Com ousadia de Guidetti, Vakifbank atropela Eczacibasi e é campeão turco

Quem poderia imaginar que a lendária Naz Akyol estaria no banco no decisivo jogo do Campeonato Turco? Bem, ele sim. Giovanni Guidetti trocou desde o quarto jogo Naz por Cansu Ozbay, de apenas 21 anos de idade. Daí em diante, o Eczacibasi não venceu um set sequer. E hoje não foi diferente: o Vakifbank bateu o rival por 3 sets a 0 (25-23, 25-23, 25-20) na casa do adversário. Mais uma vez, o fenômeno chinês foi decisivo!

Vakifbank é campeão turco 2017/2018 (Foto: Vakifbank SK)

Ting Zhu dispensa apresentações, mas teve alguns jogos ruins nessa reta final do turco, principalmente o terceiro. Mas quando é para decidir, quando vale título, a chinesa não se omite. Hoje foram 20 pontos, 17 de ataque, 68% de aproveitamento em ataques, esse aproveitamento é de central! A chinesa sobrou e chamou a decisão principalmente quando o Vitra ameaçou reagir no terceiro set. Quem também ressuscitou com a entrada de Cansu foi Lonneke Sloetjes. A holandesa vinha tendo uma temporada muito ruim, mas assumiu a responsabilidade ao lado de Zhu hoje e comandou o título do Vakifbank.

Zhu ataca contra Arici e Ognjenovic (Foto: TVF)

Do outro lado, infelizmente, uma atuação muito fraca. O Eczacibasi desvalorizou a final, fazendo um jogo muito fraco. Se Jordan Larson teve uma atuação razoável no ataque, foi pífia na recepção - não dá para uma jogadora tão experiente quinar flutuante em uma final. Tijana Boskovic fez sua partida na série, foram apenas 12 pontos, somando erros e ataques bloqueados, ela cedeu 13 ao Vakifbank. Ninguém mais teve atuação de destaque e eu diria que Marco Aurelio Motta infelizmente se omitiu, tendo Baladin na saída, Adams e principalmente Dilik como opções no banco. Acabou a temporada para o Vitra!

O Vakifbank chega ao seu 10º título, sendo o segundo maior campeão da história da liga. O líder é o Eczacibasi, com 17, mas que não vence desde 2012. 

Campeonato Turco - Final (Jogo 5)

MP: Boskovic (12), Larson (11) | Zhu (20), Sloetjes (15)

VAKIFBANK SK - Campeão Turco 2018 (10º título)

Gizem Orge, Gozde Kirdar, Cansu Ozbay, Ting Zhu, Kubra Akman, Kelsey Robinson, Melis Gurkaynak, Ayka Aykac, Lonneke Sloetjes, Naz Akyol, Melis Durul, Ebrar Karakurt, Milena Rasic, Tugba Senoglu, Zehra Gunes. Téc: Giovanni Guidetti.

(Foto: TVF)

Melhores Jogadoras:

MVP: Ting Zhu (VAK)
Melhor Ponteira: Gozde Kirdar (VAK)
Melhor Levantadora: Cansu Ozbay (VAK)
Melhor Central: Beyza Arici (ECZ)
Melhor Líbero: Gizem Orge (VAK)
Revelação: Zehra Gunes (VAK)

Classificação Final

  1. Vakifbank
  2. Eczacibasi Vitra
  3. Fenerbahçe
  4. Galatasaray
  5. Bursa
  6. Besiktas
  7. Nilufer
  8. Halkbank
  9. Kameroglu
  10. Seramiksan
  11. Çanakkale 
  12. Ilbank 

Comentários

  1. Regis Diva da Polônia26 de abril de 2018 às 15:21

    Zhu é uma mutante, certeza
    Rasic diva

    ResponderExcluir
  2. A Ozbay conseguiu ressuscitar a Sloetjes, inacreditável. Outro ponto do Guidetti foi a entrada da Zehra Gunes no lugar da Akman, que estava muito apática.
    A Naz deve voltar pra titularidade no Final4, mas eu apostaria na Zehra contra o Conegliano, ela ataca melhor, saca melhor, e tem mais presença de quadra do que a Akman.
    Quanto à Ozbay, ela brilhou nessa virada do Vakif, e sempre entra muito bem nas inversões 5-1. Tem futuro a garota.
    Quanto a Zhu? Dispenso comentários.
    Parabéns pro Vakif, que se ganhar a Champions, vai ser campeão de tudo que disputou nesse ano, sobrando apenas o Mundial no ?final do ano?
    E aparentemente, a Sonsirma vai aposentar mesmo. Uma pena. Adoro a agressividade dela.
    Tomara que a Tandara se junte ao Vakif mesmo. Já pensou Tandara + Zhu? Meu Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Daniel. Na verdade, nesse exato momento, o Vakifbank é o atual campeão das 5 competições que disputa: Turco, Copa da Turquia, Supercopa da Turquia, Liga dos Campeões 2017 e Mundial 2017. Semana que vem tem a Champions novamente, mas o Vakifbank, no momento, é campeão de tudo. TIMAÇO!!!

