Eu sempre digo que quando uma equipe 'aprende' a vencer, ela se torna totalmente perigosa. Não só porque cresce tecnicamente, mas porque perde o medo de enfrentar grandes adversários e passa a enfrentá-los de igual para igual. Até outro dia mesmo, 2011, a Alemanha tentava anular Jovana Brakocevic e se encaminhava para parar uma Sérvia guerreira, quando Sanja Malagurski fez a diferença naquela final, 3x2.
![]() |
Seleção sérvia ergue a taça de campeã continental (Foto: CEV) |
Daí pra frente a Sérvia nunca mais saiu da fase semifinal do torneio europeu: 3 ouros em 5 campeonatos, um bronze e um quarto lugar. O último desses ouros veio no domingo, 8, quando a seleção do mesmo técnico do bronze mundial de 2006 derrotou a Turquia por 3 sets a 2, dando uma virada no tie-break (a Turquia chegou a estar vencendo por 9x6 e 12x11).
Campeã mundial, vice-campeã olímpica, líder do ranking da CEV e da FIVB: a Sérvia é a seleção a ser batida. Curiosamente com suas duas maiores estrelas nascidas em um país vizinho e naturalizadas, Tijana Boskovic e Brankica Mihajlovic nasceram na Bósnia e Herzegovina. E foram elas as estrelas da vitória: Boskovic com 23, Mihajlovic com 22, além da objetividade da melhor levantadora do mundo, Maja Ognjenovic, que fez o básico, mas bem feito.
Boskovic ataca contra duplo de Baladin e Erdem na final (Foto: CEV) |
A Turquia resistiu bem, mais do que eu esperava, inclusive. Mas a Sérvia cobrou o preço de uma campanha de ataques fracos nas extremas, carregada pelo talento da melhor central da atualidade, Eda Erdem. Guidetti é um grande técnico, mas Terzic não fica por trás e seu time anulou Erdem. As duas equipes sofreram no passe e a Turquia tem mais banco, conseguiu mudar seu jogo, fez trocas importantes como a entrada de Gunes e Ozbay.
A Turquia esteve com a mão na taça, de uma inesperada vitória contra a favorita da competição desde o início. Erros de passe, levantamento mal feitos e largadas displicentes contribuíram para a virada Sérvia. As sérvias aprenderam a ganhar, são grandes hoje. E é nesse momento que a experiência pesa e é isso que faz um time ser tricampeão continental, tricampeão Europeu, o campeonato regional mais forte do mundo.
Seleção turca não conseguiu segurar placar favorável no tie-break (Foto: CEV) |
Campeonato Europeu - Final
Sérvia 3 x 2 Turquia (21-25, 25-21, 25-21, 22-25, 15-13)
MP: Boskovic (23), Mihajlovic (22) | Boz (16), Baladin e Gunes (11)
Classificação Final
- Sérvia
- Turquia
- Itália
- Polônia
- Holanda
- Alemanha
- Rússia
- Bulgária
- Bélgica
- Azerbaijão
- Croácia
- Eslováquia
- Romênia
- Grécia
- Espanha
- Eslovênia
- Ucrânia
- Finlândia
- Suíça
- Hungria
- França
- Bielorrússia
- Estônia
- Portugal
Título é o terceiro da Sérvia na história (Foto: CEV) |
Não sei sobre os pais da Brankika, mas os da Bosko são Sérvios.
ResponderExcluirNa minha opinião a Sérvia tem o melhor sexteto da atualidade no time titular junto com o chinês, o único elo fraco da equipe é o improviso da segunda ponteira por não ter ninguém no patamar das outras, mas no geral, apesar de menos brilhantes, as reservas revezam bem e se viram. É uma das únicas equipes hoje em dia que sabe jogar bem e ganhar sem passe. Bosko é um fenômeno, além de ter uma sobriedade e maturidade em quadra exemplares às companheiras e a outras grandes jogadoras que as vezes afrontam mais que joga. Maja definitivamente muda a cara da Sérvia: de um time apenas bom sem ela, a equipe se torna uma máquina com sua presença. No mais, tem tudo para fazer uma grande campanha em Tóquio. Resta vermos até onde o Terzic (que é sim um bom técnico) vai ser coerente nas suas decisões e se vai continuar se sabotando afastando atletas por ser autoritário. (Algo que acontece por lá há anos).
