Natália chama a responsabilidade e comanda vitória sobre Fener na Champions

A CEV Champions League começou oficialmente hoje e já foi aberta com nada menos do que um mega clássico entre dois gigantes de Istambul: o Eczacibasi Vitra recebeu o Fenerbahçe Opet. E as tigresas foram anfitriãs ruins, derrotaram as rivais por 3 sets a 2 (25-23, 25-18, 23-25, 22-25, 15-10) em uma partida emocionante!

Quem deu as cartas nesse super jogo de estrelas mundiais foi a brasileira Natália Pereira, ponteira do Eczacibasi e ex-jogadora do Fenerbahçe. Natália foi a maior pontuadora do jogo com 26 pontos e 51% de aproveitamento em ataques. A ponteira ofuscou até o fenômeno Boskovic, dona de 20 pontos (55% de aprov). 

Eczacibasi venceu o clássico por 3 sets a 2, com 26 pontos de Natália (Foto: CEV)


Mas a verdade é que se o Eczacibasi quiser ser campeão de algo com essa distribuição limitada, vai precisar muito mais de Kim. Tá certo que a sul-coreana assumiu a recepção, mas não dá para sustentar um time com centrais que não recebem nem 10 bolas por jogo, Lloyd parece até levantadora russa!

Agora, elogios à tática de Marco Aurélio Motta, os torcedores do Fener que acendam uma vela para a de Zoran Terzic. Colocar apenas duas passadoras em quadra até dá certo lá na Sérvia, mas a líbero titular da seleção turca já é "quinadeira", o que dirá Sarioglu. O Eczacibasi caçou a jovem líbero do Fener, até mandá-la de vez para o banco. E foi justamente o saque que incomodou o Fener no primeiro set, finalizado depois de uma quinada e um levantamento colado de Sariogly na rede. O Fener chegou a estar vencendo por 16 a 10 e ainda tomou a virada.

Anjos até chegaram a empatar, mas Eczacibasi fechou no quinto set (Foto: CEV)


A entrada da líbero Yilmaz foi um dos fatores imprescindíveis para o empate do Fener, mas Robinson continuou sem ver a cor da bola no saque. E foi com o crescimento dela no ataque que os anjos reagiram. Mas no tie-break não teve pra ninguém: a fera Boskovic cresceu e fez 7 dos 15 pontos do time para vencer o rival.

Na sequência dos jogos, o LKS Lodz não me ajudou na teoria de que o Alemão é melhor do que o Polonês e no duelo dos dois campeões nacionais, o time de Lodz bateu o Stuttgart por 3 sets a 2. E nem adiantaram os 26 pontos da americana Ryvers ou os 19 da sueca Alexandra Lazic. Parece que o Stuttgart estava predestinado a perder: a oposta Bociek foi a maior pontuadora do LKS com 17 pontos e quando conseguiu ser anulada, Kowalinska veio do banco para fazer 8 pontos em um tie-break. Aí não deu para as alemãs...

LKS Lodz venceu o Stuttgart na sua estreia (Foto: CEV)


E lá vamos nós para mais um time com linha de duas passadoras, algo promovido por um técnico sérvio: o Alba Blaj. Darko Zakoc, ex-técnico da Sérvia (e Montenegro) tem por lá ninguém menos do que Silvija Popovic e Busa, exatamente a linha de recepção campeã mundial com a Sérvia. Isso para proteger outra Popovic do saque, essa croata, Sanja Popovic. Mas Sanja não é Mihajlovic (que também não está sustentando nem no Fenerbahçe) e não sustentou hoje contra o Nantes, surpresa da última temporada (empurrado pela decepção do Mulhouse, claro). Só Popovic rodou no Blaj com 19 pontos, ninguém mais passou de 6 e o Nantes teve uma distribuição homogênea da pouco conhecida finlandesa Kaisa Alanko. O Nantes foi comandado pela ponteira alemã Schwabe, dona de 17 pontos.

