 1º anônimo. O salto alto das leiteiras vai quebrar e eu estarei de camarote para ver esse momento mwhahah.

      Thaísa precisa abaixar um pouco a bola já que anda chamando as adversárias de filhas da puta depois de bloqueá-las. E a torcida leiteira está indo pelo mesmo caminho, ranço ¬¬

      Excluir
    3. Exato amigo, se fosse ao menos leite Ninho, mas leite B Itambé ninguém quer. Kkkkkk

      Excluir
    4. Aqui em casa só leite Ninho, Itambé só pras visitas, principalmente pra insuportável da minha sogra. #berro

      Excluir
    5. Concordo com o 3o anônimo! Thaisa tá xingando muito e sem necessidade... ninguém discorda que ela é a melhor central do mundo, mas corre o risco de ela virar soberba.

      Eu acho que o Minas é, sim, favorito pra ganhar a SL, ainda mais agora que Cuttino e Megan se firmaram. Mas Praia também tem total condição de ganhar. Sesc eu acho carta fora do baralho e Bauru é a mesma coisa de sempre. Osasco tem chance se reencontrar o voleibol que jogou no 1o turno.

      Excluir
    6. Como se a Thaisa fosse a única que xingasse assim né...só reparar e fazer leitura labial nas jogadoras que dá pra notar o tanto de coisa que sai, em todos os times...Em termos de favoritismo, todos os 5 primeiros classificados tem um pouco, só não coloco Barueri ainda por ser um time muito jovem, porém, pela consistência e nível tático e técnico apresentado pelo Minas até então, o mesmo se credencia à frente dos demais...Pri Dairot e Cuttino ainda se apresentam de forma um pouco irregular, mas vem evoluindo...Cuttino na final da Copa Brasil, onde poderia se esperar um bloqueio emocional, foi justamente o contrário, ela vem cada vez mais se ambientando...Pri Dairot no jogo contra Bauru ontem, pelo returno, se apresentou muito bem, fazendo um ótimo fundo de quadra...Kasiely vem entrando bem, tal como Pri Heldes e Mesquita...time muito organizado taticamente e o Nicola, independente de ser chamado de descontrolado e tantas coisas mais, é querido pelas jogadoras e se faz ouvir, tem a comissão técnica nas mãos e já conseguiu 3 títulos importantes com o Minas! Tudo pode acontecer...porém, de momento, o Minas aparenta estar mais forte não só tecnicamente, como também psicologicamente e parece estar cada vez mais gostando de vencer...

      Excluir
    7. Daroit contra Bauru foi bem nos dois primeiros sets, depois flopou como de costume.

      3 títulos importantes na conta do esquizo italiano? Sula, Copa BR e...?

      Ainda sobre ontem, Bauru não forçou o tie contra as leiteiras por pura incompetência. Tiffany nem dá pra comentar mais.

      Excluir
    8. Os três títulos importantes que o Minas conseguiu como Nicola foram, além do Sul-Americano e Copa Brasil, o titulo do mineiro...sim, esse último é muito importante, porque é uma disputa particular e especial como o Praia, maior investimento do Brasil, então, vale, sim, muita coisa...

      Excluir
  16. O Minas, pela temporada que faz, não pode cair no erro de achar que já ganhou. É manter a humildade, o foco e trabalhar os defeitos que ainda tem. Todavia a previsão de "Eu tô sentindo que o tombo do Minas no final da temporada '' parece mais olho gordo e desejo de torcedor do que um comentário objetivo. E o outro comentário do outro anônimo - são tantos, senhor. Fico tonto - praticamente previu que o Praia precisa de um jogo perfeito: todas as jogadoras jogarem muito bem ao mesmo tempo. Isso é muito difícil para qualquer time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que jogo perfeito? Praia precisou apenas que a oposta jogasse para vencer o Minas, assim como o Osasco precisou de Tandara e ao menos uma central para deixar o jogo parelho, Sesc realmente tem um time bem limitado e agora sem a Pombossylla que está mais preocupada com o lixo de BBB ficou ainda mais complicado para as ex-suvaqueiras, Bauru é um time sem vida e também acho que dificilmente passe de uma semifinal.
      Sobre a falta de um comentário objetivo, o único que precisa ser objetivo é o blogueiro, os comentários abaixo em sua maioria são de cunho emocional de torcedor e sim quero muito a queda das leiteiras, principalmente pela a arrogância da Thaisa, da Chinattaz e do insuportável italiano que não perde a oportunidade de ficar pegando/tocando nas suas jogadoras. Minas passa longe de ser um time imbatível.

      Excluir
    2. Último anônimo lavou a minha alma, parabéns pelo comentário maravilhoso!

      Nicola é um cretino descontrolado. A atitude 'foda-se tudo' da Thaísa cansa. Gattaz é outra que precisa melhorar aquele block medíocre para uma central experiente de 1.92 antes de qualquer coisa. Macris é boa e humilde, mas tem torcedor fanático dela que dá nojo. Cuttino fez alguns jogos bons depois de meses e, segundo alguns leiteiros, será a próxima Egonu. Se algum outro bom time apertar bastante o saque, o tombo mineiro vem!

