Sérvia treina para pré-olímpico com 13 nomes e muitos desfalques

Já não há muito segredo sobre a lista de Zoran Terzic para o qualificatório olímpico de Wroclaw, na Polônia. Desde o último dia 4, o técnico conta com 13 à sua disposição - não é mais segredo, mas ainda é surpreendente. 

Mesmo valendo vaga para a Olimpíada de Tóquio e sendo o compromisso mais importante da seleção em 2019, a Sérvia não vem completa para o torneio. As centrais Milena Rasic e Jovana Stevanovic, a ponteira Tijana Malesevic e as levantadoras Ana AntonijevicBojana Zivkovic estão fora do grupo do pré-olímpico. A ponteira Bojana Milenkovic, ainda se recuperando de lesão, também não está relacionada.

Treinam atualmente com a seleção sérvia:

L: Maja Ognjenovic e Sladjana Mirkovic
O: Tijana Boskovic e Ana Bjelica
P: Brankica Mihajlovic, Bianka Busa, Jelena Blagojevic e Sara Lozo
C: Stefana Veljkovic, Mina Popovic, Maja Aleksic e Mina Savic
Lb: Teodora Pusic

Sérvia das estrelas Brankica Mihajlovic e Tijana Boskovic (18) vai desfalcada ao QO (Foto: FIVB)

A expectativa é de que o último nome a se juntar à seleção sérvia seja o da líbero Silvija Popovic. A lista sérvia ainda não é a oficial, mas, a menos de duas semanas do início do torneio, pouca coisa tende a mudar. Terzic já havia dito que Malesevic e Zivkovic se ausentariam por um tempo, mas a expectativa era de que retornassem ao pré-olímpico. A Sérvia parece viver uma "nova era" perigosamente às vésperas de uma olimpíada.

Comentários

  1. A Sérvia tem um grande equipe e deixou uma imagem excelente depois do título no mundial. Mas, não vejo como esse time imbatível que alguns pintam. Inclusive o próprio Brasil tem condições de dar o troco pela pisada dupla do mundial (na quadra e nos bastidores com o Japão) mas deixemos isso mais para frente, um karma sempre vem em doses cavalares. O que quero dizer é que a Sérvia vivia outra história antes do retorno do Maja e isso se torna bem claro ao analisar o Grand Pix de 2017,a VNL 2018 e algumas partidas isoladas: inconstância. A levantadora mudou o time no mundial, o up foi nítido e resultou em uma campanha de campeã mesmo, mas eu ainda vejo alguns fantasmas como o jeito "meigo" do Terzic pairando por lá. Também não entendi essas ausências, é óbvio que são as favoritas, contudo ao mesmo tempo se a Polônia conseguir fazer a Sérvia reviver sua postura antes do mundial talvez o jogo se torne, no mínimo, emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu "nos bastidores com o Japão", no Mundial de 2018? Eu nunca tinha ouvido falar nessa história.

      Excluir
    2. Em resumo: A Sérvia vinha sovando todas as equipes no mundial e o jogo contra o Japão tinha um peso direto na classificação, definindo praticamente a situação da terceira vaga entre as asiáticas e as brasileiras.
      Mas, o que se viu foi um time sérvio sem esconder o corpo mole, muitas das principais jogadoras sérvias tiveram algum "problema" ou alegaram relachamento para justificar os 3x1 das nipônicas. Detalhe que ninguém é bobo, e quem acompanha campeonatos há mais tempo sabe que ambos os países vivem metidos em controvérsias do tipo para pior (pouco tempo depois a equipe masculina da Sérvia fez quase o mesmo no outro naipe, prejudicando claramente outra equipe) e o Terzic é mal caráter declarado - engraçado que é "migo" do Zé rsrsrs. Enfim, fica de lição para a gente sobre não depender de ninguém, ainda mais quando o ninguém se trata de Japão e Sérvia. Rsrsrs E aquele aguardo do acerto de contas que cedo ou tarde sempre vem.

