Adiamento olímpico: vantagens e prejuízos causados às 12 seleções

A pandemia de Covid-19 paralisou o voleibol no mundo inteiro. Poxa, deveríamos estar próximos de conhecer o novo campeão olímpico! Mas parou tudo, para todo mundo e agora, os Jogos vão para 2021. 

Um ano pode parecer pouco, mas vai causar impacto nas 12 seleções que disputarão o torneio. Por isso, elencamos alguns dos pontos que podemos considerar serem positivos e negativos para essas seleções em virtude do adiamento. Confira! 

Brasil

Ninguém vai ser mais prejudicado do que o Brasil. Além de ter um dos grupos mais experientes do torneio, o que já pesa para essa seleção, as bicampeãs olímpicas ainda terão um 2020 completamente inútil, já que a CBV decidiu cancelar todos os compromissos de suas seleções, já que o país é o segundo mais afetado pela doença em todo o mundo. 

Necessário, mas péssimo para o grupo que ainda pode perder jogadoras experientes como Fernanda Garay e Fabiana, que têm planos pessoais. O lado bom é que nomes como Lorenne e Rosamaria, que estão em seus auges, terão mais oportunidade de crescer e ganhar experiência, assim como a levantadora Macris, que teve poucas oportunidades como titular no ciclo.

Foto: FIVB

Estados Unidos

Apesar de também ter várias jogadoras experientes, que já jogaram até duas olimpíadas, nomes como Larson e Hill já garantiram que participarão dos jogos, se convocadas. Mas os EUA ainda vão assistir ao retorno da excelente Foluke Akinradewo, que recentemente foi mãe e deve brigar por uma vaga na seleção olímpica.

Outro ponto positivo é mais um ano para Kiraly observar suas três candidatas a levantadoras atuando nas melhores ligas do mundo: Micha Hancock e Jordyn Poulter na Itália e Lauren Carlini na Turquia. Outros ponto positivo é a possível efetivação de Jordan Thompson.

Foto: FIVB

Sérvia 

Melhor time do mundo nos últimos anos, acabou ganhando um descanso forçado e merecido para Boskovic. E tudo tende a ser bom para elas, já que algumas confusões afetaram a Sérvia, como a falta de uma segunda ponteira de composição que passe segurança ou a perda de Stevanovic na rede de dois. 

Além disso, o time ficou recentemente sem suas duas levantadoras reservas e Mirkovic ainda é bem inexperiente. Nada grave, mas uma chance a mais da Sérvia se estabilizar e crescer ainda mais.

Foto: FIVB

China

Elas não pararam de treinar nem mesmo quando a pandemia de Covid-19 estourou por lá, a China quer esse ouro de todo jeito! E já tem times em treinamento por lá também. Então, elas dão um passo a frente. 

Sua seleção já está praticamente pronta e essa pausa tende ainda a dar um fôlego a jogadoras mais experientes como Ni Yan e Chunlei Zeng para tratarem suas lesões. Ruim mesmo ficou para Zhu, que supostamente queria retornar à Europa nesta temporada e não poderá.

Foto: VCG/Reprodução

Itália

Ela chegava como uma incógnita no ano olímpico, mas tem aquela que considero a melhor atacante da atualidade: Paola Egonu fez mais de 70% de aproveitamento nos ataques em jogos decisivos. E é aí que vem a dúvida: será que ela manterá esse alto nível? Bom, durante todo o ciclo manteve e ela continua no mesmo time.

Outro fator que ajuda a Itália é a recuperação de jogadoras como as irmãs Lucia e Caterina Bosetti. São mais opções! Mais experiência para suas jogadoras e principalmente uma chance para sanar o que a Itália vem tendo de pior: levantadoras. Malinov, não nos decepcione! E quem sabe Orro não segue bem, Cambi não recupere o nível ou a Itália seja obrigada a admitir que Signorille é uma opção? Temos mais um ano para tudo isso se Lo Bianco não voltar.

Foto: FIVB

Japão

A sede teve um ciclo ruim e terá mais um ano para tentar tirar algo de bom dele. Golpe sentido foi a aposentadoria de Risa Shinnabe, a ponteira atuava como um coringa de Nakada, além de ser excelente no passe. Nada ajuda o Japão nesse sentido.

