China e EUA devem ultrapassar Sérvia no ranking e alterar grupos olímpicos

No próximo mês, a FIVB deve divulgar seu novo ranking para 2019, desta vez com os resultados da Copa do Mundo. Se tudo ocorrer como esperado e a Copa for a única competição a dar pontos neste ano e as mesmas quantidades, já é possível estudarmos o que acontece com o ranking.

Para fazermos essa projeção, precisamos explicar o método. A pontuação dos times em 2015 é zerada na tabela e substituída pelos pontos de 2019. 

Vamos seguir o que aconteceu em 2015: 
100, 90, 80 e 70 pontos respectivamente para os colocados de 1º ao 4º lugar; 
50, 40, 30 e 20 pontos respectivamente para os colocados de 5º ao 8º lugar;
5 pontos para os colocados do 9º ao 12º lugar.

Se seguir o mesmo processo de classificação do último ciclo, China e EUA devem ultrapassar Sérvia no ranking (Foto: FIVB)

O tombo sérvio

O mais ligado fã de voleibol já entendeu o que acontecerá. Se nossas projeções acertarem, a Sérvia deve cair para terceiro. Afinal, terminou em 9º lugar, o que deve dar apenas 5 pontos. Ou seja, a Sérvia perderá 85 pontos no ranking. Que soco no estômago!

China, de volta ao topo!

Ela perdeu o primeiro lugar em 2018 após o título da Sérvia no Campeonato Mundial. Mas com certeza o recuperará. A China soma 100 pontos e não perde nada, sendo a única seleção a chegar a três centenas com 320 pontos.

Estados Unidos em segundo

O tombo sérvio e um resultado melhor do que em 2015 devem garantir um "up" aos EUA. Elas perdem 80 pontos, mas ganham 90, segundo lugar garantido. As americanas devem marcar 266 pontos.

Terminando a competição em nono lugar, Sérvia deve perder duas posições no ranking (Foto: FIVB)

Holanda ultrapassando o Japão

Uma das campanhas mais decepcionantes do torneio, mas que deve fazer bem à Holanda. Afinal, ela não jogou a Copa de 2015, ou seja, não perde nenhum ponto! Terminou em oitavo na Copa e ganhará 25, chegando a 203. O Japão ganhará os mesmos 50 que perderá, então, mantém-se com 190, perdendo seu sexto lugar no ranking para as europeias. 

Apesar da campanha ruim, Holanda só ganha na Copa, já que não jogou a edição de 2015. Laranjas devem ultrapassar o Japão (Foto: FIVB)

Brasil também ganha!

Diferente do que muita gente acredita, o Brasil pontuou na Copa do Mundo de 2015. A FIVB deixou o país de fora por ser sede olímpica e pelo torneio classificar aos jogos, até então. Depois de muita reclamação da CBV, a FIVB concedeu 50 pontos ao Brasil. Como terminou em quarto, ficou com 70, ganhando 20 pontos no ranking, o que não muda sua classificação. 

Apesar de não mudar de classificação, Brasil deve lucrar com 20 pontinhos a mais no ranking (Foto: FIVB)

Quem também perde...

Apesar de se manter em 11º lugar, a Argentina perderá 20 pontos, porque deve ganhar apenas 5 (em 2015 ganhou 25). Com isso elas vão de 93 a 73, coladas na Turquia que tem 72. 

Outras três seleções perderão 5 pontos por não terem participado em 2019: Cuba, Peru e Argélia. Com isso as cubanas devem cair para do 25º ao 28º lugar, as peruanas do 27º para o 29º e as argelinas de 30º para 38º.

Como ficaria o ranking?

Lembrando que essa é uma projeção de acordo com o que aconteceu em 2015 e pode haver mudanças nesse processo. Se o seguir, ficaremos assim:
  1. China
  2. Estados Unidos
  3. Sérvia
  4. Brasil
  5. Rússia
  6. Holanda
  7. Japão
  8. Itália
  9. Coreia
  10. R. Dominicana

E o grupos olímpicos?

Mudam! Por causa da derrancada sérvia. Com isso, o Grupo A deve ter Japão (sede), Sérvia (3) e Brasil (4) e o Grupo B viria com China (1), Estados Unidos (2) e Rússia (5). Daí para frente, tudo depende da classificação ou não da Holanda.

Variação nas posições troca EUA e Sérvia de grupos. As americanas ficariam ao lado de China e Rússia, enquanto a Sérvia estaria no grupo de Brasil e Japão (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Let's Go orange, só falta você minha linda, encham Apeldoor.

    ResponderExcluir
  2. O Terzic deve ta achando que a Sérvia é imbatível, tenho certeza que nas olimpíadas algum time vai parar elas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o mesmo sentimento sobre a Sérvia...

      Excluir
    2. Somos 4! E que esse time seja o Brasil, mesmo que não ganhe o ouro tombar a Sérvia e dar o bom e velho troco lavaria a alma. Fácil não será, mas temos jogadoras para isso sim.

