Revolucionário: Estados Unidos anuncia campeonato profissional em 2021

O mundo do voleibol feminino está prestes a passar por uma revolução: os Estados Unidos acabam de comunicar oficialmente o lançamento da Liga Nacional de Voleibol Feminino Profissional com um formato único e inovador. A liga é uma iniciativa da Athletes Unlimited (UA) associação esportiva independente em parceria com a Federação Estadunidense (USAV).

Quem participa? 

O projeto é coordenado por três nomes de peso: Jordan Larson, que jogará na China, Foluke Akinradewo, que retorna ao voleibol japonês, e Molly McCage, "cabeça" do projeto nos EUA durante a ausência das compatriotas. As três jogadoras já se comprometeram a disputar o torneio.

Medalhistas olímpicas e amigas, Foluke Akinradewo e Jordan Larson coordenarão liga feminina dos EUA (Foto: Eric Francis/USAV)


48 jogadoras participarão do Campeonato Americano e quem vai decidir as convidadas serão as coordenadoras, Larson, Akinradewo e McCage. Outros quatro nomes também fazem parte do projeto e devem compôr times: a oposta Karsta Lowe (ex-Busto), a ponteira Taylor Simpson (ex-Expressway), a levantadora Amanda Grass (ex-Holding Grass) e as líberos Kristen Tupac (ex-Pfeffingen) e Tiffany Clark (Wisconsin).

Um ponto importante é: sem gestores, as jogadoras coordenam suas carreiras. Diferente de grandes ligas como Brasil e Itália, não haverá um clube ou uma empresa por trás dos times. As próprias jogadoras coordenarão suas carreiras. 

Formato totalmente diferente

O torneio provavelmente será disputado em uma cidade de Nebraska e serão 4 times com 12 jogadoras cada disputando jogos durante seis semanas. Cada time jogará três vezes por semana e a cada semana os times terão uma capitã, escolhida de acordo com sua performance, que coordenará a equipe, podendo selecionar as jogadoras. 

Estado cuja universidade revelou nomes como Larson e Kelsey Robinson, Nebraska deve receber campeonato nacional (Foto: NU Athletic Communications) 


Jogadoras que trocam de time

Sim, as capitãs poderão mudar as jogadoras de suas equipes durante as semanas! Esqueçam o conceito de time solidificado, o diferencial nessa competição será o individual. As jogadoras acumularão pontos com base no desempenho de sua equipe e no desempenho individual e um ranking de jogadoras será divulgado no final da semana. 

Premiação

Vamos ao que importa? No final da temporada, a classificação geral das jogadoras determina as premiações. Os responsáveis pela AU afirmam que a remuneração mínima para uma participante será de 10 mil dólares por cerca de um mês e meio de competição, sendo que as jogadoras com melhores desempenhos podem receber até 50 mil dólares! A liga também pagará hospedagem e alimentação das atletas. 

Competidoras poderão receber de 10 a 50 mil dólares pela disputa de seis semanas do torneio (Foto: reprodução/NCAA)

Como surgiu a AU?

Seus fundadores são Jon Patricof, presidente do New York City FC, e Jonathan Soros, fundador da JS Capital Management LLC, filho do bilionário filantropo George Soros. A AU investiu inicialmente em uma liga feminina de softbol, programada para iniciar em agosto. O vôlei feminino é o segundo esporte contemplado pelo projeto.

Bom começo!

Se a liga prometer o que cumpre, é um projeto que começa muito bem! E ainda tem a possibilidade de ser maior caso canais de televisão aceitem realizar sua transmissão, atraindo possíveis patrocinadores. É oficial: a liga americana sairá do papel.

