Não ficar em último lugar já será um grande resultado para o Minas

Só um milagre tirará o Minas do último lugar do Mundial de Clubes 2019. Fico pensando o que os estrangeiros dizem sobre a Superliga Brasileira hoje, afinal o nosso campeão foi derrotado por um time do segundo escalão do Chinês, sétimo colocado da última edição, sendo que sabemos o quanto a nossa liga é superior à chinesa. Se não passou pelo até desconhecido Guangdong Evergrande, o que acontecerá contra os favoritos ao título, Conegliano e Eczacibasi? Matematicamente, até o título é possível, mas a lógica é outra. 

Nicola Negro com as bicampeãs olímpicas Thaísa e Sheilla ao fundo (Foto: FIVB)


Se eu fosse o Minas, com esse elenco, teria abdicado do Mundial de Clubes. E nem é uma questão de culpar as jogadoras, há sim espaço para todo mundo dentro do vôlei. E todas essas jogadoras, principalmente as ponteiras, poderiam compôr o elenco do Minas. Mas não juntas. Meu sentimento sobre McClendon, a grande indicação do grande Nicola Negro, é sempre o mesmo quando se trata de grandes jogos: "quando ela vai ser substituída por Kasielly?". Deja não passa bem, não ataca bem, comete uma infinidade de erros e para no bloqueio adversário, seja ele do Praia ou do pouco conhecido Guangdong. 

Está certo que o Guangdong também não é um time bobo, suas duas centrais são jogadoras de seleção, uma delas, Yang, emprestada pelo Shandong, assim como a ponta-oposta Du e a levantadora titular Mei. E eu não sei até quando isso é bom, afinal, quem é Mei? (Com todo respeito). Não é uma das selecionáveis de Lang Ping, é uma levantadora de apenas 22 anos que há 3 dias atrás estava jogando com o Shandong. Repito, Mei jogou pelo Shandong no sábado e o Guangdong jogou sem ela no mesmo dia. Foram, no máximo, 3 dias de adaptação.

Xiaohan Mei, a 17 aqui debaixo dos braços de Rabadzhieva, fez sua primeira partida hoje pelo Guangdong - e venceu por 3 a 1 o atual campeão brasileiro (Foto: FIVB)

Para o Minas, de positivo o desempenho de Sheilla no terceiro set com 9 pontos, melhor apresentação dela desde que voltou às quadras, o que ocasionou na virada e na vitória na parcial. Mas ficamos só com isso também e a partir do quarto set o Guangdong arrumou a casa e anulou a oposta. Kosheleva fez um jogaço e Rabadzhieva fez 15, mesma pontuação de Bruna. Dificilmente o Guangdong passará às semifinais, mas ainda terá a esperança de crescer. Ao Minas, só muita oração poderia ajudar...

Mundial de Clubes - Grupo A

Guangdong Evergrande 3 x 1 Itambé Minas

GUA: Li (7), Rabadzhieva (15), Yang (10), Zeng (9), Kosheleva (28), Mei e Lin (L). Sub: Du (6).

MIN: Gattaz (6), Macris (3), Thaísa (10), Bruna (15), McClendon (9), Acosta (11) e Léia (L). Sub: Bruninha (1), Sheilla (14), Kasielly (6).

Kosheleva foi o destaque da partida com 28 pontos (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Essa Deja é horrível, coitado do meu Minas.
    No primeiro jogo da Superliga, contra o Flamengo, já deu pra ver que a coisa tá feia.

    ResponderExcluir
  2. acho que a partir do 2 set o minas está jogando bem

    ResponderExcluir
  3. As únicas atacantes que o minas tem são as centrais, pronto falei

    ResponderExcluir
  4. Não entendi até agora a montagem do time do Minas para essa temporada, será que foram assessorados pelo Luizomar???

    Com todo respeito, mas essa norte-americana Deja é medonha, e o atual técnico só pelo fato de tê-la indicado já perde credibilidade, não vejo uma liderança nele, me parece mais um treinador em início de carreira. Acosta espero que renda mais, se for só isso que tem apresentado a situação se agrava mais ainda. No segundo jogo vimos Kasiely indo super bem nos dois primeiros sets e sua irmã gêmea entrar para o terceiro set, não conseguiu sequer passar, ou seja, confiança 0. Bruninha é boa, esforçada, mas Macris não pode bancar pra ela. Sheila evoluiu, mas todos já sabemos que pantufas não caem hoje como outrora, Bruna infelizmente parece que não conseguirá voltar ao que já foi, e olha que nem foi isso tudo.

    Assustador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdidaça a americana mesmo.... uma pena investir em uma estrangeira que não contribui.....

