A um ponto da eliminação, Novara vira e vai à semifinal contra Scandicci; Monza pega Conegliano

A história quase fez uma nova vítima no confronto entre Novara e Firenze pelo Campeonato Italiano. No jogo de desempate da melhor de três das quartas de final, o Novara chegou a abrir 2 a 0 quando se perdeu no jogo. Foi aí que o Firenze cresceu, jogou seu melhor e levou o jogo ao tie. Lá, chegou a abrir 11x8 e ter match points, mas não resistiu à pressão, foi derrotado e eliminado por 3 sets a 2.

Claro, quem comandou a partida foi a oposta Egonu, em mais uma atuação incrível com 33 pontos - 25 de ataque, 7 aces e 1 bloqueio. Hoje com semblante fechado, aparentemente incomodada, mas sem perder seu profissionalismo. Não pontuou tanto no ataque como em outros jogos, mas fez a diferença no saque, principalmente no tie-break. Eu vou repetir o que eu já falei aqui algumas vezes: de onde Barbolini tirou a ideia de colocar Bartsch e Plak como titulares? Com qual finalidade? Sim, porque nenhuma delas vem atacando com decência. Bartsch fez 10, Plak 4, Piccinini precisou sair do banco. Carlini mal enxerga as meios, Chirichella não ataca nem aquela sua china lenta mais. O jeito é sobrecarregar Egonu!

Carlini disputa bola com Popovic e Sorokaite (Foto: Gabriele Lupo Sturaro)

Sorte do Novara que o Firenze oscila, tem uma oposta no passe, inclusive. Aliás, que temporada gigante de Sorokaite! Se a ítalo-lituana tivesse jogado assim desde o início e se Daalderop não tivesse começado a temporada machucada, me arrisco a dizer que esse time poderia ter ido bem mais longe. Dijkema é a alma do time, alterna entre decisões maravilhosas, arriscadas e bolas repetitivas e óbvias, pipes desnecessárias. Mas foi bem hoje, não vou criticar, apesar de achar que ela deveria ter usado mais Lippmann e de ter errado um saque no 13x13, salvo engano. 

Os dois times são ótimos defensores e o Novara sentiu a falta de Sansonna, que sentiu uma lesão na perna direita durante o terceiro set. Zannoni, sua reserva, é bem mais frágil na recepção, principalmente sem ritmo de jogo. A partir daí o Firenze reagiu e Zannoni virou alvo, mas se virou bem no final do tie.

Time de Florença não resistiu ao Novara (Foto: Gabriele Lupo Sturaro)


Quem também garantiu vaga hoje foi o Monza, que fez um jogo ainda melhor do que o segundo. Orthmann está imparável, crescendo muito a cada partida, sacando bem, batendo pipe, ótimo para quem tem Ortolani inconstante. No Busto, Gennari foi quem deu uma afinada... A ponta jogou muito mal e o time só cresceu quando Meijners, melhor do jogo, foi deslocada para a ponta com Grobelna dando um gás. Melhorou mas não resolveu e o Busto foi eliminado. É o melhor resultado da história do Volley Monza!

Agora as semifinais estão definidas: Conegliano (1) x Monza (4) e Novara (2) x Scandicci (3), como esperado. 

Campeonato Italiano - Quartas de Final (Jogo 3)

MP: Egonu 33 | Daalderop 23

MP: Orthmann 19 | Meijners 18

Semifinais (melhor de 5)

18/04 - Scandicci x Novara
19/04 - Monza x Conegliano

20/04 - Novara x Scandicci
21/04 - Conegliano x Monza

22/04 - Novara x Scandicci
23/04 - Conegliano x Monza

Se necessários, outros jogos em 25/04 e 27/04

Monza garantiu a segunda vitória contra o Busto (Foto: Saugella Monza)

Comentários

  1. Não sei como Conegliano e Scandicci conseguem peidar e perder para o Novara... obvio que Egonu faz a diferença, mas ambos os times possuem levantadoras mais excelentes que a americana, já é um jogo com as cartas marcadas. VAI ENTENDER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, desculpa, mas de Novara para Scandicci é um pulo. As opostas são quem realmente definem e vez ou outra Bartsch/Vasileva dão uma luz. As centrais viram pouco, tem uma ponta que tá ali só pra passar e levantadoras em péssimo momento.

