Clássico tem duelo de pontuações de Egonu e Goncharova e virada da Itália

Dia de clássico histórico na Europa, Itália e Rússia se encontraram em Lodz, na Polônia e encontro de duas das melhores opostas do mundo, Paola Egonu e Nataliya Goncharova. E foi um grande jogo de nível técnico muito bom em que a Rússia esteve vencendo durante os quatro sets, enquanto sua principal jogadora distribuía gritos e provocações para a quadra adversária. Mas o fôlego russo só durou no primeiro set e a Itália levou de virada por 3 sets a 1 (25-27, 25-22, 27-25, 25-21). 

Goncharova tenta superar bloqueio de Egonu; opostas foram as maiores pontuadoras do jogo com 22 e 28 pontos respectivamente (Foto: CEV)

A Itália sofreu no passe, mas foi mais eficiente em momentos de decisão. Egonu fez 28 e Sylla 19, mais uma boa partida da ponteira. Oscilando entre grandes momentos, boa partida de Malinov, que caiu muito de produção na última temporada. O maior problema da azurra foi o passe e eu não entendo porque Mazzanti escolheu Enweonwu e Nwakalor como ponteiras reservas, já que nenhuma das duas passa bem. Com Lucia Bosetti voltando de lesão, a Itália ficou com quatro passadoras irregulares à disposição e mesmo assim venceu.

Eu sou muito crítico das escolhas do técnico Pankov, mas ele acertou colocando Romanova como titular. Não é a melhor levantadora da Rússia, mas é melhor do que Startseva. Mas quando o assunto são as ponteiras russas... Eu nem acho que Ilchenko deveria ser a responsável pelo ataque, errado mesmo, ao meu ver, quem deu foi Voronkova. As duas fizeram 9 pontos de ataque cada e levaram 5 bloqueios cada uma do paredão italiano. Criando, como esperado, uma dependência de Goncharova, que hoje fez 22. 

LightBox Active Image
Italianas enfrentarão a Sérvia na semifinal (Foto: CEV)

A vitória leva a Itália a um novo clássico, reedição da final do último Mundial: a Sérvia, líder do ranking, tida como a melhor seleção do mundo. O próximo jogo será no sábado, 7. 

Quartas de Final

MP: Egonu (28) | Goncharova (22)

Comentários

  1. Foi um grande duelo com pontuação parelha. As seleções se alternavam no placar. Pontuação alta nos sets e de fato os pontos finais foram os decisivos. A Rússia tende a melhorar. Estavam sem a central Fetisova e sem uma de suas principais atacantes: Kosheleva. Elas lideram em todos os sets, porém deixaram as italianas virarem. Vi o jogo na net com imagens não boas do canal ESPN Extra. E quem é a melhor levantadora russa? Não ficou claro quando vc fala:" quem deu foi a Voronkova"?

    ResponderExcluir
  2. Link do jogo? Esse jogo foi uma especie de "semifinal", porque ITA x SER será a final antecipada. A Comissão técnica russa é péssima. Por conta dessa turma a RUS já perdeu e jogos decisivos! Em Londres, eram absolutamente favoritas e um time como aquele não poderiam ter perdido para o Brasil nunca!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supera more, terapia ajuda! rss

      Excluir
    2. Essa bicha ainda não se conformou que Gamova se aposentou sem o ouro olímpico? Melhora, mana...

      Excluir
    3. A Rússia com esse voleibolzinho bizonho e antiquado já entra em quadra sabendo que vai levar fumo, independente do que aconteça. Voltar a ganhar alguma competição de prestígio seria contra a natureza do esporte! De fato, a última chance real que elas tinham de conquistar alguma medalha foi em Londres 2012, mas Sheilla foi lá e disse: NÃO!

