Se tem um time para o qual a China treme é para os Estados Unidos. Hoje a seleção americana atropelou a China por 3 sets a 0. Isso nos deixou evidente que: sem Ting Zhu, a China é no máximo uma ótima seleção. Quem comandou a vitória dos EUA foi a oposta Kelly Murphy, que passa por um período de redenção na seleção. Depois de ir muito mal nas Olimpíadas, ganhou uma nova chance de Kiraly e começou muito bem nesse final de semana. Murphy fez 19 e deixou campeãs olímpicas como Gong, Yuan e Liu para trás. Essa não é nem de perto a seleção principal da China, mas sem dúvidas tinha a obrigação de jogar melhor contra o renovado time americano.
![]() |
Maior pontuadora do jogo, Murphy ataca contra duplo da China (Foto: FIVB) |
Além dos EUA, o Grupo B1 teve uma vergonhosa partida para as italianas que cederam 39 pontos em erros para a Rússia. Ainda assim, a Itália conseguiu vencer, ou melhor, a Rússia conseguiu perder. Egonu tem muita culpa nisso, 39 pontos, recorde da edição do Grand Prix. No Grupo C1, outra surpresa: o Japão bateu a Holanda por 3 sets a 2 e a República Dominicana também venceu. Confiram os resultados e a classificação da primeira semana:
Grupo B1, Kunshan, China
MP: Murphy (19), Dixon (13) | Liu, Li (12)
MP: Eginu (39), Bosetti L (16) | Voronkova (25), Kutiukova (14)
Grupo C1, Apeldoorn, Holanda
MP: De Kruijf, Buijs (17) | Koga (22), Nabeya (13)
MP: Vargas, Martinez (21) | Bamrungsuk (18), Thinkaow (16)
![]() |
Nakada Kumi, técnica do Japão, emocionada com a vitória em Apeldoorn (Foto: FIVB) |
A Sérvia foi indiscutivelmente a melhor seleção da primeira semana e está na liderança do Grand Prix. Confiram a classificação completa:
1. Sérvia - 3 v, 9 pontos
2. Estados Unidos - 3 v, 8 pontos
3. Holanda - 2 v, 7 pontos
4. República Dominicana - 2 v, 6 pontos
5. Brasil - 2 v, 5 pontos
6. China - 2 v, 5 pontos
7. Japão - 2 v, 4 pontos
8. Turquia - 1 v, 4 pontos
9. Itália - 1 v, 2 pontos
10. Rússia - 0 v, 3 pontos
11. Tailândia - 0 v, 1 ponto
12. Bélgica - 0 v, 0 pontos (provável rebaixamento, hipótese de 16 times em 2018)
Próxima Semana:
Grupo D1, Sengai, Japão
Japão, Sérvia, Brasil e Tailândia
Grupo E1, Macau, China
China, Estados Unidos, Itália e Turquia
Grupo F1, Ecaterimburgo, Rússia
Rússia, Holanda, R Dominicana, Bélgica
![]() |
Sem perder jogos, sem perder pontos, sem perder sets: Sérvia está intacta e lidera isolada (Foto: FIVB) |
É sempre assim quando chinesas e americanas se enfrentam, um baile americano e dessa vez o técnico avulso chinês querendo poupar a heroína Zhu do constrangimento nem a colocou na partida. Assim como tivemos a sorte das americanas não perderem para as turcas em 2012, a China teve a sorte em 2016 das ianques (sem Foluke) terem perdido para as inconstantes sérvias (afinal ir para o tie break contra as leonas, ok gatinhas indefesas argentinas, não é pra qq seleção), que ao meu ver não vencem a competição, mesmo contando com o desfalque (como alguém falou aqui anteriormente, REFORÇO) da Poppovic e da Maja (essa sim uma baita perda).
ResponderExcluirKkkk. Eu que falei em outro post que a ausência da Popovic é um reforço, afinal as líberos servias atuais são muito melhores que ela, especialmente no passe onde ela foi a Davis da final olimpica da Rio 2016. A Maja pode ser bem substituída pela Antonijevic que vem, a exemplo do que Terzic faz com as 3 centrais, reverzando com a Zirkovic. Contra o Brasil, por exemplo, a Antonijevic jogou demais.
ExcluirSobre os EUA terem ganho da China achei normal. A líbero titular e a Zhu Ting nem sequer entraram. A levantadora Ding Xia fez algumas passagens no time titular. Fora elas a China ainda aguarda pras finais 2 peças chaves dessa seleção: a central Yulin Xu e a ponta/oposta Zhang Changning. Se for assim tem grandes chances de ser campeã. Mas no momento EUA e Servia apresentam o melhor voleibol e são candidatissimas a fazerem a final. Na proxima semana a Servia faz 9 pts de novo (deve vencer o Brasil novamente), mesmo caso dos EUA (que devem vencer a China novamente). A Russia em casa tem tudo pra fazer 9 ou 8 pts contra Holanda, Rep. Dominicana e Bélgica.
Impressionante como os EUA mudam time ali, trocam time aqui e mantém esse alto nível de vôlei.
ResponderExcluirA situação do Brasil é complicadíssima e corre sérios riscos de não classificar para as finais.
Tem que vencer Japão, Tailândia e Bélgica nas próximas semanas por 3 a 0 para pensar em se classificar.
E não é possível que ZEG não enxergue que essa inversão 5x1 do Brasil não funciona.
ResponderExcluirTem que botar Macris e Edinara na inversão se é pra testar. Naiane não levanta bem como Macris e Monique muito limitada para jogar contra seleções mais fortes.
Roberta/Tandara
ResponderExcluirRosa/ Drussyla
Ade/ Bia
Suelen
Com as peças que temos, esse talvez seja o time ideal para o Brasil pensar em se classificar. Mas do Zé não duvido mais nada, e ainda acho que ele iniciará com aquele mesmo time de sempre com Carol e Natalia.