Com time misto e oposta improvisada, Japão bate Brasil no Grand Prix

Mais uma zebra envolvendo a seleção brasileira: em duelo de bicampeãs olímpicas, o Japão derrotou em casa o Brasil por 3 sets a 2 (25–22, 26–24, 19–25, 20–25, 17–15). O Brasil repetiu a escalação que usou nos dois jogos anteriores e não foi bem. Principalmente pela má distribuição de Roberta, levantadora que não conseguiu acionar suas meios de forma eficiente a anular o baixo bloqueio do Japão. Pelo contrário: viu a levantadora adversária fazer partida melhor que ela, mais uma vez. O jogo só não foi pior para o Brasil porque o Japão sofreu com o bloqueio alto do time verde e amarelo, foram 22 tocos.

As japonesas entraram com um time misto, com jogadoras como Ishii e Miyashita no banco, além das ausências, com destaque para Nagaoka, a oposta que é sem dúvidas a melhor atacante do Japão. O time também não contou com Horikawa, única oposta de origem inscrita no GP e Japão teve de improvisar. Shinnabe, principal passadora do time, recebeu a missão de jogar na saída - assim como na reta final do campeonato japonês  em que substituiu a própria Nagaoka - e foi a maior pontuadora da partida. O improviso de Shinnabe acabou transformando-se em brilho. Moral também para Sato, levantadora que estreou essa semana no GP e Koga, segunda maior pontuadora.Pelo lado do Brasil, Rosamaria que saiu do banco e Tandara foram as maiores pontuadoras.

O Japão encerra a fase em Sendai com duas vitórias em três jogos, somando cinco pontos. O Brasil teve uma vitória em três jogos, conquistando quatro pontos.

Grand Prix - Grupo D, Sendai

MP: Shinnabe (22), Koga (21) | Rosamaria (19), Tandara (17)

Koga ataca contra duplo brasileiro (Foto: FIVB)

Comentários

  1. A "oposta" Monique de 12 bolas derrubou duas, precisa de mais algum questionamento? O mais patético é que tinha gente que achava que se a Roberta tivesse entrado contra as chinesas na Rio 2016, ela tinha mudado o jogo a nosso favor. Na minha opinião seria até importante a não classificação da nossa seleção para a fase final, para que assim acha uma reviravolta (creio eu, inocentemente) nessa comissão técnica e na escolha das jogadoras.

    ResponderExcluir
  2. To fly ou alguém mais entendido, perdoem a minha ignorância, mas será que é tão difícil para o nosso treinador ou para a CBV procurar algumas jogadoras altas (de 1,90m para cima) , com impulsão e força física e prepará-las para Tokyo 2020? No cenário mundial temos Boskovic, Zhu, Egonu, Rahimova, Goncharova e até a Hooker que se encaixam nesse padrão, por que nós não temos uma jogadora com essas características? A meu ver é desinteresse da nossa comissão técnica, que devia pelos menos "terceirizar" esse serviço, se bem que já fazem isso com algumas jogadoras que passam pela mão do Bernardo no extinto Rexona, agora Sesc.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, agora eu fiquei preocupado. Mais foi assim também no Grand Prix 2011.

    ResponderExcluir
  4. TO FLY, respeito a sua opinião, mas não se deve confundir ZEBRA com INCOMPETÊNCIA da COMISSÃO TÉCNICA. Chega de ZE ROBERTO! BERNARDINHO com as BAIXINHAS do SESC RJ foi PRATA no MUNDIAL DE CLUBES ganhando de times que são CONSTELAÇÕES MUNDIAIS DE CRAQUES! ECZACIBASI, VAKIFBANK, VOLERO e DINAMO MOSCOW são muito mais fortes que essas seleções nacionais e mesmo assim BERNARDINHO com suas baixinhas foi PRATA. MAMI UCHISETO tem só 1,71m e acabou com o jogo ontem. Tomkom tem 1,69m, Kongyot também não é muito alta e acabaram com o jogo! O problema NÃO é só altura... O problema antesde mais nada é incompetência da COMISSÃO TÉCNICA: FORA ZE ROBERTO!!!

