Marichev assume Próton e elimina Dínamo Moscow da Copa da Rússia

Aconteceu nesta semana, entre os dias 1 e 3 de novembro, a fase preliminar da Copa da Rússia 2018. 16 times participaram do torneio, dez da liga principal e seis de ligas de acesso. Divididos em quatro grupos, o melhor classificado de cada chave avança para as semifinais. Um resultado, no entanto, foi inesperado: o Dínamo Moscow, atual campeão da liga russa, foi eliminado ainda na fase classificatória. 

Fetisova reage a movimento de bloqueio de Matienko, Malkova e Bavykina (Foto: Alekseya Borisova)


O culpado foi o Próton Saratov, que sediou o Grupo A. Nessa quinta-feira (2), comandado pela ponteira Anastasia Bavykina, ex-jogadora da seleção, o Próton venceu o Moscow por 3 sets a 2, permanecendo invicto na competição. Bavykina foi caçada pelo saque do Moscow, mas não adiantou - a ponteira fez 21 pontos. A oposta americana Hayley Eckerman também teve boa atuação e marcou 17. A estrela do Dínamo, Nataliya Goncharova, fez 19, mas abusou dos erros - foram 18, entre erros e ataques bloqueados. Natalia Khodunova foi o destaque do Dínamo, também com 21.

Jogadoras do Próton comemoram vitória sobre o Dínamo Moscow (Foto: Alekseya Borisova)


Para se classificar, a única esperança do Moscow seria uma derrota improvável do Próton para o frágil Samrau, que não aconteceu. Com isso, o Dínamo foi eliminado da competição e o Próton foi às semifinais.

O torneio marca ainda a estreia de Yuri Marichev, ex-técnico da seleção russa, sob o comando do Próton. O curioso é que Marichev é conhecido de Zoran Terzic, treinador da Sérvia, por ter conquistado os campeonatos da Europa em 2013 e 2015. Na verdade, o Próton tem um bom time. Além de Bavykina e Eckerman, tem nomes como as centrais Malkova e Orlova e a levantadora Matienko, além de estar desfalcado de Pasynkova. 

Muito bem gente: Marichev estreou na liga feminina (Foto: Alekseya Borisova)


Outros Grupos

O Dínamo Kazan sediou o Grupo B e atropelou todos os adversários por 3 sets a 0, como esperado. Em Krasnoyarsk, casa do Yenisei, uma surpresa: o Zarechie Odintsovo, time de Ekaterina Pankova e atual líder do russo, foi batido pelo Severyanka, time da segunda divisão, por 3 sets a 0. Na sequência do campeonato, o Yenisei o venceu por 3x2 e garantiu a vaga do Grupo C. Sediando o Grupo D, grupo mais fraco da competição, o Uralochka garantiu a quarta vaga.

Dínamo Kazan segue vivo na defesa do título da Copa da Rússia (Foto: Roman Kručinin)


Copa da Rússia


Grupo A (Saratov)
  1. Próton
  2. Moscow
  3. Lenningradka
  4. Samrau
Grupo B (Kazan)
  1. Kazan
  2. Sakhalin
  3. Metar
  4. Voronezh
Grupo C (Krasnoyarsk)
  1. Yenisei
  2. Severyanka
  3. Odintsovo
  4. Lipestk-Indset
Grupo D (Ecaterimburgo)

  1. Uralochka
  2. Krasnodar
  3. Yuzgu-Atom
  4. Primrose

As finais da Copa da Rússia acontecem entre os dias 23 e 24 de dezembro, entre Próton, Yenisei, Uralochka e o atual campeão, Dínamo Kazan.

Comentários