ResponderExcluirSó um time que bate de frente com elas atualmente: a China. Que tem muitas peças de reposição.
ResponderExcluirAgora, temos que anotar a crescente da busa, que embora seja péssima no ataque, está conseguindo esconder Mihajlovic da recepção. Eu fico chocado!
Lang Ping, ZRG e Kiraly devem estar estudando como quebrar essa macumba servia.
Guidetti foi vice campeão europeu com a Alemanha e Holanda, pensava mesmo que ia ser campeão com a Turquia, quando o jogo acabou eu vi o fardo na cara dele de ter que ser vice outra vez e ele que se contente porque nunca será campeão de títulos importantes com a Turquia, pode printar! Mesmo com a desintegração podemos dizer que a Iugoslávia foi campeã europeia.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirO Bruno deve ter se referido ao pais antes dos desmembramentos. A Antiga Iugoslávia era maior, depois ocorreram divisões. Mas a população praticamente tem a mesma origem, apesar de diferenças etcnicas. Mas estão todos naquela área. Atraso mesmo é aqui no Brasil, onde somos descendentes de Português; índios e escravos!!!
ExcluirSim, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Sérvia falam o mesmo idiomas, estive juntas até pouco tempo, então ainda tem ligação muito forte, agora pareceu tão estranho quando você fala que somos atrasados por ser descendentes de Índios e Escravos. Lembre-se os americanos também são descendentes de Ingleses, escravos e índios e mesmo assim são o que são.
ExcluirRealmente é digno de Palmas o ano Terzic faz cobrindo a Brankica, ela raramente recebe saques, o time praticamente joga com duas Opostas, em termos de ataque e eficiência
ResponderExcluirSei que muitos vão discordar, mas não vejo o time da Sérvia tão soberano. Tem duas das melhores atacantes do mundo, mas sofre muito no passe com duas jogadoras que não são exímias passadoras. A sorte é que elas tem a Maja, que consegue fintar o bloqueio adversário mesmo sem o passe na mão. A Turquia perdeu o jogo por causa de seus próprios erros.
ResponderExcluirP.S: tomei um ranço gigante da Veljkovic! Mediana e se acha demais. Popovic mesmo jogou mais do que ela.
Acho o passe da Sérvia muito vulnerável. Busa e Milenkovic disputam pra ver quem quina mais e a Tássia sérvia, sem comentários...
ExcluirExatamente Fernando. Sérvia não é essa coca cola toda. Deu a sorte de não pegar a China na semifinal do mundial, pq senão a realidade seria outra.
ExcluirA Itália (de genaro) é a unica que batia a china. A Servia deu a sorte de pegar Holandaflop e ir à final. Itália como sempre pipoca em decisões.
Pena que veremos o nível da Servia somente na Toquio agora pois o Terzic esconderá o jogo ( copa 2019 e vnl 2020).
Fizeram um final bem ruinzinha, tivessem pego uma seleção um pouco mais competente que a Turquia tinham perdido...
ResponderExcluirQuem não se sentir intimidado com um ginásio fechando com 12mil pessoas gritando, pode ter certeza que não é humano.
ExcluirQue nem a China em 2016...
ExcluirZhu não deitará para a Servia nas olimpíadas
ResponderExcluirHavia dito em uma postagem anterior como a Busa cresceu, antes da evolução dela a Sérvia já ganhava título, agora então. Está muito bem no saque, evoluiu na recepção e defesa, e até faz uns pontinhos no ataque, porque antes mesmo quando a Maja a deixava sem bloqueio ela mandava pra fora kkkk. Está aprendendo a explorar bloqueio. É redundante falar de Maja, Boskovic e Brankica, trio invejável em qualquer seleção. Brankica não tem passe, mas o que mais anda se vendo hoje em dia é ponteira sem passe que não se garante no ataque, o que não é definitivamente o caso dela. Me dá saudade do auge de Paula Pequeno e Mari que numa foram um primor no passe, mas que arrasavam no ataque. Se o jogo da sérvia encaixar contra o da China (o que geralmente não acontece), acabou, aí fica quase imbatível. Não é qualquer seleção que perdendo por diversas vezes num tiebreak conseguir ter frieza pra reagir.
