A bagunça brasileira e uma lição a ser aprendida com os EUA

Qualquer resultado que não fosse um Estados Unidos 3 a 0 Brasil hoje seria surpreendente para mim. Os mais apaixonados esperavam uma vitória, um tie-break, uma batalha como na final da VNL, mas não. O problema brasileiro atualmente é estrutural e eu posso passar alguns minutos explicando aonde ele começa e aonde ele diz claramente: "eu estou aqui". Já dá o aviso em Londres, passa pelo Rio e grita, grita alto no mundial do ano passado. 

Mas vamos nos ater ao elenco atual, afinal, enquanto as três maiores potências do mundo - Sérvia, China e Estados Unidos - usam seus times principais e já têm praticamente fechado o grupo olímpico, o Brasil se contenta com a velha lástima do "elas vão voltar e resolver". Elas não são novidade: são as mesmas de Londres ou do Rio, no máximo. É uma fé, é tudo o que restou.

Estados Unidos passaram com autoridade pelo Brasil (Foto: FIVB)


Deveríamos aprender com as americanas. Não que elas sejam exemplos íntegros, mas Karch Kiraly e a USAV aprenderam sob o melhor remédio que alguém pode tomar: a burrice. A insistência com Murphy, 3 levantadoras em uma olimpíada, líberos que não funcionavam. Se vai ser campeão olímpico eu não sei, mas o time americano mudou. E mesmo quando esteve com a faca no pescoço e viu sua levantadora titular se aposentar em véspera de olimpíada, Kiraly tirou das "catacumbas" a talentosa Jordyn Poulter. Eu venho me segurando para não elogiá-la, mas que campeonato incrível ela vem fazendo! Poulter está no voleibol profissional há menos de um ano e já tem oportunidade como titular da seleção. Erra muito em precisão, mas em velocidade, quem viu, sabe. 

E foi com essa velocidade que o Brasil foi atropelado por um caminhão estadunidense. Em nenhum momento do jogo a gente conseguiu se distanciar do sentimento de que os EUA estavam à frente e iam ganhar. O placar nem permitiu, na verdade. Se as intenções de Zé Roberto eram de vencer essa Copa, bom, vai ficar bem longe disso. E olha que o 3x0 de hoje não é uma aberração, mas a apatia com que o Brasil joga a Copa é quase inédita! Quando nos tornamos reféns de jogadoras que nem querem mais defender a seleção e que acreditam que lá no ano que vem, magicamente, estarão mais entrosadas e preparadas do que as seleções que já jogam juntas há mais de um, dois anos? Parece até Sokolova, uma lenda, dizendo que não queria jogar Grand Prix. Direito dela, mas quem jogava GP, também levava ouro olímpico. 

Lorenne tenta largada contra bloqueio de Annie Drews (Foto: FIVB)

E olhamos para o outro lado, poxa, estrelas! A capitã Larson varrendo a quadra, um sistema defensivo de dar inveja a qualquer time oriental e atacantes muito velozes. Uma surra na defesa, no ataque, o dobro de bloqueios. E agora é normal que a gente comece a sessão de culpas: Lorenne não jogou nada, foram dois pontos em dois sets, mas sua reserva, com um total de 0 de ritmo de jogo, saiu zerada também no ataque quando entrou nas inversões; Macris foi mal até na defesa hoje, mas nem teve férias e jogou tudo o que a seleção disputou em 2019, até o bizarro Pan; Brait que demorou a voltar, mas nem deveria ter voltado porque sua saída já não fora justa.

O jogo americano dá gosto e o Brasil, se quiser continuar entre os grandes, precisa mudar. A história mostra quem nem os melhores times do mundo chegaram ao topo sem alguém que soubesse comandá-los. Boa sorte, Zé!

Estados Unidos 3 x 0 Brasil  (25-22, 25-18, 25-19)

EUA: Robinson (15), Drews (14), Ogbogu (12), Washington (10), Larson (8), Poulter (1) e Courtney (L). Ent: Bartsch e Hill.

BRA: Gabi (12), Drussyla (12), Lorenne (6), Bia (4), Fabiana (3), Macris e Brait (L). Ent: Mara (6), Roberta (1), Sheilla (1), Amanda.

Kelsey Robinson enfrenta duplo de Bia e Drussyla; ponteira foi a maior pontuadora do jogo (Foto: FIVB)

Comentários

  1. Fiquem tranquilos galera! O Zé já tem tudo planejado: é só encontrar aquele corcunda lá em Tóquio e passar a mão nas costas dele.

    ResponderExcluir
  2. Hoje o antes drama cubano e agora o russo passou na minha cara, assim como elas, nós também estamos deixando de ser grande. É né... Não há boa fase que dura para sempre e a nossa já havia durado 20anos.

