A bagunça de Kiraly e o ouro histórico da República Dominicana

Com a decadência integral do voleibol cubano, os Estados Unidos passaram a dominar o bloco das Américas do Norte e Central e das Ilhas do Caribe, a Norceca, criado pela FIVB. Antes de Cuba sucumbir de vez a partir de 2009, os EUA já estavam batendo de frente com as tricampeãs olímpicas. Neste ponto elas já tinham 5 títulos e somaram os 3 últimos campeonatos, já que o torneio não foi disputado em 2017 (apenas um qualificatório). 

A verdade é que nos últimos anos os EUA não precisaram de seu time titular para vencer os "norcequenses", mas a República Dominicana quis mudar a história neste domingo. Eu não consigo não admirar o trabalho de Marcos Kwiek por lá. Ele transformou o voleibol no país e hoje ocupa o 10º lugar do ranking da FIVB. Ontem, pela segunda vez na história, a República Dominicana subiu no lugar mais alto do pódio da Norceca - mas foi a primeira vez que venceram os EUA com o time titular neste torneio.

Brayelin Martinez ataca contra triplo gigante dos EUA (Foto: Norceca)


E olha que elas já tinham perdido exatamente para o mesmo time que entrou em quadra ontem por 3 a 0 na fase classificatória, com um show de bola de Kimberly Hill. Que não se repetiu ontem. Eu já não entendo qual é o objetivo de Karch Kiraly à frente da seleção estadunidense, se ele fosse russo já teria sido demitido. É uma bagunça difícil de compreender. Durante quase todo o campeonato Kiraly usou o time que foi reserva na Copa do Mundo, exatamente o mesmo: Lowe, Carlini, Hill, Bartsch, Dixon, Tapp e até Wong-Orantes. Na final de ontem, só Jordyn Poulter foi titular.

Não me restam dúvidas de que Michelle Bartsch é a melhor atacante daquela equipe, maior pontuadora do jogo ontem com 26 pontos. Karch não vê isso? Então por que ela foi reserva na Copa? E como Poulter não foi para o banco com levantamentos afastados da rede quando o passe caía? Se Robinson é titular, porque Hill jogou a maioria do torneio? O time americano é confuso e eu não sei apontar a vocês quem é quem, quem deve ir para Tóquio, quem faz o quê.

GetImage (12)
Prisilla Rivera ataca contra bloqueio de Jordyn Poulter (Foto: Norceca)

A República Dominicana não tem nada a ver com isso e tem méritos pelo jogo de ontem. Brayelin Martinez começou a partida arrasadora nos dois primeiros sets e fechou o jogo com 24 pontos. Eu vou nomear o crescimento da RDOM neste ano: Bethania De La Cruz. Como a ponteira que já carregou o Eczacibasi na Champions voltou a jogar muito bola. Que sorte do Kazan, DLC vive um ano mágico! E era isso que faltavam à RDOM, uma ponteira que definisse e passasse razoavelmente bem, deixando Martinez livre para a saída de rede. E eu que sou muito crítico dela, vou elogiá-la: Niverka Marte fez um bom jogo, principalmente no tie-break! Só um desastre tira o time de Marcos Kwiek de Tóquio e com merecimento.

Campeonato da Norceca 

República Dominicana 3 x 2 Estados Unidos

GetImage (4)
República Dominicana é bicampeã do Campeonato da Norceca (Foto: Norceca)

Comentários

  1. Fico muito satisfeito com o vôlei que essas meninas dominicanas tem jogado! Tenho certeza que elas tem muito a evoluir!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito merecido o título da equipe dominacana!!!Esse ano elas cresceram bastante,principalmente com o ouro do pan de Lima e agora da Norceca.A De La Cruz cresceu muito no ataque e também está mostrando golpes mais variados na virada de bola e com esse bom rendimento,a Brayelin Martinez fica menos sobrecarregada.Já a equipe americana está uma verdadeira bagunça,a gente nunca sabe quem é titular ou quem é reserva,não tem uma linearidade e até Tóquio tudo pode acontecer,ainda mais com Kiraly no comando

    ResponderExcluir
  4. Fazendo minha rotina diária porque aqui e derrepete me deparei com essa bomba!!!! Na boa, meu coração não aguenta uma notícia dessa logo eu que sou um fanático pela República Dominica, ela em meu coração só fica atrás da Holanda (Brasil é o terceiro) O trabalho de Kiwiek na RD foi essencial, revolucionário, tenho amigos lá e ele é muito querido, só que em um tempo o trabalho dele decaiu muito, especialmente de 2015 à 2018, mais desde o começo desse ano começamos a perceber o renascimento da seleção, e De La Cruz foi o destaque tanto na VNL quanto do Q.O, elas sempre estavam batendo na trave e nada mais merecido que isso, definitivamente 2019 foi o ano de melhor aproveitamento da República Dominica e eu estou muito feliz com isso, e ao me ver, o Praia poderia ter se esforçado mais para trazer a Bethânia, pois não haveria tantos problemas em mudar seu sistema tático, com Braynli, as coisas mudam.