Alba Blaj sofreu na recepção contra o Nantes (Foto: CEV)


Sem muita pompa e com um time mais fraco do que na última temporada, o RC Cannes bateu o Maritza Plovdiv por 3 sets a 1. O Cannes era o favorito mesmo, mas é bom atentar-se que o Maritza tem uma boa parte da seleção búlgara, como a ponteira Nikolova, principal jogadora do time hoje. Mas foi a ponteira Kodola e a "traidora" Todorova, formada pelo Maritza, que comandaram a vitória do time francês.

RC Cannes venceu em casa na estreia (Foto: CEV)


(Falta um jogo de hoje né? Ele vai ter um post só para ele hehe).

CEV Champions League - 1ª Rodada

Grupo A

MP: Natália (26) | Vargas (23)

Grupo C

MP: Bociek (17) | Ryvers (26)

Grupo D

MP: Schwarbe (17) | Popovic Gamma (19)

Grupo E

MP: Kodolova (20) | Nikolova D. (14)

Comentários

  1. Ecz está com o grupo bem entrosado, principalmente entre as estrangeiras. Vou torcer pelo clube no Mundial depois dos times mineiros.

    ResponderExcluir
  2. Falar que a Brankica nao ta dando certo no Fener so pelo jogo de hj eh brincadeira.. Ela vem sendo a maior pontuadora pelo seu time na liga turca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas deixa o Fener muito vulnerável na recepção.

      Excluir
    2. Eu não disse que ela não está dando certo, quando eu digo que ela não está se sustentando, me refiro à recepção e ao jogo abaixo de ontem.

      Excluir
    3. Ela rendeu muito pouco hoje no ataque (miha) , já Natália estava leve, voando, Robinson jogou demais, agora Vargas oscila muito no ataque e para mim tem o melhor saque do feminino mundial.

      Excluir
  3. Eu fico pasmo com a distribuição das levantadoras, as centrais não jogam. Eda é a exceção pq não forçar jogo com ela e burrice. A Bahar recebeu 4 bolas (das quais virou 2) em um jogo de 5 sets! Mesmo que não seja uma exímia atacante, dava pra ter recebido mais bolas, libera as atacantes e até cresce nos outros fundamentos. E o time da Ana Tiemi arrancando ponto do Conegliano? Não to acompanhando, como ela tá jogando?

    ResponderExcluir
  4. Lloyd deu um salto de qualidade de 100%. No Dentil que só jogava bolas extremamente rápidas e baixas para as pontas, conseguiu ajustar para bolas altas e veloz. Infelizmente, segue sem jogar com as meios de rede, porém o Vitra sofre com boas centrais, por isso a maioria das bolas vai para extremidade porque simplesmente são quem roda

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tombo do Bawhoeri, não pelas jogadoras (embora algumas estivessem se achando), mas para os leigos que já cravavam Lorenne, Nyeme, Mayany etc como jogadoras olímpicas.
    Fabíola maravilhosa, essa mulher precisa estar em Tokyo. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atuação fraca da Nyeme ontem, com alguns erros bobos. Lorenne não brilhou, mas acontece, estava muito marcada e Juma também não ajudou, muita jaca. Tenho minhas dúvidas se Juma vai virar craque, já não é tão jovem. Aos 22 anos, Fernanda Venturini já era a melhor levantadora do mundo. Enfim, esperar e torcer. Do lado do Sesc, Tandara está voltando. Ainda fora de forma e cometendo alguns erros, ela carrega nossa esperança para Tokyo 2020. E que partida da Juciely! Depois da última cirurgia, acho que há 2 anos, ela caiu de produção, mas ontem voou. Teria chances na Olimpíada? Quanto à Fabíola, não compartilho de tanta empolgação. Tem relamente muito talento para bolas longas, inversões. Mas graves limitações pelo meio, sempre teve. Mas é uma opção, mas não estou convicto entre ela e Dani Lins, para mim a disputa está aberta, com vantagem para a Dani Lins, por ter desprezado menos a seleção neste ciclo e em toda a carreira.

