Índia: o único país do mundo em que a FIVB não reconhece o voleibol

Se existe uma nação que não sabe o que é disputar competições internacionais na atualidade é a Índia. Não por falta de interesse ou de investimento, mas por uma punição da Federação Internacional de Vôlei em 2016.

Tudo começou em abril de 2016, com a eleição do novo presidente da Federação Indiana de Voleibol (FVI), nomeando Chaudhary Kumar. O resultado da eleição gerou uma série de conflitos e não foi reconhecido como legítimo, causando um conflito com o secretário-geral da FVI, Ramavtar Jakhar. Kumar chegou a demitir dez autoridades da federação, alegando que fora criado um comitê contra ele.

Em julho de 2016, Jakhar entrou em acordo com o presidente eleito para que a federação fosse reconhecida. Entretanto, o problema ficou maior, uma vez que o conflito não permitiu que a AOI (Associação Olímpica da Índia) reconhecesse a presidência de Kumar. 

Vibração de jogadoras da Índia durante o asiático em 2015 (Foto: AVC)


Tendo o conflito como indiscutível, a AVC (Confederação Asiática de Vôlei) recomendou à FIVB que intervisse, alegando que a FVI não tinha condições de administrar o esporte no país. Em resposta, a FIVB confirmou o pedido e suspendeu temporariamente a Índia de todas as suas competições, por sua vez, recusando-se a dialogar com uma federação que não tivesse reconhecimento do COI (Comitê Olímpico Internacional, representado na Índia pelo AOI).

A Índia sediaria a primeira fase do qualificatório para o Mundial. Banida, perdeu o direito de participação e as Maldivas assumiram a realização do torneio. Até o presente momento, nenhuma decisão foi tomada sobre o destino da Índia no voleibol mundial. A última competição da FIVB/AVC que a seleção feminina da Índia disputou foi o Campeonato Asiático em 2015.

No ranking da FIVB, a seleção feminina aparece em 55º lugar, com apenas 9 pontos, conquistados por ter disputado o qualificatório para o Mundial 2014. Com a atualização do ranking, a seleção ficará zerada.

Disputa entre Índia e Coreia do Sul nos Jogos Asiáticos de 2014 (Foto: india.com/reprodução)

Comentários

  1. Quem é a Índia na fila do pão do vôlei? Simplesmente nada, um zero pra lá da esquerda! Tô nem aí pra Índia por que a Índia quer apito e se não der pau vai comer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma dúvida: se vc não tá nem aí, por que abriu a matéria? o.O

      Excluir
    2. Acho que deveria prestar ao menos respeito, um país que poderia investir nos esportes e trazer felicidade ao país ao menos nem pode jogar internacionalmente, e vc tá pouco se lixando? Tantas pessoas com sonhos e vc esnobando desse jeito, parece até uma coisa tão simples pra nós mas como será pra eles, pra quem vive do vôlei? Não julgue pq só quem sabe o sapato onde aperta é quem calça.

      Excluir
    3. Prezado Gustavo, como vc pode ver critiquei a India e não a matéria.
      Gosto das matérias do To Fly.
      Mas não gosto da gestão esportiva indiana que tem a população parecida com a da China, com mais de 1 bilhão de habitantes, e não tem resultados relevantes em matéria esportiva. Não estar nem aí pra India não quer dizer que não vou ler a matéria, valeu?

      Excluir
    4. Como a população da China é parecida com a da India se a China é a 2a maior potencia mundial atualmente com grandes chances de ser a primeira daqui alguns anos, os chineses são potencia mundial nos esportes e a Ting Zhu acaba com o brasil???

      Excluir
  2. Uma pena! A Índia que já foi um adversário difícil nas seleções de base, na época em que o Irã tb não tinha entrado no cenário mundial, na equipe principal. Torço pra que tudo volte a normalidade. Pra mim, quanto mais seleções tiver, melhor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)