Vamos tentar tirar algo positivo disso: o sonho da recuperação das lesões graves que Nagaoka sofreu nos últimos anos. Se a oposta se recuperar e volta a jogar nível, sendo que mal sabemos sobre essa possibilidade, as nipônicas sobem de nível.

Foto: FIVB

Coreia do Sul

Lavarini foi jogado em uma fogueira e enfrentou múltiplos problemas com a Coreia, como problemas de saúde de duas levantadoras ao mesmo tempo. Um ano a mais não fará mal, não é? 

Não mesmo, até porque sua principal estrela, Kim, já sente o cansaço de anos sendo uma das melhores ponteiras do mundo. Tanto que ela optou por voltar para casa. Lavarini terá mais um ano para tentar encontrar um coelho na liga coreana, mas segue sendo difícil.

Foto: DKNY

Turquia

Que bagunça virou essa seleção! Quando nos demos conta, sua principal atacante estava jogando na entrada de rede, depois foi para o banco, na seleção e no clube. Mas nunca podemos subestimar Guidetti, que agora verá Karakurt livre em outro time. 

Não acredito que a pandemia influencie diretamente a Turquia, mas se isso acontecer, tende a ser positivamente.

Foto: FIVB

Rússia

A gente nem sabe o que vai acontecer com a Rússia, não é verdade? Se elas poderão jogar? Com uma queda expressiva em seu voleibol nos últimos anos, promoveram uma dança das cadeiras interminável, seja em seus técnicos ou suas jogadoras, parecia uma gestão amadora. 

Além disso, assim como Lavarini (e até pior), Busato pegou a Rússia em um problemão. Elas prometem dar trabalho, mas o técnico quer o retorno de Kosheleva. E não está errado, mas se ela tiver que passar, desista. 

Foto: China News/Reprodução

República Dominicana

Tudo o que essa seleção precisava é de um tempo para respirar e olha que elas vêm voltando a um momento ótimo, fazendo frente a Brasil e EUA. Temos pontos positivos aqui e o principal é a efetivação de Brayelin Martinez como oposta na Superliga Brasileira. E que Prisilla Rivera volte ainda mais forte, a RDOM precisa do passe dela.

Não consigo enxergar algo negativo à RDOM, senão a possibilidade de não vermos mais de Camil Dominguez em quadra. Por favor, Kwiek, gostamos muito de você!

Foto: reprodução

Argentina

Também não acredito que as panteras sofrerão tanto impacto, mas podemos apostar em alguns pontos positivos. O retorno efetivo de Yael Castiglione à liga brasileira dá mais uma opção à equipe, embora Vick Mayer seja a titular com autonomia.

Outro ponto é que as jogadoras argentinas estão saindo ainda mais da Argentina, infelizmente a liga lá segue fraca. A tendência é que busquem crescer no exterior. 

Foto: China News/Reprodução

Quênia 

As atacantes da rainha ainda estão bem atrás do restante dos times, mas precisarão cavar essa diferença até o topo do voleibol mundial. E para isso precisam de Janet Wanja, sua levantadora titular que foi cortada no início do ano.

Wanja pediu dispensa por motivos pessoais e não foi convocada pelo técnico depois disso. É uma nova chance para a jogadora! Um fator negativo é que a maioria das atletas quenianas são experientes e algumas, como Wacu e Moim, planejavam se aposentar em 2020.

Foto: reprodução

Comentários

  1. Sobre Fabiana e Garay é simples, se ambas jogarem essa temporada de SL, é óbvio que poderão adiar por poucos meses os planos de engravidar, e sinceramente acho que Fabiana ainda tem nível de seleção, já Garay se jogar o que jogou nas duas últimas temporadas, honestamente não fará falta. Sobre as opostas, até gosto da Lorenne (Rosamaria, que se naturalize italianinha, que se vá!), mas uma Sheilla (se aumentar a potência) é uma opção infinitamente mais confiável. Nada contra Macris, mas é muito superestimada, acho difícil ela segurar o rojão de uma Olimpíada, mas é esperar pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila já sabe onde vai jogar? Se for banco no Minas, acho q não merece ser convocada. Garay e Fabiana tbm devem melhorar para ir aos jogos.

