Copa do Brasil: Praia Clube e Osasco eliminam arquirrivais e decidem o título

Estão definidos os dois finalistas da Copa do Brasil: Dentil/Praia Clube e Vôlei Nestlé.

(João Neto / Fotojump)

Por Vicente Condorelli/CBV

O Dentil/Praia Clube (MG) foi o primeiro finalista da Copa Brasil feminina de vôlei 2018. A equipe de Uberlândia (MG) venceu, nesta quinta-feira (18.01), o clássico mineiro contra o Camponesa/Minas (MG) por 3 sets a 0 (27/25, 25/14 e 25/14), no ginásio do Jones Minosso, em Lages (SC), na primeira semifinal da competição. 

O primeiro set começou disputado ponto a ponto. O Dentil/Praia Clube passou a sacar com eficiência e abriu dois pontos (10/8). Bem no bloqueio, o time de Uberlândia aumentou a diferença no placar para quatro pontos (14/10) e o treinador do Camponesa/Minas, Stefano Lavarini, pediu tempo. A paralisação fez bem ao time do técnico italiano que encostou no marcador (15/14). Com um ponto de contra-ataque da oposta Carla, a equipe de Uberlândia abriu dois pontos (20/18). O time de Belo Horizonte cresceu de produção e virou o marcador (23/22). O final da parcial foi disputado ponto a ponto. O Dentil/Praia Clube conseguiu um ponto de bloqueio e venceu o primeiro set por 27/25. 

O Dentil/Praia Clube seguiu melhor no início do segundo set e fez 7/3. Com um ataque rápido da central Walewska, o time do treinador Paulo Coco abriu quatro pontos (14/10). Bem no saque e se aproveitando dos erros do time de Belo Horizonte, o Dentil/Praia Clube fez 18/10. O time de Uberlândia segurou a vantagem até o final e venceu o segundo set por 25/14 com um ponto de bloqueio da ponteira Fê Garay. 

O time de Uberlândia continuou ditando o ritmo da partida no início do terceiro set e fez 7/3. Quando o time mineiro abriu cinco pontos (8/3), o treinador Stefano Lavarini pediu tempo. Jogando com velocidade, o Dentil/Praia Clube abriu nove pontos (20/11). A equipe de Uberlândia seguiu melhor até o final e venceu o terceiro set por 25/14 e o jogo por 3 sets a 0. 


O Vôlei Nestlé (SP) será o adversário do Dentil/Praia Clube (MG) na decisão da Copa Brasil feminina de vôlei 2018. Nesta quinta-feira (18.01), a equipe de Osasco (SP) superou o Sesc RJ, atual campeão, por 3 sets a 1 (25/22, 25/17, 20/25 e 25/21), no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC), na segunda semifinal da competição.

O Vôlei Nestlé começou melhor e fez 8/6. Quando o time de Osasco fez 11/8, o treinador Bernardinho pediu tempo. O time de Osasco seguiu melhor e abriu seis pontos (17/11). O time carioca cresceu de produção e diminuiu a vantagem para quatro pontos (20/16). A equipe do treinador Luizomar de Moura segurou a reação do Sesc RJ e fechou o primeiro set por 25/22.

O Sesc RJ voltou melhor para o segundo set e fez 5/1 e, neste momento, o treinador Luizomar de Moura pediu tempo. A paralisação fez bem ao time de Osasco que empatou a parcial (8/8). O Vôlei Nestlé passou a liderar a parcial e fez 17/14. O time de Osasco foi melhor até o final do set e venceu a parcial por 25/17 com uma china da central Ninkovic. 

O Sesc RJ voltou melhor para o terceiro set e fez 8/5. Numa boa sequência de saques da central Mayhara, o time carioca abriu quatro pontos (11/7). Quando o placar estava 12/7, o treinador Luizomar de Moura trocou as levantadoras. Entrou Carol Albuquerque e saiu Fabíola. A equipe do treinador Bernardinho seguiu melhor e manteve quatro pontos de vantagem (18/14). Quando as cariocas fizeram 20/15, o treinador Luizomar de Moura pediu tempo. O Sesc RJ segurou a vantagem e levou a melhor no terceiro set por 25/20.

O Vôlei Nestlé fez os três primeiros pontos da quarta parcial e o treinador Bernardinho pediu tempo. O time de Osasco seguiu melhor e manteve a diferença no placar (7/3). Com uma boa sequência de saques da ponteira Peña, a equipe carioca encostou (7/6) e o treinador Luizomar de Moura pediu tempo. A paralisação fez bem ao time de Osasco que cresceu na parcial e abriu cinco pontos (19/14). O time de Osasco segurou uma reação da equipe carioca e levou a melhor no quarto set por 25/21 e no jogo por 3 sets a 1.

Duplo do Osasco marca Monique (Foto: João Pires/Fotojump)
A grande decisão da Copa Brasil entre o Vôlei Nestlé e o Dentil/Praia Clube será disputada às 21h30 desta sexta-feira (19.01) com transmissão ao vivo do SporTV 2.