      Excluir
    3. É isso, último anônimo.

      Excluir
    4. A mentalidade do Terzic deve ser a seguinte, como eles ganharam o mundial e o europeu então devem ganhar as olimpíadas também, ele esquece que jogo é jogado, pra mim qualquer time que tombar elas está bom, Terzic é tao arrogante que nem se deu ao trabalho de ir a copa do mundo, tudo bem que foi o time B mas ele como treinador devia ter ido, afinal é uma competição importante

      Excluir
    5. O tombo do zumbi cigarrento vem a cavalo!

      Excluir
  3. O Grand Prix 2017 vale até o final de 2020 sabe-se lá pq. Isso é bom pra gente, pois ficamos em 1º nessa competição.

    A China fica com os mesmos 320* pontos. Quem tinha 322 era a Sérvia antes da Copa do Mundo.

    O Brasil estava com 50 pontos da Copa do Mundo 2011 por não ter participado da edição de 2015 em razão de ser sede da Rio 2016.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, a FIVB passa a contar o resultado da VNL 2018 a partir do próximo ranking (não menos confuso)

      Excluir
    2. O GP 2017 valerá até o final de 2021*, quando a VNL deste ano deverá ser contabilizada (se seguir esse rito).

      Sobre a China a pontuação é 320 mesmo, obrigado!

      Sobre os 50 pontos do Brasil em 2015 foi isso que eu falei no texto, foram dados pq o Brasil foi excluído da Copa - o que não aconteceu com o Japão neste ano rs.

      Excluir
    3. Gustavo,

      Na página dos rankings da FIVB está escrito o seguinte:

      "2017 World Grand Prix (Women) - World Ranking points will be included from the 2017 season and will be attributed annualy until 31 December 2020."

      Porém, os pontos da VNL 2021 valerão a partir da metade daquele ano, que é quando tal competição termina. A FIVB não vai esperar até o fim de 2021 para contabilizar as pontuações da VNL.

      Excluir
    4. Claro, normalmente é um mês depois que a competição acaba nos dois naipes.

      O que eu quis dizer é que o GP 2017 ainda contará pontos em 2021, até a atualização do ranking. Nós não sabemos a data da VNL em 2021, mas supondo que até agosto ela acabe, em setembro já devemos ter o ranking atualizado.

      Foi isso o que eu quis dizer com "fim de ano" hahaha.

      Excluir
    5. Os rankings foram atualizados ano passado apenas um dia depois dos Mundiais nos dois naipes, mas não é uma regra isso acontecer.

      "Foi isso o que eu quis dizer com "fim de ano" hahaha." Kkkkk Entendi agora.

      Excluir
  4. O jogo BRA x RUS foi sem grandes emoções. Russas já tinham o bronze garantido, desde a partida anterior em que BRA perdeu para a Koreia. As seleções estão num mesmo nível e ambas virão com mais reforços em 2020, irão apresentar-se completas apenas nas Olimpíadas. Russas terá "outro" novo" técnico? A temporada de clubs na Rússia e Brasil poderá apontar alguns nomes para a composição para as competições "testes" visando Tokyo ou mesmo, as seleções " esconder" o jogo, como faz a Sérvia atualmente.

    ResponderExcluir
  5. Alguns cenários possíveis par Tokyo 2020

    A- Japão, Sérvia, Brasil, Coreia do Sul, República Dominicana, Colômbia
    B- China, EUA, Rússia, Itália, Turquia, Quênia

    ou

    A- Japão, Sérvia, Brasil, Itália, Coréia do Sul, Colômbia
    B- China, EUA, Rússia, Holanda, República Dominicana, Quênia

    ResponderExcluir
  6. A postura do Térzic e da Sérvia lembra a Rússia de Gamova e Sokolova, ignorava os torneios "menores" e ia com força máxima nos "grandes". As vezes dava certo, outras não(quem lembra delas sendo varridas em Pequim?) Não duvido dele poupar o elenco principal na VNL e só lançá-las nas olimpíadas. Os jogos ano que vem prometem ser equilibrado, apesar de hoje vermos Sérvia e China um pouco à frente, quem tiver a melhor preparação física vai sair na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho quase certeza que Sérvia e China vão pular a VNL. Não duvido os EUA fazerem isso tbm. A gente vai precisar muito dessa competição a fim de botar todo mundo para jogar junto pela primeira vez no ciclo olímpico.

      Excluir
    2. As jogadoras irão ser observadas na temporada de clubs em todos os países e China; Sérvia, Rússia vão esconder o jogo a partir de agora! Apesar que a RUS nem precisa esconder tanto, porque é difícil em 2020, surgir um nome da magnitude da Gamova, então a tática dos técnicos é ocultar tudo!

      Excluir
    3. Rússia não tem absolutamente nada para esconder LOL.

