Quem ganhou e quem perdeu nos amistosos entre EUA e Brasil?

Duas das melhores seleções do mundo, Estados Unidos e Brasil deixaram um legado após a vitória americana por 4 a 0. Enquanto so EUA buscam definir muitas de suas vagas, o Brasil só precisa tirar dúvidas - as posições de levantadora e centrais já estão definidas, por exemplo. Considerando esses aspectos, avaliamos as performances das jogadoras das duas seleções nos amistosos entre quem ganhou e quem perdeu com os jogos. Confira abaixo:

Estados Unidos

Annie Drews (GANHOU): sem dúvidas é a grande vencedora ou uma das que mais ganhou nesses amistosos. Eu já considerava Drews uma carta fora do baralho depois de seu fraco desempenho na Liga das Nações, mas parece que uma nova jogadora surgiu nos amistosos. Braço rápido, muito bem fisicamente, saltando muito e com teor de oposta de definição - algo raro para uma oposta americana. É a melhor opção dentre as três do grupo. No primeiro jogo entrou apenas em inversões de rede e fez 11 pontos, no quarto jogo fez 21.

Sucesso de Annie Drews foi a grande sensação dos amistosos; oposta teve inesperadas e excelentes atuações (Foto: Matt Brown/USAV)


Madison Kingdon (GANHOU): chegou ao Brasil com o status de 5ª ponteira, aquela que só chegaria ao Mundial se algo acontecesse com as outras quatro. Mas tudo mudou a partir do terceiro jogo, quando chamou para si a definição na virada do "time C" e na partida seguinte veio voando, fazendo 25 pontos contra o bloqueio alto das brasileiras. Wilhite que se cuide!

Sarah Wilhite (PERDEU): fez uma ótima primeira partida, passadora excelente e muito boa no ataque. Mas não voltou a atuar efetivamente nos amistosos seguintes, talvez por algum problema físico. Ainda assistiu do banco ao ótimo desempenho de sua rival direta pela vaga, a companheira Madi Kingdon.

Michelle Bartsch (GANHOU): ela não tem nada a provar para ninguém e veio para o Brasil para ganhar mais experiência como titular. Como se precisasse, Bartsch é mais garantida do que Hill e Larson e é muito mais eficiente no ataque do que ambas. Foi testada no Brasil e só pudemos assistir ao grande desempenho ofensivo dela. Já estava confirmada no Mundia, agora está de novo.

Simone Lee (PERDEU): teve uma atuação muito ruim no terceiro jogo e quase viu o Brasil fazer um 3 a 0 por seu demérito. Se recuperou, mas demonstrou que está atrás tecnicamente das demais ponteiras americanas. Lee deve ser dispensada em breve.

Karsta Lowe (GANHOU): depois de dois anos parada, era natural que Lowe voltasse apática ao seu primeiro compromisso no exterior, certo? Errado. A oposta mostrou que vai brigar pela segunda vaga entre as opostas, apesar de estar fisicamente e tecnicamente atrás, principalmente de Drews. Mas pontuou mais do que Murphy normalmente faz, sempre passando dos dez pontos e mostrando-se matadora no bloqueio.

De volta às quadras, Karsta Lowe mostrou que está dentro da briga por vagas no Mundial (Foto: FIVB)


Rachael Adams (MÉDIO): os desempenhos de Adams não encantam mais como há alguns anos. Entretanto, teve uma grande atuação no primeiro jogo, quando jogou com Hancock e fez 14 pontos. Mas no terceiro jogo, ao lado de Carlini, a central foi mal e fez apenas 9 pontos em 5 sets. Convenhamos que a recepção não ajudou e Carlini também não, mas não era o dia de Adams.

Tetori Dixon (PERDEU): para quem saiu da Liga das Nações como uma das melhores centrais, Dixon nem se aproximou desse desempenho nos amistosos. Fez 7 e 6 pontos quando foi titular, o pior desempenho dentre as centrais. Se o status da premiação não influenciar, deve estar na zona de risco e tende até a perder a última vaga.

Chiaka Ogbogu (GANHOU): Adams e Dixon que se cuidem, ela chegou. Ogbogu mostrou-se um paredão e saiu dos dois jogos em que foi titular com mais de 10 pontos. Anulou jogadoras como Tandara e Gabi em sequência e jogou muita bola na segunda partida. Se tinha poucas chances, entrou definitivamente na briga pelas vagas do meio.