      Excluir
    3. Povo até hoje coloca culpa da desclassificação do Brasil na Sérvia. Quem desclassificou o Brasil foi ele mesmo perdendo da Alemanha. Se deixou ou não deixou não é o caso se o tivéssemos ganhado da Alemanha o resultado do jogo Sérvia x Japão não faria diferença. E mesmo assim o Brasil ainda tinha chance de se classificar ganhando do Japão de 3 a 0 e não conseguiu de novo.

      Excluir
    4. Não é culpa a Sérvia ou retirar o peso do Brasil em depender de resultado. Mas, que a postura do time sérvio interferiu, isso é indubitável, que a Sérvia contribuiu e MUITO para inviabilizar ou dificultar as perspectivas de classificação também, e o que mais gerou revolta foram as justificativas e a maneira como isso aconteceu. Óbvio que o Brasil não deixa de ser culpado por não ter feito sua parte, mas isso não torna menos feio o que os sérvios fizeram com o Brasil no feminino e com a França no masculino. Enfim, questão de ética e a minha não compactua com esse tipo de coisa. A China também teve a oportunidade de eliminar as americanas, outro comportamento, outro nível.

      Excluir
    5. "A China também teve a oportunidade de eliminar as americanas, outro comportamento, outro nível."

      É ISSO! O karma da Sérvia vem pesadíssimo até o final do ciclo. Espero que a arrogante da Maja se aposente de vez da seleção sérvia sem o ouro olímpico.

      Excluir
    6. A China foi ética e passou as farsantes para a fase final do Mundial, mas ajudou a deixá-las fora do final four três dias depois hahahahaha.

      Excluir
  2. O nome da Stefana Veljkovic aparece 2 vezes uma em que ela está e a outra em que ela não está com o time.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu coloquei errado, desculpem. Quem está fora é a Stevanovic.

      Excluir
  3. As queridinhas dos brasileiros que amaram contra o Brasil está investindo em novas jogadoras. Cagaram para Liga das Nações e parecem bem confiante na vaga olímpica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que possa ter relação com o banco sérvio ser outro time perto do titular, a discrepância é clara. Mas, algumas posições, como central, não são problema para a Sérvia. Diria que ponteira é mais problemático. A segunda levantadora que vai eu também acho bem mediana. Enfim, Terzic é um cretino, mas dificilmente dá ponto sem nó, aguardar para entender melhor a cartada.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Acho que foi bem isso mesmo. Vi os resultados e as estatísticas dos jogos da Sérvia na 2ª fase do Mundial e elas perderam de 3x1 para o Japão e 3x0 para a Holanda. Contra o Japão, a Boskovic jogou apenas o 1º set (não marcou nenhum ponto porque não recebeu nenhuma bola!) e contra a Holanda ela sequer entrou. Nós sabemos que o time da Sérvia depende menos da Boskovic do que a Itália da Egonu; mesmo assim, a Boskovic faz uma puta diferença para seu time. Muito estranho ela não ter recebido nenhuma bola no único set que jogou contra o Japão. Parece mesmo estranha essa derrota para as japonesas (e acho igualmente estranha a derrota de 3x0 para a Holanda).

      A quem interessar, os links das estatísticas:

      Sérvia 1x3 Japão: http://japan2018.fivb.com/en/schedule/9233-japan-serbia/post
      Sérvia 0x3 Holanda: http://japan2018.fivb.com/en/schedule/9239-netherlands-serbia/post

      Excluir
  4. Pelo que vi no Instagram da federação da Sérvia a Popovic apareceu em uma foto.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela resposta. Acho que foi bem isso mesmo. Vi os resultados e as estatísticas dos jogos da Sérvia na 2ª fase do Mundial e elas perderam de 3x1 para o Japão e 3x0 para a Holanda. Contra o Japão, a Boskovic jogou apenas o 1º set (não marcou nenhum ponto porque não recebeu nenhuma bola!) e contra a Holanda ela sequer entrou. Nós sabemos que o time da Sérvia depende menos da Boskovic do que a Itália da Egonu; mesmo assim, a Boskovic faz uma puta diferença para seu time. Muito estranho ela não ter recebido nenhuma bola no único set que jogou contra o Japão. Parece mesmo estranha essa derrota para as japonesas (e acho igualmente estranha a derrota de 3x0 para a Holanda).

