Com extinção do Grand Prix, FIVB apresenta Liga das Nações de Voleibol

Por José Alberto Rodrigues

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou ontem (12) a Liga das Nações de Voleibol, prevista para começar em 2018. A Liga será composta por 12 seleções principais e outras 4 desafiantes, que disputaram, no sistema round-robin, a taça do torneio. Serão cerca de 130 jogos ao longo da liga. Cada equipe terá um mínimo de 15 partidas e cada país sediará pelo menos um grupo.

FIVB anunciou ontem (12) a Liga das Nações de Voleibol (Foto: FIVB)


Na competição feminina: Brasil, Itália, EUA, China, Sérvia, Holanda, Tailândia, Turquia, Coréia do Sul, Alemanha, Japão e Rússia compõem as 12 nações principais. Argentina, República Dominicana, Polônia e Bélgica foram selecionados como as equipes desafiantes. 

Segundo os idealizadores do projeto, o objetivo da Liga das Nações de Voleibol é aumentar o nível da ação esportiva para os fãs e fornecer uma plataforma de classe mundial para que os atletas compitam e cresçam. O lançamento de uma competição masculina e feminina com o mesmo nome e formato é uma tentativa para promover a igualdade no voleibol, ao mesmo tempo que torna mais simples e mais atraente seguir. O presidente da FIVB, Ary Graça, comentou sobre a nova liga e a importância dos fãs de vôlei nesse projeto:


"Este é um momento crucial no futuro do nosso esporte. A Liga das Nações de Voleibol é a competição mais importante na história da FIVB e revolucionará como o voleibol é apresentado; tornando-o mais entusiasmado e colocando nossos fãs, dentro e fora do estádio, no coração da ação."


Ary Graça no pronunciamento da nova competição (Foto: FIVB)



A Liga das Nações de Voleibol é um projeto conjunto entre a FIVB, a IMG (International Management Group) e as federações nacionais que querem apresentar o vôlei de uma forma que nunca antes foi experimentada, com base na inovadora apresentação esportiva exposta nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Além da nova liga, haverá também uma Liga Challenger, secundária, que incorporará a promoção e rebaixamento para garantir que o voleibol seja um esporte mais competitivo e envolvente de vários gêneros no mundo. 

Mais informações sobre o logotipo, patrocinadores e locais  da nova liga serão revelados em breve.

Comentários