Um resultado inesperado aconteceu neste domingo pelas quartas de final do Campeonato Italiano: 7º colocado da fase regular, o Il Bisonte Firenze derrotou o 2º, Igor Novara, por uníssonos 3 sets a 0 (25-20, 25-22, 25-17).
O Firenze teve uma grande atuação e olha que nem é dos times italianos que tem as melhores centrais ou a melhor levantadora. Fato é que as extremas comandaram o setor ofensivo, Lippmann fez 17, enquanto Sorokaite, melhor da partida, fez 16. O crescimento de Sorokaite e a chegada de Daalderop à titularidade (pós-lesão) fez com que o time melhorasse circunstancialmente.
Dijkema tenta explorar bloqueio de Chirichella; Firenze largou na frente da disputa (Foto: Igor Volley) |
No Novara, um time bagunçado. Talvez a grande atuação contra o Vakifbank no meio da semana passada tenha cansado o time, mal sinal, já que repete a sequência nesta semana. Claro, Egonu segurou a barra com 22 pontos e até teve ajuda de Veljkovic que fez 12.
Nenhuma ponteira do Novara jogou bem. Que decepção com Bartsch, 3 pontos em mais de dois sets percentual de ataque de 23%, pior do que Nizetich (25%). Piccinini ficou zerada no ataque, enquanto Plak foi a mais regular com apenas 5. Chirichella também fez uma partida ruim e Carlini, substituída no segundo set por Camera que não resolveu nada, orquestrou a tragédia.
Carlini e Alberti disputam braço-de-ferro na rede (Foto: Lisa Guglielmi/Firenze) |
No duelo de 4º e 5º colocados, Monza e Busto demonstraram equilíbrio como esperado. E o Busto começou melhor, batendo o rival por 3 sets a 2 (22-25, 25-17, 25-20, 19-25, 15-12). Também pudera, que show Meijners está dando como oposta! Foram incríveis 33 pontos, 52% de aproveitamento. Sinceramente, eu não sabia que ela atuava nesta posição, nem sabia que poderia fazer isso tão bem. Orro, que já gosta de encher uma oposta de bolas e ignorar as centrais, está no céu.
Floortje Meijners comandou a vitória do Busto (Foto: G. Alemani/UYBA) |
Mas teve show no Monza também! Não da oposta, Ortolani fez um jogo muito ruim com apenas 9 pontos, mas da ponteira alemã Orthmann. Que temporada espetacular dessa menina, a Alemanha tem tudo para se tornar uma das grande seleções da Europa novamente com ela e Lippmann. Foram 30 pontos, mesmo caçada no saque. Foi no detalhe, mas Meijners fez a diferença nos momentos decisivos.
Conegliano e Scandicci respiram tranquilos lá do topo. O Conegliano, que também teve uma semana dura por causa da Champions, bateu o Cuneo por 3 sets a 0 sem problemas. As panteras anularam as rivais, com Danesi como destaque, dona de 12 pontos, seguidas de Hill e Tirozzi que fizeram 11. As opostas se revezeram em quadra. Pelo Cuneo, Cruz foi a maior pontuadora com 11, inesperado né? Salas acabou no banco e Van Hecke não repetiu grandes atuações, fez 10.
O Scandicci fez uma grande apresentação contra o Casalmaggiore e venceu fora de casa por 3 a 1. Haak fez seu show, foram 25 pontos. Mas teve ajuda: Vasileva voltou a fazer uma grande partida e quando a búlgara funciona, desafoga a oposta. Elitsa marcou 17. Pelo Casal, nem a grande atuação da americana Cuttino segurou o time: foram 20 pontos de uma das melhores opostas do país na atualidade. O passe ficou complicado, Caterina teve que cobrir Carcases e as centrais não conseguiram jogar.
Caterina Bosetti cai no duplo de Haak e Adenízia (Foto: SDB Volley) |
As quartas de final acontecem em melhor de três jogos. Todos os times voltam a se enfrentar no próximo sábado (13) em Villorba (Cone), Novara, Scandicci e Monza. Para chegar à final, Conegliano e Scandicci só precisam vencer em casa, enquanto Firenze e Busto precisam derrotar os anfitriões.