      Excluir
    3. E esse comentário seu não foi de cunho emocional de torcedor, não??? Se referindo à Thaisa de arrogante e apelidando outras jogadoras...O comportamento das jogadoras é o mesmo em todos os times, umas mais outras menos...Queria ver se essas mesmas jogadoras estivessem no time para o qual você torce e fazendo a diferença como elas estão no Minas, queria ver você se referir a elas dessa maneira...preguiça dessa gente...

      Excluir
    4. "Sobre a falta de um comentário objetivo, o único que precisa ser objetivo é o blogueiro, os comentários abaixo em sua maioria são de cunho emocional de torcedor..."

      Ele não negou que o próprio comentário não foi emocional, último anônimo. Faltou interpretação aí kkk.

      Excluir
  17. Gentem, mais alguém amou a bolada que a Tandatoco deu na songa monga da cefaLeia ontem, pena que não foi na Gretchen bico de pato. Hehehe

    Se tivesse levado uma bolada dessas na olímpiada, Léia teria acordado pra vida e não teria passado vergonha levando ponto de manchete e nem de lobby de uma certa chinesa misteriosa. #deboche

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tands tava tão irritada com o próprio desempenho e tbm com o do time que não pediu desculpas pra Geleia como naquela vez em que atravessou a quadra. E a hora da Thaísa irá chegar. Ela e Macris tremeram muito na base no 4º set contra o Praia.

      Excluir
  18. Galera, me respondam uma coisa vcs q são entendidos (de vôlei)kkk: se a Macris é uma levantadora q joga com mta velocidade e Tandara uma oposta de bolas mais altas, isso não pode dar um problema de sintonia, se, supostamente ambas forem titulares em Tóquio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk

      Isso é um problema, sim. Pior: a única vez que duas jogaram juntas como titulares no ciclo desde 2017 foi no PO de Uberlândia. E isso que a Tandara tava deslocada na ponta. ZRG terá que colocar todo o time pra jogar na Liga das Nações. Culpa dele tbm por só ter efetivado a Macris na seleção em 2019 depois dela ter ganhado o MVP na SL.

      Excluir
    2. Acredito que isso possa ser resolvido com treinos. Tandara vai ter que adaptar, o volei hoje em dia é rápido. Até pq ela não vai conseguir passar pelo bloqueio internacional só com força.

      Excluir
  19. Concordo com o Eternal em alguns pontos. Não vejo o Minas arrogante, não acho que a equipe tenha salto alto. Meu Deus, Gattaz é muito humilde, Leia é uma brincalhona rs. Thaísa realmente fala palavrões quando bloqueia, mas esse comportamento é dela, faz e fez isso em todas equipes que passou. Vejo muito recalque aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chinattaz é muito humilde? Hmm kkk bjs

      Excluir
    2. Das leiteiras a única humilde é a CefaLeia, gosto dela. Covidttaz humilde? A mesma que disse que só jogaria na seleção em Olimpíadas #osurto #ailudida kkkkk. Gretchen é bastante arrogante em quadra, mas parece ser uma ótima companheira, gosto dela. Sonsacris parecia ser humilde, mas ultimamente tá ficando bem chatinha, acho que é o fandom irritante dela. As outras fubás nem comento. Bjs Uberlândia.

      Excluir
    3. Se formos falar de arrogância, podemos citar inúmeras jogadoras em vários outras equipes bem piores que as do Minas: Amanda (cada vez mais insuportável), a própria Tandara (só não está tanto nessa temporada, porque convenhamos, seu rendimento não é mais o que era), Bia, Mayane (depois que foi para osasco se contaminou com o arrogância e prepotência clássica desse time), Camila Brait (se acha a última bolacha do pacote), Fabíola (sempre muito mal encarada), Drussyla, Dani Lins...só para citar algumas...

      Excluir
    4. O surto do leiteiro kkkkkk

      Excluir
  20. Acredito que o Praia pode sim vencer o Minas!! Não vejo essa superioridade tão grande assim do Minas em relação ao Praia!! Essa superioridade poderia ser colocada em relação ao Rio, que nessa temporada levou um sonoro 3 x 0 das leiteiras e o meu time já venceu duas vezes elas...comigo gritando muito na cara daquelas Insuportáveis do Rio!!!
    E outra, com a chegada e o entrosamento da minha amiga Dobi, vamos evoluir muito e Dobi não tem medo do afronte, e podemos calar sim a Thaísa Desbocada!! E o Osasco se recuperar o nível do primeiro turno pode sim tombar as leiteiras!!
    O título da Superliga fica entre Minas, Praia, Bauru e Osasco!!! Rio só roubando para favorecer elas e o Insuportável do Bernardo!! Ontem tentaram garfar as Osasquenses, nas não adiantou, no final, Osasco atrapelou e fez um 15x 04 no tie breik calando a boca das arrogantes do Rio que sairiam da quadra rapidinho kkkkkkkkkkkk
    E até agora...na supercopa e no supervoley quem venceu foi o Praia; lógico que foi contra o Rio, mas como a maioria aqui diz que elas amarelam em finais, elas só perderam a final da Copa do Brasil para o poderoso Minas......
    Bjs da Poli sem medo do Afronte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)