Italiano: clássico, esperanças, eliminações e rebaixamento na penúltima rodada

O último domingo foi dia de clássico no Campeonato Italiano: líder e vice-líder se enfrentaram pela sexta vez nesta temporada. E o Novara abriu vantagem sobre o rival, batendo o Conegliano por 3 sets a 2, na 10ª rodada do returno do campeonato. No total, o Novara soma quatro vitórias contra duas do Conegliano na temporada.

Piccinini e Gibbemeyer marcam ataque de Fabris (Foto: Imoco Volley)


O jogo foi marcado por um grande duelo de duas grandes opostas titulares em suas seleções: Paola Egonu e Samanata Fabris. A ótima fase do Novara é assinada por Egonu, que tá voando nessa reta final da fase classificatória! E quem pode comemorar é o Conegliano, que vê Fabris voltando a jogar muita bola depois de passar por três problemas de saúde na temporada. 

Outro ponto do jogo foi a falta que as panteras sentem de Robin De Kruijf, tanto no ataque, quanto no bloqueio e principalmente neste fundamento. Em todo o jogo, o Conegliano marcou apenas quatro pontos de bloqueio, enquanto Chirichella fez cinco sozinha, 13 no total do Novara. O problema do Novara é outro: passe. Com Plak livre da recepção, o time é mais frágil e levou 12 pontos diretos do rival. Outro revés é que Piccinini saiu de quadra com aproveitamento de 0% em ataques e apenas um ponto, de bloqueio.

Bloqueio foi um dos algozes do Conegliano na partida (Foto: Imoco Volley)


Dentre os líderes, o Scandicci também venceu e o time sonha em terminar a primeira fase na liderança. Mais uma apresentação de gala de Isabelle Haak, com 33 pontos em quatro sets, levando o time à vitória. Para o Bergamo, o campeonato acaba no próximo jogo.

SHOW DE HAAK: oposta sueca fez 33 pontos em quatro sets (Foto: SDB Volley)


O Modena vencia o jogo por 2 a 0, quando tomou a virada do Monza e perdeu em casa por 3 a 2. Mesmo com a derrota, destaque para a atuação de Caterina Bosetti com 28 pontos, melhor jogo dela na temporada! O Filottrano determinou o fim do Legnano: o time está oficialmente rebaixado para a A2. Mais uma partida sensacional de Annie Mitchem com 29 pontos, a americana tá jogando muito nesse final de temporada. Olho nela!

Filottrano rebaixou Legnano e luta para permanecer na A1 na última rodada (Foto: Filottrano Polisportiva)


Rodada triste para o Casalmaggiore, que lutou como pôde, mas está fora do italiano. As rosas começaram vencendo o Busto fora de casa, mas tomaram a virada por 3 sets a 1 e estão fora dos playoffs, a próxima rodada é a última delas. O lado bom é que Casalmaggiore tem o 9º lugar garantido e não corre risco de eliminação. Tristeza de uns, alegria de outros: festa em Florença! O Firenze conquistou a última vaga para os playoffs da A1 ao bater o Pesaro de forma heroica por 3 sets a 0. Confiram todos os resultados:

Acabaram as chances de Casalmaggiore de chegar aos playoffs (Foto: VBC Pomì)

Campeonato Italiano - 10ª Rodada

MP: Acosta (16) | Haak (33)

MP: Fabris (31) | Egonu (30)

MP: Bosetti C. (28) | Havelkova (18)

MP: Degradi (19) | Mitchem (29)

MP: Santana (12) | Nizetich, Aelbrecht (11)

MP: Diouf (21) | Martinez (19)

Classificação

  1. Conegliano - 50 pontos, 17 vitórias
  2. Scandicci - 48 pontos, 16 vitórias
  3. Novara - 48 pontos, 15 vitórias
  4. Busto Arsizio - 39 pontos, 12 vitórias 
  5. Monza - 35 pontos, 12 vitórias 
  6. Modena - 31 pontos, 11 vitórias 
  7. Pesaro - 29 pontos, 8 vitórias
  8. Firenze - 26 pontos, 7 vitórias
  9. Casalmaggiore - 22 pontos, 5 vitórias
  10. Bergamo - 18 pontos, 7 vitórias
  11. Filottrano - 17 pts, 5 vitórias
  12. Legnano - 15 pontos, 5 vitórias (rebaixado para a A2)


Emoção na última rodada!

