Novara toma 3 a 0 do Firenze nas quartas do Italiano; Cone, Scandicci e Busto vencem

Um resultado inesperado aconteceu neste domingo pelas quartas de final do Campeonato Italiano: 7º colocado da fase regular, o Il Bisonte Firenze derrotou o 2º, Igor Novara, por uníssonos 3 sets a 0 (25-20, 25-22, 25-17).

O Firenze teve uma grande atuação e olha que nem é dos times italianos que tem as melhores centrais ou a melhor levantadora. Fato é que as extremas comandaram o setor ofensivo, Lippmann fez 17, enquanto Sorokaite, melhor da partida, fez 16. O crescimento de Sorokaite e a chegada de Daalderop à titularidade (pós-lesão) fez com que o time melhorasse circunstancialmente.

Dijkema tenta explorar bloqueio de Chirichella; Firenze largou na frente da disputa (Foto: Igor Volley)

No Novara, um time bagunçado. Talvez a grande atuação contra o Vakifbank no meio da semana passada tenha cansado o time, mal sinal, já que repete a sequência nesta semana. Claro, Egonu segurou a barra com 22 pontos e até teve ajuda de Veljkovic que fez 12.

Nenhuma ponteira do Novara jogou bem. Que decepção com Bartsch, 3 pontos em mais de dois sets percentual de ataque de 23%, pior do que Nizetich (25%). Piccinini ficou zerada no ataque, enquanto Plak foi a mais regular com apenas 5. Chirichella também fez uma partida ruim e Carlini, substituída no segundo set por Camera que não resolveu nada, orquestrou a tragédia. 



Carlini e Alberti disputam braço-de-ferro na rede (Foto: Lisa Guglielmi/Firenze)

No duelo de 4º e 5º colocados, Monza e Busto demonstraram equilíbrio como esperado. E o Busto começou melhor, batendo o rival por 3 sets a 2 (22-25, 25-17, 25-20, 19-25, 15-12). Também pudera, que show Meijners está dando como oposta! Foram incríveis 33 pontos, 52% de aproveitamento. Sinceramente, eu não sabia que ela atuava nesta posição, nem sabia que poderia fazer isso tão bem. Orro, que já gosta de encher uma oposta de bolas e ignorar as centrais, está no céu. 

Floortje Meijners comandou a vitória do Busto (Foto: G. Alemani/UYBA)


Mas teve show no Monza também! Não da oposta, Ortolani fez um jogo muito ruim com apenas 9 pontos, mas da ponteira alemã Orthmann. Que temporada espetacular dessa menina, a Alemanha tem tudo para se tornar uma das grande seleções da Europa novamente com ela e Lippmann. Foram 30 pontos, mesmo caçada no saque. Foi no detalhe, mas Meijners fez a diferença nos momentos decisivos.

Conegliano e Scandicci respiram tranquilos lá do topo. O Conegliano, que também teve uma semana dura por causa da Champions, bateu o Cuneo por 3 sets a 0 sem problemas. As panteras anularam as rivais, com Danesi como destaque, dona de 12 pontos, seguidas de Hill e Tirozzi que fizeram 11. As opostas se revezeram em quadra. Pelo Cuneo, Cruz foi a maior pontuadora com 11, inesperado né? Salas acabou no banco e Van Hecke não repetiu grandes atuações, fez 10.

O Scandicci fez uma grande apresentação contra o Casalmaggiore e venceu fora de casa por 3 a 1. Haak fez seu show, foram 25 pontos. Mas teve ajuda: Vasileva voltou a fazer uma grande partida e quando a búlgara funciona, desafoga a oposta. Elitsa marcou 17. Pelo Casal, nem a grande atuação da americana Cuttino segurou o time: foram 20 pontos de uma das melhores opostas do país na atualidade. O passe ficou complicado, Caterina teve que cobrir Carcases e as centrais não conseguiram jogar.

Caterina Bosetti cai no duplo de Haak e Adenízia (Foto: SDB Volley) 


As quartas de final acontecem em melhor de três jogos. Todos os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (13) em Villorba (Cone), Novara, Scandicci e Monza. Para chegar à final, Conegliano e Scandicci só precisam vencer em casa, enquanto Firenze e Busto precisam derrotar os anfitriões.