      Excluir
  5. Respostas
    1. Eu lembro que li uma matéria acho que foi nesse blog mesmo que o Minas estava interessado nela mas não sei o que aconteceu, acho que ela preferiu Osasco

      Excluir
    2. O que a Casanova iria fazer no Minas? O Minas precisa é de ponteira que possa chegar perto do que fizeram Gabi e Natália pelo clube, oposta já tem Bruna e Sheila, não precisa de mais uma oposta, tá precisando é de ponteira! Se fosse alguém do Osasco para o Minas, que fosse a Jaqueline Endres e não a Casanova!

      Excluir
    3. Casanova no Minas de oposta seria muito melhor que Sheila e Bruna juntas

      Excluir
    4. Casanova só daria mais problemas ao Minas, pois ela não defende nem bloqueia nada! Casanova só quer saber de atacar, e mesmo assim está longe de ter o mesmo repertório de ataque de Sheila e Bruna. Casanova é ultrapassada, só sabe jogar na base da força, não varia ataque, nem ajuda na defesa, por isso ela foi por banco no Osasco. Ana Bjelica, maior pontuadora da Copa do Mundo é muito mais qualificada que Casanova.

      Excluir
  6. Várias cubanas estavam disponíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desde quando cubanas são boas de passe ? O Minas precisava é de uma boa ponteira-passadora e não de uma cubana quinadeira!

      Excluir
  7. Infelizmente perder Gabi Guimarães e Natália Zilio fez o Minas perder sua espinha dorsal. Kasiely, Acosta e Deja estão longe de conseguir substituir Gabi e Natália à altura, pelo menos se elas fossem exímias passadoras, dava para o Minas se safar com o potencial de ataque de Taísa, Gattaz, Bruna Honório e Sheila, mas nenhuma delas passa melhor que Gabi Guimarães. Kasiely é a melhor que Acosta e Deja no passe, mas precisava de uma ponteira tipo Jaqueline pra segurar o passe junto com a Kasiely. Infelizmente, as gringas não conseguiram suprir a falta que Gabi e Natália fazem ao Minas.

    ResponderExcluir
  8. Temporada passada quando sesc foi eliminado pelo Bauru todos massacraram a Roberta dizendo que a culpa foi dela e agora Macris está na mesma situação que Roberta estava, tem que se virar sem passe e com atacantes que não botam bola no chão.
    As pessoas têm que admitir que Gabi e Natália é que carregaram Minas nas costas temporada passada e não a Macris pois com uma linha de passe com Gabi, Natalia e Leia até Pri Héldes seria campeã.
    Macris já provou que não passa de uma levantadora comum que só sabe jogar com passe na mão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Macris já provou que é uma grande levantadora jogando pelo Pinheiros e pelo Brasília e, mesmo assim, ganhando prêmios de Melhor Levantadora em 2013, 2014, 2015 e 2016. Agora se as gringas Deja e Acosta não tem a mesma qualidade no ataque e no passe de Gabi e Natália, a culpa não é da Macris.
      No Brasil, quem é melhor levantadora que Macris? Somente Fabíola pode ser citada, pois nenhuma levantadora na atualidade está jogando melhor que Macris no Brasil.

      Excluir
    2. Tudo bem que a Kosheleva deixou a desejar, mas a Roberta também não colaborava quando podia, as bolas não tinham altura nem precisão. Claro que ela não pode levar a culpa sozinha pela eliminação precoce do time nas quartas, mas contribuiu e muito, rs. Ainda bem que ela está longe do meu time, foi dar trabalho aos torcedores do nosso maior rival. rs.

      Excluir

  9. A régua sobre as minas está errada. A comparação deveria ser com o que o Minas tinha antes de ter Natália e Gabi. Nessa época, o Minas se virava com as ponteiras Daroit, Rosamaria e até Jaqueline esteve por lá. O atual plantel de ponteiras é bem inferior ás ponteiras que eu citei. Nesta época, o Minas era competitivo. Tanto, que quase tirou o SESC Rio (ainda com Gabi) das semis da superliga. Substituir Natalia e Gabi seria uma missão difícil para qualquer time. O que se esperava dos dirigentes é que fizessem escolhas que mantivessem o time competitivo. Não foi o que fizeram.
    E algumas coisas saltam aos olhos aqui no blog. E faz tempo! O motivo? Clubismo/ fanatismo de alguns e incômodo com a evolução de algumas jogadoras (agora no caso Macris). Falam tanto que que ninguém é obrigado a ter a mesma opinião (o que se vê é apenas as mesmas palavras com o intuito de atacar), mas não apresentam argumentos sólidos. E quando alguém mostra o contraditório ficam bravos. Eu até acho que Macris precisa evoluir nessa questão de achar um equilíbrio de arriscar o tempo todo na tentativa de achar uma solução para a limitação do time, mas o que se enxerga aqui é tudo, menos argumentação e entendimento sobre o jogo. Então, vamos aos pontos:

