A decadência do (ex) gigante Galatasaray

Se eu te perguntar quem é o G4 do Campeonato Turco, tenho certeza que você não terá muitas dificuldades em responder. Todo mundo já se acostumou com Vakifbank, Eczacibasi e Fenerbahçe conquistando títulos nos últimos anos pelo país e o Galatasaray como quarta força. Às vezes incomodando, tirando um favorito da final, beliscando um bronze, indo a uma semifinal de Champions... 

Título o time tem, é pentacampeão: 1961, 1962, 1963, 1964 e 1966. Sim, boa parte de nós ainda nem tinha nascido, nenhuma de suas jogadoras atuais. Fato é que seu investimento sempre foi alto, vamos a alguns nomes: Demir (Darnel), Boz, Baladin, Centoni, Rabadzhieva, Lo Bianco, Gioli, Valeskinha, Meijners, Veljkovic... Estrelas não faltavam. No passado. 

Galatasaray perdeu para dois rivais diretos pelo quarto lugar (Foto: reprodução/TVF)



Neste ano já foi uma luta para que o Galata assinasse com uma estrangeira, a ucraniana Olesia Rykhliuk. E de estrela mesmo só ela, a base turca é razoável, mas não se sustenta. E para piorar a vida do clube carmim, o Turco nunca teve 5 equipes tão fortes como tem neste ano e já que 3 dessas já o desbancam normalmente, o desafio vem nas outras duas: Aydin e THY.

Quem acompanha o voleibol turco um pouco mais de perto sabe que esses dois já vêm programando seu crescimento há algumas temporadas. O Aydin é aquele time que teve o trio dominicano com as irmãs Martinez (hoje no Praia) e a oposta Gonzalez. Ano passado foi de dominicano a holandês, com Plak e Grothues por lá. "Roubou" duas jogadoras importantes do Galata, a turca Boz na temporada passada e a grega Vasilantonakhi na atual. Esse Aydin venceu o Galata na estreia por 3 a 2.

Terça foi o primeiro encontro com o ainda mais perigoso Turk Hava Yollari, que todo mundo chama de THY. Esse é o time de nomes como Karakurt, Santana, Carlini e foi o algoz da vez do Galata, derrotado por 3 sets a 1. Mas nesse jogo o destaque foi Uslupehlivan (lembram dela?), que fez 22. E só não foi pior porque a ponteira Aydin jogou bem, fazendo 20, mesma pontuação de Rikhlyuk.

É claro que é apenas o começo de tudo no Campeonato Turco, mas já é com certeza um começo desanimador para o tradicional gigante. Afinal, são duas derrotas contra rivais diretos. Desde 2008 o Galatasaray não sabe o que é ficar de fora de uma semifinal do nacional e teoricamente, traça seu caminho para isso. Será que o Galata vai ficar de fora do G4 pela primeira vez em mais de 10 anos? Só o tempo dirá.

Rykhliuk é a única estrangeira do Galatasaray (Foto: TVF)


A 2ª Rodada do Turco

Passando rapidamente por essa rodada de meio da semana, nenhuma grande surpresa. Eczacibasi e Fenerbahçe passando com facilidade, Vakifbank batendo o Aydin em seu primeiro jogo "mais complicado" e vale a atenção para o confronto de estreantes, com Mitchem comandando a vitória do Kuzeyboru sobre o Kale. E amanhã tem outro super clássico, Eczacibasi x Fenerbahçe.

Confira os últimos resultados:

Galatasaray 1 x 3 THY: 20-25, 26-24, 25-19 e 25-10 Clique

Beylikduzu 0 x 3 PTT:  14-25, 15-25, 14-25 Clique

Kuzeyboru 3 x 1 Kale: 25-18, 25-17, 20-25, 25-20 Clique

Besiktas 0 x 3 Eczacıbaşı VitrA: 7-25, 9-25, 9-25 Clique

VakifBank 3 x 0 Aydin B.Şehir Bld.: 25-18, 25-14, 25-23 Clique

Sistem9 Yesilyurt 0 x 3 Nilufer Bld.: 15-25, 22-25, 20-25 Clique

Ilbank – Rodovias: 1-3 27-29, 25-20, 23-25, 16-25 Clique

Fenerbahçe não jogou devido à quarentena do Sariyer.

Invicto, Eczacibasi protagoniza segundo clássico da temporada nesta sexta contra o Fenerbahçe (Foto: TVF)


Comentários

  1. Karakurt tá bancando para a Polen? :O

    ResponderExcluir
  2. Kingdon tá bancando tbm mesmo com uma vaga livre de estrangeira no time titular. Ercan é a capitã da equipe, mas é uma ponteira bem fubá - não que a Madison seja tudo aquilo, mas enfim.

    ResponderExcluir
  3. Kalac é uma boa central.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto dela, depois de mil anos saiu do Gala e foi pro THY. Lembro no ano que foi pra Champions e fizeram um time muito bom, Alikaya/Nesliham, Kosheleva/Rabadzhieva, Ruseva/Sinead Jack e Karadayi, mesmo que os resultados não tenham sido bem o esperado foi o último grande time que montaram. Na briga das centrais turcas Eda e Gunes já estão garantidas, Kalac e Kubra brigam pela terceira vaga sendo que a Kubra voltou de lesão e ta jogando bem

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)