    A quem interessar, os links das estatísticas:

    Sérvia 1x3 Japão: http://japan2018.fivb.com/en/schedule/9233-japan-serbia/post
    Sérvia 0x3 Holanda: http://japan2018.fivb.com/en/schedule/9239-netherlands-serbia/post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por algum motivo, meu comentário está sendo publicado isoladamente, mas se refere à resposta do anônimo que respondeu minha pergunta sobre possível combinação de resultados da Sérvia no Mundial de 2018, a fim de desclassificar o Brasil da 3ª fase do Mundial.

      Excluir
    2. Existiu máfia sim. Brasil foi chutado.

      Excluir
  6. O Mundial Sub 20 estar bombando !!!! - neste momento o duelo entre russas e japonesas. A torcida torce por Japão!! Uma grande transmissão da Tv México. Narradores competentes e vibrantes!!! Comentaristas exaltando uma grande partida técnica de ambas as seleções. Vejam no face da Federação Mexicana de Volleibol. As japonesas muito aficionadas! com muitas defesas e russas no seu tradicional. Jogão!!! tem uma japa altíssima!!! Será a final antecipada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Japão na final! Caralho, que semifinal contra a Rússia! O Japão é a única equipe invicta neste Mundial. Venceu o Brasil, a Turquia, a Polônia e a Rússia. É impressionante a qualidade técnica dessa geração. Se elas conseguirem a medalha de ouro, vão quebrar um jejum de mais de 20 anos sem títulos mundiais. A última vez que o Japão foi campeão do mundo foi em 1999, no sub18. No sub20, elas nunca venceram e no adulto, foram campeãs apenas em 1962.

      As atacantes compensam perfeitamente bem a falta de altura com habilidade técnica e sem desperdícios no ataque. A levantadora, de apenas 1.58, lembra muito a Takeshita. A recepção no jogo contra a Rússia não funcionou bem (e talvez esse seja o segredo para vencê-las), mas se elas passarem na mão da levantadora na final, vai ser difícil elas perderem o título.

      Excluir
    3. As nipônicas merecem demais esse título! Ainda mais se for em cima das italianas que estão um poço de arrogância. Outra coisa que destaco no Japão é a velocidade e o poder de ataque melhor do que estamos acostumados a ver deles. Apesar de todas as controvérsias o estilo de jogo japonês é lindo de assistir.

      Excluir
    4. As japonesas jogam o "voleibol arte". Valorizam a boa recepção, a boa defesa e o ataque bem colocado (mais do que a potência). É raro ver uma equipe jogar no mesmo estilo das japonesas. Nem mesmo a China conservou o estilo do voleibol asiático. Prefiro esse tipo de jogo do que o das outras seleções, com jogadoras que atacam a quase 3,30 do chão, a mais de 100 km/h, mas são verdadeiras tapadas na questão técnica.

      Excluir
  7. Não se pode esperar outra coisa dessa seleção Sérvia, mas do que óbvio que se venderam por uns trocados no feminino para o Japão, por conseguinte eliminando o Brasil e no masculino pra Polônia eliminando os franceses, mas óbvio que brasileiras e franceses são os maiores responsáveis, mas a atitude pequena desse paiszinho foi completamente repugnante. O karma logo veio no masculino ficando em 4° lugar e no feminino não veio porque a China por freguesa dá Itália não chegou a final, porque duvido se Zhu arregaria pra Boskovic, mas foi melhor, não suportaria ver a China campeã da Copa do Mundo, Olímpica, da Copa dos Campeões e Mundial de forma seguida. O das sérvias está guardado.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Povo amargurado que fica remoendo coisas passadas. Gente o Brasil caiu fora do Mundial porque tinha que cair mesmo, não fez por merecer. Esses comentários de "Ah mas a Sérvia perdeu de propósito para o Japão", e daí? Qualquer time pode fazer isso. Mas o Brasil se encontrou nessa faca de dois gumes, de depender dos resultados alheios por conta da derrota pra Alemanha e pelo set perdido contra o México. E outra, o Brasil ainda podia avançar de fase se fizesse o seu dever e vencesse as japonesas por 3x0, o que não conseguiu. Logo, tiveram que sair por falta de competência.
    Essas idéias são típicas daqueles que gostam que os outros façam o serviço no lugar deles próprios, sempre dependendo dos outros. O problema é que vocês sempre estão querendo culpar alguém, um time aqui e outro ali, nunca olham pro próprio umbigo.
    Entendam que jogo se ganha jogando, e ganhando esses jogos é que se torna campeão. Não foi o caso da seleção brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Isso que você disse "Mas o Brasil se encontrou nessa faca de dois gumes, de depender dos resultados alheios por conta da derrota pra Alemanha e pelo set perdido contra o México", foi escrito em linhas gerais lá em cima, quando um anônimo disse "fica de lição para a gente sobre não depender de ninguém, ainda mais quando o ninguém se trata de Japão e Sérvia".