Lauren Gibbemeyer (GANHOU): vive uma ótima fase a central e foi a melhor da posição ao lado de Ogbogu. Pontou bem, atacou com experiência e tem uma china muito veloz, muito boa. Eu diria que Lauren praticamente garantiu sua vaga nesses amistosos.

Micha Hancock (GANHOU): se alguém tinha dúvidas de Micha é uma das melhores levantadoras dos EUA, elas se acabaram nos amistosos. A levantadora teve poucas chances a nível mundial, mas mostrou que tem categoria e tática suficientes para substituir Lloyd, caso necessário. Usa melhor as centrais e é muito veloz, algo imprescindível para o jogo americano. Está a um passo do Mundial.

Atuações de Micha Hancock solidificaram-na como capaz de assumir a seleção (Foto: FIVB)


Lauren Carlini (PERDEU): se Hancock ganhou, alguém perdeu. Carlini foi a titular durante o melhor jogo dos EUA na série, mas também foi a titular no pior deles. A jogadora tem mais dificuldade de jogar com o meio, característica já conhecida dela, além de ser mais nova e menos experiente do que Hancock. Não deve jogar o Mundial, apesar de ter feito bons jogos.

Amanda Benson (PERDEU): segunda líbero dos EUA, Benson deve acompanhar a dispensa da colega de posição, Wong-Orantes. A líbero só atuou na terceira partida e teve um desempenho questionável, sofrendo no passe e errando movimentos de defesa. Para piorar sua situação, ainda teve que assistir a belos jogos de Courtney na posição.

Megan Courtney (GANHOU): ponteiras que passam melhor do que líbero é a nova tendência nos EUA e isso fez toda a diferença pelas mãos de Courtney. A ponteira, que se recupera de uma lesão complicada, ganhou muito nos amistosos e se solidificou como ótima passadora e uma defensora muito boa. Parece ser o fim da era das líberos de ofício nos EUA.

Brasil

Tandara Caixeta (PERDEU): a oposta nem de perto foi a atacante que somos acostumados a ver. Sua melhor atuação foi no segundo jogo, embora tenha feito 17 pontos no terceiro. A seleção que já foi criticada por ser dependente de Tandara não viu sua oposta reagir e assistiu ao fechamento da série com sua pior atuação e 10 pontos em 4 sets. Prova dessa preocupação foi a rápida convocação de Monique pelo técnico José Roberto Guimarães.

Rosamaria Montibeller (GANHOU): a impressão ruim em ter saído zerada no ataque na última partida não pode tirar os três bons jogos que Rosa fez antes. Ela também já estava a um passo do corte, mas eu diria que sua entrada no primeiro jogo mudou essa história. A jogadora saiu dos três primeiros jogos com uma média superior a 12 pontos. A exceção foi o quarto, o pior dela. Entretanto, virou uma importante opção ofensiva.

Rosamaria fez um grande primeiro jogo contra os EUA (Foto: CBV)


Amanda Campos (PERDEU): ponteira de confiança de Zé Roberto, pontuou pouco e errou muito, principalmente na segunda partida, onde teve seu pior desempenho (apesar de ter feito 11 pontos). Mas não dá para cobrar tanto de Amanda no ataque, foi no passe mesmo que a jogadora decepcionou e foi pior do que Rosamaria neste fundamento. Sem passe e com ataque debilitado, tende a ser uma das menos favorecidas na lista do técnico.

Gabi Guimarães (GANHOU): a ponteira foi a melhor jogadora do Brasil na série. Errou muito, mas é preciso considerar que seu retorno depois de uma lesão ainda é gradual. Foi a maior pontuadora nos três jogos em que foi titular e saiu com média superior a 17 pontos dos mesmos. Garantiu-se no Mundial - embora já estivesse rs.

Fernanda Tomé (PERDEU): teve poucas chances, acabou jogada para a saída e não rendeu. Se esperava uma boa oportunidade, frustrou-se. Fez um ponto em toda a série, pontuou mais em erros do que em acertos. Não tem chances de ir ao Mundial.

Dani Lins (PERDEU): ainda que seja provavelmente a titular, Dani ainda está abaixo do esperado. Fica difícil avaliar as levantadoras do Brasil com o nível de passe, mas é fato que a jogadora esteve em quadra nos dois piores momentos da seleção nos amistoso e não conseguiu superar a pressão adversária.

Recepção instável e dificuldade na virada de bola atrapalharam o retorno de Dani Lins à seleção principal (Foto: CBV)


Roberta Ratzke (PERDEU): assim como Dani, não pode ser culpada pelo passe muito fraco nos amistosos, mas Roberta ainda sofreu mais. No primeiro jogo insistiu com Bia em má fase e no segundo viu Rosamaria e Tandara caírem se produção sem conseguir recuperá-las.