Conquista americana pode fortalecer o voleibol no país e dar mais oportunidade às jogadoras (Foto: reprodução)

Comentários

  1. Corre o sério risco de não vingar, americanos não gostam de voleibol, prova maior são os jogos de WL, GP e VNL em terras ianques, onde a torcida adversária era maior e mais animada que a da casa (o mico!), a verdade é tamanha que as finais da próxima VNL masculina que seria em Chicago foi transferida para Itália, simplesmente por falta de interesse do público. Agora se chicleteiros e chicleteiras já são debochados e marrentos jogando lá na cochinchina, imagine agora com uma liga nacional local.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A desculpa para transferir as finais da VNL masculina para Turin foi o feriado de 4 de julho. Como se o calendário inteiro do país não fosse considerado bem antes de confirmar a sede da última etapa da VNL, né? KKK Sobre as torcidas, até os canadenses são mais animados do que os chicleteiros dentro dos EUA nos jogos de vôlei KKKKKKKK

      Excluir
  2. Zé Panela é muito frouxo, coloca as chicleteiras em um patamar inalcançável, coisa que nem com Hooker, Tom, Foluke e Larson no auge jamais foi, olha a afirmação dele sobre a nossa seleção para Tokyo:

    "Mas acho que temos um bom time. Temos condições de brigar com qualquer time do mundo. Nós não somos o melhor time. Eu vejo a China na nossa frente, eu vejo a Sérvia na nossa frente, os EUA na nossa frente. Esses três times. Mas a gente briga com Itália e também com esses três" - comentou.

    EUA é uma seleção homogênea (essa é apenas o único diferencial delas), mas é uma equipe que carece de um ataque matador, na minha opinião é time para no máximo bronze, considero as italianas com o saque matador da Egonu, uma seleção muito mais perigosa, Sérvia é uma incógnita, e a China sim é um timaço, mas nós mesmo desfalcados fizemos jogos duros com ela. China é favoritíssima ao ouro, Sérvia um passo atrás e Brasil, EUA e maybe Itália mais atrás. Is my opinion!

    Paneleiro já havia colocado as chicleteiras como certeza na final do Mundial de 2018 e o tombo foi grande, vez ou outra assisto EUA vs Holanda quando estou deprimido, e também EUA vs Servia Rio 2016. Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi isso ontem! KKKKKKK

      Tbm acho as italianas mais perigosas do que as chicleterias pelo ataque da Egonu e a defesa da De Gennaro.

      Chinesas são o cão que seria ideal escapar a partir das quartas. Eu gostei muito do nosso jogo contra elas na Copa do Mundo - isso com Lorenne, Drussyla, Bia, Léia e Mara de titulares.

      "Paneleiro já havia colocado as chicleteiras como certeza na final do Mundial de 2018 e o tombo foi grande, vez ou outra assisto EUA vs Holanda quando estou deprimido, e também EUA vs Servia Rio 2016. Kkkkkkkkk"

      KKKKKKKKKK ZRG não aprende mesmo. A preocupação real é China e Sérvia. A última seleção principalmente pela disputa do 1º lugar no grupo A que pode ser fatal para a formação do mata-mata olímpico.

      Excluir
    2. Gente, qual treinador fala que seu time é o time a ser batido? Ele só disse a realidade com base nos resultados da seleção nos últimos anos. Errado ele não está. Fora que, é bom ter os pés no chão, baixar as expectativas, mas sem perder as esperanças.

      Excluir
    3. Seria bom também assistir a semifinal do mundial de 2014, na qual os EUA metralharam o a arrogância das brasileiras, certas que estariam na final e conseguiriam o tão inédito título mundial!!! Nunca vou entender tanto ódio das chamadas "chicleteiras". O vôlei feminino por lá está ganhando força e popularidade, sim! E já mostraram que não necessariamente a popularidade ou uma liga interna vá dificultar o sucesso americano nos pódios, não é à toa que a seleção masculina é uma das mais vitoriosas no cenário mundial tri olímpico que nem o Brasil. Os EUA feminino sã o segundo país no ranking da FIVB atualmente. Com o material humano em franca ascensão em solo americano, é questão de tempo que o país domine as demais categorias a nível mundial, sendo que já dominam o ranking juvenil! Em termos de material humano e investimento somente a China a rivaliza com as americanas. O Brasil também poderia estar nessa, com tanta gente com potencial nato para o esporte, porém a condução e gestão das coisas por aqui são pífias. Então é sentar e esperar pra ver.