      2) Ao que me parece, o "amargurado" aqui é você. Que veio aqui para comentar apenas para chamar os outros de "amargurado", sem acrescentar nada de interessante, com informações que os outros já sabiam e com frase prontas.

      Se não tem nada para acrescentar e se veio aqui para criar falsa polêmica, é melhor nem comentar.

      Beijos de luz

      Excluir
    2. Segundo anônimo, cirúrgico! Preguiça de quem só interpreta uma parte das coisas (ou nem isso).

      Excluir
  10. 3 japonesas lideram as estatísticas de passe do Mundial SUB20:
    1.Haruna Soga
    2.Mayu Ishikawa
    3.Rena Mizusugi
    Por 3 jogadoras nas 3 primeiras colocações da estatística de passe, nunca vi isso em campeonato nenhum. As japonesas estão tirando onda como a melhor linha de passe do mundo.
    Sem passe não tem jogo, e as japonesas estão invictas devido à sua técnica apurada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O que diferencia essa geração das outras é o poderio e eficiência no ataque. Claro que, comparada às outras equipes, elas não tem um ataque tão potente. Mas ainda assim, são mais fortes neste fundamento que as japonesas de gerações anteriores. Não é de hoje que o Japão tem se saído bem nos mundiais de base. Em 2017 essa mesma equipe ficou com o bronze do mundial sub18 e, enquanto a equipe que disputou o sub20 naquele mesmo ano ficou com um honroso 5° lugar. O Japão tem investido muito em tecnologia nos treinamentos. Existe um video que tem circulado na internet de um robô que está sendo utilizado para treino de ataque. Basicamente, a máquina simula uma formação de bloqueio duplo e triplo bem alto, onde as atletas precisam escapar/explorar o bloqueio. O aparelho foi feito em parceria com uma Universidade de lá.

      Excluir
  11. As únicas Peças que não pode faltar e que prejudicaria a Sérvia seria a Boskovic e a Brankica, elas duas são as Pilares do time.. Esse time eh um dos poucos que conseguem jogar c passe ruim, a Brankica praticamente joga escondida na Recepçao o jogo todo, aqui não conseguimos fazer isso com a Natalia, nem os EUA com a Bartsch, Russia c Kosheleva etc..

    ResponderExcluir
  12. A principio eu estava torcendo pela RUS, mas as japonesas mereceram. Muito bonito vê-las jogando!!! Um jogo elástico, técnico. Muita sincronia. Torcendo por Japão. Ainda nem vi quem vai ser a adversária. O tecnico japones quando vi que não ganharia o 4 set, com muita antecedência, retirou as titulares e elas só retornaram no 5 set e isso ajudou muito o Japão. Houve erros cruciais na RUS quando alguns ataques não foram confirmados. A defesa nipônica foi forte!! Levantadora do japão bem baixa na estatura. Mas elas são lindas!! Tem um jogo bonito! Foi a 1ª vez que vi uma semifinal do Mundial Sub 20. Nível alto no jogão apresentado por Russas e japonesas - escolas tradicionais e diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A final vai ser contra a Itália, que fez um ótimo jogo com a Turquia. Também foi um jogão. As italianas estavam perdendo por 2 a 0 e empataram. No tie break viraram de novo para 18 a 16, após estarem perdendo por 14 a 12. É impressionante o sangue frio delas pra virarem o jogo em momentos de muita pressão e com as turcas provocando o tempo todo. E apesar das instabilidades, típicas de equipes de base, em muitos momentos pareceu que estava assistindo um jogo de equipes adultas. Essa geração italiana tem muito potencial pra seleção adulta e acho que o técnico Davide Mazzanti está de olho em algumas peças que podem ser utilizadas no curto prazo, com destaque para a Alessia Populini, que foi decisiva nos momentos mais complicados da partida. Ela tem um viagem muito forte, com um movimento perfeito, muito boa no ataque, ajuda no bloqueio e tem passe e defesa regulares. Para uma equipe adulta com a Sylla jogando bem num jogo e mal no outro, a Pietrini boa no ataque mas péssima no passe e Lucia/Catarina Bossetti regulares no passe/defesa mas não muito confiáveis no ataque, a presença da Populini pode ser uma boa opção em uma posição problemática no time adulto. Claro que é cedo para apostar nela e o sub20 é muito diferente do adulto, mas se bem trabalhada essa jogadora pode ajudar muito a azzurra. Enfim, o Club Italia está realmente revelando peças preciosas.