      Excluir
    2. Não tinha pensado dessa forma, mas é verdade.
      IMPRESSIONANTE. Hahahahahah

      Excluir
    3. Hahahahaha... Timaço, né Daniel???!!! O único time que eu atualmente gosto mais do que o Vakifbank é o Conegliano. Mas acho difícil elas ganharem do Vakif sem a De Kruijf e a Folie, que estão machucadas. Mas vai ser um jogaço pela semifinal da Champions!!! P.S. - Sou FANBOY SUPREMO da Samantha Bricio... kkkkkkk... MEXICANA MARAVILHOSA!!!

      Excluir
  3. Vem ai a temporada Internacional e desta vez a ZHU vem com tudo! Acho que BRA não terá chances nenhuma no Mundial e tão pouco na Liga das Nações. Servia e China estão bem superiores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mano que servia que perdeu para o time b do brasil

      Excluir
    2. A servia é uma boa selecao e tem totais condições de vencer esse campeonato, o q pode complicar é se o Terzic insistir na Zivlovic como titular.

      Excluir
  4. Nn entendi essa premiação. Não tem melhor oposta? Nn é por posição não? Que flop

    ResponderExcluir
  5. Cansu Ozbay, levantadora de 21 anos e 1.80m e Zehra Gunes, central de 18 anos e 1.94m, duas revelações turcas que representam o futuro da seleção e do próprio Vakifbank, que além delas ainda tem a Karakurt, oposta de 18 anos e 1.94m. Guidetti fazendo um trabalho excelente e encaixando jovens jogadoras em meio a estrelas estrangeiras. Ozbay e Zehra terminam o campeonato em alta e já podem ser titulares na próxima temporada. Se a Sonsirma aposentar mesmo, a Karakurt talvez seja até titular também na Liga Turca e o Vakifbank invista pesado em uma ponteira para decidir junto com a Zhu, talvez até a Y.k. Kim. Dinheiro é que não falta ao clube mais rico e mais vitorioso do voleibol feminino da atualidade. Alias, que legal a instituição Vakifbank que além de patrocinar o time de Instambu que leva seu nome patrocina também a Liga Turca no Geral.

    ResponderExcluir
  6. O que me impressionou foi a apatia do time do Ecza, nem parecia que estavam no último jogo da final. A única que se salvou no time foi a Arici que tem muito futuro. Larson, nos últimos 2 jogos, foi horrível.
    Quanto ao Vakif, finalmente Guidetti tirou a Akman que mais parece um cone em quadra e colocou a Zehra que tem uma ótima presença de quadra e amortece muita bola.
    Lance mais impressionante da partida: a Ozbay pegou uma bola bem colada na rede após uma defesa impressionante e levantou pra entrada (onde estava a Zhu), só que a chinesa tava no chão ainda. E, mesmo assim, em um milésimo de segundo, ela levantou e cravou a bola na quadra. Tive que tirar o chapéu!

    Das lições que o BR pode tirar com a liga turca: vamos colocar as jogadoras jovens (18-20 anos) pra jogar. Exceto o Sesc, nos outros times as mais jovens tem no máximo 23. Depois ficando difícil pedir renovação pro ZRG qdo os clubes não colaboram na formação das atletas.

    ResponderExcluir
  7. Não esperava um resultado diferente, apesar da chinesa ser o grande diferencial o que mais fortalece o Vakif é ter as melhores jogadoras turcas l no elenco, dentre elas Gozde Kirdar. Gozde Kirdar é uma jogadora altamente técnica, completa e tem bola pra jogar em vários times top pelo mundo, além das levantadoras. Enquanto o Vakif manter essa boa base turca dificilmente outras equipes roubam seus títulos, porque jogadoras estrangeiras com qualidade quase todos conseguem trazer. As jogadoras turcas do Vitra são mortas.

    ResponderExcluir
  8. Ousadia do Guidetti ou seria na verdade atuação espetacular da Zhu? kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)