Thaísa Daher (MÉDIO): é difícil considerar a situação de Thaísa. Não teve um grande desempenho, mas é preciso considerarmos que ela voltou de uma lesão gravíssima e seu recorde de 9 pontos no terceiro jogo já é considerável para ela. Pontuou pouco, mas tende a voltar bem, embora ainda esteja sofrendo muito no bloqueio.

Carol Silva (PERDEU): não teve muitas oportunidades, mas também não foi muito bem quando entrou. No único jogo em que foi titular fez apenas 5 pontos e não entrou bem nos dois últimos jogos. 

Bia Correa (PERDEU): Bia só conseguiu confirmar uma fase muito ruim, coroando maus jogos que fez pela Liga das Nações. Nos dois primeiros jogos somados fez apenas cinco pontos e quando começou a mostrar uma boa atuação no quarto jogo, exagerou na comemoração e machucou-se. Caiu muito de rendimento com relação ao ano passado.

Depois de um 2017 bom, Bia vem sofrendo no ano do Mundial (Foto: FIVB)

Adenízia Silva (MÉDIO): Ade fez um bom primeiro jogo, mas não repetiu a boa atuação. Não manteve um alto padrão de jogo, mas foi de longe a melhor central brasileira na série de confrontos.

Gabriella Souza (PERDEU): sofreu muito no passe e não conseguiu superar a pressão de um time com saque bom como os EUA. Não dá para cobrar muito de Gabiru, que ainda volta de lesão, mas apresentou-se abaixo do esperado nos amistosos e reforçou a preocupação com o retorno de Suelen.

Comentários

  1. Concordo com número e grau. Assisti o último jogo dos amistosos de perto e pude perceber que nossa seleção está bem fraca. A única titular confirmada nesse momento é a Adenizia. As restantes vão ter que brigar por posição. Por questões de lesões, ainda fica difícil saber qual time será o titular no mundial. Acho que as quatro atuais centrais serão mantidas. Gabiru deve ir como reserva da Suelen por orgulho do Zé em chamar uma outra nata da posição. Por esses problemas todos, acho difícil o Brasil subir no pódio esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tandara é titular absoluta na saída. Uma série de 4 amistosos com desempenho abaixo do esperado não tira a titularidade dela.

      Excluir
  2. Olha, antes desses amistosos e da Copa Panamericana todo mundo tinha essa convocação em mente:

    Tandara/Bruna
    Roberta/Dani Lins
    Thaísa/Ade/Carol/Bia
    Gabi/Natalia/Drussylla/Garay
    Suellen/Jaque

    Mas tudo foi na contra mão!

    - Jaque não aguentou bancar pra Amanda e se aposentou.
    - Drussylla lesionou , Suellen também.
    - Roberta e Dani não estão regulares e precisas.
    - ZRG vai convocar a Monique e vamos amargurar com Amanda no Mundial.
    - Bruna se deu mal na copa Panamericana, por causa das bolas baixas da Dani.
    - Garay,Natalia,Gabi quase paradas, sendo que a última voltou bem e a penúltima nem está saltando ainda.
    - Taísa vai acabar machucando mais ainda,forçando o corpo, sem estar nas condições ideais de jogo.
    - Ade e Carol não prejudicaram em nada, e sim Bia que foi a principal reviravolta do time brasileiro, depois de um Grand Prix maravilhoso, eleita melhor central!
    – Gabiru é o erro de libero! Quina pra trás, pra frente, pro lado,pro outro.

    * Desconto pra Roberta, que na série não recebeu um passe na mão se quer, e entrava só quando o passe não estava funcionando. Correu atrás da bola o tempo inteiro.

    * Se o Kiraly levar a Murphy, é porque ele está drogado.
    * Dixon tá virando Bia, cada dia mais lenta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não entendi o porquê de o Zé não ter levado a Jaque no lugar da Gabiru na VNL.

      Drussyla, Suelen e Garay já voltam em Montreux.

      Bruna não foi bem na Copa Pan pq é uma oposta baixa e limitada tecnicamente.

      Thaísa não deveria ter voltado para a seleção esse ano.

      Bia tava indo bem no 4º jogo. Vamos torcer para que ela resgate o desempenho do ano passado.

      Excluir
  3. Era nítido que Tandara estava sendo poupada ou se poupando. Drews e Kingdon certamente não manterão o ritmo e Gabiru e Amanda não são jogadoras de seleção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário!