      Excluir
    2. Filhote, a briga não é Fabíola vs Dani e sim Fabíola vs Roberta e Dani vs Macris, Zé Panela não seria louco (ou seria?) de levar duas jogadoras de estilos iguais como Macris e Dani, ele precisa desse contraponto e se manter a coerência, Fabíola já está com a vaga, a diferença entre ela e Roberta é monstruosa. Sem contar que a Dani Lins a anos não joga bem, acho que a última partida decente da carreira dela foi a final do WG 2016.

      E sobre desprezar a seleção, Fabíola está certíssima sempre foi preterida por Dani, mesmo estando em diversas vezes em melhor fase e tenho certeza que se ela não for convocada, não vai fazer drama, se fazer de vítima/injustiçada e muito menos mimimi como muitas outras.

      Excluir
    3. Muita coragem se desfazer do Barueri na primeira derrota. A obrigação de vencer era do Sesc. Tenham senso de proporção e olhem a diferença de investimento entre os dois clubes.

      Juciely não aguenta mais fisicamente jogar pela seleção.

      Fabíola&Macris >>>>> abismo >>>>> Dani&Roberta.

      Excluir
    4. Não estou me desfazendo do Barueri, ô criatura, mas sim dos panacas que estão colocando algumas dessas jogadoras em um pedestal e desmerecendo as que estão nessa estrada a bem mais tempo.
      Muitos já colocam Nyeme, Lorenne, Mayany em Tokyo, subestimando jogadoras consagradas como Brait, Tandara, Fabiana e etc.
      Não me entenda mal, torço muito por essa nova geração, mas elas ainda têm uma longa jornada a percorrer e felizmente estão correspondendo.

      Excluir
    5. Ô criatura,

      Não dá nem pra levar a sério os histéricos que colocam Nyeme em Tóquio e se desfazem da Tandara por causa da Lorenne, por exemplo. Se nós tivermos alguma chance em Tóquio, será por causa das veteranas. Só tem que ignorar os lunáticos que não aceitam essa realidade. O ciclo das jogadoras do Barueri é Paris 2024.

      Excluir
    6. OK. Eu não consigo ver tudo isso na Fabíola, mas respeito. É uma boa levantadora, mas com deficiências bem conhecidas. Está em melhor fase que Dani Lins desde que a última voltou da gestação. No passado só jogou mais que Dani no Mundial de 2010, quando na bola ganhou a vaga de titular. Mas em 2012 foi cortada porque jogou mal o Grand Prix, quando foi a titular a competição inteira. O corte foi uma surpresa porque ela era até então a titular, credenciada pela ótima Superliga que havia feito. Mas não segurou a pressão quando testada. ZRG arriscou e levou Dani Lins e Fernandinha. À época, muita gente pressionava pela presença da Fernandinha, o que se viu depois que foi um erro. Fato é que o objetivo foi cumprido e ouro veio, com grande atuação de Lins. Em 2016, Fabíola foi uma jogadora a menos na Rio 2016. Se Dani Lins voltar a jogar bem, acho que a Fabíola não volta. E não acho que a Dani Lins e nem qualquer outra tenha um jogo parecido com a Macris, que abusa das centrais e com muita velocidade, o seu problema são os momentos de imprecisão, que às vezes são muito problemáticos.

      Excluir
    7. Tbm acho a Macris bem diferente da Dani. A primeira tem um jogo bem mais acelerado e ousado do que a segunda.

      Pra mim, é Fabíola e Macris em Tóquio sem nem pensar muito. As duas têm estilos de jogo diferentes que acabam se completando.

      Excluir
  6. Nathing zhulio vai maravilhosamente bem até dar de frente com uma Chinesa, daí pipoca legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Natália não pode ver a seleção chinesa que se treme toda.
      O mais chocante é que todas as nossas vitórias sobre as chinesas nesse ciclo, foi sem a presença da Nating. Kkkkkk

      Excluir
    2. Só eu que fico doente dos nervos com a didática exagerada desse narrador do jogo Sesc x Barueri? Esse idiota narra jogo de vôlei como os telespectadores estivessem vendo pela primeira vez. Até parece que a pessoa que assiste vôlei num canal fechado não é fã o suficiente pra saber das coisas básicas que ele ressalta durante todo o jogo. Babaca!

