Atletas brasileiras rejeitam preconceito e se manifestam contra liminar da "cura gay"

Uma decisão do juiz do Waldemar Cláudio de Carvalho, do Distrito Federal, causou polêmica no Brasil nesta semana. O juiz determinou que o Conselho Federal de Psicologia não intervisse no trabalho de psicólogos que promovessem estudos e atendimentos profissionais ao que chamou de "reorientação sexual".

Esse tipo de conduta é proibida e já foi pedida antes na Câmara dos Deputados, em 2011, pelo deputado João Campos (PRB-GO). O projeto, que tem os mesmos princípios da determinação do juiz, ficou apelidado de "cura gay".

Naiane e Carol reagiram em redes sociais contra a decisão. A central brasileira postou essa foto, demonstrando indignação com a determinação da Justiça (Foto: GetsSportsMedia/acervo pessoal)

Reação

Milhares de pessoas demonstraram seu repúdio à determinação do juiz. Dentre elas, várias personalidades. No voleibol não foi diferente: por suas redes sociais, jogadoras repudiaram a decisão do juiz e o ideal de reversão da orientação sexual. 

Chocadas? É o que a imagem da central Ana Carolina Silva, do Nilufer (Turquia) e da levantadora Naiane Rios, do Hinode Barueri, demonstra. Na legenda, Carol desabafou: "Não dá para acreditar né, Naiane?" e finalizou com as hashtags "mais amor por favor" e "amor é a cura"

A levantadora da seleção brasileira e do Hinode Barueri, Naiane Rios, postou em uma rede social um texto em que afirma que a decisão do juiz não a representa: "Esse ocorrido não representa a minha vivência e não condiz com a minha identidade dentro da sociedade, assim como não condiz com a de tantas outras pessoas. O amor nunca foi o problema, sempre foi a solução. Por isso AMEM. AMÉM" - disse Naiane.





Da Itália, onde treina com o Scandicci, a central Adenízia Ferreira compartilhou frases em apoio à comunidade LGBT, como: "Amor não é doença, é a cura". E brincou: "Tenho um amigo gay, ele não precisa de tratamento, precisa de um boy magia" - postou a central ironizando.

Outra campeã olímpica que reagiu à decisão da Justiça do DF, foi a ponteira Fernanda Garay, do Dentil Praia Clube. Fernanda postou uma imagem simbolizando a luta pela causa LGBT e declarou: "precisamos tratar o preconceito. Amor não é doença!". Também do Praia, a ponteira Amanda Campos reforçou o recado: "Amor não é doença, é a cura. Trate seu preconceito".

A oposta Sheilla Castro, bicampeã olímpica, manifestou seu repúdio em um misto de decepção e ironia. Em sua legenda, Sheilla mostrou estar totalmente descontente com a decisão "Quando acho que estávamos avançando vem uma dessa... Fala sério" - comentou brevemente a oposta.

A líbero Fabí Alvim, do Rexona Sesc, compartilhou um vídeo do cantor Lulu Santos, emocionado cantando um verso da canção "Toda Forma De Amor". No vídeo, Lulu entoa: "E a gente vive junto e a gente se dá bem, não desejamos mal a quase ninguém. E a gente vai à luta e conhece a dor. Consideramos justa, toda forma de amor".


Uma publicação compartilhada por Fabiana Alvim (@fabialvim) em


Do Sesc RJ também se manifestaram a oposta Monique Pavão, que postou uma imagem da bandeira LGBT com a frase "Love is Love" e a central Vivian Pellegrino, com frase popular do cantor Mr Catra "deixa os gay ser gay... deixa as pessoa". Camilla Adão, que deixou as quadras nesta temporada, reforçou os dizeres: "amor não é doença, é a cura".

A oposta Bruna Honório, do E.C. Pinheiros, foi direta em sua postagem com a bandeira LGTB: "Orientação sexual é direito de cada um. Respeitar é dever de todos". A jogadora ainda usou a legenda: "Respeite e trate a sua homofobia!!!" - e finalizou com as hashtags "ser gay não é doença" e "homofobia é doença".


Uma publicação compartilhada por Bruna Honorio Marques 🌹 (@bruna_honorio03) em

Comentários

  1. Orgulho dessas meninas!!! Essa atitude vale mais que o Bicampeonato Olímpico ou qualquer outro título!!!

    ResponderExcluir
  2. Orgulho dessas meninas!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Também acho. Em pleno século XXI ter que discutir isso, né?

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre respeitei sua opinião e agradeço de coração sua presença constante aqui. Mas apaguei seu comentário antes de acabar de ler. Sabe por quê? Isso não é assunto clichê e nossas atletas não são robóticas, como você disse. O Brasil é um país que mata um LGBT a cada 25 horas. Isso não é brincadeira, isso não é opinião, isso não é assunto midiático. Em 2011, um ginásio inteiro chamou um jogador de "bicha" em Contagem. Em um caso mais isolado, um jogador foi chamado de "macaco" e ofereceram banana a uma bicampeã olímpica. Vamos discutir preconceitos sim! Sobre orientação, gênero, raça, classe. Sinto muito aos que desagradam, o papel desse blog não é esse. Mas se precisar, nós vamos falar sim! Continuaremos.

      Excluir
    2. Pisa menos, To Fly!

      Excluir
    3. Vc tem razão To Fly, às vezes, pode ocorrer de eu escrever alguma besteira sem analisar bem os fatos. E quando não é no nosso calo que estão pisando a gente tem a tendência de não dar muita importância ao assunto!
      Mas vc tem razão e essa música do LULU é uma poesia, muito linda mesmo de diz tudo!
      O melhor é cada um olhar pra si próprio antes de ficar rotulando os outros, sou a favor do VIVA e deixe VIVER, valeu TO FLY?
      Obrigado por ter apagado aquele comentário que eu fiz sem pensar direito. Desculpe-me.

      Excluir
    4. Orgulho ainda maior desse blog. ❤

      Excluir
  5. to fly, a matéria de vocÊs esta de parabéns xo preconceito de todas as formas=
    sejam de racismo , orientação sexual, sexismo, classe social.
    as meninas do volei estão defendendo todos os atingidos por essa atitude irracional e incabível nesse momento que esse país passa. xooooooo preconceito parabéns para TO FLY........

    ResponderExcluir
  6. Cada dia que passa, vocês ganham mais ainda meu respeito. Parabéns

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)