    1. A TAL DA LEVANTADORA QUE JOGA SEM PASSE: a visão de quem enxerga o jogo dessa forma ficou lá no vôlei da década de 90. Isso não existe mais! Falta memória ao pessoal e melhor capacidade de observação. No mundial de 2010, por exemplo, estávamos na frente na final e no SET seguinte a recepção brasileira caiu terrivelmente. Fabíola (ótima, aliás), pouco conseguiu fazer. Depois disso o jogo evolui ainda mais. Tanto que foi o último torneio no qual o jogo russo conseguiu alguma coisa. Hoje, para ser campeão é preciso ter o passe estabilizado. China o tem ao esconder a Zhu. Sérvia Campeã mundial o tem ao esconder Brankita e assim possibilitar que Maja use todas as opções de ataque. Aliás, Sérvia só conseguiu alguma coisa depois que resolveu essa questão do passe. A excelente Maja também passou alguns apuros de distribuição nos recentes jogos do seu clube turco – nesta temporada - ao ter que lidar com a instabilidade da Karakurt e da Ismailoglu no passe. E o último exemplo é, a tão explorada por aqui, ida do Bauru para a semifinal na última superliga. Convenhamos: o duelo entre SESC Rio vs Bauru foi um jogo de nível técnico baixo, no qual venceu o menos ruim. Tanto que SESI foi presa fácil para o Praia na semi.

    2. Para mim, Macris passa por situação semelhante à da Roberta no ano passado ou pior. Pior, pois as ponteiras do Minas nao passam, mas também não atacam. A questão que fica é: para quem você levanta a bola se praticamente está com duas jogadoras a menos em quadra? É quase como não ter ponteiras. E dizer que todos massacraram a Roberta na derrota do SESC para o Bauru é generalizar e dramatizar demais. Qualquer pessoa que assistiu a superliga passada e, não apele para clubismo e fanatismo, sabe que a culpa não foi da Roberta. Bernardinho comete poucos erros. Mas neste caso ele montou um time muito abaixo do que o Rio já teve. Não havia absolutamente nada que Roberta pudesse fazer.

    Ah... e o técnico do Minas... o que pensar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário!
      Em relação ao SESC da última temporada, acho que Kosheleva foi quem mais afundou o time e não a Roberta. Kosheleva acabou de afundar o Guandong hoje marcando apenas 2 pontos de ataque e não ajudando em nada no passe.
      Eu acho que o Nicola Negro está se esforçando pra tentar alguma coisa nesse time do Minas, mas como vc mesmo citou, as ponteiras não estão ajudando no passe e nem resolvendo no ataque, então fica muito difícil pra o Nicola Negro arrumar o time, mas tentar, ele tenta. Tanto que ele resolveu efetivar a Kasiely, que não resolve muito no ataque, mas pelo menos é melhor passadora que Acosta e Deja, dando a oportunidade de Macris jogar com as centrais e opostas, mas precisava que Acosta fosse um pouco melhor no passe.

      Excluir
    2. Nicola Negro indicou a ponteira Deja amiga, logo deve ser culpado pelos fracassos que virão.

      Excluir
    3. Talvez Deja MacCledon esteja passando apenas por uma má fase, ou então, por adaptação ao Brasil e ao Minas, já que ela era uma das principais jogadoras da NCAA jogando pela Pennsylvania State University e chegou até a ser premiada como melhor jogadora do Campeonato Universitário da NCAA. Se formos analisar, estamos ainda no bem no início da temporada, o Minas só jogou 4 jogos pela Superliga, quem sabe a Deja não suba de produção com o decorrer dos jogos?

      Excluir
    4. Tudo bem que a Kosheleva deixou a desejar, mas a Roberta também não colaborava quando podia, as bolas não tinham altura nem precisão. Claro que ela não pode levar a culpa sozinha pela eliminação precoce do time nas quartas, mas contribuiu e muito, rs. Ainda bem que ela está longe do meu time, foi dar trabalho aos torcedores do nosso maior rival. rs.

      Excluir
  10. Até a Mari Paraíba se encaixaria melhor no time do Minas , outra ponteira boa seria a Marie Brinker da Alemanha passa bem e ataca bem ela se aposentou da seleção mas ainda continua a jogar no clube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa! Sem falar que tinha outra infinitude de ponteiras estrangeiras que se encaixariam melhor no time do Minas. PS: não sabia que a Brinker ainda joga em clubes.

      Excluir
    2. Por falar em Paraíba, pra onde ela foi mesmo?!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)