Lições para Marco Aurelio: Eczacibasi é campeão da Copa Turca 2019!

O Eczacibasi Vitra está em festa hoje! O time derrubou o Fenerbahçe Opet por 3 sets a 1 (23/25, 25/17, 25/22 e 25/20) na final da Copa Turca 2019, sagrando-se eneacampeão do torneio. Apesar de ser o maior campeão da história da competição, desde 2012 as tigresas não subiam ao lugar mais alto do pódio.

Vibração de Boskovic durante partida contra o Fenerbahçe (Foto: Eczacibasi Vitra)


O jogo deve servir, sobretudo, como lição para o grande técnico que é Marco Aurelio Motta. Quem sou eu para dizer que ele errou, mas vou dizer assim mesmo: ele errou. O gigante turco começou a se perder quando Beyza Arici sofreu uma lesão no ombro e precisou se afastar das quadras. No banco as opções eram Lauren Gibbemeyer e Merve Atlier. Gibbemeyer dispensa apresentações, mas Atlier precisa: turca, 18 anos, 1m91, jogou o Mundial sub-18 em 2017 e o Europeu sub-20 em 2018. Para completar os erros, o Eczacibasi contratou Natasa Krsmanovic, de 33 anos, que já há algum tempo não tem bom rendimento.

Para entenderem o que digo, preciso lembrar das regras para estrangeiras em competições na Turquia: três em quadra + uma no banco. Boskovic, Larson e Kim são titulares, então quem deveria assumir o lugar de Arici? Motta optou por Gibbemeyer, colocando Larson no banco e revezando com Kim., enquanto Meliha Ismailoglu assumiu a titularidade da outra ponta. Isso não funcionou contra os grandes. Contra o Vakifbank, o time perdeu a invencibilidade no Turco e contra o Galatasaray tropeçou, foi um 3x2 nas quartas da Copa. 

Opção de Motta foi por Gibbemeyer, revezando Larson e Kim em quadra (Foto: Eczacibasi Vitra)


Mas vamos voltar alguns dias atrás: a fatídica eliminação da Champions League. O que houve com Motta? De onde saiu a ideia de poupar Boskovic em um jogo contra o Conegliano em uma quarta de final da Champions? Claro, não podemos afirmar que foi isso o que o técnico fez, mas aparentemente foi pensando nesta Copa, que começaria apenas três dias depois do confronto contra as panteras. Boskovic começou no banco nos dois primeiros sets e o Conegliano passou a gostar do jogo. Quando ela cresceu, já era tarde demais, o Cone estava em chamas e virou a série. 

Apesar da coragem em trocar a titularidade de Alikaya por Dilik, Motta fez a escolha errada na liga, na Champions e agora na Copa. Repetiu isso no jogo da final, começando com Kim no banco e Gibbemeyer de titular. Mas foi a vez de um "chega" de Motta e finalmente perceber que se quiser ganhar algo no turco, será com Kim, Larson e Boskovic em quadra. Gibbemeyer pode até ser uma boa central, mas não fará mais do que a americana ou a coreana, portanto, deve ficar no banco. E foi isso que o técnico finalmente fez, apostou em Atlier. A central foi discreta, entrou durante o segundo set e recebeu apenas duas bolas, fez 4 pontos, 3 deles de bloqueio. Mas foi justamente ela que bloqueou Bricio na reação durante o quarto set, finalizando o ímpeto do Fener. 

Merve tem apenas 18 anos, é verdade, mas a história recente nos mostra que idade no voleibol não vem sendo mais empecilho para assumir responsabilidade e Boskovic ensina bem isso. Hoje, Motta arriscou e foi recompensado, fica a lição para o que resta, o Campeonato Turco. Grandes jogos virão!

Larson bloqueia ataque de Yldirim (Foto: Eczacibasi Vitra)


Na partida, Boskovic foi o destaque com 23 pontos, eleita a MVP da competição. Larson e Kim fizeram 16 cada, enquanto Vargas foi bem mais discreta do que ontem com 18 pontos, seguida de Bricio com 17.