      Excluir
    2. Socorro falar que Macros é superestimada, com todo respeito a sua opinião. A menina está jogando o fino da bola, titular absoluta e se Brasil chegar na final cravo que será a melhor levantadora de Tokyo.

      Sobre Sheilla eu concordo que ela trás confiança ao grupo. Minha opinião: Tandara e Sheilla.

      Centrais: Thaisa, Fabiana e gostaria muito de Gataz, mas acredito que o Zé opte por Bia que fez o ciclo (acredito que a 3a. vaga de central será decidida por último: Bia, Adenizia, Carol e Gataz correndo por fora).

      Ponteiras: hoje levaria além da Gabi e Natália titulares, Jaqueline e Garay pra fortalecer a equipe.

      2a. levantadora: Dani, Fabíola e Roberta estão na disputa. Se o Zé for coerente levará Roberta pelo ciclo, mas gostaria de ver a Dani como opção com Sheilla acredito que teríamos um inversão bem forte no banco.

      Resumindo: hoje levaria a seleção de 2016 com a alteração da Tandara na saída e a Gabi na ponta como titulares e a Brait de libero, penso ser a nossa melhor chance de medalha. Mas tudo pode acontecer e este ano todas vão vir com fome de bola por uma vaga!

      Excluir
    3. Querer levar Roberta e Macris pra uma Olimpíada é pedir pra naufragar, vide o Mundial de 2018, Dani Lins recém parida e Roberta em queda livre. Ambas são inexperientes em grandes jogos e Zé certamente levará ao menos Dani ou Fabíola pela experiência. Eu levaria as duas, as outras duas que lutem por Paris 2024.

      A terceira central só escolheria depois da VNL, revezaria durante todo o campeonato Gattaz, Carol, Adenizia e Mara. O mesmo faria com as ponteiras, Jaque e Garay como titulares e Amanda e Drussyla entrando em jogos menos importantes. O mesmo com Sheilla, Lorenne e Popcornmary.

      Excluir
    4. Bom... Estou baseando em fatores e motivos de convocação: Zé preza o ciclo e Macris por mérito vai para Tokyo ( 10 em 10 especialistas colocam como certa e concordo). Fabíola, ótima levantadora mas faltou oportunidade, penso que o Zé opte primeiro por Dani.

      Sobre Drussyla, o ciclo dela é o próximo após as aposentadorias. Amanda briga pela 4a vaga de ponteira caso Jaque não esteja em condições.

      No mais, aceita Macris como 1a levantadora, engole seu orgulho, assiste mais jogos, observe mais técnica e tire a deboche dos comentários, elas não merecem isso, são profissionais, respeite pra ser respeitado ��

      Excluir
    5. Orgulho de quê, amiguinho? Quer dizer que sou obrigado a achar Macris a salvadora da pátria, por saber derrubar bola de segunda? Em primeiro lugar, Zé nunca foi grande fã da Macris, ele sempre gostou de levantadoras altas e boas bloqueadoras (Fofão foi exceção por motivos óbvios), a levantadora do Minas já havia sido escolhida por diversas a melhor da SL e mesmo assim ele a ignorou na Copa dos Campeões 2017 e no Mundial de 2018, ele só a utilizou de forma constante em 2019, porque Roberta está ladeira abaixo e Dani e Fabíola pediram dispensa.

      Espero que ele utilize as três (exceto Roberta, que é a mais fraca das quatro) nessa VNL, amistosos e etc e que as duas com melhor aproveitamento estejam em terras nipônicas. ;

      Excluir
    6. JRG com certeza optará por uma levantadora ousada, técnica e precisa. A Macris se encaixa perfeitamente nesses parâmetros, anos luz na frente de muita gente por aí. Fabíola e Dani terá de brigar pela segunda vaga, devido a experiência de ambas. Em relação as opostas, o cenário é promissor na escolha, Tandara (segurança e potência), Sheila (experiência e técnica), Lorrene (crescimento) e Rosa Maria (precisão e velocidade), creio que o técnico escolherá a Tandara e as demais terão que disputar a segunda vaga.

