Al Ahly é decacampeão africano e mantém sonho de disputar Mundial de Clubes

A África conheceu na última segunda-feira (25) seu novo campeão continental. Aliás, nem tão novo assim, já que o egípcio Al Ahly defendeu o título derrubando o tunisiano Carthage por 3 sets a 1 (21-25, 25-15, 25-11, 25-19). Foi o décimo título do time que é também o maior campeão do continente.

O destaque do jogo foi a grande aposta do país, a oposta Aya Elshamy, de 23 anos, 1m86. Aya foi a maior pontuadora do jogo com 20 pontos, seguida da companheira de time, a ucraniana Kateryna Silchnkova que fez 18. Pelo Carthage, outra ucraniana foi destaque, a oposta Yuliia Vorona com 16.

Aya Elshamy foi maior pontuadora da final e MVP do torneio (Foto: CAVB)


O Al Ahly agora sonha com um feito inédito: conseguir um acordo com a FIVB para participar do Campeonato Mundial de Clubes em 2019. A última vez que um time africano disputou o Mundial de Clubes foi em 2014, com o argelino GS Petroliers. Daí em diante, somente times das Américas, da Europa e da Ásia disputaram o torneio. Para a edição de 2019 já estão confirmados o brasileiro Minas Tênis Clube (campeão sul-americano 2019) e o tailandês Supreme Chonburi (campeão asiático 2018).

Classificação final do Africano 2019

1. Al Ahly (Egito)
2. Carthage (Tunísia)
3. Pipeline (Quênia)
4. GSP (Argélia)
5. Shams (Egito)
6. Customs (Nigéria)
7. FAP (Camarões)
8. Sporting (Egito)
9. KCB (Quênia)
10. Revenue (Ruanda)
11. Canon (Congo)
12. USFA (Burkina)
13. Shooting (Egitp)
14. DGSP (Congo)
15. ASEC (CIV)
16. Nkumba University (Uganda)
17. Kenya Prisons (Quênia) *desistiu de disputar o 10º lugar e foi desclassificado*

Al Ahly: decacampeão africano (Foto: CAVB)

Comentários

  1. Essa oposta do Egito é mais alta que as nossas. Que fase rs

    ResponderExcluir
  2. Isso sim é um campeonato em números de equipe, não entendo como o sul-americano pode ter apenas 4 ou 8 equipes sei lá, só sei que parece mais um quadrangular do que uma campeonato continental

    ResponderExcluir
  3. Bruno, isso é culpa da federação sul americana. Até fim da década de 90 o sul americano de clubes era disputado com 8-10 times. Havia times da Bolívia, Venezuela,Colômbia, Equador, Uruguai e até do Paraguai. Hoje só temos times brasileiros, peruanos, argentinos e chilenos. Poderia se ter dois grupos de 6, com duas equipes brasileiras, duas argentinas e duas peruanas (as maiores forças do continente) e uma da Bolívia, Colômbia, Venezuela, Equador, Chile, Uruguai (ou Paraguai). É uma vergonha como o Campeonato Sul americano de clubes é realizado hoje.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)