Ausente em 2018, África também não terá seleções na LNV em 2019

Nenhum país africano será representado novamente na Liga das Nações em 2019. A informação foi confirmada na última semana pela Federação Chilena de Voleibol (Fevochi), que disputaria uma vaga com um time africano no masculino.

Simone Bikatal representou Camarões em 2017 no Grand Prix (Foto: FIVB)


Segundo a Fevochi, a CAVB (Confederação Africana de Voleibol) não realizou um classificatório para a Challenger Cup, torneio em que seria disputada uma vaga para disputar um playoff contra o último colocado da Liga das Nações.

Para chegar à LNV em 2019, um time africano teria de passar por quatro etapas: um qualificatório continental, um playoff contra um time sul-americano, a Challenger Cup e um playoff contra o desafiante rebaixado da LNV. Notem que a FIVB dividiu uma vaga para a Challenger Cup entre África e América do Sul.

A CAVB não se pronunciou sobre o assunto.

Ausência histórica 

Durante 20 edições do Grand Prix, entre 1993 e 2012, uma seleção da África nunca havia disputado o torneio. Em 2013, a FIVB mudou essa história e a CAVB elegeu sua primeira seleção ao Grand Prix: a Argélia, um dos países que tem melhores condições financeiras dentre os africanos. O Quênia estreou em 2014 e Camarões em 2017, esses os únicos três países africanos a jogarem o torneio.

Com a extinção do Grand Prix, a FIVB regrediu na questão das vagas africanas e as seleções do continente acabaram de fora das ligas anuais.

Batendo o Peru na final, Quênia foi o campeão do Grupo 3 do Grand Prix em 2015 (Foto: FIVB) 

Comentários

  1. As federações precisam repensar a situação do voleibol atual. AS nações africanas devem ser integrantes de competições internacionais. Exclusão não!!!

    ResponderExcluir
  2. A FIVB exerce autoridade sobre 5 Confederações Continentais:
    1. África (CAVB): 54 países
    2. Ásia e Oceania (AVC): 61 países
    3. América do Norte e Central (NORCECA): 23 países
    4. Europa (CEV): 50 países
    5. América do Sul (CSV): 12 países
    Para chegar à Liga em 2019, um time africano teria de passar por quatro etapas:
    1.qualificatório continental
    2. playoff contra um time sul-americano
    3. Challenger Cup
    4. playoff contra o rebaixado (Argentina)
    Isso é muito CARO e DESGASTANTE para uma equipe africana!
    Se todas as outras CONFEDERAÇÕES CONTINENTAIS conseguiram uma vaga fixa na LIGA DAS NAÇÕES, a ÁFRICA também deveria ter uma vaga fixa.
    A equipe de CAMARÕES é a atual CAMPEÃ AFRICANA, logo CAMARÕES deveria ter uma vaga FIXA na LIGA DAS NAÇÕES.
    Todos os CAMPEÕES CONTINENTAIS conseguiram VAGA FIXA na LIGA DAS NAÇÕES somente CAMARÕES que não!
    O Japão, atual CAMPEÃO DA ÁSIA E OCENIA, tem vaga fixa na liga, a SÉRVIA, atual CAMPEÃ DA EUROPA, tem vaga fixa na liga, os EUA, atual CAMPEÃO DA AMÉRICA DO NORTE E CENTRAL, tem vaga fixa na liga, o BRASIL, atual CAMPEÃO DA AMÉRICA DO SUL, tem vaga fixa na liga! Porque CAMARÕES foi o único CAMPEÃO CONTINENTAL que não teve vaga fixa na liga? Porque essa discriminação coma ÁFRICA? É justo fazer a equipe CAMPEÃ AFRICANA de CAMARÕES ter que passar por 4 torneios classificatórios diferentes para ter uma vaga na LIGA? Custava separar, no mínimo, uma vaguinha pra ÁFRICA? Já que TODOS OS OUTROS CONTINENTES tem suas VAGAS FIXAS GARANTIDAS?
    Acho que o justo seria cada CAMPEÃO CONTINENTAL, inclusive o AFRICANO, ter sua VAGA FIXA na LIGA sem ter que participar de nenhum qualificatório!
    Afinal de contas ser CAMPEÃO AFRICANO não vale nada???

    ResponderExcluir
  3. 20 seleções africanas boicotaram o QUALIFICATÓRIO MUNDIAL!!! Sou a favor que DESISTAM mesmo!!!
    Afinal de contas o CORRUPTO do ARY GRAÇA fica obrigando as SELEÇÕES a gastarem DINHEIRO �� à toa com esses QUALIFICATÓRIOS CAÇA-NÍQUEIS IDIOTAS!!!
    Por que a FIVB não utiliza os CAMPEONATOS CONTINENTAIS como Qualificatórios???
    Veja o exemplo da KOREA que tinha acabado de disputar o CAMPEONATO ASIÁTICO, optou por poupar as titulares para a COPA DOS CAMPEÕES, já que havia um QUALIFICATÓRIO IDIOTA logo em seguida!!! Por que não usaram já o CAMPEONATO ASIÁTICO como forma de se definirem as vagas asiáticas para o MUNDIAL???
    Na AMÉRICA DO SUL vai ser a mesma coisa, ARGENTINA, COLOMBIA, PERU e VENEZUELA terão que disputar um QUALIFICATÓRIO RIDÍCULO, sendo que as vagas já poderiam ter sido no CAMPEONATO SUL-AMERICANO!!!
    O CAMPEONATO EUROPEU, que acabou de ser disputado no AZERBAIJÃO ���� também deveria definir vagas ao MUNDIAL!!!
    As seleções AFRICANAS estão certíssimas em BOICOTAR esse QUALIFICATÓRIO IDIOTA!

    ResponderExcluir
  4. Camarões tem uma equipe muito interessante q se tivesse mais experiência internacional poderia melhorar bastante! São jogadoras que saltam muito e têm muita força física, mas q estão isoladas em torneios AFRICANOS e não tem muito intercâmbios com as melhores seleções do mundo, talvez se a FIVB colaborasse garantindo pelo menos a vaga de CAMARÕES para representar a ÁFRICA na Liga das Nações, essa equipe poderia evoluir...

    ResponderExcluir
  5. Ary Graça não faz diferença nenhuma na FIVB, custar dar uma vaga pro continente africano? Esses qualificatórios são só mais torneios para desgastar uma seleção!
    Time de Camarões é bem interessante só precisa mudar de levantadoras, pois a Moma e a Nana jogam demais. Impressionante o descaso da FIVB com a CAVB, e tava lá dando umas 6 vagas pra América do Norte e Caribe. Ary Graça é só mais um corrupto no país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a CAVB sempre é decisiva para eleger os presidentes da FIVB nas eleições. Poderiam boicotar as eleições também!

      Excluir
    2. A África tem muitos votos! São muitos países!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)