      Excluir
  2. Eu só não concordo com a "Sérvia Melhor time do Mundo dos ULTIMOS ANOS". Achei forçar um pouco!
    Para isso, basta tirar uma titular de quadra ou alguma contusão (talvez exceto no caso das centrais), que o time morre ali mesmo, se torna previsível e perde para Brasil, China, Itália, USA!
    No mais, ótimas colocações!
    PARABÉNS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ue no ultimo ciclo, foram vice campea olimpica e campea mundial.. Os dois mais importantes campeonatos, se nao for a Sérvia, seria quem?

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo entender como esse time da Rep. Dominicana ainda não decolou de vez. Tem uma das melhores liberos do mundo, uma excelente oposta, uma ponteira ofensiva que, após as lesões, voltou a jogar bem e uma central jovem e bastante promissora. Acho que falta levantadora. Marte é fraca e previsível. Nem precisava ser uma jogadora top. Acho que se tivessem uma Roberta ou Claudinha esse time já estaria no top 5 mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo das zebras e dos cruzamentos a RDOM tem chances de disputar um bronze se pegar Japão, Coreia, Rússia e até Turquia nas quartas. Seria merecido uma semifinal e até um bronze pra está equipe.

      Excluir
    2. República Dominicana talvez nem passe de grupo, porque vai ter Brasil, Servia, Japão e Coréia do Sul pela frente. Na Copa do Mundo a República Dominicana perdeu pra todas essas seleções.

      Excluir
    3. A República Dominicana já fez bastante se tomamos em consideração os poucos recursos dedicados ao volei feminino no país. As meninas têm conseguido bater potências mundiais como os Estados Unidos e o Brasil. Isso não é moleza não.

      Excluir
    4. A República Dominicana tem um plantel de jogadoras altíssimas com mais de 1,90m com muita força bruta, alcance de bola, fico imaginando o que um técnico como Bernardinho ou Lavarini já não teria conquistado com esse timaço. Era para a República Dominicana disputar medalha em todas as competições que entrasse, só a qualidade, altura, o alcance de bola dessas 2 gigantes que são as irmãs Martinez é impressionante. O Praia Clube montou um timaço juntando Jineiry e Brayelin Martinez no mesmo time e ainda trouxe a Anne Bujs, que é outra gigante de 1,90m, juntando-se mais a Walewska que também é outra de 1,90m. Meu Deus dos Céus! Esse é o melhor time da história do Praia Clube, candidato fortíssimo a todos os títulos que disputar. Quanto à República Dominicana, essas gigantes, se forem bem treinadas, tem tudo para estar no pódio das próximas competições.

      Excluir
    5. Como sempre comento, o problema dominicano é o medíocre treinador, o cara é como Luizomar no Osasco, ambos são mais paizões que treinadores.

      Excluir
    6. A levantadora, embora tenha melhorado, ainda eh muito previsivel, mal joga c as centrais, sempre bola alta nas pontas... A sorte eh q tem a Martinez p dividir c a De La Cruz

      Excluir
  5. Também acho que o problema do time é a levantadora

    ResponderExcluir
  6. Falta pra R Dom uma ponteira de composição que ajude mais no passe, de resto é um timaço.


    Ps: Faz uma materia sobre as jogadoras estrangeiras e principalmente as brasileiras que estão indo jogar na Turquia!

    ResponderExcluir
  7. Servia melhor time dos últimos anos ? Forçou.
    China >>>>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também continuo achando a China o time a ser batido. Sérvia ganhou o Mundial. Mas acredito que se a China tivesse ganhado aquela semifinal contra a Itália, provavelmente a Sérvia não seria campeã. A Sérvia sempre se caga quando vê a Zhu do outro lado da rede.