    ResponderExcluir
  5. A impressão que tenho é que a seleção parou no tempo desde 2012, o problema é que não temos mais jogadoras fantásticas como tínhamos a cinco anos atrás e precisamos reavaliar nosso jogo. Thaísa, Natália e Dani lins são as únicas veteranas que devem continuar e a comissão precisa ser renovada. Se quiserem uma medalha olímpica em 2020 terão que trabalhar muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o Zé que não soube renovar o time ciclo passado. Rosamaria, Macrís, Gabriela, Lorenne todas poderiam terem sido mescladas com as experientes e talvez até na Rio 2016 como reservas e entrando pra ajudar o time. Ele deveria ter aproveitado Jaque, Sheilla, Fabizona e Dani pra servir de inspiração e passar experiência pra essas jogadoras ciclo passado. Agora o Brasil sofreu uma "debandada" geral que seria muito menos sentida se as jogadoras mais jovem já estivessem sendo preparadas. As grandes decepções são Tandara (que vai bem, mas na hora decisiva erra), e Natalia (pior jogadora do BR no torneio ao lado da Roberta). Adenizia também devia chamar a responsa, mas coitada hj pediu bola e foi ignorada pela levantora.
      Eu acho que das medalhonas só voltam Thaísa, Fernanda Garay e uma das levantadoras (Dani ou Fabíola). Tenho em dúvidas se a Jaque volta. Vai depender do desempenho dela nessa superliga e do foco dela na quadra e não em programas de danças na TV aberta..
      To ancioso pra ver as parcerias Fabíola/Lorenne em osasco, Macrís e Rosamaria no Minas e Amanda e Fe Garay no Praia na linha de passe. São bons nomes pra nossa seleção.
      Esse ano mesmo eu convocaria a Fabíola, a Fê Garay e a Macrís pra Copa dos Campeões que é só no fim do ano onde elas já estarão em ótimo rítmo de jogo e é um torneio curto de 5 jogos.
      Minha seleção ideal teria Fabíola e Macrís; Thaísa, Adenízia e Bia; Fê Garay, Gabi, Amanda, Rosamaria, Natália; Lorenne e Tandara.
      Líberos Suellen e Gabiru.

      Excluir
    2. EXATAMENTE ! NÃO RENOVOU NA HORA QUE ERA PRA RENOVAR E AGORA ESTAMOS PASSANDO SUFOCO !

      Excluir
  6. quando zé ficou cego só ele não viu que a natalia matou o time

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natália nem era pra ser convocada. Ela deveria assim como Fernanda Garay e Thaísa tirar esse ano de descanso. Mas sabemos o amor que o Zé tem com ela. No Brasil renovação mesmo só a Rosamaria e as líberos. Drussyla fraquíssima, com as voltas de Gabi e Garay deverá correr da seleção e ainda bem. Bia e Adê são boas, mas a levantadora jaqueira aliada essa recepção ruim matam qualquer chance de bolas pras centrais. De opostas só temos a irregular Tandara. Torcer pra Lorenne e Edinara arrebentarem nessa superliga porque se Tandara pipocar (o que é frequente) vem a Monique do alto de seu 1m78cm pra fazer a fama dos bloqueios rivais. Roberta ruim de mais. Nem pra ser 3* levantadora serve. A Carol é irregular demais, mas briga com Bia pela vaga de 4* central, já que pro Mundial Jucy e Thaísa voltam e Adê briga com Jucy pela 2*/3*vaga.

      Excluir
    2. Exatamente! ZRG não sabe o que é renovar, é um técnico preguiçoso que só quer trabalhar com jogadoras já prontas (a maioria já vem bem treinada do Rio pelo Bernardo).
      Rosamaria é a que mais se aproxima de uma renovação e está chegando na seleção adulta mais velha que a Zhu, Boskovic, Koga, Egonu, entre outras... Ebata (JPN medalha de bronze) fez chover nas olimpiadas de Londres com 22 anos... Hoje, pasmem, ela ainda tem 27 anos. Aqui ZRG torcendo para Sheilla e Fabiana se "desaposentarem"... Haja preguiça!
      A seleção brasileira é basicamente time do Rio + reservas da geração anterior + novas contratadas do Barueri. Lamentável!

      Excluir

Postar um comentário

Oi, gente!

Obrigado por comentarem aqui, mas peço que vocês façam isso com respeito para mantermos um nível de discussão agradável. Ofensas pessoais à jogadoras e a outros membros não serão aceitas. É um prazer voar com vocês! ;)