Aconteceu nesta semana, entre os dias 1 e 3 de novembro, a fase preliminar da Copa da Rússia 2018. 16 times participaram do torneio, dez da liga principal e seis de ligas de acesso. Divididos em quatro grupos, o melhor classificado de cada chave avança para as semifinais. Um resultado, no entanto, foi inesperado: o Dínamo Moscow, atual campeão da liga russa, foi eliminado ainda na fase classificatória.
![]() |
Fetisova reage a movimento de bloqueio de Matienko, Malkova e Bavykina (Foto: Alekseya Borisova) |
O culpado foi o Próton Saratov, que sediou o Grupo A. Nessa quinta-feira (2), comandado pela ponteira Anastasia Bavykina, ex-jogadora da seleção, o Próton venceu o Moscow por 3 sets a 2, permanecendo invicto na competição. Bavykina foi caçada pelo saque do Moscow, mas não adiantou - a ponteira fez 21 pontos. A oposta americana Hayley Eckerman também teve boa atuação e marcou 17. A estrela do Dínamo, Nataliya Goncharova, fez 19, mas abusou dos erros - foram 18, entre erros e ataques bloqueados. Natalia Khodunova foi o destaque do Dínamo, também com 21.
![]() |
Jogadoras do Próton comemoram vitória sobre o Dínamo Moscow (Foto: Alekseya Borisova) |
Para se classificar, a única esperança do Moscow seria uma derrota improvável do Próton para o frágil Samrau, que não aconteceu. Com isso, o Dínamo foi eliminado da competição e o Próton foi às semifinais.
O torneio marca ainda a estreia de Yuri Marichev, ex-técnico da seleção russa, sob o comando do Próton. O curioso é que Marichev é conhecido de Zoran Terzic, treinador da Sérvia, por ter conquistado os campeonatos da Europa em 2013 e 2015. Na verdade, o Próton tem um bom time. Além de Bavykina e Eckerman, tem nomes como as centrais Malkova e Orlova e a levantadora Matienko, além de estar desfalcado de Pasynkova.
![]() |
Muito bem gente: Marichev estreou na liga feminina (Foto: Alekseya Borisova) |
Outros Grupos
O Dínamo Kazan sediou o Grupo B e atropelou todos os adversários por 3 sets a 0, como esperado. Em Krasnoyarsk, casa do Yenisei, uma surpresa: o Zarechie Odintsovo, time de Ekaterina Pankova e atual líder do russo, foi batido pelo Severyanka, time da segunda divisão, por 3 sets a 0. Na sequência do campeonato, o Yenisei o venceu por 3x2 e garantiu a vaga do Grupo C. Sediando o Grupo D, grupo mais fraco da competição, o Uralochka garantiu a quarta vaga.
![]() |
Dínamo Kazan segue vivo na defesa do título da Copa da Rússia (Foto: Roman Kručinin) |
Copa da Rússia
Grupo A (Saratov)
- Próton
- Moscow
- Lenningradka
- Samrau
Grupo B (Kazan)
- Kazan
- Sakhalin
- Metar
- Voronezh
Grupo C (Krasnoyarsk)
- Yenisei
- Severyanka
- Odintsovo
- Lipestk-Indset
Grupo D (Ecaterimburgo)
- Uralochka
- Krasnodar
- Yuzgu-Atom
- Primrose
As finais da Copa da Rússia acontecem entre os dias 23 e 24 de dezembro, entre Próton, Yenisei, Uralochka e o atual campeão, Dínamo Kazan.
Comentários
Postar um comentário
Oi, gente!
Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)