Um jogo histórico, 45 pontos de Egonu e a quebra da hegemonia da China

Eu avisei a vocês: Itália e China protagonizariam um grande jogo. Mais do que isso, as duas seleções fizeram um encontro histórico na madrugada desta sexta-feira (19). Por 3 sets a 2 (25-18, 21-25, 25-16, 29-31, 17-15), a Itália bateu a China e classificou-se para a final do Mundial 2018, depois de 16 anos fora do pódio. A China, que conquistou as três últimas competições quadrienais, não chegará à final do Mundial.

A estrela do jogo fez sua grande partida com a camiseta da azurra: Paola Egonu fez incríveis, inacreditáveis 45 pontos, 39 de ataque em 88 bolas recebidas. Um jogo memorável para a oposta que tende a ser eleita a MVP do campeonato. 

Paola Egonu fez 45 pontos na semifinal do Mundial (Foto: FIVB)


O jovem time da Itália jogou com confiança. Eu avisei a Lang Ping (rs): se tem algum time que bate a China com facilidade é a Itália e sua poderosa linha defensiva encabeçada por Monica De Gennaro. Louvemos ainda a distribuição de Ofelia Malinov: para quê ser burocrática se você tem uma jogadora com a explosão e o potencial de ataque de Paola? Você só precisa de precisão e Lia Malinov caminha para ser uma das grandes levantadoras do mundo. Miriam Sylla também deu o nome, foi efetiva como segunda base de ataque para a Itália. Conversava com um amigo quando citava como Sylla foi bem no início da LNV e como ela poderia colocar Pietrini no banco no Mundial. Dito e feito, mas eu não esperava atuações tão boas. E olha que as centrais italianas não contribuem tanto com o time, ao contrário das chinesas. 

Monica de Gennaro comandou a defesa italiana enquanto Sylla foi segunda via ofensiva (Foto: FIVB)

Falando em China, elas fizeram um jogo incrível também, com exceção do terceiro set em que se perderam totalmente, principalmente mediante à fragilidade de Yingying Li na recepção. Ainda não tenho o poder de citar se Li foi o problema para a China nesta final, creio que não, mas também não foi a ponteira de definição efetiva que muda o jogo para a China. Claro, ela foi imprescindível no final do quarto set, mas Li em quadra tira Changning Zhang e aqui analisamos outra limitação chinesa. Zhang passou neste ano por uma cirurgia no ombro e está notavelmente fora de ritmo. No ataque ela não está bem, Ping sabe disso e Xia Ding também. Zhang saiu de quadra com 10% de aproveitamento, mas ela é necessária para a China no passe. Ding usou muito as meios, fez uma excelente distribuição, Ni Yan deixou a quadra com 17, Xinyue Yuan com 16. Juntas, no fundamento ataque, fizeram 24 pontos, mais do que Ting Zhu que fez 23 neste fundamento. Pouco para ela, justifico: com Li em quadra, Zhu e Xiangyu Gong passam, com Zhang em quadra, passam Gong e ela, com Zhu oculta da recpção. Falando em Gong, a oposta não ajudou no ataque, foram apenas 8 pontos em cinco sets. Chunlei Zeng era opção, Xiaotong Liu que nem entrou era opção.

Xia Ding fez boa distribuição, mas teve poucas opções de ataque (Foto: FIVB)

O sistema defensivo italiano soube parar a China. E méritos totais à azurra depois de perder um quarto set incrível, inenarrável e voltar apta psicologicamente para fazer o mesmo no tie-break. O técnico Davide Mazzanti expressou esse sentimento: "Foi um jogo difícil. Doeu perder o quarto set. Eu disse às jogadoras antes do quinto set como se adaptar ao jogo de Ting Zhu", disse Mazzanti. "Nossas jogadoras ficaram muito abaladas após o quarto set, então eu não poderia dar muita informação naquele momento. Nós temos jogadoras que são ricas em emoção e eu não queria torná-las mais emocionais desnecessariamente", completou o técnico italiano.

