Papo de Mercado: China e Turquia querem Tandara

Por Gustavo Aguiar 

Ela tem um dos melhores salários do voleibol nacional, merecidamente, inclusive. Tandara Caixeta está no auge de sua carreira, é titular absoluta na seleção e está muito valorizada no mercado! Obviamente a oposta está muito valorizada e pode estar caminhando para sua primeira temporada no exterior. Afinal, como a própria já assumiu, ela só fica no Brasil se for por Osasco - e infelizmente o time está sem patrocínio no momento. 

Tandara Caixeta pode deixar o Brasil (João Pires/Fotojump)


Apuramos que ela já recebeu várias propostas, mas está principalmente entre China e Turquia. E faz todo o sentido! Ninguém no mundo paga melhor a atletas de extrema (ponteiras e opostas) do que China e Turquia. O contrato mais caro do mundo, segundo o World Of Volley, é de Ting Zhu no Vakifbank, seguido de Yeonkoung Kim no Shanghai.

Ninguém consegue disputar com a liga desses dois países, no máximo alguns times da Itália - e olhe lá. Com número maior de estrangeiras na liga, a Itália prefere investir em várias atletas a uma única. Analisando a hipótese desses dois países, os dois mais ricos são os possíveis alvos: Shanghai e Tianjin, coincidentemente os dois últimos finalistas. Claro, Shanghai só se a Kim não renovar. Na Turquia a principal hipótese é que o interessado seja o Fenerbahçe, principalmente se ganhar vaga na Champions - mas vale ressaltar que o Vakifbank também deve trocar de opostas.

Ainda é cedo para dizer quem leva essa briga. Tianjin, Shanghai, Fenerbahçe, Vakifbank e ainda temos hipóteses como Bayi e Galatasaray e claro, Osasco. Em quem vocês apostam?

Ataque de Tandara na semifinal da Superliga (João Pires/Fotojump)

Comentários

  1. Complicado jogar na Europa, principalmente na Turquia pois a pressão é monstruosa e o desgaste ainda maior, mas também a visibilidade e o status são maiores, sem contar o dindin, acho que na China ela se daria melhor, de qualquer forma sorte a nossa maravilhosa oposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato. Na Turquia ainda se jogam 3 competições: o nacional, a copa e uma copa europeia. Na China joga-se apenas o nacional, que ainda é mais curto do que os demais (mas tem intervalos menores tb).

      Excluir
  2. Adoraria a Tandara no Vakifbank ainda mais porque lá o time é muito bom e o Guiduetti é ótimo treinador. O pessoal lembra da Sheilla,mas a Sloetjes ganhou a vaga na bola. E a Tandara vira bolas altas, ao contrário da Sheilla que era um estilo mais rápido. A Tandara tem tudo pra se dar bem com a Naz ou a Oszbay. Tandara é uma das melhores opostas do mundo. Se nao for pro Vakif queria vê-la no Tianjin ao lado da YingYing e da Liu Xiatong.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Vakifbank, jogando ao lado de Ting Zhu, seria um timaço... É uma boa opção para o Tianjin também, mas nesse caso acho que teria que jogar de oposta passadora. Ah, e a Liu XT retorna ao Beijing na próxima temporada.

      Excluir
  3. Quero Tandara no Eczacibasi jogando de ponteira e Boskovic de oposta. Vai ser um timaço.
    Usa as turcas + Larson, Tandara, Boskovic. Ou em alguns casos banca a Larson pra Meliha ou Onal e coloca a Adams de central.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa! Mas acredito que a Ognjenovic vá renovar.

      Excluir
    2. Mas teve um boato que a Ognjenovic poderia ir pro Fenerbahçe o Eczacibasi poderia ir atrás da Gamze Alikaya. Eu particularmente gosto muito da Egzi Dilik, levantadora reserva do VitrA . Temporada passada ela atuou bem, pois na melhor formação do Fener na ultima temporada com Grothues, Natália e Kim, ela era a levantadora e segurou bem a barra. Jogou melhor até que a Tomkom.
      Se o Eczacibasi ficar com a Gamze e a Dilik, o time ficará interessante, apesar da Maja ser muito boa. Acho que vale a pena ter duas levantadoras turcas, 3 extremas e uma central estrangeira. To fly e sobre a Thaísa? Ela retorna ao VitrA? Eu acho que tá com cara que ela vai ser emprestada por mais uma temporada ao Barueri. E se Thaísa voltar, como fica a situação da Adams? Sempre que joga, a americana vai bem. Se ficar 5 estrangeiras o time poderia correr o mesmo risco da temporada 2016/2017, onde o time não foi bem.