      Excluir
    3. Eu particularmente gosto das transmissões do Sportv. Acho que é importante ser didático para atrair novos fãs. Para comparar, comecei a assistir o Mundial de Rugby no ESPN e tive muita dificuldade em entender. Eles transmitem para quem é expert mesmo, o que também acontece com a NBA lá. Mas o narrador deles de basquete, o Romulo Mendonça é tão engraçado, que vc persiste.

      Excluir
  7. Lorenne precisa variar mais os golpes. Ela tá parecendo aquelas opostas canhotas fubás dos EUA que só atacam na diagonal. O bom é que a brasileira tem muita margem de crescimento ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As opostas americanas só atacam diagonal??? Você provavelmente não vê ou viu os jogos da Drews, inclusive contra a seleção brasileira. Tem bola na paralela até umas horas, e lindíssima por sinal, basta ver.

      Excluir
    2. A maioria - grande parte mesmo - dos ataques de Drews e Lowe são na diagonal, sim. Uma oposta canhota que realmente tem todos os golpes é a Boskovic, por exemplo. Compare a variedade do jogo da sérvia com o das americanas. A diferença é gritante.

      Excluir
  8. Scandicci ganhou no Vakif e segundo comentaristas Malinov jogando muito, será que o vôlei esquecido no mundial voltou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela está voltando a jogar bem, no último jogo do scandicci pelo italiano ela foi a mvp

      Excluir
    2. Sem a zhu o vakif é um time bom, apenas

      Excluir
    3. O time do Vakif desta temporada foi mal montado.

      Excluir
  9. Os jogos da champions league na fase de grupos são de ida e volta ??

    ResponderExcluir
  10. Também não consigo ver paralelo algum entre o jogo da Lins e da Macris. Além do já citado jogo acelerado com as centrais , ela tem um jogo criativo e ousado. Concordo que uma de suas deficiências é ( ou era) seus momentos de imprecisão. Mas até nisso percebi evolução depois da última temporada do Minas e na seleção como titular. Parece que ela ganhou certa maturidade nesta última temporada.

    ResponderExcluir
  11. Só esperando o tombo dos mineirinhos quando as rainhas Dani e Fabíola estiverem em Tokyo. Majacris, eterna jogadora de clubes. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa ser mineiro para reconhecer que a Macris está jogando melhor do que Dani e que a última esqueceu o vôlei em Londres.

      Excluir
    2. Ou torcer pelo Minas.

      Excluir
  12. Morri com o bloque e depois o berro que a ogra Kokôlewska deu na Rivotril em uma das suas manjadas bolas de segunda, a cara da Maja a encarando foi hilária.
    As aberraçõeszinhas polonesas estão se achando após essa razoável temporada de seleções, Turquia da maluquete Karakurt ou a Holanda da princesinha ruiva Sloetjes já, já as colocarão em seus lugares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk

      Não vou com a cara da Lonneke, mas gosto da Maret e da Robin.

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, penso que:

    Sheilla é MITO!!! Com sua contribuição à seleção, certamente, escreveu seu nome na história do esporte brasileiro (provavelmente, mundial)... daqui a um tempo, deverá ser inserida no Hall of Fame....

    mas, para o prosseguimento e a evolução... Tokyo 2020 "deverá" ser Lorenne a oposto reserva da seleção (até para experiência).

    PS.: claro que devemos aguardar o desenrolar da SUPERLIGA... sem desmerecer a Sheila de forma alguma, por tudo que ela inclusive representa... porém, para renovação... FICA A DICA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebê, não se faz renovação às vésperas das Olimpíadas, renovação é apenas pós-Olimpíadas, a meu ver Lorenne só deveria ir para Tokyo se realmente estiver realmente tinindo e Sheilla estiver bem abaixo, sem contar que até Popcornmary ainda pode tirar a vaga da Lorenne.

