Tóquio 2020: FIVB cria projeto para mudar a forma de classificação das seleções

Foi divulgado nesta semana uma proposta da FIVB para a alteração da qualificação à olimpíada de Tóquio, em 2020. O novo projeto consiste em três vagas para um classificatório mundial, três para um intercontinental e cinco para classificatórios continentais. Dessa forma, a Copa do Mundo perderia sua propriedade de classificação ao torneio olímpico. Confiram mais detalhes sobre o novo formato:

Tóquio 2020: FIVB planeja mudanças! (Foto: AP)

A nova fórmula

1 - Qualificatório Mundial 
Será jogado entre 12 seleções: uma sede, escolhida pela FIVB, o vencedor do Campeonato Mundial em 2018 e os dois primeiros colocados do ranking de cada confederação. Esse torneio dá direito a três vagas.

2 - Qualificatório Intercontinental
Será disputado por 12 seleções. Neste caso, participarão as 12 equipes mais bem colocadas no ranking da FIVB, que não garantiram vaga na primeira oportunidade. Esse torneio dá direito a três vagas.

3 - Qualificatórios Continentais 
As cinco federações continentais (CEV, CSV, NORCECA, CAVB e AVC) promoverão torneios que darão uma vaga por continente. Somando ao Japão como sede, conclui-se assim as doze vagas.

O que muda

No último ciclo, as vagas foram dadas na seguinte ordem: sede, Copa do Mundo (2), qualificatórios continentais (4, excedendo os asiáticos que disputam o mundial), qualificatório mundial (4) e qualificatório intercontinental (1), disputado somente entre equipes da NORCECA, da CSV e da CAVB).

Já é oficial?

Ainda depende da aprovação do COI, Comitê Olímpico Internacional. Entretanto, não deve passar de formalidade, uma vez que toda essa organização classificatória cabe á FIVB e suas cinco associadas.

Comentários

  1. TO FLY, eu acho ridículo esses "qualificatórios", ao meu ver eles não deveriam existir!
    Tipo agora para o MUNDIAL 2018...
    Acabou de ter o CAMPEONATO ASIÁTICO que já poderia ter definido as vagas para o MUNDIAL, mas não...
    Aí a KOREA resolve poupar o time da COPA DOS CAMPEÕES por causa do maldito qualificatório!
    A mesma coisa na AMÉRICA DO SUL, acabamos de ter o SUL-AMERICANO e logo em seguida teremos um qualificatório com as mesma equipes, porque não usar as colocações do SUL-AMERICANO como qualificatório?
    E depois acontece de jogadoras como a THAÍSA e BOA PARTE DA EQUIPE SERVIA ficaram lesionadas por causa desse excesso de "QUALIFICATÓRIOS IDIOTAS"!!!
    Pra mim deveria ser feito assim as vagas para as OLIMPÍADAS DE TÓQUIO:
    EXEMPLO HIPOTÉTICO
    SEDE- JAPÃO
    CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO - SÉRVIA
    CAMPEÃO e VICE da EUROPA de 2019- ITÁLIA e HOLANDA
    CAMPEÃO e VICE da ÁSIA/OCEANIA de 2019- CHINA e KOREA
    CAMPEÃO e VICE da AMÉRICA DO NORTE/CENTRAL de 2019- EUA e REP.DOMINICANA
    CAMPEÃO e VICE da AMÉRICA DO SUL de 2019- BRASIL e ARGENTINA
    CAMPEÃO e VICE da ÁFRICA de 2019- CAMARÕES e KENIA


    GRUPO A - JAPÃO, ITALIA, KOREA, EUA, ARGENTINA e KENIA
    GRUPO B - SÉRVIA, HOLANDA, CHINA, BRASIL, REP.DOMINICANA e CAMARÕES

    Não estaria bom desse jeito???
    Dessa forma aproveitaria-se os CAMPEÕES e VICES dos CAMPEONATOS CONTINENTAIS, daria uma vaga para o CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO e uma para o PAÍS-SEDE e pronto!!! Sem necessidade desses qualificatórios idiotas!!! E ainda valorizaria mais os CAMPEONATOS CONTINENTAIS!!!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não concordo com sua opinião, como você quer colocar uma Argentina, Korea ou Camarões e deixar de fora equipes da Europa que são melhores e mais bem ranqueadas, na minha opinião deve levar em conta o ranking mundial, os campeonatos continentais poderiam dar vagas sim más somente para o primeiro colocado, e as demais vagas em torneios mundiais com base no ranking.

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)