      Excluir
    4. O que é uma semi de Mundial perto de duas finais olímpicas? HA!

      Excluir
  3. Diferente dos pensamentos acima vejo as americanas muito fortes sim nessas olimpiadas, principalmente com o retorno da Akin. Realmente falta uma oposta definidora, além de uma líbero de confiança, mas sobra qualidade na ponta, tendo o melhor quarteto do mundo. A constância tática das americanas considero um ponto muito bom e ao mesmo tempo muito ruim, pois sempre apresentam um padrão de jogo sólido, entretanto, aí tambem mora o grande problema, elas não sabem mudar a tática durante o jogo, então se tudo começa a dar errado elas não conseguem mudar a estratégia e nesse sentido não ter uma grande definidora agrava ainda mais esse quadro. Assim como o Brasil, elas precisam que o conjunto funcione para atingir o topo. Resta esperar quem o Kirally irá escolher para saber o que esperar delas nesses próximos jogos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi dito que as chicleteiras não são fortes, mas que não tudo isso que o ZRG pinta. E você elencou bem os pontos fracos delas que precisam ser bem explorados: falta de uma definidora nata, de uma líbero confiável e de não saber jogar sem passe A o tempo todo. Acho que a seleção olímpica dos EUA será a seguinte:

      Hancock/Carlini
      Drews/Lowe
      Larson/Robinson/Hill/Bartsch
      Akin/Adams/Dixon
      Courtney

      A grande dúvida fica entre as centrais. Akin tá garantida, então sobra duas vagas para Adams, Dixon, Washington e Ogbogu. As duas últimas são boas e promissoras, mas ainda acredito que o Kiraly irá preferir a experiência das duas primeiras. Dixon é mediana, mas o técnico gosta dela e tem o fato da lesão no joelho tê-la tirado da Rio 2016. Mesmo caso do Brasil que tbm tem muitas opções de centrais para Tóquio.

      Excluir
    2. Tudo é muito relativo mesmo, mas vejo a Hancock numa evolução muito boa e jogando bem com as meios, se manter essa pegada será muito bom para as americanas. Eu não levaria Lowe e sim Thompson. Ter duas opostas com o mesmo estilo é burrice.

      Excluir
    3. O Kiraly é burro e teimoso, não é à toa que investiu na Murphy de titular durante anos e levou duas opostas canhotas para a Rio 2016. Os EUA precisaram flopar feio no Mundial para o técnico mexer na saída do time.

      Excluir
  4. Não acredito que ainda existem àqueles que colocam as Maria Chicletes em oto patamá, elas estão no grupo da morte, e correm mesmo que remotamente o risco de nem passarem da fase de grupos, pois dificilmente vencerão a China, Itália é uma seleção perigosíssima, Rússia ultimamente tem feito jogos duríssimos com elas e a Turquia é 8 ou 80, se jogarem contra elas o que jogoram na final do europeu, dificilmente perderão a partida. Sem contar que elas tem dificuldade ao enfrentar seleções com bloqueio pesado e Itália, Rússia e Turquia possuem essas características.

    ResponderExcluir
  5. Link em HD para rever o tombo chicleteiro na Rio 2016: https://www.youtube.com/watch?v=pY29uMQxscs

    Bjs da Bosko. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. GENTE ME AJUDA , PORQUE CHAMAM AS AMERICANAS DE CHICLETEIRAS? ME EXPLIQUEM

    ResponderExcluir
  7. Esse projeto não vai vingar nunca! É o vôlei dos anarquistas! Para quê uma competição se as jogadoras não tem nem posição! Ou sequer time!
    Todo o projeto não faz sentido. Os Estados Unidos não aprende! Eles já tentaram e quase conseguiram fazer do vôlei uma febre, jogos enchiam estádios mas não patrocinadores ou sequer jogadores ou técnicos, tudo porque eles quiseram reinventar a roda e não conseguiram aceitação do Comitê Olímpico Internacional, nem o comitê de Vôlei.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)