      Excluir
    2. Pois é... Vc leu o comentário? Compreendeu??
      Disse apenas que, para "prosseguimento e evolução" já que foi a Lorenne que atuou este ano...

      Mas, por tudo o que a Sheilla representa... E eu, particularmente, sou admirador do voleibol dela... ela ATÉ deverá(ia) ir, contudo, se for por merecer na bola....


      PS.: "renovação" deve ser feita à medida que surjam os talentos e/ou de modo sistematizado.... como proposta organizada do esporte.... RESPEITAR "OS EXPERIENTES" e abrir espaço para os jovens ganharem experiência.

      Agora, já ouviu falar de BOSKOVIC?? Lembra como e quando ela surgiu para o VÔLEI internacional?? "Desbancando" quem????
      Ah! Por sinal, outra que sempre admirei BRAKOCEVIC.

      Camarada, não estou aqui para desmerecer comentário de ninguém... Sou apenas torcedor... Inclusive, do bom VOLEIBOL, e de algumas jogadoras que fazem a diferença neste esporte... Seja hoje ( BOSKO, EGONU, ZHU, MAJA....), ontem (SHEILA, FOFÃO, GAMOVA, SOKOLOVA...), em todos os tempos (MIREYA, LANG PING, SMOLEEVA, TAIT...)... PORÉM, quem decidirá isto será o técnico... Continuarei torcendo por nossa seleção, por nossas jogadoras (independentemente da idade) e pelo bom voleibol jogado!!!

      Excluir
    3. Quem estiver melhor, seja de que idade for, vai para Tóquio. Esse deveria ser o critério utilizado pelo ZRG, pelo menos. Pensar apenas em nome e renovação será um tiro no pé. Olimpíada é momento. Antes de qualquer coisa, temos que rezar para todas as selecionáveis estarem 100% fisicamente ano que vem. Sucessivas lesões atrapalharam demais o atual ciclo olímpico do Brasil no vôlei feminino.

      Excluir
    4. Eu não concordo que tem que ser apenas o critério de quem está melhor. Tem que ser levado em consideração as interações tbm, ou seja, como uma jogadora se comporta na presença de outra, seja na linha de passe, bloqueio, ataque (quando uma rede não vira)... tudo isso deve ser levado em conta. Não é atoa que estudos são realizados... por isso eu acho pouco provável levar jogadoras que não tiveram papel nenhum na seleção nos últimos anos, pq se levar acho incoerente e, de certo ponto, meio louco. Quando ele fez isso com a Fernandinha foi o auge do auge... mas né. paciencia.

      Deveria levar quem está no melhor momento, que funciona com as outras jogadoras presentes e, querendo ou não, alguma experiência em aguentar a pressão! Pra mim, a superliga e a VNL vão definir:
      -> As opostas (Lorene, Sheilla, Tandara,Rosamaria(correndo por fora).
      -> As levantadoras (Macris, Dani, Fabiola, Roberta)
      -> As centrais (Mara, Fabiana, Thaisa, Bia, Carol, Adenizia)
      -> As ponteiras (Gabi, Natalia, Drussyla, Garay, Amanda, Tainara)
      E vai ser uma luta muito boa!

      #RumoaTokyo2020

      Excluir
    5. Sendo assim, a Gattaz - melhor central na rede de dois atualmente no Brasil - não pode ser convocada para a Olimpíada pq está afastada da seleção há anos? É claro que não. A VNL servirá justamente para tirar dúvidas em relação a isso.

      Tainara fica para o próximo ciclo.

      Excluir
    6. Concordo que é a melhor central da rede de dois e, no caso dela, o entrosamento iria pesar demais.. sem contar com a experiência. Mas eu não quis dizer que os critérios seriam excludentes não... Seria mais a combinação dos três.
      Pq imagina a Gattaz com outra levantadora que não fosse a Macris, ela jogaria tão bem quanto ? Difícil "prever" né..