    ResponderExcluir
  5. Eu queria entender o Kiraly, mas parece impossível.

    Feliz demais pelas dominicanas!

    ResponderExcluir
  6. Amigo, o que aconteceu nesta final foi que o kiraly fez pouco das adversárias. Simples assim. Aquele 3x0 anterior deu clima de já ganhou. Elas estavam de folga, curtindo praias e velejando em barcos. Só olhar o instagram delas. Kiraly sempre tem sinais que jamais percebe de imediato.
    Venceu 2014 o mundial, mas perdeu a copa do mundo com Murphy inefetiva e sem ponteiras reservas...
    Em 2016 perdeu o GP para o Brasil, mas levou um time com oposta morta e 3 levantadoras para as olimpíadas, resultado? tombo.
    2017 foi um fiasco.
    2018 vence a liga das nações e é humilhado no mundial, mais uma vez cortando a melhor oposta e deixando a melhor levatadora no banco. Em 2019 vence novamente a liga das nações, mas são humilhadas pelas chinesas.
    Kitaly tem que ser demitido. Muitos erros, muito mal aproveitamento do elenco vasto...
    E agora perde a final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumiu bem a carreira do Kiraly na seleção americana: flop's, escolhas duvidosas, arrogância e subaproveitamento de um dos melhores materiais humanos do mundo. Isso para não entrar no mérito de que a base campeã de 2014 foi "plantada" pelo técnico anterior...

      Excluir
    2. Severino meu nome é Elaine e to contigo e nao abro.Elenco e prepotencia nao faltam ao USA em nenhuma area.Essa história de Time X,Y,Z e nao o A,passou a ser um caminho diante do calendario internacional absurdo .Porém cada um no seu cada um.Faz anos que vejo as mesmas Leoas do Caribe nos torneios. ISSO se explica e é so dar uma olhadinha para o nosso lado de ca querendo Sheila e Cia de volta.Na hora da batalha o que vale sao as estratégias e o armamento de cada um. Ganhar dos USA ainda que seja atraves da Rep.Dom. diz muito sobre esse descaso americano com as ditas por eles :republiquetas centrolatinoamericanas do caribe.Kiraly tal qual Ze Panela cegos perdidos em tiroteio.Abraço

      Excluir
  7. Caso o Kiraly seja demitido,quem vcs acham que poderia assumir a seleção estadunidense?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo vai depender do flop ou não da equipe em Tóquio. A NCAA tem técnicos ótimos e promissores, a própria Lang Ping tem base de formação como técnica no universitário, o atual assistente dele também tem um bom trabalho. Não seria problema substituir o Kiraly.
      Americanos têm problemas sérios com derrotas, o Insta da USA volleyball sempre cobre os tombos, levaram uma sova do Brasil no masculino e tiveram a coragem de postar um "not today" com uma jogada do levantador, rsrsrsrs nunca nem falaram sobre o placar do "not today" e como o Brasil Stark esfaqueou.. rsrsrs Quando perdem fazem a egípcia lindamente.. Não sei até onde essa parceria dura mas se permanecer assim...

      Excluir
    2. O insta da seleção feminina americana BLOQUEOU os comentários no post sobre a derrota para RDOM no torneio da NORCECA KKKKKKKKKKKKKKKKK.

      https://www.instagram.com/p/B3lOfx0AIWb/

      É esse tipo de atitude medíocre que me faz ter nojo dos times dos EUA. Os dois naipes vão levar mais um tombo na próxima Olimpíada. Quero ver Russell e Larson chorando SANGUE no Japão kkkkk.

      Excluir
    3. O Ze Panela Guimarães. ..brincadeirinhaa...

      Excluir
    4. E que os anjos digam amém. ..

      Excluir
    5. "Not today."

      https://www.instagram.com/p/B3cO0y_nz4m/

      Ah, mas vão tomar bem no meio do cu. O Brasil passa o TRATOR em cima dos farsantes e eles não descem do pedestal por nada kkk. E olha que o masculino tá pior do que o feminino pq não tem banco quando algum titular flopa ou se lesiona.