Campeonato Italiano - Quartas de Final (Jogo 1)

UNET E-WORK BUSTO ARSIZIO 3 x 2 SAUGELLA TEAM MONZA (22-25 25-17 25-20 19-25 15-12) 

BUSTO: Gennari 13, Samadan 10, Orro 4, Herbots 13, Bonifacio 9, Meijners 33, Leonardi (L), Botezat, Grobelna. 

MONZA: Adams 10, Hancock 3, Begic 11, Melandri 8, Ortolani 9, Orthmann 30, Arcangeli (L), Bianchini 4, Facchinetti, Buijs, Devetag, Balboni. 

IL BISONTE FIRENZE 3 x 0 IGOR GORGONZOLA NOVARA (25-20 25-22 25-17)

FIRENZE: Dijkema 2, Sorokaite 16, Popovic 5, Lippmann 17, Daalderop 9, Alberti 3, Parrocchiale (L), Degradi, Malesevic, Candi. 

NOVARA: Bartsch 3, Veljkovic 12, Egonu 22, Nizetich 3, Chirichella 3, Carlini 1, Sansonna (L), Plak 5, Bici 1, Zannoni (L), Piccinini, Camera. 

BOSCA SAN BERNARDO CUNEO 0 x 3 IMOCO VOLLEY CONEGLIANO (18-25, 21-25, 25-17, 20-25)

CUNEO: Salas 1, Zambelli 4, Bosio, Cruz 11, Mancini 1, Van Hecke 10, Ruzzini (L), Markovic 10, Baiocco, Menghi, Kaczmar. 

CONEGLIANO: Folie 7, Fabris 8, Hill 11, Danesi 12, Wolosz 3, Tirozzi 11, De Gennaro (L), Lowe 6, Sylla 3, Fersino, Moretto. 

E'PIU' POMI' CASALMAGGIORE 1 x 3 SAVINO DEL BENE SCANDICCI (22-25, 19-25, 16-25)

CASALMAGGIORE: Bosetti 9, Arrighetti 6, Cuttino 21, Carcaces 15, Kakolewska 7, Skorupa, Spirito (L), Gray 2, Lussana, Radenkovic. 

SCANDICCI: Bosetti 11, Adenízia 12, Haak 25, Vasileva 17, Stevanovic 11, Malinov 1, Merlo (L), Bisconti, Caracuta, Mitchem.

Conegliano teve a vitória mais tranquila nas quartas (Foto: Imoco Volley)

Comentários

  1. Até que enfim Malinov acertou o jogo, todas as atacantes chegaram aos dois dígitos.
    Sobre o Novara, eu já sentia que o Firenze daria trabalho, tem ótimas jogadoras de extrema, que nesse jogo deram o nome.
    A Meijners tá dispensando comentários, lembra a Skowronska aqui na Superliga.
    Orthmann tem tudo pra ser uma das melhores ponteiras do mundo em alguns anos, a Alemanha ganhará muito com ela.
    E o Conegliano sempre sereno e equilibrado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o principal problema da Malinov não se limita a sua distribuição, mas a alguns aspectos: as ponteiras não estão tão efetivas no ataque, pois a Bosetti é uma ponteira de composição e a Vasileva ataca bem quando quer; a Stevanovic é uma boa atacante, mas a Adenízia não é; o passe do Scandicci é uma lástima, principalmente por conta da presença da Vasileva em quadra, então estorou o passe, é bola para a Haak, que nem todas as partidas tem o seu melhor desempenho.

      Meijners está jogando melhor na saída de rede que a própria Lonneke Sloetjes.

      Excluir
  2. Campeonato italiano "escolando" as seleções alemã, belga e polonesa o que eu acho muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa matéria sobre os playoffs. Só nesse blog conseguimos informações tão atualizadas assim. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Tenho assistido aos jogos do Pomi e gostado bastante das atuações da Danielle Cuttino, mas nem adianta ficar esperancoso, o Kirally tem uma fixação por opostas canhotas, se ele fosse inteligente levaria Rivers , Cuttino e Drews para treinar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)