      Excluir
    7. O momento que é falado é sobre relação a tudo, não a apenas jogar bem. Tem que levar em conta tbm situação física, entrosamento, disponibilidade, desejo de representar bem o Brasil etc justamente no momento crítico do ano que vem em que o time olímpico terá que ser fechado. Renovação, gratidão por ter participado da maior parte do ciclo e outras coisas semelhantes não contam nesse contexto.

      Eu quero muito ver Gattaz jogando com Fabíola e Macris nas duas primeiras etapas da VNL as quais acontecerão aqui no Brasil. O ZRG já avisou que utilizará essas 6 partidas para tirar as últimas dúvidas que ficarão pendentes sobre algumas selecionáveis na temporada de clubes.

      Excluir
  15. Uma pena que a Nat não consegue ter o mesmo desempenho que tem nos clubes na seleção. Espero que essa realidade mude ano que vem porque o Brasil vai precisar demais dela se quiser ir longe em Tóquio.
    Como eu não gosto dos times turcos (apenas de algumas jogadoras do elenco), amei o tombo do Vakif para o Scandicci. Finalmente elas conseguiram um grande resultado já que no italiano a campanha tem sido vexatória. Minha torcida no mundial vai pra Cone e Novara depois dos mineiros.

    ResponderExcluir
  16. a libero do Novara e do Scandicci já serviram a seleção italiana ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.

      (Sansonna do Novara e Merlo do Savino)

      Excluir
    2. você pode me dizer em que ano ?? É que eu comecei a acompanhar volei a pouco tempo, thanks

      Excluir
    3. Sansonna jogou o Europeu 2015. Já Merlo ganhou o Europeu 2009 e levou o bronze no Grand Prix 2010. Qualquer coisa dá um google nos nomes das atletas para saber de mais informações: Stefania Sansonna e Enrica Merlo.

      Excluir
  17. Será que o Gustavo não vai falar da vitória do scandicci na champions league ??? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele já avisou que está terminando o TCC, então posta aqui quando dá.

      Excluir
  18. Só eu que não entendo pq certas jogadoras quando estão numa ótima crescente decidem ir pra time grande ser reserva ?? Exemplo da Lara Nobre que fez uma ótima temporada passada e agora é reserva no sesc ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Mayhara saiu do SESC ficou uma vaga em aberto. Acabou que foi contratado e mantido, Linda/Lara/Milka, as três ficaram pra disputar uma bola, já que uma vaga é certa ser de Jucielly, e Milka ganhou a vaga.

      Excluir
    2. Drussyla mostrando porque NÃO está pronta pra jogar a Olímpiada. Falta força mental pra ela e oscila demais entre partidas incríveis e atuações pífias, como a de ontem.

      Excluir
    3. Começo a achar que o Bernardinho devia ter deixado a Drussyla ir pro Minas kkkkk

      Excluir
    4. Além de não estar pronta tecnicamente para Tóquio, Drussyla não fez a cirurgia na canela ano passado e vem jogando com dores desde então. Será que a vaga de 4ª ponteira vai cair no colo da Amanda? Kkk. Não duvido o ZRG levá-la à Olimpíada para sacar como vem fazendo desde o GP 2017.

      Excluir
    5. https://webvolei.com.br/2019/11/drussyla-a-olimpiada-nao-e-a-minha-prioridade/

      Preocupante uma atleta jogando nesse estado físico.

      Excluir
    6. Eu acho que a Lara é reserva pq ela joga na rede de 2 que é a mesma da Jucy e a Milka é na rede de 3, então Lara é reserva da Jucy

      Excluir
  19. E a Thaísa que quase decepou o joelho, mas deu a volta por cima e hoje é a melhor central brasileira em atividade? Deusa.

    ResponderExcluir
  20. Os uniformes do Ecz estão bem bonitos.

    ResponderExcluir
  21. Eu to vendo o jogo do scandicci x Conegliano kkk a Sloetjes é uma negação kkkk entrou no segundo set e so levou block kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)