PARAR ZHU: ordem de Mazzanti foi explícita ao time italiano (Foto: FIVB)

E é o emocional que dá a essa partida um padrão ainda mais intenso. Não se enganem, foi um jogo da excelente defesa italiana, da habilidade de Malinov em levantamentos precisos e no poder de fogo de Egonu e Sylla em segundo plano nos momentos decisivos. Momentos decisivos fazem uma grande jogadora, momentos como o levantamento errôneo de Ding para Gong - ela só tinha 8 pontos, como poderia receber a bola do match point adversário? Ou na pancada para fora de Egonu que empatou o jogo com a China. Em um jogo com meninas, quando Li é defendida pela monstruosa De Gennaro, outra menina faz um levantamento preciso para uma das melhores jogadoras do mundo. Do quarto andar, em uma explosão incrível, uma paralela muito calibrada, ela acerta a defesa e acerta a classificação para a final. Paola Ogechi Egonu escreveu hoje seu nome na história do voleibol feminino mundial. 

Contraste entre a vibração italiana e a decepção chinesa. Mas senhorxs, que jogo! (Foto: FIVB)

Mundial - Semifinal

MP: Egonu (45), Sylla (23) | Zhu (26), Yan (17)

Comentários

  1. Jogãoo.. Zhu aparenta estar cansada, acho que já ta acabando o prazo de validade dela, a Zhang mesmo 100% não é nenhuma eximia atacante e passadora, a Liu deveria ter oportunidade, e a Gong meu deus é uma Murphy melhorada.. Pela Italia se nao voltarem c a instabilidade que fizeram ir pro Tie contra o Japão tem tudo para fazerem um excelente jogo contra a Sérvia... Falando em Sérvia, me deu uma raiva do Terzic, como ele pode deixar a Busa afundar o time daquele jeito, a Malesevic só pode estar contudida, nao tem outra explicação, amanha a Busa vai ser caçada ao extremo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que forçar o saque em cima da Miha isso sim. Daí ela começa a pipocar e a Sérvia desmorona.

      Excluir
    2. A Miha fica escondida no passe.. dificilmente conseguem sacar nela..

      Excluir
    3. Hoje e em vários outros jogos eu vi a Miha pronta pra receber o saque em vários rodízios. O saque adversário tem que ser certeiro nela.

      Excluir
    4. A Liu é uma das mais porradeiras e entrou mto bem naquelas quartas de final fatídica... Erro, mto erro da Lang Ping insistir na Zhang lesionada!
      Acho q a Zhu ainda tem mta lenha pra queimar! Pelo menos mais 02 olimpíadas jogando em alto nível... o problema desse mundial para as Chinesas foram 02 jogadoras importantes lesionadas... Apesar disso, fizeram um jogo disputado, poderiam ter ganhado... assim como ganharam do Brasil nas quartas em um jogo super disputado! Um dia é da caça, outro do caçador!

      Excluir
  2. Pois é...vale ressaltar que o time da Itália é oriundo de um projeto da federação italiana...o CLUB ITÁLIA...ou seja, colocaram as jovens para jogar e ganhar experiência...aí tá o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peço cuidado com essa consideração.

      A atual seleção italiana é formada por um misto de competências: a FIPAV, a LVF, o Marco Bonitta e o Davide Mazzanti.

      O Club Italia existe há vários, mas é a inclusão dele na Liga A1 de forma definitiva, promovida pela FIPAV e pela Lega que revela Egonu, Danesi, Malinov...

      Méritos ao Marco Bonitta, alguém que critiquei MUITO pelas decisões da Rio 16, pelo surgimento da maioria desses nomes. Méritos ao Mazzanti por ter montado um grande time e provável campeão do Mundial.

      Excluir
    2. Calma ai To Fly, mais respeito com o time que tem a melhor levantadora do campeonato Maja ognjenović, a melhor oposta do planeta Boskovic e mais experiencia pela prata na rio 2016, jogo aberto com leve favoritismo sérvio.