      Tandara sabe que não foi bem nos amistosos e deve voltar a ter o nível de jogo que esperamos dela já em Montreux.

      Quem conhece o jogo da Drews e da Kingdon sabe que ambas não têm desempenhos consistentes. O negócio vai ser bem diferente caso sejam convocadas para o Mundial.

      Espero que Amanda, Tomé e Monique sejam cortadas. Gabiru é péssima, mas tem que inscrever obrigatoriamente duas líberos no Mundial. O bom é que ela ficará de fora pq só 12 atletas podem jogar por partida.

      Excluir
  4. O Kiraly é um baita técnico, mas não pode teimar em levar jogadoras que estão em nível mais baixo... As 14 americanas têm que ser: Drews, Lowe, Hancock, Lloyd, Hill, Bartsch, Larson, Kingdon, Gibbemeyer, Akinradewo, Ogbogu, Adams, Courtney e Robinson. Difícil parar esse elenco, que é brilhante taticamente e tecnicamente, permitindo variações e combinações. Wilhite é boa, mas não levaria. Murphy, Dixon e Carlini nem pensar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O prêmio da Dixon na VNL foi super cotado. Ela só ganhou pq o US venceu a competição. Adams é outra que só vem ladeira abaixo desde a Rio 2016.

      Excluir
  5. N acho a Bartcsh melhor que a Hill nn. Bem longe disso kkk.
    Hill é a Única ponteira completa dos EUA e uma das únicas do mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hill melhorou depois de sair do Vakif, mas costuma pipocar em momentos decisivos. Bartsch é melhor no ataque, mas a Kimberly tem um passe bem mais consistente.

      Excluir
  6. Resumo: USA ganha porque mesmo no banco tem jogadoras que seriam titulares em grandes seleções do mundo. Brasil perde pq tem um técnico paneleiro que poderia convocar jogadoras melhores para compor o elenco.

    ResponderExcluir
  7. Por favor deixem minha vaga no Mundial!!!! Eu quero ser bicampeã!!!! Há jogadoras sobrando nos Estados Unidos? . Nada de menosprezar as companheiras. Nossa preocupação é com a China - estão escondidas nesta fase pré Mundial. Lá tem jogadoras voltando. ZHU? Vamos ter uma atenção maior com 2 europeias: Rússia e Sérvia. As brazucas esconderam um pouco o jogo e irão incorporar 4 jogadoras. Claro que a Thaiza;Tandara erravam de propósito. Elas não enganam não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nossa preocupação é com a China - estão escondidas nesta fase pré Mundial."

      Participar dos Jogos Asiáticos é se esconder, L.Mesquita?

      Excluir
    2. Larson, filha, na boa, cê já era pra ter encerrado a carreira ou no mínimo tornar-se líbero, como atacante tá pior que o Murilo.

      Excluir
    3. Larson? Tu é muito toqueira, além de chicleteira fanática! Sai daí L.Mesquita, até do papo de vôlei sumiu! Só falta sumir do To Fly.

      A senhora que está em depressão, por não poder espalhar seus comentários ridículos no Melhor do Vôlei.

      Tenho ranço de ti.

      Excluir
    4. ahuehuaehu ele deixou as LETRAS EM CAIXA ALTA , mas pelo odio pregado nos comentários, todos sabemos que é p L. Mesquita.

      Excluir
  8. Eu rezo para que a formação Garay, Natália e Tandara apareça no mundial.
    Os EUA têm jogadoras altamente talentosas, porém parecia que sempre em momentos decisivos elas andavam pra trás! Mas isso não é mais problemas pq tem se a Bartsch que é uma atacante nata e Hill volta muito mais decisiva e jogando muita bola, agora pra mim a única baixa no time é a falta de uma oposta consistente, apesar de Drews ter feito excelentes jogos não a considero uma grande oposta, ela tem um braço rápido e forte, mas tem dificuldade com bolas altas, uma oposta tem que saber virar pepinos. Nenhuma das três opostas tem essa característica. Por isso eles sempre tem dificuldades de jogar contra times muito ofensivos como Sérvia e Rússia. Nas demais posições, acho que está redondinho.
    No Brasil, não acho que a Dani sai com um saldo tão negativo, acho que o time ganha mais corpo com ela no levantamento, temos que comparar que Dani estava parada e não jogava com essa seleção, enquanto a Roberta joga há 2 anos com a mesma. Acho que Dani está melhor sim.
    Nas centrais, apenas a Adenizia acho que pode ser titular, Bia apesar de ladeira abaixo, mostrou sinais de reação, vamos esperar né!
    A Rosa se mostrou uma boa saída ofensiva, o que me incomoda é que por vezes ela não angula o ataque, ela vai reto, não trabalha muito a bola, eu acho que ela deveria trabalhar com o Bernardo, pois ele ia trabalhar o potencial que ela tem, além de ser uma jogadora versátil.
    A Gabi foi a melhor jogadora do Brasil na série. É uma pena ela não ser alta pois a acho tão talentosa ela tem grande técnica.
    Se tratando de Líbero, nossa ainda bem que temos a volta da Suelen, a Gabiru não estava conseguindo nem fazer o passe de contra-ataque, uma pena né!
    Agora apesar de ter feito uma série nada positiva, eu também acredito que a Tandara estava sendo poupada, eu acho que se ela não estivesse em quadra a Surra seria ainda maior, eu ainda acho ela uma segurança na posição! Se não for isso, acho bom a volta da Monique para fazer a Tandara acordar!