Copa Turca - Final

Eczacıbaşı VitrA 3 x 1 Fenerbahçe Opet (23-25,25-17,25-22,25-20)

Eczacıbaşı: Larson (16), Cansu (8), Boskovic (23), Ismailoglu (1), Gibbemeyer (6), Dilik (5), Akoz (L), Kim (16), Atlier (4), Onal.

Fenerbahçe: Yildirim (6), Erdem (10), Antonijevic (2), Bricio (17), Babat (6), Vargas (18), Yilmaz (L), Rabadzhieva (2), Uslupehlivan, Cakiroglu, Caliskan, Toksoy.

É CAMPEÃO: Eczacibasi conquistou nono título da Copa Turca (Foto: Eczacibasi Vitra)

Comentários

  1. Ótima observação! Na Champions a Boskovic foi poupada porque estava doente, vide o rendimento dela no jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acredito que seja por algum motivo de saúde, no demais não faz sentido... Se foi, sinto pelo Ecza (e acho que deveriam ter dito isso hehe).

      Excluir
    2. Segundo o Instagram do clube turco, a Boskovic foi poupada porque estava doente, jogou no sacrifício. Não creio que o Marco Aurélio seria louco de deixar sua principal jogadora no banco em um jogo decisivo do campeonato mais importante do continente!

      Excluir
    3. Eu li que è mais de um mês que ela tem dias que está doente, mas não conseguem entender o que é o problema e está a fazer muitos testes médicos. Esperamos que não seja nada de mal!

      Excluir
  2. Boskovic foi MVP? MPV conta só o ultimo jogo? ou o campeonato inteiro?

    ResponderExcluir
  3. Deprimente ver nossa Superliga ser preterida aqui nesse blog por um campeonato/liga completamente desinteressante como essa turca que tem como ÚNICO chamariz as grandes ATACANTES, porque na minha opinião as grandes JOGADORAS estão em grande parte na Itália que é a melhor liga do mundo, seguida da brasileira e chinesa. Liga turca é puro marasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então amigx, eu criei esse blog justamente com a intenção de falar de voleibol feminino internacional haha. E a questão nem é o quanto elas são fortes, mas o quanto são interessantes, ainda que bem fracas (o que não é o caso da Turca). Gosto de dividir o que sei e aprender mais, seja com outros veículos, com os times ou com quem lê o blog.

      Sobre a Superliga, houve uma época em que eu nem a acompanhava. Vários veículos fazem isso, o que aumenta a concorrência e a dificuldade. E o brasileiro é o pior campeonato pra acompanhar, as estatísticas demoram a sair, os "ao vivo" não funcionam, a maioria absoluta dos jogos são em dias de semana e à noite - e eu faço faculdade à noite, não consigo assisti-los no dia em que passam. Para piorar, eu não recebo nada pelo blog e preciso trabalhar de manhã, o que nem me deixa fazer um trabalho extra de madrugada rs.

      Pensei em desistir, tô deixando várias pautas se acumularem, resultados se atrasarem, mas tô fazendo o melhor que posso e no futuro espero ter $ e conhecimento para investir num site de verdade.

      Mas juro que estou fazendo o melhor que consigo e agradeço a quem continuar acompanhando <3

      Excluir
    2. Concordo To Fly. Tem outros sites que noticiam a superliga, da pra ficar bem informado. Esse site aqui é o melhor pra ficar por dentro do voleibol mundial.

      Excluir
    3. Não gosta, não segue o blog. Como alguém vem aqui para reclamar de um serviço que ele nem paga para consumir. Parabéns ao To Fly, muito bom. E ficou melhor ainda quando começou a falar da Superliga também. Muito obrigado!!!

      att.
      Daniel.

      Excluir
  4. Fala das quartas da Superliga. Qual a dificuldade?