    ResponderExcluir
  3. Um tapa na cara, realista ao cubo, mesmo doendo dizer! E digo mais: desde 2017 quando o mantra era "renovação, renovação" o Brasil vem numa constante de mudanças surreais, o time não tem uma base, um elenco formado, toda competição uma formação e aquilo que até parecia dar certo não é mantido. O velho sonho do tripé (Natália, Tandara e Gabi) nunca se concretizou e considerando o histórico das duas primeiras é melhor nem confiar muito... Lesões, dispensas, tem sim uma parte da culpa. Mas, o maior culpado disso tudo é o trabalho saturado que o Zé vem fazendo na seleção há anos. Não dá mais, até o mais consolidado dos casamentos tem seus fins imagine um tão cheio de problemas de anos. Retornar as veteranas hoje não é nem questão de competitividade é não passar vergonha ano que vem mesmo. Vergonha por um trabalho porco feito pela CBV na base, vergonha porque não conseguimos nem formar um time base nestes 3 anos e vergonha por termos de nos contentar com um técnico teimoso ao extremo. Não adianta falar que a geração atual é muito inferior à outra que nos deu um bi-olímpico, pois mesmo sendo tínhamos sim muitas jogadoras para ter formado um bom conjunto e ter as veteranas como reforço de luxo (análogo à Larson nos EUA) o sub 23 campeão de 2015 teve um grupo super interessante e entrosado largado às traças pelo Zé.... Perder de 3x0 não é o problema, o problema é ver o Brasil atônito, abatido, sem tesão algum. Toda uma história linda de décadas e de nomes gigantes sendo destroçada aos nossos olhos. Sinceramente, nem sei mais se quero medalha em Tóquio, seria o discurso para a CBV continuar largando a base, para mais um acobertamento dos erros do Zé, e até mesmo a continuidade do seu trabalho gasto pelo Paulo Coco. Uma coisa tenho certeza: vamos sofrer muito mais com todas as aposentadorias naturais após o ano que vem, a renovação vai ser na marra e se nada for feito o que é vexame hoje será completamente natural amanhã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfecto vc.O ostracismo e o desânimo chegou de vez nessa comissao técnica ultrapassada.Discurso de Unico tricampeão nao faz verao mais.O passado se tornou inútil. O desrespeito com o elenco convocado deveria ser observado e não é a toa o desânimo que também é fisico nas atletas. Toda seleção se renova com uma determinada proposta de trabalho. Nos nesssa Era ZRG ela nunca apareceu.O desgaste mental aniquila o fisico. Então 25 anos na Seleção e o sr.técnico vislumbra uma Lorene e que de repente ela olha no retrovisor e vê uma Sheila -36 anos(unica oposta que apareceu? vai pra sua 4@ ou 5@Olimpiada) que vem pra ser titular (nao se engane)e que ainda tem na carona Tandara que deu um tiro econômico no pé indo para o Japão. .o que será cobrado da Lorene? O que significa isso? Significa que a Rio 2016 não nos serviu pra nada.A Larson é das antigas com um histórico mto diferente pra ta em moda ainda.Escrevam uma coisa a Macris provavelmente nao será a levantadora em Tóquio.O ZRG já está nessa toada tem algum tempo e ficou claro no Pan -Lima.Pense que ela nao terá férias ate Toquio e por que? ELE SABE. TEM APOIO DO QUARTEL GENERAL.Lamentável tudo isso.

      Excluir
  4. Ninguém joga sem oposta. Foi uma sucessão de coisas ruins que culminaram para uma morta como a Lorenne fosse a oposta titular do Brasil na Copa do Mundo. É bom a Tandara fazer a temporada de clubes da vida dela, pq deixou a seleção na mão bonito esse ano. Falem o que quiser da "eterna promessa", mas a Natália faz falta e é muito importante para o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ninguém joga sem oposta.Então a pergunta que nao quer calar :Onde estao as Opostas Em 25anos de ZRG e sua trupe tecnica no planejamento da seleção? A Lorene ta fazendo um "favor " ao tecnico e a seleção pois ela ja tinha sido cortada.E quem hj faria diferente dela na idade e retorica dela ?E com esse comando ultrapassado que se senta em um passado qye ja nao lhe serve mais. Vamos lembrar da arapuca chinesa em 2016 e que nao saiu dela?
      Culpar a jogadoras é imediatismo e nós como torcedores temos as nossas escolhas.Quem nao tem escolha é Seleção Fem Nacional.Salve salve os mandos e desmandos CBV e Guimarães.

      Excluir
    2. O 'favor' que a Lorenne está fazendo pela seleção é ser uma âncora morta quando o time mais precisa de garra e ânimo. Ela não tem o mínimo de postura que uma verdadeira oposta precisa ter. Foi uma pena o que aconteceu com a Bruna Honório, mas ela deve ser testada na VNL 2020.

      Excluir
    3. Rosamaria é toqueira, mas tem vibração e sabe explorar bem o block. Não pq ela não foi convocada esse ano.

      Excluir
    4. Rosamaria saber explorar o bloqueio ???? kkkkkkkkk esse anônimo aee bebeu 2 litros de corote, né possível!!

      Excluir
    5. Ser toqueira e saber explorar o block são coisas mutuamente exclusivas. Não podem coexistir, meu caro! Rosamaria consegue ser mais toqueira que a Jaquetoco nos seus tempos áureos!

      Excluir
    6. O que eu quis dizer é que, sim, a Rosamaria toca muito toco. Mas, quando tem boas atuações é devido ao fato de explorar bastante o block. Ficou mais claro agora, QUERIDAS?