Três times disputam a liderança da fase classificatória na última rodada: Conegliano (50 pts), Scandicci (48 pts) e Novara (48 pts) entram pela vitória! E a recompensa é boa, quem termina a fase classificatória como líder, tem vaga garantida na Champions League 2019. Na outra extrema da tabela, Bergamo e Filottrano brigarão pela permanência na liga principal. Confiram os confrontos:

Liga Italiana - 11ª rodada (Final) - 10/03

Pesaro x Conegliano
Monza x Bergamo
Casalmaggiore x Modena
Scandicci x Busto
Filottrano x Firenze
Novara x Legnano

Conegliano tem dois pontos de vantagem e pode vencer até por 3 a 2 para garantir vaga na Champions (Foto: Imoco Volley)

Comentários

  1. Triste saber que a Isabelle Haak nunca participará de um grande torneio entre seleções. Torço para que ela seja naturalizada por alguma grande da Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando geograficamente e por necessidade, ela cairia bem na seleção da Polônia. Fica relativamente perto, e lá necessita de uma oposta. Ela com Wolosz, Kakolewska, Efimienko, Smarzek, Medrzyk e a líbero Krozs.

      Excluir
  2. Acho que a classificação não mudará após o último jogo. Bergamo deve continuar na A1. Enquanto ao Casalmaggiore, não souberam utilizar a Zeng Chunlei. Excelente jogadora, que não teve oportunidades de jogar como titular, e mal entrava nos jogos. Sarah Pavan era a melhor jogadora do time, e não ficou. Enfim, foram muitos problemas que acarretaram nessa classificação pífia.

    ResponderExcluir
  3. ToFly, caso o Conegliano termine a em 1 lugar na tabela já tem vaga certa na champions certo?!
    Mas me responda, caso ele também ganhe o italiano, a 2 vaga pra Champions ficará com 2 colocado da tabela na fase de classificação ou ficará pro vice-campeão italiano?! Sei que é meio obvio ficar com esse ultimo, mas nunca se sabe né! A cada jogo é uma surpresa na melhor liga do planeta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, o líder da fase classificatória é garantido na Champions, inclusive foi assim que o Conegliano garantiu vaga para jogar a Champions atual, já que caiu nas semifinais.

      E é isso mesmo, caso o líder da fase classificatória seja o campeão, a segunda vaga vai para o vice-campeão haha.

      Lembrando que INJUSTAMENTE a Itália só tem direito a duas vagas e só uma delas é automática. A segunda vaga tem que jogar a fase classificatória desde o início.

      Excluir
    2. Também acho injustamente, visto que é atualmente a melhor liga!!! Da 3 vagas para o turco onde sabemos que sempre girará em torno de 4 equipes é uma palhaçada...

      Excluir
    3. Fica pior se pensarmos que o Azerbaijão tem três vagas e apenas quatro times jogando em uma liga completamente amadora. O Alba Blaj nem deveria ter se classificado à Champions e agora sediará o Final Four ^^"

      Excluir
    4. Nossa quando penso que a Fabris não está rendendo mais nada, ela vem e pá 31 pontos na minha cara! Espero que continue com esse ritmo. A Liga Italiana merecia 3 times na Champions League, é muito injusto uma das melhores Ligas desde sempre. Outras tem 3 times atuando sendo que nem times tem! (Sinceridade). Quando veremos a Liga Italiana mais respeitada na Europa? TO FLY, quando de acordo com os critérios da CEV a Itália conseguirá entrar com 3 times?

      Excluir
    5. A FIPAV e a LVF tem uma verdadeira guerra com a CEV. A Confederação Europeia não explica porque a Itália é considerada apenas a 7ª melhor nação de voleibol da Europa.

      E olha que recentemente só italianos e turcos vêm ganhando a Champions, o Kazan foi uma exceção. Polônia, Azerbaijão, Rússia e Alemanha estão à frente da Itália, o que é um crime.

      Mas a CEV ainda não se manifestou sobre isso.

      Excluir
    6. Me poupe CEV, Liga Russa é tão péssima quanto a Azeri... MOSCOW TIME DE PIPOQUEIRAS, o único que da o nome é o Kazan

      Excluir
    7. Saiu hoje o novo ranking, Italia vai ter 3 times na Champions e sò um na Cev Cup!

      Excluir
    8. É sério anonimo??? E como fica a 3 vaga???

      Excluir
    9. Sim! https://www.volleyball.it/coppe-europee-201819-litalia-torna-schierare-6-squadre-champions-league/

      Para a clasificacao è:
      1-Campeao
      2-Primeiro na regular season
      3-Vice-Campeao
      4-Campeao da copa
      5-Melhor classificado da regular season

      Excluir
    10. (desculpem o portugues fraquinho)

      Excluir
    11. Mudooou. Vou fazer post, mas é complexinho, vou explicar as mudanças, aguardem um pouquinho <3

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)