    ResponderExcluir
  5. MODERADOR DO TOFLY, não ligue para comentários depreciativos de algumas pessoas, de fato inúmeros veículos cobrem a superliga então não tem como ficar desinformado sobre os acontecimentos de nossa liga. Porém, as ligas pelo mundo afora não são muito publicadas, particularmente eu só vejo sobre a liga italiana, a liga turca, a liga chinesa, a coreana e até a africana, aqui nesse blog! Posso considera-lo como de UTILIDADE PÚBLICA uma vez que é fonte de informação para muitos assim como eu.
    Dessa forma, gostaria de aproveitar este espaço para te agradecer pelos serviços prestados aqui no blog e te dizer que apesar de entender suas inúmeras dificuldades, espero que você continue o bom trabalho, deixando-nos sempre informados sobre as ligas femininas pelo mundo. Sou extremamente grato pela presteza das informações que são gratuitas e sem nenhuma contraprestação.

    Portanto em que pese as dificuldades relatadas, rogo para que você mantenha o blog sempre em atividade!!!

    ResponderExcluir
  6. E Larson continua pleníssima!! Uma relíquia em atividade, não é a melhor atacante, mas é a melhor ponteira-passadora em atividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kim manda beijos pra ela. Até a Grothues é melhor ponteira-passadora que a truqueira Larson, sem contar a Robinson que deveria trocar a posição com Larson na seleção americana.

      Excluir
    2. A Larson nunca foi uma atacante de força e sim de técnica. Larson ao lado de Logan Tom e, mais recentemente, Kimberly Hill (que evoluiu muito no fundo de quadra) são as três ponteiras americanas mais completas que já serviram a seleção. Ponteira de definição não é muito difícil de achar. Mas uma ponteira que domine o fundo de quadra e que não comprometa no ataque tá em falta no mercado.

      Excluir
  7. Bosko MVP?? que blasfêmia kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Não sou fã incondicional de nenhuma jogadora, sou fã do voleibol, em especial o feminino. Vejo muitas críticas pesadas à Larson e não consigo entender o porquê. Poucas ponteiras são e foram completas como ela. Poucas ponteiras de grande explosão e fortes no ataque como ela era no passado conseguiram com a idade evoluir no fundo de quadra e se tornar completa em todos os fundamentos. Hoje ela é mais uma ponteira de composição, como poucas, mas ainda consegue ser eficiente no ataque em um número relevante de partidas. E concordando ou não ela é a ponteira americana, dentro do que se espera dela atualmente, mais estável, confiável e que menos oscila. Foi uma das grandes jogadoras, como temos várias no voleibol. Que jogadora consegue ser a melhor do mundo do início ao fim da carreira? É muito difícil.

    ResponderExcluir
  9. As recalcadas contra os Ecz não apareceram! Aliás, o time que mais gosto na Turquia é o Fenerbach, jogadoras que amo atuaram juntas nele(Natália, Kim, Tonkom e Marret Grothues) porém, ver Kim brilhando é maravilhoso, Eczacibaci jamais será campeão se a Diva não estiver apta a ajudar Toskovič, chorem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitada da Kim kkkkkkkkkk, ela deu quantos títulos a coreia mesmo????

      Excluir
    2. Santa sozinha no faz milagre, agora santa Kim, Santa Boskovič e Santa Larson já deram a super e copa da Turquia, sem falar que o título do campeonato turco está bem ain, chore menos #hononopono #paz #dilmae #hatters

      Excluir
  10. Marco Aurélio é realmente um grande técnico? Eu tenho birra dele, confesso. Acabou com nossa seleção para o Mundial de 2002.... Fomos com um time B, porque ele conseguiu que quase todo o time pedisse dispensa. Virna, Érica, Walewska, Elisângela, Raquel... Até Fofão se recusou a ir! E com o time B em ação, ele ainda colocou a jovem Sheilla no banco porque julgou que Luciana Adorno era melhor (ficava revoltado). Enquanto rolava o Mundial, nossas melhores jogadoras disputavam os campeonatos estaduais. Era assim, de manhã o Brasil B tomava uma paulada dos EUA em pleno Mundial, e à noite víamos Fofão e cia em ação pelo campeonato paulista. O resultado foi ter que engolir a Itália campeã. Alívio sua saída em 2003. Que lembrança ruim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)