      Tentaria o time com:
      Dilik/Boskovic
      Larson/Tandara
      Beyza/Busra
      Libero

      Em alguns casos poderia entrar a Onal ou Meliha na vaga da Larson e a Adams na vaga da Busra. Na champions,atuariam as 4 estrangeiras. Ficaria um bom time né?

      Excluir
  4. Na fase que a Tandara está, até o Cruzeiro quer ela.

    ResponderExcluir
  5. Tandara ficará no Brasil, tem a familia, e acho ela um pouco acomodada, como outras que já deveriam esta jogando fora do páis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem a questão financeira, Pop.
      Tandara já tem 29 anos e está em seu auge! Não pode dar-se ao luxo de recusar grandes propostas.

      Excluir
  6. Espero que ela vá para o VakifBank. Jogaria 3 campeonatos muito disputados e, apesar do desgaste, teria boas reservas. No geral, só a Zhu que não ganha muita folga nesse time hahaha. Acho que no Galatasaray ela seria muito exigida, Fener é aquela incógnita. Eczacibasi não deve ir atrás.

    Ainda assim, se fosse pra escolher, gostaria de ver ela no Conegliano. Sou mais a Liga Italiana.

    ResponderExcluir
  7. Não vejo a Tandara ganhando rios de dinheiro na Turquia, na China pode ser, mas na Europa oposto tem sobrando com características semelhantes as dela e muito mais baratas. E como ponteira ela não é nenhum supertalento. Não quero dizer que ela é ruim, Tandara é um fenômeno, mas na europa o que falta mesmo é ponteira boa. Já na China é possível que façam essa aposta alta pelo apelo que tem o fato de jogar na seleção brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opostas sobrando na Europa com as caracteristicas da Tandara? Que ataca forte, bloqueia bem, saque eficiente e ótima defesa, e se precisar até passa (pra ajudar em certos momentos). Quem? Na Europa e no mundo, apenas a Boskovic é melhor que a Tandara. Tandara jogou muito mais bola que opostas badaladas como Egonu, Goncharova e Sloetjes, inclusive foi mais decisiva do que Egonu e Goncharova quando as enfrentou na temporada de seleções no ano passado. Tandara, poderia ajudar um Fenerbahçe, por exemplo, bem mais que a Rahimova.
      Tandara é brasileira e joga muito, coloco ela entre as melhores do mundo sim (justamente).

      Excluir
    2. Egonu joga muito mais que a Tandara, cara. Deixa de ser fanboy. Com apenas 18 anos, ela sozinha levou a Itália para final do Grand Prix contra o Brasil. Ela tem maior impulsão e bate na bola com a mesma força que a Tandara. Se a Egonu jogasse pelo Brasil, a seleção brasileira seria imbativel.

      Excluir
    3. Mais a egonu, ñ tem a mesma inteligencia tatica e nem é tão habilidosa e pra poder compara com a Tandara q tbm em muitos jogos do Brasil foi a jogadora mais importante, segurando a virada de bola e resolvendo os pipinos como sempre, e principalmente decidindo nos momentos mais dificeis. A egonu ainda erra muito quando ta sobre pressão, acho no futuro proximo quando ela for um pouco mais concinte, essa comparação esteja certa! Pense bem, quando foi q a egonu fez 37 pontos numa partida. Tandara já.

      Excluir
  8. Acredito que o VitrA não vá atrás da Tandara, principalmente porque com a incógnita Thaísa no meio, o time excede a quantidade de estrangeiras que é exigido pelas ligas europeias. Acredito que Rachel vai embora para a volta de Thaísa, gosto de Maja como levantadora e acho que a sua reserva não seria a melhor opção para a Champions. Do mais, gostaria de Tandara no Vakifbank, na China ela vai estar sumida e como sabemos apenas dois times se destacam lá, na Turquia ela deve ser mais testada e irá provar se ela é boa mesmo ou se ela joga assim somente no Brasil.

    ResponderExcluir
  9. Tandara jogará bem em qualquer time do mundo!

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ver Tandara no Minas, imagaina , Naty, Gabi e Tands????????

    ResponderExcluir
  11. Tandara é uma super profissional e se daria bem na Europa..China ou por aqui mesmo.porem,ela não é .ais nenhuma menina e precisa pensar no lado financeiro e aceita a melhor proposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)