Surpresa da temporada, Chieri derruba Scandicci e assume 4º lugar do Italiano

Quando começamos a analisar a montagem dos elencos do Italiano na temporada 2020/2021, ninguém sequer imaginou que o Reale Mutua Fenera Chieri poderia estar no G4, o grupo dos quatro melhores times do maior campeonato do mundo.

E não é que o ousado está? E por méritos próprios, vencendo adversários de investimento maior ou mais tradição, como o sofrido Busto Arsizio, o Casalmaggiore, o Firenze e hoje, em seu primeiro jogo da temporada contra o clube da Toscana, vencendo o Scandicci. 

Não tem nada de mágico no Chieri, seu grande trunfo é ser corajoso e eficiente contra times de nível semelhante. Aliás, até o Conegliano já perdeu set para elas. Esse é o time de Grobelna, 8ª maior pontuadora do campeonato, que divide o mérito com nomes como a levantadora Bosio (que acabou colocando Vick Mayer no banco), a central americana Alhassan e a ponteira Villani

Fenera Chieri é o quarto colocado da Liga Italiana (Foto: Arnaldo Fustini)


E todas elas funcionaram bem hoje, mas não mais do que a oposta estoniana Laak, que saiu do banco para ser a maior pontuadora do jogo com 16 pontos. Laak substituiu Grobelna em um dia ruim e aqui encontramos outro trunfo do Chieri: o banco é bom, tem nível parecido com as titulares. Suficiente para ganhar um campeonato? Provavelmente não, mas extremamente útil em tempos de pandemia.

O Scandicci está sem sua maior estrela, a oposta polonesa Stysiak, que tem uma lesão na mão. É um desfalque e tanto, que fez o time de Massimo Barbolini sofrer muito hoje. A alemã Drewniok, com todo respeito, não chega nem perto de substituí-la. Aliás, a oposta vem sendo preterida a nomes como Courtney e Bosetti na saída.

Infelizmente não dá para defender Drewniok, a alemã deixou a quadra hoje com 5 pontos e 5 erros, aproveitamento de 26%. Isso serve para deixar Malinov louca, já que o hobby preferido da levantadora é encher suas opostas de bolas. Bom para que ela se reinvente e hoje Courtney foi o grande destaque com 16 pontos, junto à central Lubian, também com 16. Na sequência veio Vasileva, com 14 e Pietrini ficou no banco com 6.

Se Courtney jogou de oposta na derrota para o Busto, hoje foi a vez de Bosetti ser a improvisada, mas também não adiantou. A pergunta que fica é: por que não Pietrini fixa na saída? Pior que está, dificilmente fica. E assim o Scandicci levou seu segundo tombo em três jogos e perdeu o 4º lugar para o próprio Chieri. 

Scandicci não conseguiu resistir a primeiro encontro com o Chieri (Foto: Pierluigi Ferioli)


Chieri 3 x 1 Scandicci (22-25, 34-32, 25-17, 25-20)

CHI: Alhassan 15, Perinelli 11, Bosio 3, Frantti 4, Grobelna 4, Villani 15, Mazzaro 14, De Bortoli (L). Sub: Mayer, Laak 16, Gibertini (L).

SCA: Malinov 5, Popovic 8, Lubian 16, Drewniok 5, Vasileva 14, Courtney 16, Merlo (L). Sub: Pietrini 7, Samadan,  Bosetti 4, Camera.

Reencontro curioso

O Scandicci terá três dias para se recuperar, até que se reencontre com o Chieri. Danos da Covid-19! Os dois têm um jogo em atraso da 11ª rodada do campeonato, que deveria ter acontecido no início de novembro.

Se perder novamente, o Scandicci se afastará ainda mais do G4, o que pode prejudicar seu sonho de disputar a próxima Champions League.

Outros jogos

O final de semana também teve a vitória do Monza sobre o Casalmaggiore por 3 sets a 1, sem nenhuma surpresa. Menos ainda com a 42ª vitória consecutiva do Conegliano, agora contra o Trentino, por 3 a 0.  

Hoje a gente teve mais um passo para a redenção do Busto, que bateu o Bergamo por 3 a 0 e também a disputa entre os lanternas, com o Perugia vencendo o Brescia por 3 a 0 e ultrapassando-o na tabela. Vamos de tabela?

Classificação

  1. Conegliano - 57 pts
  2. Novara - 46 pts
  3. Monza - 42 pts*
  4. Chieri - 32 pts***
  5. Scandicci - 30 pts***
  6. Busto Arsizio - 25 pts**
  7. Cuneo - 19 pts*
  8. Trentino - 18 pts*****
  9. Firenze - 17 pts*
  10. Casalmaggiore - 14 pts**
  11. Bergamo - 14 pts*
  12. Perugia - 12 pts***
  13. Brescia - 10 pts*
Asteriscos ( * ) indicam número de jogos em atraso.

Comentários

  1. No último parágrafo antes do placar, corrige lá Gustavo: perdeu o 4º lugar para o próprio CHIERI (e não Brescia).

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo, como você faz para acompanhar esses campeonatos estrangeiros??

    ResponderExcluir
  3. O que fazer se atletas olímpicas se infectarem em Tóquio? O campeonato dura apenas duas semanas, com jogo dia sim dia não e não há possibilidade alguma de adiar as partidas. Eu acho melhor cancelar de vez a Olimpíada do que jogar com equipes potencialmente desfiguradas. Imaginem a falta que uma Egonu da vida pode fazer nesse cenário...

    ResponderExcluir
  4. Como Malinov decaiu, o auge de uma levantadora só vem mesmo com a maturidade. Gosto da Poopovic, mas sou mais ainda a Stevanovic, será que o Terzic irá continuar peitando sua ausência na seleção, já que a berradeira provavelmente não joga pela seleção esse ano?

    ResponderExcluir
  5. Uauuu que legal que a Alhassan fez 15 pontos, hoje em atividade ela é a atacante de maior alcance 3,44, mas ainda é lenta.... fico feliz que ela esteja melhorando e atacando com eficiência pois potencial ela tem! Acredito que no próximo ciclo olímpico ela esteja junto a Rettke com a seleção dos E.U.A.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)