Campeonato Italiano terá final em jogo único e playoffs com 12 times

O Campeonato Italiano passará por mudanças bruscas em seu regulamento para a temporada 2019/2020. Na próxima edição do torneio, serão incluídas as oitavas de final e as finais serão reduzidas a um jogo único. 

A informação sobre a final única foi confirmadas hoje (29), após as inscrições oficiais dos times no torneio. A decisão foi colocada em votação pela LVF (Liga de Vôlei Feminino, organizadora do Italiano) em assembleia com os times participantes. Por maioria, os clubes decidiram acatar a decisão, chamada de "V-Day"

Resultado de imagem para scudetto conegliano
Presidente do atual campeão, Conegliano, foi um dos votos contrários à final em jogo único (Foto: reprodução) 

O motivo para a decisão seria a proximidade do calendário com a preparação das seleção para os Jogos Olímpicos, o que não faz o mínimo sentido se considerarmos a outra alteração: os playoffs terão 12 times. As quatro equipes mais bem colocadas na fase classificatória avançarão diretamente à fase de quartas de final, enquanto os times do 5º ao 12º lugar disputarão as oitavas de final - algo semelhante ao que aconteceu em 2018.

Atualmente 13 equipes disputam a A1, já que o Club Italia, equipe da Federação Italiana, foi promovido em 2018 mesmo sem ter direito à vaga. O italiano corre ainda o risco de ser um dos mais "inflados" da história já que o Chieri, rebaixado em 2019, entrou com recurso para sua permanência na liga principal.

O pedido do Chieri não faz muito sentido, mas já é tido pelo clube como aceito, segundo o portal Volleyball.it. Uma boa prova disso é que o time renovou com dois de seus destaques que disputam a VNL: a levantadora americana Jordyn Poulter e a ponteira da seleção italiana Elena Perinelli. O recurso do Chieri será analisado até, no máximo, 15/07. 

Confirmadas as 14 equipes e já garantido os playoffs com 12 times, o Italiano tende a ser o mais "inchado" da história em ano olímpico e com final em apenas um jogo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, praticando um esporte
Chieri confia em permanência na A1 e já renovou contrato com Jordyn Poulter (Foto: Reale Mutua Fenera Chieri)

Comentários