Copa do Brasil - Semifinais


Jogo 5 - 18.01 (QUINTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube 3 x 0 Camponesa/Minas, às 19h, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV (27/25, 25/14 e 25/14)

EQUIPES:

Dentil/Praia Clube – Claudinha, Carla, Amanda, Fernanda Garay, Walewska e Fabiana. Líbero – Suelen
Entraram – Ananda, Fawcett, Natasha 
Técnico – Paulo Coco 

Camponesa/Minas – Macris, Hooker, Rosamaria, Pri Daroit, Carol Gattaz e Mara. Líbero – Léia 
Entraram- Karol Tormena, Karine, Mayany, Laiza 
Técnico – Stefano Lavarini 

Jogo 6 – 18.01 (QUINTA-FEIRA) – Sesc RJ 1 x 3 Vôlei Nestlé, às 21h30, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV (22/25, 17/25, 25/20 e 21/25)

EQUIPES:

Sesc RJ – Roberta, Monique, Drussyla, Peña, Mayhara e Juciely. Líbero – Fabi 
Entraram – Natiele, Gabi, Vitória, Carol Leite 
Técnico – Bernardinho 

Vôlei Nestlé -  Fabíola, Tandara, Mari Paraíba, Leyva, Ninkovic e Bia. Líbero – Tássia 
Entraram – Carol Albuquerque, Erica, Lorenne, 
Técnico – Luizomar de Moura

Final

Jogo 7 – 19.01 (SEXTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube x Vôlei Nestlé, às 21h30, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV

Comentários

  1. Respostas
    1. Verdade! Já tava na hora, e pra quem é torcedor fanático foi um ótimo jogo.

      Alguem sabe se a copa Brasil dá direito à algo?

      Excluir
    2. A Copa do Brasil dá vaga para a Supercopa, como acontece no italiano, por exemplo. Ao fim ao cabo, é apenas uma competição anual. Eu acho que em edições passadas já deu direito ao sul-americano, mas não tenho certeza, sinceramente.

      Excluir
    3. Sim, no ano de 2014, o campeão da Copa Brasil nesse ano se classificou pro Sulamericano, devido ao campeonato sulamericano ser em fevereiro e o campeonato mundial ter adiantado o calendário. Naquela ocasião o Osasco venceu, porém como já era a sede do sulamericano e consequentemente tinha vaga, a outra foi pro Sesi, que no sulamericano deu o troco e venceu o Sesi em pleno Liberatti. No mundial, o convidado Osasco perdeu a final pro Kazan de Gamova, Del Core, Startseva e Larson (com direito a um 25/11) e o Sesi um ótimo 3* lugar, garantindo o bronze em partida 3x2 contra o Volero, com direito a Pri Daroit (rsrs) brilhando no tie break onde marcou 6 pontos, depois da derrota por 3x1 na semi contra o Kazan com direito a show da Ivna (rsrs.2). Foi o mundial onde as contestadas do Sesi brilharam.

      Excluir
  2. Observando os jogos de ontém fiquei feliz por ver algumas atletas jogando em alto nível e que certamente poderão nos ajudar no tão sonhado título mundial em 2018. Gostei muito das atuações da Fernanda Garay, Tandara, Fabíola e Ana Beatriz. As 4 podem tranquilamente serem titulares da seleção. E outras 2 jogadoras, bastante criticadas, que eu gostei muito ontém foram as líberos Suellen(Praia) e Tássia(Osasco). A Tássia mudou da água pro vinho. No Praia ela era caçada no passe e quinava muito (o que era ruim pra uma líbero). Agora em Osasco ela está muito bem no passe, e na defesa. A Suellen vem recuperando o alto nível. Ontém as duas, jogaram bem melhor que a Léia Olímpica que quinou vários passes e foi razoavelmente bem na defesa. Se Tássia e Suellen manterem esse nível podem brigar por vagas entre as duas líberos do mundial. A Gabiru parece que pode não da tempo ir, então ficariam em tese Léia, Tássia e Suellen brigando por essas vagas.
    E hoje, a final será grandiosa, Praia x Osasco (Garay x Tandara, o confronto das duas melhores jogadoras do Brasil atualmente).
    Em Tempo: gostei da Gabi ontém, mostrou está se recuperando bem, atacou, passou e defendeu satisfatoriamente. Os erros cometidos são justificáveis, já que ela ainda procura o melhor condicionamento físico. Gabi, Natália e Garay formam uma trinca de ponteiras excelentes. Na minha visão as 3 são mais que garantidas no mundial.
    Hoje, Eu penso o time titular assim:

    Suellen; Fabíola; Bia; Adenízia; Garay; Natália; Tandara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabiru não né? Com Suelen, Leia, Tassia à disposição, pra que improvisar Gabiru de libero???

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)