      Excluir
  2. O Novara tem uma sorte absurda,pq que time ruim! O Firenze tinha tudo pra ganhar ao meu ver. Egonu(o que seria o Novara sem Egonu? Pra mim não estaria nem entre os 8 melhores). Que oposta do caralho, não sei como aguenta fazer mais de 30 pontos assim entre um jogo e outro,tá no momento dela realmente. E a efetividade pq os times adversários saberem que 90% das bolas é pra ela e mesmo assim virar com tanta facilidade é pra poucas.Gostaria de links pra assistir os jogos da Liga Italiana em tempo real, não acho de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso! O time em si é bem feio, mas defende bem, por exemplo. No contra-ataque praticamente só a Egonu roda. O Firenze se afobou, a Sorokaite segurou o passe o jogo inteiro para errar no final. É o momento da Egonu mesmo!

      Às vezes consigo os links piratas dos piratas. Me chama quando tiver jogos, se tiver te passo.

      Excluir
  3. O Firenze abriu 11 a 8 no tie e deixou empatar, aff. Lippmann, por ser a oposta, poderia ter chamado mais a responsabilidade no final do set decisivo. Daalderop foi bem mesmo pressionada pela quantidade de levantamentos repetidos da Dijkema.

    A arrogância no semblante da Egonu está cada vez mais constante, não é a primeira vez que comento isso aqui.

    Chirichella tá jogando cada vez mais com o nome. Popovic foi MUITO melhor hoje, por exemplo.

    A surra de qualidade que a Hancock dá na Carlini é gritante. Não entendo como um clube grande como o Novara contratou para essa temporada a Roberta do US.

    O Novara está visivelmente cansado fisica e mentamente falando. Logo, é dever do Scandicci aproveitar isso para tentar ir à final. O time da Adê tem que eliminar o Novara até pelo que o Firenze fez nessas quartas. Se a equipe ajudar a Haak e marcar bem a Egonu, tá pra avançar no campeonato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ***dá pra avançar...

      Excluir
    2. Só pra completar: como o jogo do Novara é feio e quadrado, aff. Cone tem tudo para levar a Champions.

      Excluir
    3. Ainda tem Kosheleva no scandici !!! Quero ver como será usada.

      Excluir
    4. Eu tbm. O problema é que ela não passa e o esquema tático do time tem que mudar por causa disso, aff.

      Excluir
    5. Concordo com tudo o que vc disse, só chamo a atenção para a quantidade de vezes que a Dijkema usou a Lippmann. Ela é oposta, vira bem, poderia ter levantado mais pra ela. Ficou insistindo na Daalderop e na Sorokaite, até em pipes.

      Nunca vi nada de especial na Chirichella, sinceramente. Carlini só fez 'matá-la' mesmo. Popovic é ótima central, começou a crescer na Sérvia... e se lesionou.

      Excluir
    6. Chirichella se acovardou na final do mundial, vai perder a vaga na seleção pra Rafa Folie ou pra menina de 17 anos Sarah Fahr (1,94m), atacaca a 3,22m e bloqueia a 3,06m.

      Excluir
    7. Chirichella fez TRÊS pontos em CINCO sets na final do Mundial, uma vergonha completa ainda mais pra ela que é a capitã da Itália. Porém, acho difícil ela perder a titularidade.

      Excluir
  4. Caramba, duas maravilhosas eliminadas 😭🇳🇱 Laura melhor levantadora da Holanda, Nalderoop maior revelação holandesa dos últimos tempos. Vamos Anne Buijs ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Stoltenborg melhor que a Laura.

      Excluir
    2. Acho *a Stoltenborg...

      Excluir
    3. Acho elas se equivalerem, porém a Stoltemborg pra mim é mais objetiva, mais a energia de Dijkema é uma coisa contagiosa, ela incorpora e defende muito além de ser a jogadora mais linda do volei mundial 😍😍😍😍

      Excluir
  5. O Novara estava muito focado na Champions e quase foi eliminado. Estão visivelmente cansadas. Foi um ano puxado para muitas jogadoras, mas não sou capaz de apostar no Scandicci porque a Malinov também tem estado com o mesmo esquema de jogo que a Carlinni.

    ResponderExcluir
  6. Acho que o Scandicci tem tudo pra passar à final. Novara é bem dependente da Egonu, até porque a Carlini é bem fraquinha (e eu que tava achando a Lloyd fubazenta nessa temporada). Hancock realmente evoluiu bem mais do que essas duas mas, pra mim, a Malibov ainda dá uma surra nelas, embora dê umas flopadas constantemente. Eu aposto na final Cone (meu time preferido da Itália) x Scandicci.

    ResponderExcluir
  7. Se a Meijners fosse convocada,a Holanda estaria bem melhor. Poderia jogar na ponta e até como reserva da Sloetjes que não tem uma substituta tão boa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)