      É óbvio que a Rosa não tem nível para ser a oposta reserva em Tóquio, mas seria bem mais útil na Copa do Mundo do que a morta da Lorenne. Não tenho paciência para jogadora apática.

      Excluir
  5. Robinson deixou a Hill de vez para trás. O saque tinha que ter sido o tempo inteiro nela e não na Chiclarson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brasil com saque de juvenil e uma das nossas melhores sacadoras do time (Carol) nem viu a cor do jogo sendo que desde 2017 todo mundo sabe que a Bia pena com time veloz,é assim com os asiáticos e foi assim hoje.

      Excluir
    2. O saque fraco do Brasil é muito preocupante. Até a Buijs passou tudo na mão da Bongaerts kkk. A seleção vai ter que acelerar muito o saque nos jogos que restam se quiser terminar a competição com alguma dignidade.

      Eu manteria Macris no time; Lorenne tem que jogar pq Sheilla tá completamente fora de ritmo; colocaria Mara na rede de dois e Carol na rede de três; Amanda e Drussyla continuariam se alternando em uma das pontas; Brait merece continuar jogando, não tem pq revezar as líberos.

      Excluir
    3. Pra mim man, o saque por incrível que pareça tem que ser na Líbero Courtney, pra mim ela ainda é a pior em comparação com Larson e Robinson.

      Excluir
    4. Pode ser tbm Bruno Almeida, mas bons saques em cima da Robinson seguraria ela mais no ataque.

      Excluir
  6. Fabiola/Macris
    Tandara/Bruna Honório
    Natalia/Gabi/Amanda/Garay
    Adenizia/Thaisa/Gattaz
    Brait

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um time bem interessante!

      Excluir
    2. Na verdade hoje eu sentir muita falta de Dani Lins e Fabíola, meu Deus que saudade de 2010

      Excluir
    3. Fabíola principalmente que sabe jogar bem sem passe A.

      Excluir
    4. Concordo com o colega.Tambem levaria esse time:
      Fabíola/Macris
      Tandara /Bruna Honório
      Natália/Gabi/Garay /Drussyla
      Adenizia/Gattaz/Thaísa.
      Brait/Leia

      Excluir
    5. Léia já teve a oportunidade na Rio 2016, agora é hora da Brait.

      ZRG deve finalmente testar a Bruna Honório na seleção durante a VNL 2020, ainda mais pelo jeito abrupto que a tirou da equipe esse ano.

      Muita gente se desfaz da Adenizia, mas não é fácil ser a melhor bloqueadora do melhor campeonato nacional do mundo por três temporadas consecutivas. Vamos ver como ela vai voltar agora depois da cirurgia no ombro.

      E das três centrais convocadas para a Olimpíada, o ideal seria que duas delas fizessem bem a rede de dois.

      Excluir
  7. Não dá pra jogar a culpa da derrota nas costas da Lorenne. Ela é jovem, ainda está adquirindo regularidade e já foi uma grande revelação este ano. A própria Tandara já foi muito criticada no passado e hoje imploram a volta dela. No cenário atual, elas seriam as melhores opções na saída de rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, e não é culpa dela não ter banco para repor. Sheilla pode ser muito importante para o ano que vem? Sim. Mas seu retorno não deveria ser feito em campeonatos desse porte. Pra isso em superliga.

      Excluir
    2. Lorenne não tem condições de jogar em Tóquio, pelo amor de Deus. Se a Tandara começar a pipocar, temos que ter uma opção segura de oposta reserva e não uma morta que não passa nenhum tipo de confiança. Talvez até 2024 ela esteja pronta, mas para ano que vem obviamente não.

      Excluir
  8. Espero que o ZRG se ajoelhe aos pés da Fabíola e implore a sua volta. Nenhuma das levantadoras testadas nesse ciclo passam confiança. Fernanda Garay e Thaísa também seriam muito bem vindas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria muito uma linha de passe com Gabi, Garay e Brait. Acho que resolveríamos o problema do passe.

      Excluir
    2. Tem que ser uma mais nova e outra mais experiente. Fabíola e Macris formam a dupla ideal.

      Garay deve - precisa - voltar e eu tenho certeza que a Thaisa, do jeito que é guerreira e determinada, vai dar a vida na próxima temporada pelo Minas a fim de selar a vaga para Tóquio.

      Excluir
    3. Gabi + Garay + Brait = <3

      Natália seria o coringa se alguma ponta pifar, podendo jogar tbm de oposta.

      Excluir
    4. Zé é conservador demais para arriscar Natália de oposta. Na Rio, naquele jogo fatídico, era um ideal. Com um time menos qualificado no conjunto Lang Ping deu um baile nele.