      Excluir
    3. Pelas estatísticas a Malinov é a melhor levantadora do Mundial até agora, mas a Maja é a melhor do mundo.

      E é fato que o jogo está super aberto. Acho e quero que vá pro tie.

      Excluir
    4. E foi pro tie mesmo.

      Excluir
  3. Foi o jogo mais épico que eu assisti na minha vida.
    Infelizmente o Brasil esta muuuuuuuuuuitttoooooo longe desse nivel. Nós passariamos vergonha.

    Creio que a Servia vença, mas vamos ver.

    Essas finais foram historicas e de um nivel tao alto que chega a ser inenarravel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta asneira, Brasil venceu esse mesmo time chinês duas vezes este ano e perdeu pra esse mesmo time italiano duas vezes em dois tie breaks apertadíssimos jogando sem Tandara, não força filho. A única seleção que está voando nesse campeonato é a Sérvia, que se não pipocar (como de costume) passará facilmente pela Itália.

      Excluir
    2. as Italianas, tendem a oscilar mais que as Servias, como no jogo contra o Japão que foram pro Tie Break... Peça por Peça, no final a Servia é melhor, a libero nao ta fazendo caca mais, o unico ponto que pode afundar o time é se quando a Busa comecar dá pane na recepção ele nao colocar a Malesevic... Espero que seja um bom jogo

      Excluir
    3. Você viu Brasil e Rússia em Londres 2012? Faça-me o favor.

      Excluir
    4. Male é outra mediana na recepção. A Itália pode ganhar o jogo no saque.

      Excluir
    5. A Sérvia passar facilmente pela Itália??? As sérvias podem até serem campeãs ( espero que não ), mas não vai ser jogo fácil de jeito nenhum!!!

      Excluir
    6. É claro que não vai ser fácil, será um jogo duríssimo. As sérvias levam uma leve vantagem apenas por terem mais tempo de descanso e pela semi contra Holanda ter sido bem menos cansativa do que a da Itália contra a China.

      Excluir
    7. Sérvia melhor peça por peça??? De jeito nenhum. Egonu x Boskovic: empate. Sylla x Miha: Sylla. Bosetti x Busa: Bosetti. Danesi x Rasic: empate. Chirichella x Veljkovic: Chirichella. Maja x Malinov: Maja por pouco. De Gennaro x Popovic: não preciso nem falar, De Gennaro melhor do mundo.

      Excluir
    8. Realmente, Sylla tá fazendo um Mundial melhor que a Miha só por não jogar escondida do passe. Danesi é até agora a melhor bloqueadora do campeonato, mas a Rasic é mais completa no ataque e no saque.

      Excluir
    9. O que tem haver o jogo de 2012???!!! Não sei se vc sabe, mas Sheilla, Jaque, Fabi, Fabiana saíram da seleção e Garay, Thaísa e Dani Lins estão próximas de encerrar seu ciclo na seleção.

      Excluir
    10. Onde que a Egonu se iguala a Boskovic? quando se coloca tudo na balança e ve o que pode pesar de um lado para outro, a Servia tem vantagem sim, mas isso nao quer dizer que a Italia nao seja um bom time.. Danesi x Rasic empate? auhehae, Majja um pouco melhor que a Malinov?

      Excluir
    11. Palavras do Rafael Johnson: "Foi o jogo mais épico que eu assisti na minha vida."

      O jogo entre Brasil e Rússia em Londres 2012 foi mil vezes mais emocionante e mais importante do que esse Itália e China, tanto que é a partida de vôlei mais assistida na história do youtube.

      Você não deve ter lido o comentário dele pra ficar citando Sheilla e cia.

      Excluir
    12. Bosko tem um poder de ataque maior do que a Egonu. E é natural que a Maja seja melhor do que a Malinov pela diferença gigantesca de experiência entre as duas, né?

