Imparável: Boskovic tem atuação quase perfeita, faz 36 e Eczacibasi derruba Fenerbahçe

Que Tijana Boskovic é um fenômeno, eu não preciso mais dizer. A primeira vez que eu disse foi em 2014, nos primórdios deste blog. Volto a dizer hoje, diante de uma atuação de gala da oposta que atua, mais uma vez, como a melhor do mundo. 

Ela foi a arquiteta da invencibilidade de seu time, o Eczacibasi, que sempre apostou nela, ao derrubar o melhor elenco do Campeonato Turco por 3 sets a 2 (23/25, 26/24, 25/19, 21/25, 15/12). Os números de Boskovic hoje nos ajudam a entender como a Sérvia se tornou a melhor seleção do mundo: foram 36 pontos, média superior a 7 pontos por set. 

Tijana Boskovic marcou 36 contra o Fenerbahçe (Foto: Eczacibasi Vitra)


Mas o aproveitamento hoje impressionou: foi 61% de sucesso em ataques, em um time que tem Robinson, que atuou como líbero na seleção americana. Boskovic levou um bloqueio e cometeu dois erros em mais de 44 bolas recebidas. Que atuação maravilhosa da oposta!

O Fenerbahçe ajudou, foi muito mal no bloqueio com apenas 8 pontos, dez a menos que o rival. As Yellow Angels tiveram outra sérvia brilhando, Mihajlovic fez 21 pontos, maior pontuadora do time. Vargas fez 20 e Erdem 18. Akyol fez uma partida aquém na distribuição e usou pouco de Robinson, que virou 13 das 19 bolas que recebeu. Faltou acreditar mais em Toksoy, que hoje fez 4 pontos em 5 levantamentos. Jogo para números!

Mihajlovic ataca contra triplo de Natália, Eroglu e Boskovic (Foto: TVF)


Mas jogo para perceber também que o sistema de duas passadoras do Fener é muito perigoso: o Eczacibasi fez 11 aces! 8 deles na líbero Sarioglu, coitada, recebeu 58 dos 97 saques e se embolou em um momento decisivo do segundo set. Para o Vitra, um alerta para quem nunca aprende: suas centrais são muito fracas. Mas agora é tarde... E, convenhamos, Alikaya não é a melhor levantadora turca e está atrás das rivais nacionais. Cedo ou tarde Marco Aurelio pode ter que sacrificar uma de suas ponteiras estrangeiras para Lloyd jogar. Por sorte desse time, eles têm Boskovic. Mas sozinha ela não ganhará campeonatos...

Campeonato Turco - 6ª Rodada


ECZ: Boskovic 36, Guveli 10, Kim 13, Alikaya 2, Natália 15, Eroglu 5 e Akoz (L). Sub: Buse, Baladin 1, Lloyd 1.

FEN: Robinson 13, Vargas 20, Toksoy 4, Mihajlovic 21, Erdem 18, Akyol 2 e Sarioglu. Sub: Baskir, Yildirim.

Outros resultados

PTT 1 x 3 Besiktas - MP: Uslupehlivan (17) | Ural (19)

Aydin 1 x 3 Galatsaray - MP: Boz (27) | Rykhliuk (23)

THY 3 x 2 Karayollari - MP: Buijs (20) | Yuzgenc (13)

Vakifbank 3 x 0 Beylikduzu - MP: Karakurt (19) | Akbay (8)

Classificação

  1. Eczacibasi - 6v
  2. Vakifbank - 5v
  3. Galatasaray - 5v
  4. Aydin - 4v
  5. Fenerbahçe - 4v
  6. PTT - 3v
  7. Yesilyurt - 3v*
  8. THY - 2v
  9. Besiktas - 2v
  10. Nilufer - 1v
  11. Karayollari - 0v
  12. Beylikduzu - 0v
*Um jogo a menos

Tigresas lideram o Campeonato Turco invictas (Foto: TVF)

Comentários

  1. Vendo as estatísticas Vargas derrubou 16 bolas, errou 2 e levou 10 bloqueios. SCRR!!!
    Fener tem no papel o melhor time, mas Vargas e Robinson não vão dá conta. Já o Eczacibasi tem uma levantadora turca fraquíssima e centrais mais inúteis que a antena da rede e o Vakif tem uma oposta jovem e que pode tremer em momentos chave e sem Zhu tornou-se um time comum.
    Traduzindo tudo pode acontecer nesse "grande" campeonato de três equipes. #deboche

    ResponderExcluir
  2. "As Yellow Angels tiveram outra sérvia brilhando, Mihajlovic fez 21 pontos, maior pontuadora do Fener***."

    ResponderExcluir
  3. Não entendi pq diminuiu a Alikaya. Ela é uma levantadora limitada, mas hj foi ótima

    ResponderExcluir
  4. Boskovic com certeza a melhor oposta do mundo atualmente, bem a frente de Egonu

    ResponderExcluir
  5. Acredito que qualquer uma das 3 equipes principais podem levar o título. Via Fenerbahçe um pouco à frente, mas perder pro Galatasaray me deixou com um pé atrás. Apesar de não ter centrais o Eczacibasi tem a melhor oposta. Vargas que me desculpe, mas atualmente não existe nenhuma jogadora cubana confiável, totalmente diferente do que vemos no masculino com Leal, Leon. Concordo com o primeiro anônimo, toda partida que assisto de Haak, mesmo nas que ela pontua muito, não sei o porquê, nunca me passa confiança, e não é somente pela questão da idade. Não acho que ela vai superar o que já é.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, não compreendi as escolhas que os técnicos das equipes turcas fizeram para esta temporada....
    Conseguiram transformar as equipes fortíssimas em meros times... capazes, facilmente, de serem parados por diversos times mundo afora....

    Vôlei contemporâneo = PONTEIRA PASSADORA + LÍBERO e o resto..... Rsrsrs...
    Sem passe, apenas bolas empinadas nas pontas, jogo previsível... SIM, SIM, SIM... BOSKO, EGONU, ZHU e mais algumas raridades conseguem carregar um time (não em todas as partidas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E complementam. Em mundial e olimpíada jogadoras carregadores de times não funcionam em Todos os jogos. Não sozinhas!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)