      Excluir
    5. Exatamente, último anônimo \:

      Excluir
    6. Ninguém apre deu nada com Londres 2012, com a Rio 2016.Nem CBV,nem esse ZRG e sua trupe. O passado nao ta servindo pra nada.Eu torço para a Seleção Feminina de Vôlei .Independente de quais sao as jogadoras.Agora nao da pra torcer para um comando baseado no Ego que tem sido o norte do planejamento do vôlei nacional

      Excluir
  9. O que nos resta é rezar para que as veinhas, sempre elas, estejam bem fisicamente para ao menos chegarmos a uma semi-final em Tokyo ano que vem.
    Espero que Dani e Fabíola façam uma espetacular SL, porque sinceramente, Macris e Roberta não tem nível para Jogos Olímpicos.
    Sobre a seleção americana, o time é esse mesmo, a meu ver não é a seleção que me assombra, agora China e Servia são outros 500, o fator físico dessas duas seleções realmente é assustador e é aí que está nossa maior fraqueza, não temos a altura, vigor e força física, fatores primordiais para a obtenção de grandes resultados no voleibol atual.

    ResponderExcluir
  10. Acho que a Zeng vai ser cortada de mais uma Olimpíada.

    ResponderExcluir
  11. Zhu e cia não deitarão para essas cicleteiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei não.... As chinesas sentem MUITO o sistema defensivo das americanas. Prometem ser o grande jogo da Copa do Mundo.

      Excluir
    2. Tbm acho que a China ganhe. Quem vencer leva o título.

      Excluir
    3. Nos jogos mais importantes desse ciclo entre as duas seleções que foi no Mundial 2018 a China venceu os 2

      Excluir
    4. Seleção americana leva essa copa do mundo! China ainda é meio dependente da Zhu e ficam desorientadas com o esquema defensivo americano, sendo que é a única seleção que consegue exercer uma marcação mais eficiente pra cima da estrela chinesa. Fato! As norte-americanas estão com sangue nos olhos, estão diferentes, parece! Mais agressivas e pragmáticas. Kiraly deve ter amadurecido, vide as escalações mais acertadas que vem fazendo e apostando cada vez mais em novos talentos.

      Excluir
    5. Acho essa alcunha "chicleteiras" tão simpática! Aposto que se Larson ouvisse ia achar graça e fazer uma bola!

      Excluir
    6. "Aposto que se Larson ouvisse ia achar graça e fazer uma bola!"

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Boa!

      China leva o título.

      Excluir
  12. A historia verdadeira do técnico ZRG começa em.
    1992: Quando pega uma seleção M renovada e treinada pelo saudoso Bebeto de Freitas (que brigou com a CBV meses antes dos JO de Barcelona)e se torna para a imprensa o responsável pelo título o que não é verdade pois se dependesse o Zé convocava todos os jogadores da Geração de Prata.
    2003:Assume a seleção F após o Motta e a primeira atitude sua é convocar as veteranas Virna,Erica,Walewska e F.Venturini.
    2004:Se omite e deixa que a Mari mesmo com 37 pnts seja a responsabilizada pela derrota para Rússia,sendo que se tinha em quadra uma levantadora perdida em quadra(F.Venturini) e a outra (Fofão)só entrava para sacar, uma central veterana (Walewska)que não estava bem na partida e que foi mantida em quadra mesmo assim e 2 ponteiras que só levavam toco(Virna e Érica) e se contar que nessa época ele já levava jogadoras de seu clube(Bia,Elizângela e Arlene)para seleção.
    2005:É obrigado a renovar na marra e convoca para seleção jogadoras que o Motta já convocava (Sheilla,Paula,Fabi,Sassá e Jaqueline entre outras)
    2006:Perde o mundial para Rússia.
    2007:Perde o Pan com o Maracanãzinho lotado e com o time principal.
    2008:Quase volta a convocar F.Venturini e a Fofão sabendo desta historia diz se ela voltar eu saio.
    2012:Corta jogadoras no saguão do aeroporto(Fabíola e Juciely) outra na lavanderia e o pior de tudo corta uma jogadora saudável na vila olímpica para apostar e uma jogadora bichada que ano seguinte iria jogar em seu clube,as jogadoras se unem e conquistam o Bi campeonato olimpico e o Zé tem a cara de pau em dizer que elas ganharam por que ele passou a mão em um CORCUNDA e a levantadora que ele convocou de última hora (Fernandinha)que também iria jogar em seu clube .
    2013,2014 e 2015:Esquece de fazer uma renovação.
    2016:Tenta corrigir uma injustiça e convoca Fabíola que teve sua filha em Fevereiro para ficar no banco e ver a titular e preferida Pani Lins fazer merda,Nátalia quinando e dando risada no jogo mais importante das olimpiadas se no banco se tinha uma ponteira especialista no passe e que foi a melhor jogadora do Brasil no mundial de 2014.
    2017:Era para ter vazado mas não preferiu continuar.
    2018:Leva para o Mundial uma levantadora recém parida,outra cujo estilo de jogo é o de bolas empinadas,centrais uma lenta no bloqueio e pífia no ataque,outra que é a carregadora oficial de TOALHAS E GATORADE e uma anã, uma líbero que é
    mais uma lutadora de SUMÔ do que jogadora de vôlei.
    2019:Convoca jogadoras que foram excepcionais a 10 anos atrás mais que agora estão no fim de carreira.
    Diz que vai sair após 2020 mas vai indicar o patético PAULO COCO só por causa da sua habilidade de copiar suas CUECAS,sua VOZ e suas MANIAS como ninguém.
    Obs:Sei que o comentário ficou longo e me esqueci de citar outras coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste! E o Gustavo deixou muito disso claro nas entre-linhas. Quem sabe dos bastidores tenebrosos de Londres, sabe bem que a virada da seleção passa longe das mãos do Zé. Eu fico pensando até hoje se o Brasil perdesse para a Rússia o que as meninas iriam falar de coisa que estavam entaladas. O início ruim foi puro fruto do psicológico destruído do time pelos cortes traumáticos e outros afins.