      Excluir
    2. Sim! Clube Brasil aqui urgente. Italia tá ganhando tudo na base, no europeu quando não ganha é prata. A diferença de dar rodagem e maturidade as meninas é enorme. Os maiores clubes do Brasil a maioria ou não tem base (exceções como o belo e longo trabalho do Minas) ou apostam apenas nas experientes. Isso deteriora muito a situação, Turquia não tem clube para a base mas tem entre os seus poderosos times bases fortíssimas com grande estrutura de formação. A terceira via seria a Russia: várias meninas no CT em treinos especiais e disputas de campeonatos e amistosos para dar rodagem coisa que não dura só 3 ou 4 meses. Estamos bem longe dessas três realidades, éramos referência nisso e hoje formamos times de 3 meses, quase no improviso (mesmo tendo Saquarema). E ainda tem sem noção querendo cobrar as meninas como se fossem culpadas por um problema muito maior. Triste ver que a grande referência de administração do esporte no nosso país (CBV) hoje é só mais um antro de negligência e corrupção.

      Excluir
  13. O Mundial Sub 20 disputado no México, ganhou muita repercussão por aqui devido a relativa proximidade geográfica com o Brasil. Mesmo com o fracasso do Brasil, houve grande audiência nas partidas finais com os jogos das semifinais no nível do adulto!! A federação mexicana trabalhou na divulgação e conseguiram chamar o publico. O Mundial foi caliente!na cidade de Aguascalientes. Excelentes comentaristas nas transmissões em espanhol. E certamente muitas jogadoras estarão em breve jogando nas seleções adultas. Há destaques em várias seleções das semifinais. A número 11 da Rússia muito semelhante a compatriota Gamova. A libero Russa com excelente recepção. A levantadora do japão que estudou as jogadas da Rússia, jogou com brilho. Há umas meninas altas no japão. Difícil saber quem será a MVP. E o Mundial Sub 23 não existe mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, discordo do excelentes comentaristas kkkkkkkk.
      E se não me engano a FIVB cancelou o sub 23. Motivos? Não sei.
      Mas é uma pena, gostava muito.

      Excluir
    2. Sobre a não realização do mundial sub23: A FIVB encontrou todo tipo de dificuldade possível para realizar os mundiais sub 23, tanto no feminino como no masculino. Falta de países interessados para sediarem as competições, falta de patrocinadores para bancar as realizações dos mundiais e falta de interesse das federações nacionais em participar das competições.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. No feminino sub20, Itália ganhando de 2 a 0 ainda conseguiu perder pro Japão de 3 a 2.
    Definitivamente a Itália no vôlei não é time de final, joga bem o campeonato inteiro mas na hora H entregam o ouro.

    Japão com 4 jogadoras no dream team:
    MVP = Mayu Ishikawa (Japão)
    Oposta = Ruth Terry Enweonwu (Itália)
    1º Ponteira = Haruna Soga (Japão)
    2º Ponteira = Mayu Ishikawa (Japão)
    1º Central = Yulia Brovkina (Russia)
    2º Central = Merve Atlıer (Turquia)
    Levantadora = Tsukasa Nakagawa (Japão)
    Líbero = Ni Feifan (China)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)