ResponderExcluirQuanto a Turquia, acho que precisam controlar principalmente a histeria, por vezes achei que a Gunes e Ozbay iam explodir, conseguiram superar e muito a Veljkovic. Karakurt nem se fala. No geral é muita pipoca pra pouco título. Posso estar falando bobagem, mas sempre acho que a Ylmaz camisa 12 merecia ser mais aproveitada.
hahaha, verdade. Vi o jogo e um exagero de histeria..... A comemoração das turcas parecem que vão parir um filho rsrsrs. E a Veljkovic é debochada, barraqueirona, escroto de ver haha.
ExcluirQuanto a desengonçada da Ylmaz, sabe que também concordo? Penso que ela podia ter mais sequência. Ao lado da gatinha da Karakurt, é única que tem altura e potência para poder ser uma definidora de bolas, algo que faz falta para a Turquia
Quem parece que vai parir um filho é a Yuan. Essa eu faria dar uns gritos bem escandalosos no meu pé-do-ouvido. Kkkk
ExcluirRepito: admiro vcs saberem o nome das chinesas. Só decoro a Zhuzão.... o resto é pra mim é um monte de zóio puxado tudo igual hahahahaha
ExcluirParece que só ano que vem mesmo pra ver a Suprema (AHS-Coven) Zhu dando na cara da Maja. Por favor, alguém tem o vídeo da Rio 2016? Foi nocaute. #deboche
ResponderExcluirQueria tanto uma na cara da Veljkovic. Essa tá precisando de uma sapatada das boas. Das sérvias só tenho simpatia pela Busa, Bjelica e a Tássia servia. Kkkk
Zhu pisa mesmo.... patroa de todo mundo!
ExcluirAi madrinha, torço demais que a zhu meta a bolada nas arrogantes. Seria meu sonho. Maja até hoje tem boca torta.
ExcluirZhu tem pesadelos com De Gennaro todos os dias
ExcluirAnônimo acima, que nem no último confronto entre elas, que Zhu deitou e rolou e De Gennaro não viu nem a cor da bola... aliás pelo último confronto China x Itália, acho que a quem deve tá tendo pesadelos é a De Gennaro com Liu Xiatong e Liu Yanhan
ExcluirTava tão fácil que a Itália desconcentrou fez 2 a 0 com direito a 25 a 18, e no terceiro ganhando de 23 a 20 deixou virar pra 23 x 25.
ExcluirMeu irmão o jogo só acaba quando uma equipe vence por 3 sets e nos momentos de decisão quem brilhou mesmo foi a Zhu, repito... De Gennaro não viu nem a cor da bola... No fim do 3 e do 4 set era bola pra Zhu e ela destruiu a De Gennaro
ExcluirÉ... Acho que as turcas ficam com a vaga européia para Tóquio. Fiquei bem triste com a performance holandesa, passou uma perspectiva bem ruim. Polônia é muito instável e Alemanha é perigosa, mas ainda atrás dessas 3. Se as turcas conseguirem levar o PO pra casa vai ficar bem complicado. Espero que Holanda e Polônia pressionem a CEV. O certo mesmo seria fazer em algum país "neutro" kkkk.
ResponderExcluirA performance holandesa no seu jogo mais importante no europeu*
ExcluirAs vésperas de começar outra grande competição e a FIVB tem manchete onde remete as inscritas das seleções e ao verificarmos, temos uma lista enorme. Muitas jogadoras que não irão estar no japão! Há seleções com mais de 20 nomes postados pela FIVB. Via site não sabemos quem estará defendendo realmente suas seleções!!! Tambem n sabemos se a Globo - nas madrugas - irá transmitir!!!
ResponderExcluirAté agora confirmado só Sportv 2.
ExcluirGente, e aquela transmissão sonolenta da ESPN? André Heller um pouco desorientado sobre quem é quem no cenário atual do vôlei feminino. Só eu que fiquei incomodado com a transmissão?
ResponderExcluirTransmissão bem meia boca com gente que não sabe de nada do vôlei atual. André H muito simpático mas mega desconectado do que ocorre hoje no vôlei mundial feminino.
ExcluirAcho a levantadora da Servia Ognjenovic parecida com a atriz Uma Thurman (Kill Bill).
ResponderExcluirTo Fly,vcs sabem me dizer o porquê da Suécia e da República Tcheca n terem disputado o europeu desse ano?Achei bem estranho de n ver essas duas seleções no campeonato,ainda mais a República Tcheca que participou dos anteriores.
ResponderExcluir