      Excluir
    2. E o que ele fez com a Fabiola e a Mari foi simplesmente nojento. Nunca me conformarei que a Fabiola não teve o seu ouro que seria mais que merecido por caprichos de paneleiro, imagino o quão doloroso deve ter sido. Isso para não falar do caso Brait, outro que colocou a Leia, coitada, no fogo cruzado sendo que todo mundo sabia que era pra levar as duas e ter cortado uma central. Quando o caldo engrossou o passe da Camila (que era, naquele momento, sua vantagem sobre a grande fase que vivia a Leia) foi totalmente necessário.

      Excluir
    3. Trágico e hilário os comentários do primeiro anônimo. Zé Panela cheira a naftalina. O pior é que se quisermos fazer uma campanha no mínimo descente teremos que apelar para as veteranas, porque com Lorenne, Bruna Honório, Drussyla, Roberta, Bia e etc iremos naufragar vergonhosamente no ano que vem. Realmente uma pena.

      Excluir
    4. kkkkk perfeito amigo. Estou rindo, mas o caso é de choro.

      Excluir
  13. A VNL 2020 acaba dia 5 de julho e Tóquio começa exatamente 3 semanas depois. É mais válido descansar as atletas e mantê-las treinando em Saquarema ou botá-las para jogar como foi no Grand Prix 2016? O problema é que o Brasil não jogou completo em nenhuma parte do atual ciclo olímpico. Contando com a graça de que todas as nossas principais jogadoras estejam bem fisicamente após a temporada de clubes, seria bom colocar todas para jogar juntas pela primeira vez em 4 anos a fim de afinar a equipe. Mas tem a questão do cansaço e o risco de lesões menos de um mês antes da Olimpíada. O que vocês acham que seria ideal para o ano que vem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o time "ideal" do Brasil para Tóquio não jogou uma vez sequer usar a VNL é questão de necessidade. Aliás, depois do flop da Russia em 2008, que conservou tanto o time principal no ano olímpico que elas chegaram sem ritmo o suficiente e foram AMASSADAS, eu acho que tem que ser muito bobo para abrir mão de usar a VNL como preparação. Ao menos faz como a Lang Ping: qualquer coisa retira as principais das finais.

      Excluir
    2. Concordo, último anônimo.

      Excluir
  14. Que pisão. As americanas não deixaram as brasileiras respirarem. Em nenhum momento o Brasil ameaçou de fato as adversárias. Foram atropeladas sem dó. Uma seleção com duas ponteiras de definição. Duas centrais universitárias. Uma levantadora recém chegada à seleção... Coragem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês fala como se a liga universitária americana fosse fraca,rsrsrs. Mas, entendo que esteja dizendo isso para colocar o Brasil em uma posição mais humilhante sendo que não é nem necessário. Saiba que as que jogaram hoje são praticamente a base olímpica dos EUA para o ano que vem, com a ausência da importantíssima Akin, Hancock e talvez da Adams (acho que o Kiraly vai esquecer no baile rsrs). Pontas de *preparação* que viram bola dentro do estilo veloz deles, o que acaba compensando a falta de força na maioria dos jogos (e ainda tem a Bartsch como desafogo no banco).. Coragem a sua, poderia alfinetar de diversas coisas: o saque de infanto, as bolas caindo na quadra de manchete, justo disso? rs

      Excluir
    2. Ogbogu e Washington não são mais universitárias, Rettke e Thompson sim.

      Excluir
  15. Essa ideia de voltar jogadoras ja aposentadas não me agrada. Fabiana, Sheilla e cia foram muito importantes e serei sempre grato, mas hoje nao estao em nível para Jogos Olímpicos e, provavelmente não estarão ano que vem. É hora de apostar em Lorenne na reserva da Tandara e em Carol e Adenizia, Fabiana foi completamente inefetivada na final da Superliga, imagina a nível de seleção? Sheila convocada para Copa do Mundo após 3 anos sem jogar profissionalmente é desrespeitoso com jogadoras que apesar de medianas apresentam condições físicas para atacar e bloquear (Paula, Rosamaria, Monique, etc).
    Com relação as levantadoras (Dani e Fabíola) e Garay ainda acho que ha disputa pela ausência de opções seguras nas posições.
    Brait com todas as falhas hoje ainda e muito superior a Leia.

    E para essa competição fica claro a falta de planejamento da comissão. Levando várias jogadoras que nao disputam vaga olímpica na ponta. Se fosse pra testar pra Olimpiadas, ok. Mas se nao deveria levar as melhores opções e, nesse caso, mesmo abaixo do nível pra buscar título, Mari Paraíba e infinitamente melhor que Amanda e Gabi Candido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes, queria entender o porquê do Zé esquecer a Samara (que vai bem na Europa há anos) e a Mari no churrasco. Fabiana é uma central completa, virada de bola segura, alta e tem um peso importantíssimo para a equipe como líder. Ela, Thaisa, Fabiola e Garay são os retornos mais importantes para a seleção.

