LNV: com 36 pontos de Zhu, China bate a Holanda e dá um passo à semifinal

Nós não precisamos discutir que Ting Zhu é a melhor atacante e a melhor jogadora do mundo. Mas ela fez questão de deixar isso evidente, mais uma vez. A China começou vencendo, sofreu na recepção e perdeu o primeiro set, mas se recuperou no segundo e daí em diante, teve Zhu dominando a quadra. Foram 36 pontos: 29 ataques, 5 bloqueios, 2 aces. A China estreou com vitória por 3 sets a 1 (20-25, 25-21, 25-22, 25-18).

Ting Zhu saiu de quadra com 36 pontos nesta quarta-feira (Foto: FIVB)


E cá entre nós, a seleção chinesa fez uma partida bem abaixo do esperado, principalmente no ataque. Lang Ping deve ter pesadelos com as atuações de Liu XT, dona de 8 pontos e 33% de ataque. Com certeza bate saudades de Zhang! A ponteira não consegue se firmar na seleção, mas estabilizou seu passe a partir do segundo set. Gong ter um rendimento baixo no ataque não surpreende ninguém. Uma alteração que mudou a cara do jogo e quase passou desapercebida foi a entrada da líbero Lin no lugar de Wang. Lin é melhor passadora e isso surtiu consideravelmente no jogo a partir do segundo set.

Na Holanda, nenhuma surpresa no jogo também. Sloetjes é a principal arma ofensiva, Buijs vem na sequência e Grothues infelizmente deu prejuízo no ataque da seleção. Mas ela tem disparado o melhor passe. Se Grothues decepcionou, a Lohuis foi pior ainda, teve uma atuação ruim no bloqueio e saiu zerada no ataque, Zhu não tomou conhecimento do bloqueio.

Zhu supera triplo gigante de Buijs, Belien e Sloetjes (Foto: FIVB)


A tática da China é simples: todas jogando por Zhu. Da ponta, da pipe, hoje ela atacou uma bola da posição seis inclusive, com extrema facilidade. Entender a China quando ela joga mal não é difícil. Difícil é pará-la quando Zhu joga seu melhor.

China 3 x 1 Holanda (20-25, 25-21, 25-22, 25-18)
MP: Zhu (36), Yuan (11) | Sloetjes (22), Buijs (20)


Comentários

  1. O Técnico da Holanda deve ter uma dor de cabeça incrivel: Como usar ou não usar a Plak e Dalderoop. Fico com impressão que o que falta não são os ataques pelas extremidades, e sim Melhores Centrais, as atuais são nulas no bloqueio e ineficientes no ataque, jogo fica muito marcado, tem certos jogos que daria sim para ir de Dalderoop e Bujis de Pontas, terminam presando tanto pelo passe com a Grothues passando, mas quando o passe vem , as levantadoras só fazem o feijao com arroz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. A Grothues dá muito prejuízo no ataque. Lembrando que a melhor Holanda desses últimos torneios, na minha opinião, foi a das Olimpíadas, com a Buijs e a Pietersen como ponteiras... E ainda tinha a Stam-Pilon como líbero. Sem a Grothues, o ataque holandês foi muito bem, basta lembrar daquele JOGAÇO contra a China na semi.

      Excluir
    2. Morrison é muito passivo, pois demora demais para pedir tempo e fazer as substituições. Plak tem que jogar só de oposta, ela não passa bem e não adianta insistir nisso (veja ela bancando no Novara para a Bartsch na próxima temporada). Outra que tem a mesma deficiência é a Buijs, as derrotas que a Holanda sofre vêm muito do saque adversário forçado em cima dela. Grothues passa e defende bem, mas fica devendo no ataque. Acho que se a Daalderop evoluir no passe, ela pode tomar a titularidade da Buijs mais pra frente. E ainda tem a Sloetjes que sempre acaba pipocando, né? As chinas e o bloqueio da Robin de Kruijf fazem falta nesse time.

      Excluir
    3. "basta lembrar daquele JOGAÇO contra a China na semi." Sim, as parciais traduzem bem isso: 27–25, 23–25, 29–27, 25–23. Pensei que a Pietersen seria novamente convocada depois da pausa para os estudos. Eu vi na transmissão que ela tava assistindo um jogo das laranjas em uma das etapas na Holanda nessa fase classificatória da VNL.

