Minas usa a tática errada, mantém Hooker no banco e decepciona torcida mais uma vez

A Arena Minas em Belo Horizonte (MG) esteve lotada - e quando eu digo lotada, é lotada mesmo! - para receber o arquirrival do time da casa no clássico estadual: Camponesa/Minas x Dentil/Praia Clube. Todos esperavam um grande clássico, mas só um time jogou de verdade: o Praia atropelou o Minas por 3 sets a 0 e manteve-se imbatível na Superliga, líder sem perder sets. 

Minas optou por deixar Destinee Hooker no banco e perdeu mais uma em casa (Foto: Orlando Bento/Minas TC)


Karol Tormena segue como oposta improvisada
(Foto: Orlando Bento/Minas TC)
Mas o Minas merece esse post em especial, pela montagem totalmente questionável de seu time. Com todo respeito a Stefano Lavarini, não é de fácil compreensão. Um time que tem duas opostas à disposição - Hooker e Laiza - não deveria começar com Karol Tormena como oposta. E se há uma ponteira que deveria começar nessa posição é Rosamaria, que já atuou até na seleção como oposta. Enquanto isso, a boa ponteira Karol segue na posição que não é a sua, com duas opostas no banco. Revendo o jogo, podemos perceber como Rosamaria e Pri Daroit tinham bloqueio triplo montado contra um passe B, afinal, ninguém esperava uma bola alta para Karol na saída.

Nossa grande dúvida era o porquê de Hooker não começar como titular, já que o time é montado com ela como a principal definidora. Obtivemos a respostas inesperada: decisão do técnico. Não há nenhum problema físico, a opção é técnica mesmo, porque a oposta está com condicionamento físico inferior e sem ritmo de jogo. Isso me remete a casos como Bojana Zivkovic saindo diretamente do título do europeu no Azerbaijão para um AMISTOSO com o Volero Zurich na Itália. Mais próximo de nós, o caso de Jaqueline, que assumiu a titularidade a partir de seu segundo jogo à disposição de Barueri. Além disso, a definição é da própria Hooker: ela quer jogar!

Com isso o Minas perde sua terceira partida em sete jogos e ainda não venceu em casa, sua torcida saiu com o sentimento de derrota em todas as partidas da Superliga no ginásio. É só o começo da Superliga, mas esses pontos podem fazer a diferença para a equipe mineira lá pela frente. 

Torcida do Minas ainda não viu o time vencer em casa (Foto: Orlando Bento/Minas TC)

Comentários

  1. Esse técnico do Minas me lembra outro italiano: Marco Bonitta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mais pra Luizomar italiano. Porra, tendo DUAS opostas de ofício no banco (Laiza e Hooker), ele prefere improvisar uma ponteira na saída de rede?! Ah, VTNC! Minas tá perdendo tempo mantendo essa anta siciliana no comando do time! Até o Marco Queiroga, que foi muito questionado quando comandou o time, não faria uma �� dessas!

      Excluir
    2. Creio que os Ânimos estão um pouco alterados.
      Consigo entender o Stefano Lavarini que está tomando decisões de acordo com o departamento médico e o preparador físico do time.
      É fato que HOOKER ainda não está com seu condicionamento físico em dia ainda. É lógico que HOOKER vai entrar no time e ser titular.
      O fato é que como ela ainda não está em 100% do seu condicionamento, Lavarini está aguardando o momento certo para não perdê-la por contusão.
      É lógico que quando HOOKER entrar de fato no time ela será super requisitada, mas se isso acontecesse antes do tempo, poderia sobrecarregá-la na hora errada e o time perder a HOOKER prematuramente.
      Fiquem tranquilos, Lavarini está aguardando a hora certa de por a HOOKER no time, a fim de não correr o risco de perdê-la para os play-offs.
      Uma coisa que o pessoal não leva muito a em conta se chama: preparação física. Toda preparação física tem um ciclo, Hooker está atrasada em relação Às companheiras de time, por isso não se deve queimar etapas em prol de tê-la bem fisicamente nos play-offs.
      L.Mesquita

      Excluir
    3. Mano, mas tem a Laiza que é oposta de ofício no time também! Ou vai dizer que por causa da baixa estatura (Laiza tem 1,79m, a mesma da Fê Garay) o Stefano quer que ela seja ponteira! Aí pode fechar as portas do time feminino de uma vez, porque será muito difícil recuperar esse terreno perdido no returno!
      Minas nesta Superliga parece estar seguindo a mesma cartilha que levou o SESI-SP à situação que se encontra agora.

      Excluir
  2. No lugar do técnico, eu prefiro perder agora do que mais para frente.

    Concordo com todos que questionam a escalação da Karol Tormena como oposta tendo outras duas no elenco. Karol é uma ponteira de composição e deveria estar como ponteira e Rosamaria temporariamente como oposta. Acredito que o técnico tenha sido muito burocrático em opções diversas que poderia manter Hooker fora de quadra.

    ResponderExcluir
  3. Fase de classificação não quer dizer nada, o que importa é que nas partidas realmente decisivas o Stefano Lavarini quebrou uma hegemonia de 5 títulos consecutivos seguidos do Praia!
    Lavarini levou o Minas a ser CAMPEÃO MINEIRO em cima do PRAIA, já esqueceram disso?
    Alguém duvida que o MINAS não se classifique entre os 8?
    Play-offs são outro campeonato. Será nos play-offs que o Minas mostrará suas armas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É relativo, Mesquita. Foi nas mãos do Stefano também que o Bergamo anunciou falência - não que seja culpa dele, pelo contrário. E esses pontos, embora seja início do campeonato, importam! Vide 2017, semifinal contra o Rio, eliminação e quarto lugar, mesmo mostrando que tinha bola até pra ser campeão.

      Excluir
  4. Nem sabia que o Minas tinha outra oposta além da Hooker/ "Rosa"... e esse tempo todo o técnico tá jogando com a Karol de oposta improvisada? (Alguém me corrija se tiver errada em relação a improvisação da Karol)

    Italiano ta vacilando, esses pontos perdidos provavelmente vão fazer falta lá na frente..

    P.S: Certeza que ele vai colocar a Hooker contra o Osasco, só pra f****r mais meu time :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, sim Jess. A Laiza é uma oposta de origem. Ela passou por uma lesão há algumas semanas, mas já está recuperada e treinando normalmente com o time. Mesmo antes da lesão, a Tormena era titular. A Karol tem 21 anos, se não me engano, e é uma boa ponteira passadora. Mas oposta...

      Excluir
    2. Obg pela resposta e por esclarecer To Fly..

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)