      Excluir
    2. Mari PB faz falta. Poderia ser a nossa 4ª ponteira. Espero que ela arrase no Monza, mas vai ser difícil o ZRG convocá-la ano que vem.

      Excluir
    3. O caso da Mari PB é muito claro: ela e o ZRG não se bicam. Ela pode fazer a melhor temporada da vida dela na Itália e, mesmo assim, não vai ser convocada. Acho melhor não colocar esperanças nisso.

      Excluir
    4. Exato, último anônimo.

      Excluir
  16. Triste assistir o Brasil caminhar para junto de Cuba... Pois é, será que sobrará, para nós, torcermos neste clássico na 2° divisão do vôlei mundial?!?!
    Triste...

    ResponderExcluir
  17. O maior problema da seleção brasileira sem dúvida é a comissão técnica. Está sendo cada vez mais comum jogadoras renderem bem abaixo na seleção de Zé do que em suas equipes, e muitas das vezes dizemos que são jogadoras de clube, mas não. Isso é gestão técnica ineficiente: Macris, Gabi e até as libéros Leia e Brait, não estão rendendo como podem. A cadeira cativa de Bia é uma piada. A gestão de Zé derruba autoestima de qualquer jogadora. Porque em um ano Carol por exemplo é preferida e de repente Bia se torna intocável? Podem me gongar, nosso material humano não é tão ruim assim, arrisco dizer que tem ao menos umas 4 equipes em nossa superliga que estariam fazendo melhor que a seleção brasileira. Gestão ridícula dessa seleção.

    ResponderExcluir
  18. Até agora estou tentando entender onde Tande estava enterrado. Que novo voleibol é esse que ele fala kkkk. Desde o último ciclo a seleção americana tem na velocidade o seu forte. Que agonia ver ele falando de novo voleibol. Pipe agora é novidade? Oi????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né! Kkkkkkkk USA joga assim há anos. Inclusive importaram daqui a inspiração, da geração de 2004 do masculino do Brasil,eles mesmos já falaram sobre isso. As americanas jogaram do mesmo jeito, com o adicional de estarem bem afiadas no entrosamento. Brasil que foi podre, ridículo e muito frágil.

      Excluir
  19. Quem pega a 3ª vaga de central dos EUA ano que vem? Akin e Dixon parecem ter suas respectivas vagas seguras em Tóquio. A primeira por motivos óbvios e a segunda pelo amor do Kiraly - kkk - e por ter se lesionado no início de 2016, ficando assim fora da última Olimpíada. Isso é bom, pq Dixon é uma fubá. Não duvido que a Ogbogu roube a vaga da Adams, ainda mais jogando no Cone na próxima temporada. Washington corre por fora. É por isso que outra fubá, Gibbemeyer, se aposentou mais cedo do que o previsto da seleção dos EUA kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito em Akin, Ogbogu e Washington

      Excluir
    2. Seria mais coerente, não entendo o que o Kiraly vê tanto na Dixon. Adams foi muito bem pelo Monza na temporada passada depois de mofar anos no banco do Ecz. Eu levaria Akin, Adams e Ogbogu.

      Excluir
  20. Fabiana é boa, mas está um pouco fora de ritmo. Seria ideal a Mara jogar no lugar dela nos jogos mais difíceis que virão pela frente. Ela jogou todas as competições pelo Brasil esse ano e melhorou muito no ataque.

    ResponderExcluir
  21. O bom de o ZRG finalmente se aposentar ano que vem após Tóquio é que não vai ter a situação de rancor pelos cortes olímpicos no sentido de impedir o prosseguimento da atleta na seleção - a menos que o próximo técnico seja o Paulo Coco rsss. Aliás, ninguém merece essa possível promoção do auxiliar técnico ano que vem. Se é para mudar, muda absolutamente tudo. O Lavarini faria um bom trabalho com a geração de 2024 a.k.a. Kisy, Ana Cristina etc. Mas eu duvido que a CBV coloque um estrangeiro no comando da seleção \:

    ResponderExcluir
  22. O time feminino precisa de uma chacoalhada o ideal seria pra este momento, seria o Rubinho do Sesi. Técnico inovador, estudioso e ótimo gestor de grupo e tem a mesmo estilo de jogo adotado atualmente. Alguém poderia dar esta dica para CBV.

    ResponderExcluir
  23. O ZRG me incomoda demais, suas decisões beiram amadorismo, a começar pelos seus rosters totalmente sem nexo, as suas escolhas precipitadas e as escolhas de redes das jogadoras, é de dar risada.