      Excluir
    13. Egonu empatada com Boskovic? Tb não força... basta olhar as estatísticas...

      Excluir
    14. Agora entendi a referência ao jogo de 2012. Eu tinha achado que vc estava usando aquele jogo com a Rússia para dizer que o Brasil está em alto nível. Foi mal.

      Excluir
    15. Concordo com o colega acima: a Maja não está tão na frente da Malinov. Respondendo o outro amigo, se formos considerar estatísticas de forma radical, a Malinov é melhor que a Maja, pois ela está bem na frente neste Mundial, segundo as estatísticas.

      Excluir
    16. Cara, segundo as estatisticas, a levandara da Rep. Dominica, passou boa parte do Mundial sendo a melhor levantadora, a Marte..

      Excluir
  4. Fugindo do assunto, o Zé Panela anglo-saxônico hoje estava sem paciência com Murphy e Lloyd que nem deram as caras no infame jogo de 5º lugar entre Japão e EUA. Antes tarde do que nunca, já o Zé Corcunda teve a pachorra de dizer que se pudesse faria o mesmo que fez nesse mundial. Só pode ser retardado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lloyd fez um Mundial para esquecer. Acho que a vaga dela na seleção dos Estados Unidos não tá tão garantida assim, ainda mais se a Carlini for bem no Novara.

      Espero que o Kiraly continue com a toqueira da Murphy e a Lowe-atacante-de-pipes-na-rede até Tóquio 2020. O flop das farsantes é certo hahaha.

      E eu espero que o ZRG não afunda a seleção até a Olimpíada. Tá na cara que ele quer se aposentar em grande estilo como o Bernardinho fez na equipe masculina.

      Excluir
  5. Eu tô torcendo pra Itália.
    Hoje eu estava lendo o Corriere dello Sport e os italianos estão emocionados.
    Escreveram: "Um time de meninas (Sarah Fhar tem 17 anos, Pitrini 18 anos , Egonu 19 anos), desacreditadas, está levando uma nação a sonhar com um título mundial de vôlei."

    ResponderExcluir
  6. Chinesas darão o troco no momento certo, podem apostar... A Li estará pronta em 2020 para ajudar Zhu a trazer o bicampeonato!

    ResponderExcluir
  7. Comparativo Itàlia com o Brasil atual:
    Itàlia tem Egonu 19 anos em plena forma.Brasil tem Tandara 29 ela tà gravida denovo.
    Levantadora:Malinov è incrivèl,Brasil tem Pane Lins e Roberta(a nova Ana Tiemi)
    Libèro:De Gennaro a melhor do mundo atualmente,Brasil com a Suellen com corpo de uma lutadora de sumô.
    Ponteiras:Sylla,Pietrinni com menos de 25 anos, Brasil Natália 29 e ETERNA PROMESSA atè hoje e Gabitico.
    Centrais:jovens e boas,Brasil com THAISSACOP,Adenizia em seu terceiro mundial carregando àgua e toalhas,Bia lentidão.
    Tecnicos:Italia tem um jovem que mexe no time na hora certa,Brasil com um ultrapassado,que gosta de jogadoras prontas e acredita fielmente que o Brasil foi campeão olimpico no Mas/Fem porque passou a mão em um corcunda,ainda por cima tèm um aulixiar q o imitar nos trejeitos e na entonação da voz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De onde vc tirou que a Tandara está grávida?

      Excluir
    2. Tandara grávida KKKKK Os técnicos de sofá estão cada vez mais desesperados.

      Excluir
    3. Tandara gràvida foi uma ironia cara aff.

      Excluir
    4. Tandara é uma jogadora pesada e tira a força que tem disso. Ela deve emagrecer jogando na China.

      Excluir
  8. Egonu fez com a China de Zhu o que a mesma fez conosco em 2016. Voleibol é um esporte muito traiçoeiro, um dia da caça, outro do caçador. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensei o mesmo. Tóquio 2020 vai ser disputadíssima.

