Ainda sem oposta, Novara se agiganta e derruba favoritismo do Scandicci

Se teoria ganhasse jogos, o voleibol não seria um esporte tão emocionante. E aqui está o Igor Volley Novara que não me deixa mentir. Ainda sem suas duas opostas (Brakocevic e Mlakar) lesionadas, o time vem jogando com uma ponteira improvisada na saída. E foi assim que o atual campeão europeu bateu o Scandicci, um dos favoritos ao título, por 3 sets a 2 (25-19; 20-25; 22-25; 25-20; 18-16).

Novara comemora durante partida em Scandicci (Foto: Luca Pietro Santi)


Está dando gosto ver o Novara jogar! Você sabe que o time é limitado, sabe que a saída com Di Iulio improvisada não funciona e mesmo assim vê o time batendo de frente com o Scandicci, que tem um elenco sensacional. Batendo de frente e ganhando, com direito a virada no tie-break. 

Me faltam elogios para as maravilhosas e sensacionais atuações de Vasileva e da levantadora Hancock. Vasileva principalmente, ela joga o tempo todo com um duplo montado, todo mundo sabe que as bolas altas vão para ela e ela me faz 26 pontos. Hancock dispensa comentários. A precisão de quem não tem uma oposta para levantar uma jaca torta vez ou outra e para quem precisa improvisar chinas com Chirichella é algo fenomenal! 

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte
Maior pontuadora do jogo, Vasileva pega alto contra bloqueio de Stysiak (Foto: Luca Pietro Santi)

Aliás, Chirichella é outra, está entre as 10 maiores pontuadoras do campeonato. Hoje foram 16 pontos, 12 de ataque, assumindo bolas mais altas que o normal. Mas talvez o grande nome da partida hoje tenha sido Courtney, a líbero americana que joga na ponta do Novara e hoje virou bolas decisivas no tie-break. Foram 16 pontos da atacante, que assumiu o passe praticamente sozinha ao lado de Sansonna. Aliás, que partidaça de Sansonna!

O que sobra de garra no Novara, falta ao elenco estrelado do Scandicci. A derrota empurrou as favoritas para o 7º lugar, podendo chegar ao 9º, já que Bergamo e Busto ainda não jogaram na rodada e podem ultrapassar o time na tabela. Mencarelli está sem moral: ora começa com Stysiak, ora com Sloetjes, às vezes quem está na ponta é Lucia, às vezes Bricio, Pietrini sempre precisa entrar. Um time feio, sem padrão de jogo. 

Lonneke Sloetjes começou no banco, mas entrou no decorrer da partida (Foto: Savino Del Bene Volley)


Hoje que eu achei que o Scandicci ia engrenar e vencer por 3 a 1, toma mais uma virada. Um bom sinal é que Bricio fez sua melhor partida na temporada, maior pontuadora do time com 21 pontos. Mas Stysiak deu pane e lá vem a troca de opostas em mais uma partida... Malinov abusa dos erros de tempo, de precisão, nem parece uma selecionável. Como pode o time ter renovado com ela, claramente a levantadora não deu certo por lá. 

Os erros de ataque e de passe do Scandicci foram maiores do que os do Novara (14x9 e 9x7). Como pode? O Novara está jogando sem oposta, a atacantes arriscam mais. O Novara está jogando com duas passadoras e tem uma recepção mais positiva do que o Scandicci. Incompetência - Mencarelli tem que trabalhar esse time enquanto pode. Os números só não foram piores, no bloqueio inclusive, porque Kakolewska se agigantou na rede e deu 11 tocos no rival, que tinha um jogo cantado.

Mesmo com apenas duas passadoras na maior parte do jogo, Novara teve recepção mais eficiente do que o Scandicci (Foto: Luca Pietro Santi)

Tic-tac, Dagioni!

É melhor que o técnico do Monza, Massimo Dagioni, comece suas orações. A situação do time é vexaminosa, o Monza investiu para ter uma campanha superior à da temporada anterior, quando terminou em quarto lugar. Mas agora está em 12º, beirando o rebaixamento. Alguém vai ter que pagar o preço e já que nenhuma jogadora está bem, o técnico é o alvo. Não vai demorar muito para que a gigante ProVictoria Monza tome uma atitude.

Massimo Dagioni não vem tendo sucesso no comando do Monza (Foto: Vero Volley)


Hoje o algoz foi o Caserta, que nunca havia vencido uma partida sequer pela A1. O novato atropelou o Monza por 3 sets a 0. Quem viu o Caserta dar um cansaço no Conegliano já esperava por isso. O Monza sofre com lesões e com suas escolhas ruins, nada no time está funcionando bem. Quem não tem nada a ver com isso e vive uma fase sensacional, tanto na seleção quanto no clube, é a canadense Alexa Gray. Hoje foram 20 pontos, seguida da experiente Aurea Cruz com 16. 

Alexa Gray vem dando seu nome na sua primeira temporada no Italiano (Foto: Giovanna Giaquinto)


No Monza, Ortolani fez 10, única a chegar a uma dezena. Skorupa insistiu com ela e com Orthmann, que fez 5 pontos de ataque nas 24 bolas que recebeu. Mari Paraíba virou 4 das 8 que recebeu e... foi para o banco, Meijners entrou bem, mas deveria ter substituído Orthmann! Tic-tac, Dagioni!