    Uma coisa é a questão das ponteiras, não entendo as ponteiras do banco, duas ponteiras relativamente boas no fundo, e medianas no ataque, não tem como equilibrar caso necessite de algo no jogo, ZRG ficou sem opção, se a Drussylla tá muito mal, quem colocar? Não há como jogar com Cândido e Gabi, o ataque fica muito nulo, Amanda e Gabi não funcionaram tão bem juntas na VNL, entenderia até a Tainara novamente nesse roster, mas não essas duas opções no banco juntas, já que o ZRG sequer vai utilizar a Cândido, pelo menos isso ficou claro.
    Outro ponto é a escolha da Sheilla, isso não poderia nem ser questionado, você fica com outra opção limitada, Paula pode não ser a grande jogadora do século, mas seria uma boa opção, já que vinha jogando, e deveria estar lá, pois não há ninguém que me faça entender essa convocação da Sheilla pra uma competição dessa, ficando tanto tempo parada.
    E o pior, alguém consegue me explicar o por que de empurrar a Fabiana pra rede de 3 pra uma jogadora tão ruim fisicamente e tecnicamente no ataque como Bia? Não consigo entender puxar uma jogadora pra fora da sua rede desse jeito, só se a outra fosse uma jogadora muito boa nessa rede, coisa que Bia não é, ZRG é pai da Bia? só isso explica, não há explicação pra tanta insistência, a mulher joga todos torneios, não sai por nada, não joga bem contra os grandes, só observar suas stats, nunca vai bem, fica alta nas stats de bloqueio porque joga TODOS SETS em todos torneios, coisa que poucas fazem, enfim, isso tá prejudicando principalmente Carol(que é mais completa, mas parece não ser muito querida pelo técnico, que tomou birra da jogadora por chegar depois, só isso explica), Adenizia(que foi preterida ano passado, mesmo jogando a vnl toda, no mundial não foi tão testada), e Mara(que é bem melhor no ataque, bem abaixo no bloqueio, mas poderia ser testada na 2, como fazia no Sanca e foi bem), Fabiana parece desconfortável nessa rede de 3, a mulher tem que voltar pra 2, isso é inaceitável.

    R.I.P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm não entendo esta insistência da Bia na rede de dois. E eu lembro de ter ficado de cara na época do Mundial ano passado com o ZRG boicotando a Adenízia na competição. A melhor central brasileira na rede de dois hoje é a Gattaz e, se ela fizer mais uma boa temporada pelo Minas, o técnico pode convocá-la para Tóquio tbm a fim de se 'redimir' pelos cortes olímpicos anteriores.

      Excluir
  24. Enquanto esse corcunda estiver na seleção vai ser isso aí, só lembranças do passado.
    Odeio os americanos, eta povo marrento, mas uma coisa é fato, são bons em quase tudo no esporte. A levantadora soltava uns pombo sem asa, alguns, mas mesmo assim as atacantes viravam, sinal de eficiência. Erram muito pouco.
    Ogbogu virando bolas como se fosse aquecimento e mesmo assim foi pouco acionada.
    Se os EUA melhorarem levantadora e líbero ficaram QUASE imbatíveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A levantadora titular deverá ser a Hancock (ainda mais jogando pelo Novara na próxima temporada) e a líbero vai ser a Courtney mesmo.

      Excluir
  25. As largadas da Lorenne são péssimas.

    ResponderExcluir
  26. ZR achou mesmo que iria arrumar alguma coisa com uma oposta novata cansada? Com uma oposta velha e sem jogar por 3 anos? Com uma líbero que não vê a seleção por anos? Com uma seleção sem entrosamento? Achou mesmo que essa palhaçada iria dar efeitos? Para um técnico de renome foi muito amadorismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O maior erro de todos foi a escolha das opostas.

      Excluir
  27. A renovação no masculino está bem encaminhada para depois de Tóquio. Já há peças importantes de reposição aparecendo, como é o caso do Alan substituindo o Wallace de vez a partir de 2021. O desafio mesmo será no feminino. Temos promessas como Kisy e Ana Cristina, mas elas precisam ser testadas já a partir da VNL 2021. Um ciclo olímpico passa muito rápido e, se não começar o trabalho com as novatas desde o começo, o resultado final fica comprometido. Uma prova é o ciclo atual mal planejado em que o técnico ultrapassado precisa ficar apelando para as veteranas.

    ResponderExcluir
  28. A culpa do que ocorre hoje é do próprio Zé. Ele também coordena o trabalho na base, se não estiver enganado formando as comissões, e poucas vezes subiu alguma jogadora para ao menos treinar nestes últimos anos. Gabi é a única grande exceção. Se realmente tivéssemos um trabalho sério de renovação não estaríamos nesta situação. Vou exemplificar: todo mundo tá cansado de saber que nossa fase não é das melhores na base, mas a base do feminino revelou jogadoras mais interessantes nos últimos anos que o próprio masculino (que mesmo assim está melhor encaminhado). Juma/ Kenya/ Liara/ Sehn. No masculino, seleções grandes como Rússia, Polônia, USA e o próprio Brasil preparam o levantador do próximo ciclo muito antes tendo em vista a importância da posição. Macris, com todo o talento que tem, pouco teve chance na seleção antes deste ano. Imagine essas meninas que devem tocar o barco no pós-Tóquio? Juma é o maior exemplo do descaso, nunca teve sua ousadia e agressividade lapidada mesmo sendo MVP incontestável de um mundial sub23 que revelou muitas jogadoras importantes para equipes como Turquia, Itália, RD... Nós vencemos e não aproveitamos quase nada. Hoje dependemos dos mesmos amuletos de sempre por pura comodidade dele, fico pensando se o Mota não tivesse assumido a seleção rapidamente se a nossa maior geração de todos os tempos se afloraria(ou pelo menos só iriam começar a jogar depois de 27 anos...). rs
    O preço de um trabalho saturado e do descaso da CBV vai batendo na porta pouco à pouco.