      Excluir
    6. Eles sempre disfarçam/ignoram as derrotas, o auge bloquear comentário kkkkkk
      Eu chorei de rir com o "not today" e com o post sobre a derrota para as dominicanas, na maioria das vezes eles nem postam nada quando perdem nas redes, ignoraram o pan e a campanha que conseguiu a proeza de ser mais bizarra que a do Brasil (o mico para dois países que dominam aqui na região) Pura soberba porque os fãs americanos são até mais contidos nos comentários que os brasileiros (e mesmo assim a CBV não tem "filtro" ridículo tsc tsc)

      "Not today" 3x0 kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    7. Eles também não falaram um "a" se quer quando foram VARRIDOS pela China KKKKKKKKKK
      Simplesmente fingiram que a partida não existiu . Aí percebemos como a postura do Kiraly é algo sistemático...

      Excluir
    8. Kkkkkk Exato, último anônimo. Pelo menos a CBV é mais democrática e deixa os torcedores descerem a lenha nas redes quando o Brasil perde kkk. O masculino dos EUA só tem time titular e o feminino é aquela indefinição maníaca do Kiraly. O tombo duplo em Tóquio VEM kkkkk.

      Excluir
    9. É claro que os americanos não gostam de derrotas, quem gosta? Mas em termos de dar a volta por cima eles fazem melhor do que ninguém. Não me surpreenderia se conseguirem os dois ouros em Tóquio. Americano sabe ganhar, é diferente. Claro que o Kiraly é uma mega vacilão, mas não dá pra ignorar que conseguiu grandes feitos à frente da seleção yankee. Levar uma olimpiada é uma questão de tempo. E em termos de soberba e prepotência, o Brasil ganha disparado dos EUA. Em vez de apontar na cara dos outros seria mias produtivo sanar os problemas do vôlei feminino no Brasil, que está na bancarrota! Entre Kiraly e o asno ZRG, fico com Kiraly de olhos fechados.

      Excluir
    10. É muito recalque de uma POC fudida dessa com a seleção bicampeã olímpica em cima das chicleteiras fubás. Seleção brasileira com os ajustes pontuais é muito mais time que as maria-chiclete, rainhas da chacota.

      Excluir
  8. Muito importante o Brasil ganhar a Copa do Mundo invicto para fortalecer o emocional do grupo rumo à Olimpíada. Pra mim, o time olímpico seria o seguinte:

    Bruno / William

    Cachopa é promissor, mas o time precisará de um levantador em Tóquio mais experiente quando acontecer as panes do Bruno. William foi importante no Mundial justamente nesse contexto, por exemplo.

    Wallace / Alan

    Evandro vai fazer 38 anos em dezembro e já é campeão olímpico. Logo, não vai sofrer com o Alan sendo convocado para Tóquio.

    Leal / Lucarelli / Douglas / Maurício Borges

    Este quarteto parece bem fechado. Lucas Lóh foi um desastre no Pan e o Kadu deve ser mais aproveitado no próximo ciclo.

    Lucão / Maurício Souza / ?

    Eu não confio tecnicamente no Maurício Souza, mas ele parece ter lugar garantido pela comissão técnica em Tóquio. Então, a única vaga de toda a equipe que ficou para ser decidida após SL e VNL será a disputada entre Flávio e Isac. O primeiro é mais rápido e tem um bom saque flutuante, já o segundo mete a mão sem dó nem piedade no viagem e é mais alto. Essa única decisão restante para fechar o grupo vai ficar só para o ano que vem mesmo.

    Thales

    Ele melhorou nesta Copa do Mundo, mas precisará ralar muito mais até Tóquio principalmente para cobrir Leal ou Lucarelli no passe quando for necessário. A defesa tem que melhorar tbm até para dar mais consistência no trabalho de líbero dele como um todo. Maique tem só 22 anos e vai ficar para o ciclo 2021-2024.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto seria cortar o Souza e levar Isac e Flávio, Maurício Souza é o pior atacante entre os 4, e pelo bloqueio já temos o Flávio, que bloqueia no mesmo nível do companheiro, não podemos abrir mão do Isac, que ao meu ver é o melhor atacante dos centrais brasileiros, e top3 atacante do mundo, pena que bloqueia pouco, bem parecido com Mara.

      Excluir
    2. Não bebê, M. Souza continua sendo um grande jogador, ele e Lucão estão mais que garantidos em Tokyo, Flávio é um ótimo jogador, mas sofre demais contra seleções altas, Isac é uma máquina no ataque e no saque, mas é um cone no bloqueio. Eu levaria Lucão (óbvio), Souza e Isac. Uma pena a baixa estatura do Flavio, em grande jogos ele pena demais pra virar bola, infelizmente.