      Excluir
  7. Acho que o Camarões ganhará a vaga e vamos torcer que a Tailândia consiga se vingar e ganhar essa vaga, que foi roubada duas vezes delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do jogo de ontem, Quênia pode ficar com a vaga africana e isso seria bom, pq Camarões já foi para a Rio 2016.

      Super de acordo sobre a Tailândia.

      Excluir
    2. Meu coração fica dividido entre Quênia e Camarões. Acho que as duas seleções já foram à Olimpíada duas vezes, salvo engano.

      Meu coração é todo tailandês, mesmo achando que a Coreia vai passar.

      Excluir
    3. Camarões só participou da Rio 2016. Já o Quênia jogou em Sydney 2000 e Atenas 2004.

      Excluir
  8. Itália atrás de Russia, Holanda, Brasil e Japão, vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade é bem facifacifde entender o porquê, elas não foram bem na última olimpíada, e perderam muitos pontos aí, fora que não ganharam nada daí ficou difícil pra elas mesmo.

      Excluir
    2. Itália foi horrível na Rio 2016 e não teve pontuação suficiente para participar da Copa do Mundo. Logo, merece a posição que ocupa no ranking da FIVB.

      Excluir
    3. Valeu pela explicação, entendi.

      Excluir
  9. Blog do Bruno Voloch sobre a seleção masculina 30/09/2019: "Desde 2007 o BRASIL não sabe o que é vencer esse torneio no Japão. Na última edição, vencida pelos Estados Unidos, nem no pódio passou. Na verdade, sendo justo, faz tempo que não ganha nenhum título de expressão."

    Gente, e as Olimpíadas não valem nada? Faz 5 mundias e 4 olimpíadas que esse time chega na final. E como o time podia ter subido ao pódio na última Copa do Mundo se nem participou? Passado. Tarja preto total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM!!! Quando eu vi o "na última edição, vencida pelos Estados Unidos, nem no pódio passou" gargalhei na hora. Aquele doente ignora completamente o fato de que o Brasil não jogou a edição de 2015 LOL. E o esquizofrênico jura que a Sheilla vai ser a oposta titular em Tóquio kkk. É muito bizarro o jeito torto que ele faz essas merdas de análises tiradas do cu baseado no relacionamento pessoal que tem com os atletas.

      Excluir
    2. Ela não está falando de 2015 até porque quem ganhou 2015 foi a China.

      Excluir
    3. Ela quem? E estamos falando do masculino LOL.

      Excluir
  10. Gente, sinto dizer pois tem muitas fãs das holandesas aqui, mas quem irá se classificar para as olimpíadas será a Turquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho que as laranjas vão rodar, mas eu não cravaria as turcas classificadas. Acho que algum outro time como o polonês pode aprontar em janeiro.

      Excluir
  11. A equipa masculina dos Estados Unidos é um flop, hoje foram perder para o time B da Argentina, não entendo tantos jogadores incríveis individualmente mas parece que não funcionam como um grupo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de adorar um flop deles, acho que a falta de ritmo de jogo influenciou um pouco. Eu não gosto dos argentinos, acho eles muito marrentinhos (típico de argentino) mas tombar os debochados da América do Norte eu aceito qualquer um... rsrsrs
      Só espero que eles não resolvam ressuscitar contra o Brasil.

      Excluir
    2. Também adoro ver o tombo dos chicleteiros debochados, principalmente pelo flopado Russell e pelo Christenson (que se acha demais). Agora é assustador aquele levantador reserva, Tuaniga cara e corpo de javali, em um ponto americano contra os anãos argentinos no tie break, a cara dele era de ódio puro. Bizarro!!! Kkkkkkk
      E concordo, Brasil adora deitar pra esse chicleteiros flopados.

      Excluir
    3. Tuaniga é um fubá! No Pan estava todo solto nos dois primeiros sets, debochando, gritando, foi só o Brasil crescer e eliminar eles que saiu da quadra de cabecinha baixa... rsrsrs Parece o Russell, precisando urgente de psiquiatra e calmante... Mil vezes o Shoji...Aliás, é impressionante como tirando ponteiro(que eles são um dos únicos países que têm ponta de qualidade em abundância) nas outras posições o time masculino dos EUA não tem a mesma abundância de reposição do feminino, bem longe disso aliás..
      Sobre a Argentina, se tivesse um ataque melhor seria ainda mais perigoso, nisso dependem demais do Conte. Saudades quando o Brasil tinha esse volume de jogo, com o nosso atual ataque seria uma combinação fulminante.

      Excluir
    4. Tem link ou blog com esse jogo completo da ARG x USA na estreia da Copa do Mundo Masculino? Vcs assistiram ao jogo onde? pensei que a ARG estivesse com o time titular completo! Alias todas as seleções da Europa, devido ao Campeonato Europeu estão na Copa com times B. A Euro acabou domingo e hj de madrugada começaram os jogos da Copa.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)