Estão definidas as duas finalistas do Campeonato Europeu 2017: a Sérvia, de Zoran Terzic e a Holanda, de Jamie Morrison. As duas seleções garantiram vaga ao derrotarem respectivamente Azerbaijão e Turquia nesse sábado.
A Sérvia a seleção da Turquia. Tijana Boskovic comandou a classificação à final com uma vitória por 3 sets a 0, com direito a um 25-12 no segundo set. Infelizmente para a Turquia, o grande jogo de Meryem Boz começou nos playoffs e terminou nas quartas de final. A oposta deixou a quadra ainda no primeiro set. Quem comandou a Turquia nesse jogo foi Gozde Kirdar. Aliás, a Turquia tem várias boas jogadoras em seu elenco - mas como time fracassa. A Sérvia deu aula, vem na defesa, no bloqueio, no saque e com uma das melhores opostas do mundo carregando o time na definição - ainda que o jogo seja claramente mais previsível com Bojana Zivkovic como titular.
![]() |
Veljkovic comemora ao lado de Boskovic, em vitória da Sérvia (Foto: CEV) |
Essa é a segunda vez consecutiva que a Turquia cai nas semifinais do Europeu. Em 2015, perderam o bronze para a Sérvia. A última vez que a Sérvia chegou à final foi em 2011, quando sagrou-se campeã.
No outro confronto, a Holanda passou com muita dificuldade pelo Azerbaijão. As holandesas estavam com as azeris engasgadas, já que a seleção anfitriã bateu as holandesas por 3x0 e adiou a classificação delas ao Mundial 2018. E foi com esse espírito que Anne Buijs fez 33 pontos e Lonneke Sloetjes 25. Mas foi Polina Rahimova quem comandou sua seleção, mais uma vez. O que disse de Boskovic, digo de Rahimova: uma das melhores do mundo em sua posição. E é inegável que o retorno de Natalya Mammadova fez essa seleção crescer muito. Mas o crescimento de Buijs pôs fim ao sonho azeri.
![]() |
Anne Buijs foi a maior pontuadora da Holanda (Foto: CEV) |
No entanto, na pior das hipóteses, o Azerbaijão repete sua melhor classificação da história, quando terminou em quarto lugar no ano de 2005. Em 2013 foi 15º, em 2015, 14º colocado. Já a Holanda, teve um título em 1995 e duas pratas, 2009 e 2015.
Amanhã, às 9h, Turquia e Azerbaijão decidem o bronze. A grande final acontecerá às 12h, quando a Sérvia de Boskovic vai ter que mostrar à Holanda de Buijs quem merece mais o título. Neste domingo, a Europa terá uma nova bicampeã continental.
![]() |
Polina Rahimova deixou briga pelo título com 38 pontos (Foto: CEV) |
Campeonato Europeu - Semifinais
Sérvia 3 x 0 Turquia (25-17, 25-12, 25-21)
MP: Boskovic (23), Mihajlovic (13) | Kirdar (14), Erdem (8)
MP: Buijs (33), Sloetjes (25) | Rahimova (38), Mammadova (16)
Vai ser interessante de ver o duelo Boskovic e Brankika X Sloetjes e Buijs..
ResponderExcluirEspero que agora a Sérvia conquiste o ouro.. Mas se a Holanda ganhar tudo bem..
Tomara que o Azerb conquiste o Bronze..
Algum site no Youtube vai transmitir?
ResponderExcluirAlgum site no Youtube vai transmitir?
ResponderExcluirAcho difícil a Holanda conquistar esse título, Boskovic é muito superior a Lonneke, mais entre Brankika e Anne eu prefiro a Anne, a Brankika me parece um tanto quanto burra as vezes, da porrada e leva toco e na jogada seguinte da porrada e leva toco outra vez, no passe sou mais a Anne também. Entre Grothus e Malesevic sou mais a holandesa em todos os fundamentos, mais o que pesa mesmo são as centrais sérvias.
ResponderExcluirHumrum
ExcluirNão tem como comparar o poder de decisao da Anne com a Brankica, a segunda jogando no seu melhor é muito superior do que a Bujis, a Sérvia com a Branca 100% é como se jogasse com duas Opostas, e comparar o passe das duas é meio sem comparativo já que a Brankica joga praticamente escondida, uma peça que poderia ser mais lapidada no time Holandes e que teria um bom futuro no Volei eh a Plak, mas sempre é banco, não evolui muito..
ExcluirAs centrais sérvias geralmente bloqueiam muito e ajudam bastante a virar apesar do jogo sem muito concentrado na excepcional Boskovic. Pela Holanda a De Kruijf é a melhor, mas não esta no mesmo patamar das sérvias que tem 3 centrais muito boas.
Excluir