      Excluir
  2. Confesso que estou abalado emocionalmente com esse jogo, eu estava meio que incrédulo, foi como no 7x1! A China estava muito mal, a Ding estava fazendo o que eu faço quando dou uma de levantador e tem um melhorzinho no time, só empinar a bola e torcer. Todos sabiam que a bola era pra ela mais ela estava imparável e com muitos mais golpes que o normal a Slotjes estava muito apática no início o que estava me deixando louco, a Anne estava resolvendo. Discordo quando Pop On Air fala que as centrais são ruins. A Lohus sim. Mais a Beliën ajuda até demais. Sinto que se tivéssemos a De Kruif talvez poderia ser diferente mais cheguei a conclusão que nenhuma seleção poderá vencer a China quando a Ting estiver dessa forma. Mais uma vez minhas needs ficarão pelo caminho. Destaque para a Patrícia Holf arbitra que desestabilizou a Holanda no segundo set quando a bola foi fora e sem toque no bloqueio mesmo com o desafio vencedor da Holanda ela assinalou o ponto para a China, ali elas acordaram como o furacão catrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beliën tá bem substituindo a de Kruijf na rede de dois. A Lohuis não foi bem hoje, acho que a Koolhaas entra pra jogar logo mais contra a gente.

      "cheguei a conclusão que nenhuma seleção poderá vencer a China quando a Ting estiver dessa forma." Zhu fez só dois pontos a menos contra o Brasil e mesmo assim conseguimos vencer as chinesas na fase classificatória.

      "Destaque para a Patrícia Holf arbitra que desestabilizou a Holanda no segundo set quando a bola foi fora e sem toque no bloqueio mesmo com o desafio vencedor da Holanda ela assinalou o ponto para a China" Falaram que o ataque da Gong resvalou na Schoot, mas eu acho que a juíza roubou mesmo o ponto pra China. Não gosto dela, pq sempre dificulta a nossa vida quando apita algum jogo da seleção.

      Excluir
  3. Temos que vencer a Holanda daqui a pouco para garantir a vaga na semi. O saque tem que ser bem forçado em cima da Buijs, aí o sistema defensivo pode funcionar com mais eficiência. Fora que o ataque tem que ser regular, né? As centrais precisam rodar mais bolas assim como as ponteiras, pq a Holanda vai vir pesado pra cima da Tandara no block.

    ResponderExcluir
  4. No lugar da Pietersen tá a Jasper que só entra pra sacar e fazer fundo de quadra, aff.

    ResponderExcluir
  5. Seria ótimo Pietersen como ponteira do Osasco. Alguém sabe informar por que ela não está na seleção holandesa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Pietersen tirou um ano sabático para se dedicar aos estudos. Ela já fechou com um time italiano que subiu para a 1 divisão.

      Excluir
  6. Se era p/a HOLANDA "AMARELAR" feio desse jeito, preferiria q as JAPONESAS ou as ITALIANAS,q são muito mais raçudas,terem se classificado para a fase final no lugar da HOLANDA!!! As holandesas AMARELARAM escrotamente contra chinesas e brasileiras!!! Parabéns as brasileiras pela excelente partida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morrison praticamente cagou pra esse último jogo. Fiquei tentando entender o que ele tava fazendo. Primeiro ele coloca a pior líbero pra jogar, depois passa um ano pra pedir tempo técnico, em seguida vê o jogo pífio de Lohuis e não tira ela da quadra, pra acabar de afundar trás a TERCEIRA levantadora do time, e por fim só trás a Plak pra jogar no adeus. Foi uma palhaçada! Se eu soubesse que seria assim, torceria mil vezes para a Itália passar.

      Excluir
    2. O Brasil não deu chances pra Holanda e dominou a partida. As laranjas perderam alguma chance que tinham de se classificar pra semi ontem contra a China. Venceram o 1º set, mas não souberam manter o ritmo para ter o controle o jogo (e nem parar a Zhu, é claro).

      Excluir
    3. "Morrison praticamente cagou pra esse último jogo." Aham, eu fiquei de cara em como a apatia dele se refletia nas jogadoras. Schoot não pode bancar pra Knip mesmo. Desde sempre ele vê o time desmoronando em quadra e demora pra pedir tempo. Lohuis fez só 2 pontos em 4 sets contra a China, quem deveria ter começado a partida era a Koolhaas (como a de Kruijf faz falta nessa equipe). Plak deveria ter entrando bem antes.

      "pra acabar de afundar trás a TERCEIRA levantadora do time" Isso foi o que mais me chamou a atenção. Eu realmente não entendi qual foi a estratégia do Morrison nesse ponto. Acho que ele fez isso pq a Stoltenborg não foi bem substituindo a Dijkema ontem contra a China. Aliás, a Laura não vem bem há tempos e merece ter o título de levantadora titular da Holanda contestado.

      Excluir
  7. Chupa China: Brasil 3 China 0
    P cima delas Brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)