    ResponderExcluir
  9. O Brasil não evolui e caiu tanto devido ao PÉSSIMO técnico! Zé Roberto não tem mais condições de ser técnico da seleção, simples assim... Ele parou no tempo

    Está muito visível que as jogadoras estão fazendo um boicote e não querem mais jogar pela seleção. Fabíola, Léia, Jaqueline, Camila Brait (com toda razão) e até Fê Garay, que depois voltou atrás na decisão.

    Se eu fosse jogadora também não iria querer jogar numa seleção onde a qualquer momento vc pode ser cortada para dar lugar a uma veterana q já se aposentou da seleção, mas o técnico continua insistindo para ela voltar. Ou seja, amanhã ou depois se Fabiana quiser voltar, aquelas q estão lá tem q ceder o lugar, rápido, rápido...

    A palhaçada maior foi chamar Monique essa semana para compor o elenco. Até Pri Daroit e Mari Paraíba são melhores, pelo menos podiam ser usadas como ponteiras e deixaria Rosamaria como opção de oposto reserva.

    Agora não dá mais tempo, temos que ir para o Mundial com o que temos. Tanto faz, tanto fez! O técnico teve 2 anos para trabalhar pós Rio 2016 e preferiu não fazer testes, com medo de perder Grand Prix! Como se o Grand Prix fosse um campeonato Mundial ou uma Olímpiada... Affffffffffff

    A renovação VERDADEIRA deveria ter sido realizada ano passado, 2017, para não chegarmos na situação de hoje: jogadoras machucadas, voltando de lesão, lesionadas, sem ritmo de jogo, voltando de gravidez, e por aí vai... Se juntar todas, temos no máximo 8 em forma...

    Campeã Mundial será EUA, China ou Sérvia. O resto corre por fora e o Brasil, infelizmente, nem bronze conseguirá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Campeã Mundial será EUA, China ou Sérvia. O resto corre por fora e o Brasil, infelizmente, nem bronze conseguirá"

      A bola de cristal tá boa, hein? KKKKKK Por que a Sérvia é uma das favoritas sendo que ficou fora do Final Four da VNL? Se o Brasil perde deixa de favorito, então pq isso não acontece com uma seleção estrangeira? Sérvia é super dependente da Bosko, assim como o Brasil é refém do desempenho da Tandara. E nem sabemos se a Brankica disputará o Mundial. Coerência mandou lembranças.

      Pode acontecer qualquer coisa no Japão. Favoritismo não ganha jogo.

      Excluir
    2. Se o Brasil perde deixa de ser* favorito...

      Excluir
    3. Sérvia que só vive de Bosko e Pipocajlovic (que talvez nem jogue), favorita? Tá sendo legal, bobinho.
      Mas sobre os outros argumentos concordo, Zé Corcunda Guimarães é um treinador retrógrado, supersticioso, paneleiro e terrivelmente preguiçoso, é inadmissível não termos uma única jovem jogadora alta e de braço pesado treinando com a seleção, sem contar sua obsessão pelas jogadoras do Bernardo, Monique e Gabiru são inadmissíveis na seleção, sobre Amanda não preciso falar mais nada, medonha.
      Por ele, ainda teríamos Fofão, Walewska e Sheilla grávida de gêmeos na seleção.

      Excluir
    4. Mari dá bolada em Zé Panela Kkkkkkkkkk
      https://www.youtube. com/watch?v=E-6pFM7w4Qw

      Excluir
    5. Gente pq o ZRG não convoca a Mayany ,central do Minas ,para os treinamentos ?

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)