      Excluir
    3. Isac tem o problema de sumir e errar muito em jogos importantes, mesmo mais baixo o Flávio já mostrou raça nas poucas oportunidades que teve, uma ótima disputa que será definida pela temporada de clubes.

      Excluir
    4. O Brasil precisa melhorar ainda a relação bloqueio e defesa. Mas, hoje eu vejo o conjunto Brasileiro como o mais forte para o ano que vem, nossa tradição em ter dois times (um no titular e outro no banco) persiste. Diferente de outros "favoritos" como americanos, italianos e (caso classifiquem) os sérvios, os quais têm um time titular muito forte mas não podem se dar ao luxo de ter uma de suas peças em um dia ruim. Brasil e Polônia têm dois grandes elencos e nós ainda teremos o luxo de ter o William cobrindo o Bruno quando necessário, com Wallace ou Alan fazendo uma inversão fortíssima.
      Se melhorem a defesa e o bloqueio vai ser difícil bater de frente ano que vem.
      Ps: Leon pode até ser melhor jogador do mundo, mas o Leal é muito mais matador, nosso "Garay" do masculino não feita para ninguém! <3

      Excluir
    5. Outra coisa, olho na Argentina. Marcelo Mendez tirou um ano cirúrgico para fortalecer o banco de uma seleção que sempre teve problemas com o número escasso de atletas, o único problema deles é a falta de um atacante matador e de não jogarem bem com bolas altas. Mas, se hoje alguém pode ser considerada a grande candidata à "zebra" olímpica, com certeza é a Argentina.

      Excluir
  9. Apesar do F6 horroroso da VNL, o planejamento da seleção masculina de 2019 foi bem feito. Leal e Flávio foram integrados ao grupo desde o começo da VNL. O Memorial Wagner foi importante a fim de a equipe se fortalecer para a batalha pela vaga olímpica na Bulgária. O time B do Pan serviu para tirar as chances de Éder e Lucas Lóh na equipe principal. Alguns veteranos ficaram em Saquarema treinando pesado para a Copa do Mundo, enquanto os mais novos de idade e de seleção foram ralar no Sula. Wallace fez bem em pedir dispensa da Copa para descansar e acompanhar o nascimento da filha. Alan aproveitou a oportunidade e garantiu a vaga em Tóquio. Renan foi sensato ao colocar o Thales para passar e defender integralmente no último torneio da seleção no ano.

    ResponderExcluir
  10. as americanas são tipo os franceses só ganham campeonatos que não tem importância como a vnl ou a liga mundial, quando chegam em campeonatos importantes só sabem pipocar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKK Sim! Tomara que a França fique FORA de Tóquio no masculino.

      Excluir
    2. Esqueceu que as americanas ganharam um mundial e solaparam a seleção tupiniquim nas semis? Se isso não foi um feito, não sei o que seria! Comparar EUA com FRANÇA em termos de conquistas no vôlei é atestado de burrice.

      Excluir
  11. Morto com a cara das chicleteiras estampando a medalha de prata #oauge da poderosíssima COPA PANPANPAN americana no peito. O sorriso da FubáDixon, ChicleteDrews e Carlini e a cara de flop da Larson, Hill e Lowe certamente será o ápice dessa minha semana. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Eu não gosto do Russel mas ele deveria ter sido um dos ponteiros da dream team ele e o leal na verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cota do Japão nessas competições que acontecem lá é ridícula. Leal muito melhor que Ishikawa e Alan merecia tbm o prêmio de melhor oposto.

      Excluir
  13. Tô no chão com o Lucão nessa premiação, o cara parecia não estar bem. Ele cantando o hino foi o auge dessa competição. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém tem o link da cerimônia completa de premiação? Despertei para ver Brasil e Itália, mas não consegui ficar acordado até o final de Japão e Canadá kkk.

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigado pela ajuda, QUERIDAS kkk.

      Tá aí o link pra quem perdeu:

      https://www.youtube.com/watch?v=LXlHVA6Hpbo

      Excluir
  14. Graças ao Senhor que acabou definitivamente a temporada de seleções em 2019. Esse ano foi muito pesado com VNL, amistosos, PO, campeonatos continentais e Copa do Mundo. Se já foi bem cansativo acompanhar os dois naipes, imagina para quem jogou cada competição em fuso horário diferente. Ano que vem 'só' tem VNL e Olimpíada, aí o bicho vai pegar de verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)