O Brasil entrou em quadra pressionado hoje (23). Enfrentava uma das melhores seleções do torneio e precisava vencer, uma vez que o Japão bateu a Rússia. E fez! A seleção bicampeã olímpica derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1 (25-20, 25-13, 18-25, 25-18) e garantiu sua classificação na competição. Se Natália mantivesse a constância desse final de semana, principalmente de hoje, seria uma das melhores ponteiras do mundo. A capitã brasileira foi a maior pontuadora do jogo com 19 pontos, 15 de ataque e 48% de aproveitamento. Natália liderou até as estatísticas de recepção, com 47% de aproveitamento, superior às americanas.
Não dá, inclusive, para não elogiar uma jogadora que teve atuações desastrosas na última semana e se redimiu: Roberta. A convocação de Macris deixou claro que Zé Roberto não estava feliz com a posição. Ameaçada, Roberta mudou e hoje acionou as meios com regularidade que ainda não tinha feito. A garra da vibrante Adenízia, segunda maior pontuadora do jogo, prova isso. O Brasil ainda sofreu muito na recepção, mas menos do que em partidas anteriores.
![]() |
Adenizia comemora ponto em vitória do Brasil (Foto: FIVB) |
Os Estados Unidos jogaram sem sua principal atacante, Barstch, supostamente lesionada. Sem Bartsch, os EUA perderam sua referência de bolas mais altas e seu jogo complicou. Lloyd até tentou, fez boa distribuição e foi assessorada por uma recepção regular. Mas não era o dia dos Estados Unidos. O problema americano, de fato foi o ataque. Em números, as brasileiras marcaram 55 x 42 neste fundamento.
A vitória deu ao Brasil a garantia da classificação ao Fina Six e jogou a última vaga sobre a responsabilidade da Holanda em vencer a Bélgica. A Bélgica resistiu, quase eliminou as holandesas, mas caiu no tie-break. Assim, a Holanda eliminou o Japão. Sérvia, EUA, Itália e China já estavam garantidos. Confiram todos os resultados da 9ª rodada do Grand Prix:
Grupo G - Hong Kong, China
Sérvia 3 x 1 China (25-21, 25-20, 18-25, 25-15)MP: Boskovic (22) | Yuan (19)
Japão 3 x 2 Rússia (23-25, 19-25, 25-20, 25-22, 15-10)
MP: Koga (17) | Voronkova (21)
Grupo H - Bangkok, Tailândia
Tailândia 3 x 0 Itália (25-13 25-21 25-20)MP: Thinkaow (14) | Guerra (10)
Turquia 3 x 0 Dominicana (25-14, 33-31, 25-23)
MP: Uslupehlivan (19) | Rodriguez (13)
Grupo I - Cuiabá, Brasil
Brasil 3 x 1 Estados Unidos (25-20, 25-13, 18-25, 25-18)MP: Natália (19) | Dixon, Courtney (12)
Holanda 3 x 2 Bélgica (29-27, 18-25, 25-12, 22-25, 15-8)
MP: Buijs (23) | Leys (20)
Classificação Final
- SÉRVIA - 7 v, 22 p
- ESTADOS UNIDOS - 6 v, 19 p
- BRASIL - 6 v, 18 p
- HOLANDA - 6 v, 17 p
- ITÁLIA - 6 v, 16 p
- JAPÃO - 6 v, 13 p
- CHINA - 5 v, 13 p
- DOMINICANA - 4 v, 11 p
- RÚSSIA - 3 v, 13 p
- TAILÂNDIA - 3 v, 9 p
- TURQUIA - 2 v, 7 p
- BÉLGICA - 0 v, 2 p
Legenda: 1º critério - vitórias (v), 2º critério - pontos (p), azul = classificados ao Final 6, verde = sede.
![]() |
Sérvias terminaram a fase de classificação na liderança do GP (Foto: FIVB) |
FASE FINAL
Acontecerá a partir de 2 de agosto em Nanjing, China. As seis seleções são divididas em dois grupos de três times cada e os dois melhores classificados avançam à semi e final. Os grupos ainda não estão definidos, a FIVB não oficializou. A expectativa é que seja usado o sistema de serpentina, assim, os grupos seriam China, Brasil e Holanda / Sérvia, EUA e Itália.
Detalhe para os 18 pontos de Adenizia e 92,3% (12/13) de eficiência no ataque!!!
ResponderExcluirSó foi sair do comando do Luizomar..
Excluir"Se Natália mantivesse a constância desse final de semana, principalmente de hoje, seria uma das melhores ponteiras do mundo", isso se referindo a seleção né? Porque em clubes a duas últimas temporadas dela a credenciam ser uma das melhores ponteiras do mundo. Prova disso foi ela ter brilhado mais do que a Kim no Fener e ter sido eleita a MVP do turco. Eu acho a Natália irregular, mas que ponteiras hoje mantém uma regularidade absurda? Só me vem na cabeça a Kim(que até caiu um pouco de rendimento na última temporada) e a Zhu. Natália, Kimberly Hill e Brankica Mihajlovic são irregulares, mas considero as 3 entre as melhores ponteiras do mundo.
