Com moral, Marco Aurélio Motta tem contrato renovado por 2 anos no Eczacibasi

A temporada nem chegou aos playoffs nos campeonatos da Europa e um gigante já tem técnico confirmado no futuro - e para mais duas temporadas. O Eczacibasi Vitra de Istambul, na Turquia, confirmou hoje (20) a renovação do técnico Marco Aurelio Motta para as temporadas 2019/2020 e 2020/2021. 

Motta tem moral no clube: foi bicampeão turco com o Eczacibasi em 2004 e 2007. Retornou em 2017 e amargou alguns resultados ruins, como o vice-campeonato turco em 2018 e o bronze no Mundial de Clubes do mesmo ano. Mas Motta também teve bons resultados: conquistou a CEV Cup e a Copa Turca em 2018, além de ser atualmente a única equipe do mundo nos grandes campeonatos nacionais que está invicta na temporada. Também lidera invicta seu grupo na Champions League.

Marco Aurélio Motta segue no Eczacibasi (Foto: divulgação)

O histórico de Motta

Marco Aurélio Motta é um dos nomes mais importantes do voleibol feminino brasileiro. Bicampeão da Superliga (em 1985 pelo Bradesco, em 1988 pelo extinto Lutkin), Motta ficou conhecido por apostar em jovens jogadoras e em 1987 ganhou o título do Mundial Juvenil com a seleção brasileira, apostando em jogadoras como Ana Moser, Márcia Fu, Ana Flávia e Fernanda Venturinni que posteriormente chegariam à seleção principal.

Motta foi técnico da seleção principal entre 2001 e 2003, quando se envolveu em uma polêmica com jogadoras como Venturinni, Érika, Elisângela e Walewska, que acabaram recusando trabalhar com o técnico. Com o boicote, Motta ainda não sabia, mas acabou apostando em nomes que mudariam a história do voleibol brasileiro, como Fabí Alvim, Paula Pequeno, Jaqueline Carvalho, Fabiana Claudino e Sheilla Castro. 

Deixando a seleção em 2003 e após dedicar-se um tempo ao voleibol de praia, Motta chegou à seleção da Turquia em 2011 e alcançou um efeito inédito, que nunca mais foi repetido: levou a seleção de Neslihan Demir a uma olimpíada, derrubando a poderosa Rússia de Gamova e Sokolova na semifinal do qualificatório europeu por 3 sets a 1.

Imagem relacionada
Motta levou seleção da Turquia à disputa inédita da Olimpíada em 2012 (Foto: Getty Images)

Comentários