    ResponderExcluir
  29. Só tenho uma coisa a dizer: acredita que ela vem na sua mão.

    ResponderExcluir
  30. Tenho tanta saudade da época que Bia pedia dispensa da seleção....

    Drussyla é tão insignificante que Kirally nem considerou ela nos treinamentos pré partida. No tempo técnico bastou conversar com a equipe que os tocos começaram kkkkk. Vai ser quinadora e toqueira assim lá na China.


    E Lorenne com essa cara feia. Bem que ela podia buscar inspiração na Mari, tinha cara feia, mas derrubava bola.



    Quanto à Sheilla, pela inteligência e talento que tem foi um grande erro dela retornar direto na seleção. Ela precisa de mais ritmo de jogo para que suas pantufas caiam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses clichês de falar " lá na China..." etc etc não vale mais nada!!! A China é Potencia econômica e militar. Eles inauguraram nada mais, nada menos em pequim O Maior Aeroporto do Mundo.....

      Excluir
    2. Vai problematizar na pqp.

      Excluir
  31. O triste não foi tomar 3x0 foi ver jogadoras olhando pra baixo, cabisbaixas, sem expressão alguma. Foi uma facada que já vinha dando indício há tempos. Essa camisa é pesada, nossa história foi feita por Márcia Fu, Garay, Thaisa, Ana Mozer,Leila várias e várias em tantas gerações que fizeram o nome na história pela raça em quadra. Confesso que meu apreço pela Mara cresceu depois de ontem, foi a única que não deitou enquanto esteve em quadra, até afronte rolou! hahaha Já vi o Brasil perder de modo traumático em Olimpíada, Mundial, afins, mas aquelas expressões no rostos dos meninas foi assustador, um triste alerta de que algo internamente e estruturalmente está dando muito errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatos!

      Mara evoluiu muito, principalmente no ataque. Eu colocaria ela no lugar da Fabiana nos jogos mais difíceis daqui pra frente. Além de estar com ritmo de jogo, vibra muito e contagia o time. Isso é muito importante no momento em que a equipe está com o emocional visivelmente abalado.

      Excluir
  32. Espero de verdade que o Zé não comece com a Bia contra a China, ela tá muito mal e para evitar um outro massacre(até porque mais um 3x0 é bem iminente) que ao menos coloque alguém que jogue bem com time velozes(Carol) ou tenha ataque e não deita (Mara).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM!

      Eu colocaria a Mara na rede de dois e a Carol na rede de três. Ele tem que mexer no time, caso contrário vai continuar perdendo.

      Excluir
  33. Gente, fico com a impressão que a grande maioria das jogadores brasileiras estão muito cansadas depois da longa jornada de campeonatos que tivemos esse ano (VNL, Pré-Olímpico, Pan, Sulamericano e agora Copa do Mundo). Especialmente as que participaram mais e carregaram o Brasil nas costas, Gabi, Macris, Bia, Lorenne e em menor grau Roberta e Leia. Tanto que Drussyla que até é tecnicamente inferior a Gabi vem tendo um desempenho mais regular por ter jogado menos campeonatos. Já Scheila e Fabiana claramente não tem mais condições físicas de disputar competições internacionais de alto nível. Era melhor ter convocado a Gattaz no lugar da Fabiana na VNL para salvar a rede de dois.
    Acho que o maior erro foi não ter dado mais rodagens para jogadoras na VNL mesmo que não conseguissem passar para a fase final (o que até seria positivo para se poupar). É claro que alto número de dispensas complicou mas ele poderia ter dado chance para várias meninas da base em alguns fins de semana da VNL (que até as deixariam mais entrosadas para disputar o sub-23 e sub-18). Mas Zé Panela claro nunca valorizou a base e acabou matando as jogadores que vão chegar mortas no início da Superliga.

    ResponderExcluir
  34. Zhu vai mandar muitos beijos hoje de madrugada!!! Vcs foram criticar CUBA e Rússia - além dos USA agora a seleção brazuca estar ladeira a baixo! O problema de CUB e RUS não são as jogadoras e sim a Federação local de uma e as terríveis comissões técnicas de outra! Enquanto o BRA n tem jogadoras a altura!! e ganhou Londres na absurda incompetência dos USA e Rússia! Mas quem sabe o BRA possa vencer as chinesas e russas vençam USA mas a frente! Mas é muito difícil frear a avalanche chinesa! Elas podem aplicar uma verdadeira surra no Brasil e acabar com a invencibilidade americana!! Tá complicadíssimo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Supera essa desculpa do ouro em Londres, é sempre a mesma coisa.

      Excluir
  35. Enquanto isso na Euro Masculino, as favoritas resolveram jogar muito e estão aplicando derrotas acachapantes por 3 x 0 nos adversários. Leon liderando a POL - Ngapeth voltou com tudo na França - os russos imbatíveis até o momento! Sérvia vencendo e a Bulgária tentando chegar na próxima fase!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)