ResponderExcluirSobre o Grand Prix a Servia vem como grande favorita. A China é a Zhu e a Yuan. Sem a Hui pra segurar o passe e a Zhang pra ajudar nas bolas das pontas elas tão bem abaixo do time campeão olimpico na Rio 2016. E ainda sem a técnica Lang Ping, que mesmo do banco fazia a diferença. A Holanda é isso ai que acompanhamos no Brasil. Se for esse grupo Brasil tem plenas condições de avançar e até em primeiro ,me arrisco a dizer. Quero ver os EUA nessa fase final. A Bartsch apesar do passe ruim é realmente um pilar ofensivo do time. É a única que roda bolão alto nas pontas. A Itália já provou que pode vencer os EUA, mas quero ver esse confronto de novo. No momento eu apostaria Brasil e China pelo primeiro grupo e Servia e EUA no segundo.
Xu, Zhang, Hui vão estar na fase final.
ExcluirA china juntamente com a Servia sao as favoritas
A Hui? Disseram que ela nem foi convocada eu acho que você se equivocou (não estou julgando).
ExcluirA Xu eu li mesmo que ela foi convocada, mas está se recuperando de lesão, mesmo caso da Zhang Changning. Mas vamos aguardar pra ver se elas voltam né?
Eu realmente achei que a Holanda ganharia do Brasil, mas claramente os desfalques fizeram a diferença... Lonneke Sloetjes é craque, mas a Pietersen tbém faz falta... E o principal desfalque na minha opinião é a líbero Stam Pilon, que jogou MUITA BOLA nas Olimpíadas!!! Sem contar que essa Knip é uma das piores líberos que eu já vi jogar, sem exageros!!!
ResponderExcluirNa opinião de vocês, com todas as jogadoras do país disponíveis, qual seria nossa seleção ideal?
ResponderExcluirEu vi uma entrevista da Thaísa na ESPN e acho difícil ela voltar. A Brait, a Fabiana e a Sheilla já declaram oficialmente aposentadoria da seleção. Então sem contar com elas acho que voltam a Dani Lins, a Fernanda Garay , a Juciely e talvez a Jaqueline (jucy e jaque é complicado pensando em Tóquio, onde Jucy teria 40 anos e a jaque 36). Mas pro Mundial do ano que vem e se elas jogarem a superliga em alto nível talvez o Zé convoce. A Dani caso não der tempo por conta da gravidez acho que ele vai de Fabíola, especialmente se ela fizer uma grande Superaliga. Então pensando no mundial 2018 acho que o time será mais ou menos esse:
ExcluirSuellen/Gabiru*
Roberta/Fabíola*
Jucy/Adenizia/ Bia/Carol
Garay/Gabi
Rosamaria/
Natalia/Jaque
Tandara
*Talvez Léia e Dani se quiserem e estiverem prontas pra voltar Zé prefira elas à Gabiru e Fabíola.
Titulares: Dani Lins, Nathalia, Fe Garay, Tandara, Juciely, Thaísa, Camila Brait
ExcluirReservas: Roberta, Gabi, Amanda, Rosamaria, Adenizia. (Léia e Bia).
Líb: Suelen
ExcluirLev: Roberta
Cen 1: Juciely
Cen 2:Adenízia
Pon 1: Fê Garay
Pon 2: Natália
Opo : Tandara
Banco: Léia, Fabíola, Carol, Bia, Gabi, Rosamaria, Edinara.
Levantadoras: Fabíola, Macris
ExcluirPonteiras: Natália, Garay, Rosa e Vanessa Janke
Opostas: Tandara e Lorenne
Centrais: Adê, Carol, Bia e Valquiria.
Libéros: Brait e Suellen
LE: Fabíola, Roberta
ExcluirO: Tandara, Edinara, Lorenne
P: Natália, Garay, Gabi e Rosamaria
C: Adenízia, Carol e Bia
LÍ: Brait, Dani Terra
LE: Fabíola, Dani lins
ExcluirO: Tandara, Joycinha
P: Garay, Gabi, Natália, Jaque
C: Thaísa, Adenízia, Juciely, Bia
Lí: Suellen,Léia
(Acharia interessante dar uma oportunidade para Joycinha, com a Dani temporariamente fora da seleção, talvez o problema dela seja na adaptação de jogo da levantadora)
Na opinião de vocês, quais seleções farão as semi-finais?
ResponderExcluirDo grupo 1: China e Brasil se classificam
ExcluirDo grupo 2 : Servia e Eua
Grupo 1 : China 1°
Brasil 2°
Grupo 2: Servia 1°
Eua 2°
Semifinais: China x Eua/ Brasil x Servia
Final: China x Servia
Grupo 1- China 1º
ExcluirBrasil 2º
Grupo 2- EUA 1º
Servia 2º
Semi: Brasil x EUA
China x Servia
Final:China x Brasil
Pessoal, passada essas 3 semanas da fase classificatória do Grand Prix como você escalariam a seleção do campeonato (levando em conta o que jogaram até aqui as que ESTARÃO NA FASE FINAL NA CHINA)? A minha seleção é essa:
ResponderExcluirLíbero: De Gennaro (Itália)
Levantadora: Antonijevic (Sérvia)
Central 1:
Adenízia (Brasil)
Central 2:
Rasic (Sérvia)
Ponteira 1:
Mihajlovic (Sérvia)
Ponta 2:
Bartsch Hackley (EUA)
Oposta:
Egonu (Itália)
MVP: Mihajlovic (Sérvia)