      Excluir
  3. Goncha deu uma entrevista visivelmente frustrada e chateada com o nível técnico da sua equipe. Deve ser péssimo ser uma jogadora do quilate que ela é e pegar a pior geração da história do vôlei russo. Ela que, na minha opinião, mesmo já mais velha, ainda é top6 entre as opostas mundias. Mas, uma andorinha não faz verão, é bem doido pensar sobre como a Rússia hoje pode ser considerada segundo escalão no mundo (triste mas é a realidade) a mesma Rússia que há não muito tempo assombrava o mundo. Karma? Incompetência da federação? A geração que é condenada por estilo de jogo saturado? Não sei,talvez tudo isso e mais. Contudo, apesar de já ter feito parte do clube de pessoas que odiava elas e que sabe bem o segredo obscuro de muitos dos títulos dessa seleção, é muito lamentável ver tanta tradição indo para o ralo assim na mediocridade.
    Enfim, é bom o Brasil abrir o olho, após Tóquio a renovação vai ser na marra e o medo de passamos por uma face análoga à russa é real. :(

    ResponderExcluir
  4. Com todo respeito ao dono do blog: cara, você faz um trabalho fantástico, parabéns, mas discordo quando fala clássico. Infelizmente, digo isso porque como amante do esporte gostaria de ver todas as seleções jogando em alto nível, Rússia não compõe clássico mais. A Rússia já faz algum tempo se tornou time de uma jogadora só que todos sabem que é a Goncharova. Está a anos jogando em alto nível e sozinha, é realmente uma jogadora diferenciada, que mesmo nunca tendo jogado fora da Rússia é uma grande referência. Pra Rússia ter possibilidade de evoluir precisam convencer a qualquer custo que a líbero Malova retorne. Deu a lógica, mas tenho sentido a Itália declinando desde o Mundial e não é culpa somente da ausência da Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu discordo de você. Para mim não é clássico porque quem é Itália na fila do pão? Ganhou tanto o quê para ser maior que a Rússia? Muita pompa para pouco resultado. Clássico é camisa e tradição. Sérvia ganhou status de clássico há pouco tempo. Itália tem que remar muito no cenário mundial para ter status de clássico como Brasil, China , Rússia e USA.
      Entendo que o Gustavo se referiu ao clássico europeu, pois são duas referências do continente mesmo.
      Ainda tem chão para a Rússia deixar de ser clássico!

      Excluir
    2. Se Rússia virou um time com uma jogadora só, o que falar da Itália e Sérvia? São as seleções que mais usam suas opostas. Acho que seleções que jogam conjunto, hoje em dia, está super escassas.

      Excluir
    3. Daniel estamos falando de EUROPA meu filho, onde até jogo contra seleções de segundo escalão chega a ser clássico, devido a questões políticas, históricas entre outras.
      A Sérvia também não tem esse currículo todo não, faça uma pesquisa e verá que em termo de resultados as duas se equivalem, a diferença é que na atualidade a Sérvia é favorita a tudo e a Itália não.
      (não sou o anônimo do comentário anterior)

      Excluir
    4. Sim, filhote, tudo que você citou está certo, e inclusive de acordo também o que falei. Eu discordei do Mineirim que disse que Rússia não era clássico. Eu disse que o Gustavo se referia ao Europeu e que lá, tanto Rússia como Itália são clássicos.
      Quanto a Sérvia, exato, sei que não tem tanta diferença em números da Itália, mas fato é que a Sérvia já vem sendo uma das favoritas em todos os torneios há anos e vem fazendo parte do escalão. Itália é eterna promessa, fogo de palha, cavalo paraguaio.....

      Excluir
  5. Foi um jogo aberto e sem favoritos. A Rússia perdeu para seus próprios erros. O 3º set estava 25 x 25 quando ocorreram 2 erros seguidos e erros no final do 4 set. Em todos os sets as russas abriram 3 - 4 - 5 pts de vantagens. Depois do Europeu vem de imediato a Copa do Mundo. O torneio tem muitos jogos - é uma competição complicada porque tem as seleções mais fortes do mundo. Agora é ver como irão as seleções europeias para esta competição. Vai ter Brasil x Rússia nos dois naipes. Confronto Goncharova x Sheilla, isto é, se as russas forem com as jogadoras que disputaram a Euro. Itália no feminino não se classificou para a Copa do Mundo - um campeonato mais completo em que o Campeão não é beneficiado por "ética desportiva" de outra seleção. USA e China completas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)