      Excluir
    2. A diferença é que o Brasil não tinha lenha pra queimar, as melhores jogadoras estavam se aposentando nessa ocasião... A China a cada temporada surgem novas jogadoras....

      Excluir
  9. Minha azzurra me encheu de orgulho hoje! Bravissimas, jogaram com o sangue nas mãos. Que time! Unido, ligado, uma visão de conjunto. De Gennaro só confirmou o que todos sabem: que é uma grande líbero. Não paro de lembrar alguns levantamentos que ela fez hoje, dentre eles uma bola meio-china pra Chirichella linda!!!! Egonu se firmando como uma das melhores opostas do mundo, com personalidade e frieza, pronta fazer o seu melhor quando errava alguma bola, sem se intimidar. Malinov fez as escolhas corretas, bola pra quem está virando e concentrou os primeiros sets na Sylla pra forçar mais o jogo da Egonu nos momentos decisivos. Cambi, quando entra substitui Malinov a altura, mal percebemso a troca. Que par de levantadoras!!! As centrais não receberam tanto hoje, mas foram essenciais para amortecer as bolas pra que a defesa conseguisse por pra cima. Sem contar que a Chirichella e a Danesi fizeram, cada uma um bloqueio na Zhu impedindo que ela crescesse no tie break! Até a 'baixinha' Bossetti fez seus pontos de bloqueio e não se intimidou quando acionada. A China foi brava, lutou muito, mas era nítico o empenho enquanto equipe da Italia. Vitória merecida. Elas merecem esse Campeonato! Bravos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia especializada comentou que só levou pro quinto set porque era a China, se fosse outra seleção tinha acabado no 3 a 1. O quarto set tava 24 a 22 pra Itália

      Excluir
    2. A pontuação mais alta de Egonu em um único jogo do Campeonato Mundial de 45 pontos contra a China supera o melhor anterior 40 pontos de Yelena Pavlova na derrota do Cazaquistão por 3 a 2 para os EUA em 2006.
      • O adversário de 19 anos agora está praticamente assegurado para terminar o artilheiro neste Campeonato Mundial, depois de abrir uma vantagem de 30 pontos sobre a Holanda. Lonneke Sloetjes, 291 a 261 com apenas um jogo para cada um dos restantes.
      • Com 222 pontos no total, o jogo entre Itália e China é o mais alto do Campeonato do Mundo. Ele bate o recorde anterior de 221 do jogo Alemanha x Brasil (3-2) na 2ª rodada. O recorde histórico permanece 235 pontos em relação à semifinal de 2010 entre o Brasil e o Japão (3-2).

      Excluir
  10. A propósito cadê o L Mesquita falando da China como a melhor do mundo que zuh seria soberana ?kkkk tem que entubar. Chora na cama que é lugar quente chinesas....Itália deu troco da Rio 2016... Sendo que a Lan Ping vai ter pesadelos com a egonu por muito muito tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessas horas o rato fica escondido no bueiro. Daí quando o Brasil perde é o primeiro a aparecer com aqueles comentários ridículos todos escritos desnecessariamente em caps, pff.

      Excluir
    2. E a Sérvia deu o troco... Vingança veio a cavalo... terminar em 2 ou 3 é ruim do mesmo jeito... Só quem ganharia da Sérvia seria a China...
      China teve duas derrotas pra Itália e a Itália duas derrotas para Sérvia!

      Excluir
    3. Meu Bem, Zhu é campeã olímpica, tem vários títulos de MVP, e é a jogadora mais bem paga do vôlei mundial, além de ser a melhor do mundo. Tóquio está aí pra Lang Ping fazer alguns reajustes, e fazer a Zhu dar trabalho novamente.

      Excluir
    4. Zhu não vai conseguir jogar sozinha em Tóquio. Os times estão se armando para pará-la. Zhang e Li vão ser importantes para desafogar a Zhu no ataque.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)