      Excluir
  8. Nesse ciclo olímpico quando o Brasil foi bem em alguma competição não tinha Garay, Fabiana ,Sheilla ou Gattaz. Então acho que não precisamos mais delas(obs: sou grato a tudo o que elas já fizeram para a seleção). Acho que Macris e Fabíola são as levantadoras assim como Tandara certa fica a duvida entre Rosa e Lorenne ou se não levar as três,já que Natália e Gabi serão as titulares absolutas ai sobraria uma vaga para 3° ponteira que ao meu ver Amanda merece mais pq foi cortada no último mundial as pressas em plena forma física. Thaisa e Ana Carolina hoje a frente de todas as centrais brasileiras e não perderia meu tempo com Adenizia e Bia ,e mandava Mayany ou Milka já pensando no próximo ciclo e a libero sem duvidas é a Brait

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito a brilhante carreira da Sheilla, antes do afastamento das quadras para ter as gêmeas, ela já não era mais tão efetiva. Acho injusto com as jogadoras que se dedicaram no último ciclo olímpico perderem a vaga para as jogadoras que se afastaram da seleção e voltam nos 45 segundo do segundo tempo, só pelo nome e performance do passado.

      Excluir
  9. Levantadoras: Macris e Fabíola, são as melhores, sem dúvidas. E Olimpíada é para as melhores! Não dá para exigir que Macris e Fabíola fiquem jogando todos os anos Grand Prix ou Liga das Nações, deixem esses torneios para as outras levantadoras, mas na hora de eventos multi-esportivos, que são transmitidos em TV aberta e tem uma visibilidade muito grande do público em geral, patrocinadores e atletas de outras modalidades tem que se levar o que há de melhor. Então deixa a Roberta jogar Grand Prix e Liga das Nações e deixa eventos como Olimpíada e Jogos Pan-Americanos para Macris e Fabíola.
    Líbero: Camila Brait é a melhor opção, não há o que se discutir, inclusive, por justiça, Brait deveria ter ficado em Londres no lugar da Natália que não tinha condições de jogo, e no Rio, no lugar da Adenízia que foi como quarta central.
    Opostas: Tandara e Sheila, que com esse adiamento da Olimpíada ganhou um tempo pra caprichar na musculação e aumentar a massa muscular. A Sheila foi a maior beneficiada com o adiamento dessa olimpíada para recuperar sua força física fazendo um bom trabalho de musculação, porque técnica ela tem de sobra!
    Ponteiras: Natália, Gabi, Jaqueline e ... A quarta ponteira? Será Amanda? Será Drussyla? Será Garay? Vamos ver quem o Zé escolherá... Mas Natália, Gabi e Jaqueline, ao meu ver, estarão em Tóquio, com certeza!
    Centrais: Thaísa, Carol Gattaz, Fabiana (Se não engravidar?). Caso a Fabiana engravide, eu poderia apostar na jovem Mayani que foi a melhor central do Mundial de Clubes defendendo o Minas e não se intimidou perante os timaços dos clubes europeus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentário... lúcido e prático. Certamente, é esperar pra ver como Sheila, Fabiana e Jaqueline chegarão até junho de 2021.

      Excluir
  10. Que qualquer seleção do mundo leve essa olimpíada, menos essa China virulenta. Quanta ironia...país que esparrodou vírus pra todo lado e é a nação que mais treina...ahh vá...Independente de qualquer coisa, na minha opinião, possui a melhor atleta do volibol feminino mundial: Zhu! Tem um time até que bem entrosado, mas olimpíada é outro nível, ainda mais em um contexto mundial até certo ponto incerto...levaram Rio 2016, mas para Tóquio outras seleções evoluíram bastante também...EUA, sem dúvidas possui o melhor grupo, incomparável...Sérvia, a seleção de maior potencial físico, na acepção da palavra, considerando Bosko e Brankika e uma levantadora invejável...Itália com uma Egonu só subindo de nível e com um conjunto bom, mas inferior do que EUA e China no geral...Brasil pode surpreender se o trio Nathália, Gabi e Tandara estiver zunindo, sem lesões e plenamente entrosadas com Macris...O resto corre por fora, chamando a atenção, no entanto, para Turquia e RDOM.

    ResponderExcluir
  11. Vejo alguns chorando dizendo que a Sérvia não é melhor time dos últimos anos, mas acho que ser vice campeã olímpica,terceiro lugar no Grand Prix de 2017 inclusive em cima da China, campeã europeia de 2017, campeã mundial 2018 e campeã europeia 2019 não é suficiente pros baba ovo das xing ling.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)