Surpresas das sensações!

Ninguém esperava que Brescia e Chieri estivessem tão bem! Os times ocupam respectivamente 4º e 6º lugares da tabela. O Brescia teve outro grande resultado da rodada, batendo o Firenze, que era segundo colocado, por 3 sets a 0. Mingardi, a maior pontuadora do campeonato, e a central canadense Veltman não tiveram paciência, 18 e 14 pontos respectivamente. 

Veltman e Caracuta marcam ataque de Santana na vitória do Brescia sobre o Firenze (Foto: Elisa Virgili)


Caprara, técnico do Firenze, precisa entender que sem Daalderop o time não funciona, porque Nwakalor não é uma oposta definidora. Ah, e a titularidade de Foecke não se sustenta, mesmo se Daalderop estiver sentindo algo, Degradi é melhor do que ela. Santana foi a maior pontuadora do time com 10 pontos.

No duelo quente entre as opostas belgas do Italiano, Grobelna levou a melhor sobre Van Hecke, já o Chieri bateu o Cuneo por 3 sets a 1. Kaja fez 23 pontos, em um dia que Poulter distribuiu muito bem e seu time fez um jogaço! O Cuneo até tentou resistir, Lise fez 26 e Nizetich marcou 17, mas o Cuneo exagerou nos erros, só de ataque foram 16. E Markovic não ajudou o seu time: fez 6 pontos para o Cuneo e 7 para o Chieri. Será que as felinas não têm outra opção?

Kaja Grobelna levou a melhor contra o Cuneo da compatriota Van Hecke (Foto: Cuneo Granda Volley)


Fechando o final de semana, o Casalmaggiore bateu o Filottrano por 3 a 0, sem contar com Caterina Bosetti, que sofreu uma torção no tornozelo. Suas companheiras de posição Scuka e Carcases foram as maiores pontuadoras do time com 12 pontos cada, enquanto Partenio e Nicoletti fizeram 18 pelo Filottrano. A rodada continua amanhã, no confronto entre Conegliano e Bergamo e será encerrada na quinta (7), quando o Busto enfrenta o Perugia. 

Campeonato Italiano - 5ª Rodada






4 de novembro - Imoco Volley Conegliano vs Zanetti Bergamo

7 de novembro - Bartoccini Fortinfissi Perugia vs Unet E-Work Busto Arsizio

Classificação


  1. Conegliano 14; 
  2. Novara 14; *
  3. Firenze 12; *
  4. Brescia 11; 
  5. Casalmaggiore 9; 
  6. Chieri 9; 
  7. Scandicci 7; 
  8. Busto Arsizio 7; **
  9. Cuneo 6;
  10. Bergamo 5; **
  11. Monza 4;
  12. Caserta 4;
  13. Filottrano 2; **
  14. Perugia 1. **
*Um jogo a mais.
**Um jogo a menos.

Vitória sobre o Filottrano levou Casalmaggiore ao quinto lugar da tabela (Foto: VBC Casalmaggiore)

Comentários

  1. Eu assisti o jogo do scandicci e perdi a paciência com a Malinov kkkkk as extremidades estavam virando muita bola e ela insistia com as centrais que só atacavam pra fora kkkk, quando elas fizeram 2 a 1 eu jurava que iriam ganhar o jogo kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que essa má fase do scandicci vai passar daqui a pouco, elas são o meu time favorito do italiano, torço muito por elas

    ResponderExcluir
  3. É a coisa tá complicada pro lado do Scandicci.
    Como se diz aqui no meu estado o time tá um samba da crioula doida.

    ResponderExcluir
  4. Quantos resultados surpreendentes:
    - Novara batendo o time das estrelas
    - Firenze, que vinha em ascensão, caindo para o azarão Brescia
    - Cuneo de Van Hecke, que vinha dando trabalho aos grandes, tombou para o Chieri
    ...
    Altas pontuações, atuações de gala de algumas jogadoras que ninguém dá nada.
    Que achava que estava no topo desceu e quem foi subestimado subiu, altos e baixos que perduram o campeonato inteiro.
    A verdade é que não dá pra cravar favorito nenhum, porque time no papel é uma coisa e na quadra é outra.
    Perto do campeonato italiano, qualquer outro campeonato é fichinha.

    ResponderExcluir
  5. A decadência da Malinov é inacreditável e assustadora. Quem está muito bem e logo pode assumir uma posição de destaque na posição em seu país é que fada Orro

    ResponderExcluir
  6. gente como eu faço para assistir os jogos ?

    ResponderExcluir
  7. Certo que o italiano é cheio de surpresas, mas dificilmente o Conegliano com o seu Dream Team não leva esse caneco.

    ResponderExcluir
  8. Quando vi no GrandPrix e no Mundial de 2018 achei que em no máximo um ano ela seria umas das três melhores levantadoras do mundo... Doce ilusão! Essa queda nem a finada mãe Dinah teria prevido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)