Campeonato Italiano - Quartas de Final (Jogo 1)
UNET E-WORK BUSTO ARSIZIO 3 x 2 SAUGELLA TEAM MONZA (22-25 25-17 25-20 19-25 15-12)
BUSTO: Gennari 13, Samadan 10, Orro 4, Herbots 13, Bonifacio 9, Meijners 33, Leonardi (L), Botezat, Grobelna.
MONZA: Adams 10, Hancock 3, Begic 11, Melandri 8, Ortolani 9, Orthmann 30, Arcangeli (L), Bianchini 4, Facchinetti, Buijs, Devetag, Balboni.
IL BISONTE FIRENZE 3 x 0 IGOR GORGONZOLA NOVARA (25-20 25-22 25-17)
FIRENZE: Dijkema 2, Sorokaite 16, Popovic 5, Lippmann 17, Daalderop 9, Alberti 3, Parrocchiale (L), Degradi, Malesevic, Candi.
NOVARA: Bartsch 3, Veljkovic 12, Egonu 22, Nizetich 3, Chirichella 3, Carlini 1, Sansonna (L), Plak 5, Bici 1, Zannoni (L), Piccinini, Camera.
BOSCA SAN BERNARDO CUNEO 0 x 3 IMOCO VOLLEY CONEGLIANO (18-25, 21-25, 25-17, 20-25)
CUNEO: Salas 1, Zambelli 4, Bosio, Cruz 11, Mancini 1, Van Hecke 10, Ruzzini (L), Markovic 10, Baiocco, Menghi, Kaczmar.
CONEGLIANO: Folie 7, Fabris 8, Hill 11, Danesi 12, Wolosz 3, Tirozzi 11, De Gennaro (L), Lowe 6, Sylla 3, Fersino, Moretto.
E'PIU' POMI' CASALMAGGIORE 1 x 3 SAVINO DEL BENE SCANDICCI (22-25, 19-25, 16-25)
CASALMAGGIORE: Bosetti 9, Arrighetti 6, Cuttino 21, Carcaces 15, Kakolewska 7, Skorupa, Spirito (L), Gray 2, Lussana, Radenkovic.
SCANDICCI: Bosetti 11, Adenízia 12, Haak 25, Vasileva 17, Stevanovic 11, Malinov 1, Merlo (L), Bisconti, Caracuta, Mitchem.
Conegliano teve a vitória mais tranquila nas quartas (Foto: Imoco Volley) |
Até que enfim Malinov acertou o jogo, todas as atacantes chegaram aos dois dígitos.
ResponderExcluirSobre o Novara, eu já sentia que o Firenze daria trabalho, tem ótimas jogadoras de extrema, que nesse jogo deram o nome.
A Meijners tá dispensando comentários, lembra a Skowronska aqui na Superliga.
Orthmann tem tudo pra ser uma das melhores ponteiras do mundo em alguns anos, a Alemanha ganhará muito com ela.
E o Conegliano sempre sereno e equilibrado.
Acredito que o principal problema da Malinov não se limita a sua distribuição, mas a alguns aspectos: as ponteiras não estão tão efetivas no ataque, pois a Bosetti é uma ponteira de composição e a Vasileva ataca bem quando quer; a Stevanovic é uma boa atacante, mas a Adenízia não é; o passe do Scandicci é uma lástima, principalmente por conta da presença da Vasileva em quadra, então estorou o passe, é bola para a Haak, que nem todas as partidas tem o seu melhor desempenho.
ExcluirMeijners está jogando melhor na saída de rede que a própria Lonneke Sloetjes.
Campeonato italiano "escolando" as seleções alemã, belga e polonesa o que eu acho muito bom.
ResponderExcluirMuito boa essa matéria sobre os playoffs. Só nesse blog conseguimos informações tão atualizadas assim. Parabéns.
ResponderExcluirTenho assistido aos jogos do Pomi e gostado bastante das atuações da Danielle Cuttino, mas nem adianta ficar esperancoso, o Kirally tem uma fixação por opostas canhotas, se ele fosse inteligente levaria Rivers , Cuttino e Drews para treinar!
ResponderExcluir